Anda di halaman 1dari 35

Muitas das nossas tecnologias modernas exigem materiais com combinaes no usuais de propriedades, as quais no podem ser atendidas

pelos materiais convencionais Em qualquer campo a limitao do avano depende dos materiais. Nesse contexto, os materiais compsitos representam um gigantesco passo na busca pela otimizao dos materiais (Chawla, 1998).

De uma maneira geral, um compsito pode ser considerado como qualquer material multifsico que exibe uma proporo significativa das propriedades de ambas as fases que o constituem, de modo tal que obtida uma melhor combinao de propriedades (Callister, 2008).

O comportamento de um compsito um resultado combinado que depende de trs fatores:

Elemento de reforo Matriz Interface reforo/matriz

O componente estrutural, tambm denominado reforo, pode ser um material orgnico ou inorgnico, de forma regular ou irregular, fibroso ou pulvurulento, com os fragmentos achatados ou como fibras muito curtas, de dimenses quase moleculares, de material monocristalino (Mano, 1991).

A fase matriz pode ser um metal, um polmero ou um cermico, que confere estrutura ao material compsito preenchendo os espaos vazios que ficam no reforo e mantendo-o na sua posio (Ventura, 2009). Em geral os metais e polmeros so usados como os materiais de matrizes, pois alguma ductilidade desejvel (Callister, 2008).

A interface entre o reforo e a matriz a superfcie onde ocorre a mudana de um elemento para o outro. A interface uma regio onde ocorrem mudanas de propriedades dos materiais (Chawla, 1998). A interface responsvel pela transferncia de carga entre a matriz e o reforo e assume papel decisivo nas propriedades mecnicas do material final (Rabello, 2007).

Os polmeros so usados na mais ampla diversidade de aplicaes dos compsitos uma vez que apresentam:
propriedades mecnicas vantajosas temperatura ambiente, baixo peso,

processos fceis de fabrico e custo reduzido.


(Ventura, 2009).

Os materiais estruturais, cargas ou fibras, quando associados a componentes resinosos, resultam em materiais que apresentam resistncia mecnica muito elevada (Mano, 1991).

Os compsitos particulados so subclassificados de acordo com o tamanho de partcula e podem ser divididos em:
compsitos com partculas grandes e compsitos reforados por disperso

(Callister, 2008).

As cargas so geralmente materiais inorgnicos inertes, na forma de p ou fibra. As cargas devem estar livres de leos, poeiras e umidade. A umidade, particularmente, pode apresentar problemas srios na produo dos compsitos, como polimerizao parcial e porosidades, principalmente em peas moldadas. (Gndz, 1998)

As partculas de reforo tendem a restringir o movimento da fase matriz na vizinhana de cada partcula. Essencialmente, a matriz transfere parte da tenso aplicada s partculas, as quais suportam uma frao da carga. O grau de reforo ou de melhoria do comportamento mecnico depende de uma ligao forte na interface matriz-partcula
(Callister, 2008).

Exemplos de cargas incluem o carbonato de clcio, argila, alumina, areia de slica, talco, sulfato de brio, p de vidro, mica, hidrxido de alumnio, celulose, mrmore, e rochas modas (Fink, 2005) As propriedades mecnicas e trmicas dos compsitos particulados so diretamente influenciadas pelo tamanho e distribuio de tamanho das partculas e da frao volumtrica destas partculas no compsito (Levy Neto e Pardini, 2006).

Aruniit, Kers e Tall (2011), citam em sua reviso que o teor de carga no compsito depende do produto a ser fabricado. Se o produto for uma simples chapa, o contedo de carga pode estar na faixa entre 66 e 92%p, Quando a geometria do produto mais complexa, como em lavatrios e banheiras por exemplo, o teor de carga estar geralmente entre 55 e 62%p.

A adio de cargas particuladas provoca um aumento na viscosidade da resina, dificultando o processamento. Essas cargas geralmente reduzem a resistncia ao impacto e muitas vezes contribuem para uma maior propagao de trincas, diminuindo a resistncia fadiga. Por outro lado, a presena de cargas melhora a estabilidade dimensional e diminui a retrao na cura (Rabello, 2007)

A adio de cargas em p em quantidades ideais aumenta a resistncia compresso.


