Anda di halaman 1dari 39

DIABETES

DIABETES

Insulina a hormonio responsvel pela reduo da glicemia (taxa de glicose no sangue), ao promover a entrada de glicose nas clulas.

Diabetes mellitus uma sndrome decorrente da ausncia de insulina e/ou da incapacidade dela em exercer adequadamente suas funes. Caracteriza-se por excesso de acar no sangue (hiperglicemia crnica), com alteraes no metabolismo de acares (carboidratos), gorduras (lipdeos) e protenas. Representa um grupo de distrbios metablicos nos quais existe uma menor utilizao de glicose, induzindo hiperglicemia.

Os tipos de diabetes so: Diabetes Tipo 1 Caracteriza-se por uma deficincia absoluta de insulina em decorrncia da destruio autoimune das clulas beta. No se sabe ao certo por que isso acontece, mas alguns fatores parecem estar relacionados ao problema, como a predisposio gentica. controlada por meio da reposio de insulina. Aparece principalmente na juventude, com incio dos sintomas de forma intensa.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fi chaTecnica.html?id=10663

Em 1985 estimava-se haver 30 milhes de adultos diabticos no mundo, esse nmero cresceu para 135 milhes em 1995 chegando a 173 milhes em 2002, com a projeo de chegar a 300 milhes em 2030. Cerca de 2/3 desses indivduos vivem em pases em desenvolvimento. No Brasil estima-se que atualmente em torno de 12% da populao adulta seja portadora de diabetes.

glicemia de jejum > 126 mg/dL (7 mM); glicemia 2 h aps a ingesto de 75 g de glicose anidra (teste de tolerncia glicose) > 200 mg/dL (11,1 mM); glicemia casual > 200 mg/dL (11,1 mM) associado presena dos sintomas clssicos (poliria, polidipsia e perda de peso sem causa aparente).

A hemoglobina glicada um parmetro importante no acompanhamento de pacientes portadores de diabetes. Esse parmetro decorre da glicosilao de resduos de valina na posio N-terminal da hemoglobina que resulta na formao de aduto de hemoglobina glicosil-valina (HbA1c).

A meia vida (t) da HbA1c de 120 dias e a glicosilao proporcional concentrao de glicose e ao tempo de exposio, assim a concentrao de HbA1c reflete a glicemia em um perodo de 8 a 12 semanas antes da realizao do teste (Quadro 1).

Insulina.ppt

Diabetes Tipo 2 a forma mais comum da doena, atingindo aproximadamente 90% dos diabticos e, com mais frequncia, adultos acima de 40 anos. O pncreas ainda fabrica insulina, mas em quantidade insuficiente.

Alm desta deficincia parcial no uso de insulina, o corpo desenvolve a chamada resistncia insulina, ou seja, a insulina no funciona de forma adequada. Os sintomas geralmente aparecem de forma mais lenta e, por isso, algumas pessoas no sabem que so diabticas.

Diabetes Gestacional Surge em mulheres grvidas que no eram diabticas e, na maioria das vezes, desaparece quando termina a gestao.

O nvel elevado de acar no sangue (hiperglicemia) pode causar os seguintes sintomas: Sede excessiva; Aumento do volume da urina e do nmero de mices; Perda de peso (mesmo sentindo mais fome e comendo mais do que o habitual); Alterao visual (viso embaada); Fadiga (cansao inexplicvel), fraqueza; Aumento do apetite.

Em alguns casos no h sintomas. Isto ocorre com maior freqncia no diabetes tipo 2. Neste caso, a pessoa pode passar muitos meses, s vezes anos, para descobrir a doena. Portanto, o teste de glicemia deve ser feito em maiores de 40 anos e nos que apresentam fatores de risco para desenvolver a doena como, por exemplo, histria de diabetes na famlia.

P diabtico Infeco, ulcerao e ou destruio dos tecidos profundos associadas a anormalidades neurolgicas e vrios graus de doena vascular perifrica nos membros inferiores (com base nas definies da OMS).

Por que importante controlar o diabetes? importante ressaltar que o aparecimento dessas complicaes diretamente proporcional ao nvel de acar no sangue. Isto , quanto pior for o tratamento do diabtico maior ser a chance deste paciente ter complicaes da doena. Hoje, o diabetes considerado uma doena de sade pblica mundial e, por isso, fundamental que diversos profissionais da sade estejam envolvidos e engajados em auxiliar os pacientes diabticos.

H uma srie de recomendaes internacionais voltadas para repensar o papel do farmacutico no sistema de ateno ao diabtico, antes simplesmente considerado o responsvel pelo abastecimento de medicamentos, e hoje como coresponsvel pela abordagem multiprofissional e promoo do uso racional dos medicamentos.

A insulina pode ser mantida depois de aberta em temperatura ambiente no mximo por 30 dias. Se for levar mais tempo para us-la, deve ser colocada na geladeira, preferencialmente dentro de um isopor ou caixa. A insulina no pode ficar prxima s placas de refrigerao ou no congelador.

A medicao mais usada para o tratamento do diabetes tipo 2 a metformina e seu efeito adverso mais comum a diarria. Portanto, se um paciente diabtico queixar-se desse problema aps o incio do tratamento, voc pode orient-lo a procurar o mdico para substituir o medicamento.

O teste de glicemia capilar atravs do aparelho de glicosmetro um exame rpido e fidedigno que pode ser feito na farmcia. Esse exame permite ao paciente diabtico saber qual o valor que est sua glicemia em diferentes horrios do dia, seja em jejum, seja aps as refeies.

Como feito o tratamento? Mudanas no estilo de vida so fundamentais em relao dieta, devendo-se evitar o consumo de acar e doces em geral, alm da reduo de alimentos ricos em carboidratos como pes, macarro, arroz e batata. fundamental tambm a prtica de exerccios fsicos dirios como, por exemplo, caminhadas com durao de pelo menos 30 minutos. Quando a dieta e os exerccios no so suficientes para controlar o diabetes, faz-se necessria a administrao de medicamentos hipoglicemiantes orais ou insulina.

Mitos e verdades sobre diabetes Meu pai diabtico, ento, eu tambm serei. No necessariamente. A gentica um dos fatores de risco para o diabetes. Ser obeso pode causar diabetes? Sim, a obesidade uma das principais causas do diabetes do tipo 2. A me que teve diabetes gestacional pode tornar-se diabtica? Sim, o risco alto disto ocorrer, de 40 a 60%, principalmente para aquelas mulheres que ganharam muito peso durante a gestao.

Se a me teve diabetes na gravidez, a criana vai nascer diabtica. No, pois o diabetes no uma doena contagiosa que passa pelo sangue. Tenho problemas de cicatrizao porque sou diabtico. Se o controle de glicose no sangue est adequado, a cicatrizao do diabtico deve ser normal.

No importa os cuidados que eu tomar, pois terei sempre as complicaes do diabetes. A no ser que voc tenha uma gentica muito desfavorvel, se voc controlar os fatores de risco e principalmente, os nveis de glicose, voc poder viver sem complicaes. Sou diabtico, por isso sou frgil para me exercitar. O diabtico necessita de exerccios. Prefira ginstica aerbica.

Anda mungkin juga menyukai