Quando grandes quantidades so adicionadas so reduzidas a resistncia flexo e trao (Gndz, 1998)

Em geral o uso de cargas inertes altera da seguinte forma as propriedades dos polmeros:

Maior estabilidade dimensional; Menor retrao de moldagem; Menor dependncia das propriedades com a temperatura; Maior rigidez; Maior dureza; Maior densidade; Acabamento superficial inferior; Menor resistncia trao; Menor fluncia; Menor custo

Compostos de concreto polmero tornaram-se uma boa opo para o setor de construo civil, especialmente em aplicaes onde a alta resistncia, rpida cura e durabilidade so necessrios. Muitos destes so produzidos utilizando as resinas de polister e epoxi. No Brasil, porm, ainda h um conhecimento limitado das propriedades e mtodos de produo desses materiais e do mercado para estes compostos praticamente inexistente, provavelmente devido ao alto custo associado com concreto polmero, se comparado com os materiais convencionais . Gorninski, Dal Molin e Kazmierczak (2007)

Foi utilizada uma resina baseada no cido isoftlico e neopentil glicol, curada com iniciador perxido de metil etil cetona em teor de 1%p. Foi adicionada como carga alumina trihidratada em teor de 55, 60 e 65%p.

Observou-se uma reduo de 7% na tenso de ruptura em flexo com o aumento do teor de carga em 10%.
Entretanto, o aumento do mdulo de flexo foi aumentado em cerca de 35%, indicando um aumento considervel na rigidez do compsito. Observou-se ainda um acrscimo de 7% na densidade e uma reduo de 7,5% no custo do material.

Neste estudo os pesquisadores utilizaram HDPE e PMMA como matrizes e a carga de hidroxiapatita foi preparada utilizando duas tcnicas: spray dried, esferoidizada chama O p produzido por spray dried apresenta geralmente uma superfcie mais rugosa e uma estrutura de poros internos. J o p produzido por esferoidizao chama, apresenta uma estrutura mais densa e uma superfcie vitrificada

A carga foi adicionada em teores de 10 e 20% em volume Os ensaios de trao mostraram um incremento no mdulo de elasticidade com o incremento de p para ambos os polmeros e cargas de hidroxiapatita. Entretanto, a resistencia trao foi reduzida com o incremento de ps. Os maiores mdulos de elasticidade foram observados para os compsitos com carga spray dried, em funo de uma melhor adeso na superfcie porosa.

Utilizou resinas polister isoftlica e ortoftlica Como cargas foram utilizadas areia de rio com granulao mdia e cinzas volantes (em teores de 8, 12, 16 e 20% Foram realizados testes de compresso e flexo Foram realizados ataques qumicos

No geral, o concreto polimrico com polister isoftlica apresentou melhores resultados em testes mecnicos, enquanto que o concreto polimrico com polister ortoftlica foi ligeiramente melhor em testes qumicos. O aumento em cinza volante nas composies de concreto polimrico apresentou melhores propriedades mecnicas para os dois tipos.

Os autores citam que o polister ortoftlico no tem sido amplamente utilizado em concretos polimricos por apresentar propriedades inferiores s do isoftlico, Entretanto, o estudo apresentado demonstra que essas diferenas no so considerveis e em vista do custo (430,00 x 730,00 $/m3), o uso das resinas ortoftlicas pode ser uma boa opo.

Fragmentos de mrmore em granulometria entre 10 e 230 mesh, em teor de 85% Resina polister insaturado ortoftlico em teor de 15% Foram adicionados resina 10%p de thinner e 2%p de iniciador MEKP Processo baseado em RTM, com aplicao de vcuo, vibrao e aquecimento

Fragmentos de mrmore em granulometria inferior a 2mm, em teor de 85% Resina polister insaturado ortoftlico em teor de 15% Processo:
Mistura vcuo Prensagem com vibro compresso vcuo Ps cura a 90C

Anda mungkin juga menyukai