Anda di halaman 1dari 30

AUDITORIA COMO FERRAMENTA DE CONTROLE

1 Jackson

Auditoria
um conjunto de tcnicas que devem ser aplicadas, para permitir ao auditor emitir uma opinio sobre a razoabilidade das demonstraes contbeis de uma empresa.

O auditor emite opinio sobre as seguintes demonstraes contbeis: Balano patrimonial, Demonstraes do resultado; Mutaes do patrimnio lquido; Demonstrao do fluxo de caixa; Demonstrao do valor adicionado; Notas explicativas (fazem parte das demonstraes contbeis).

Principais atividades executadas na auditoria Entendimento do negcio do cliente; Identificao dos riscos no ambiente de controle interno; Execuo de procedimentos de auditoria com objetivo de minimizar os riscos identificados; (definidos pelo CFC...) Emisso do relatrio dos auditores parecer.(nossa opinio).

Controles internos- Responsabilidade

de responsabilidade da administrao da entidade internos a manuteno dos que controles propiciem adequados

segurana razovel quanto ao controle dos

ativos, o completo e fidedigno registro das


transaes e a adequada apresentao da

posio financeira e dos resultados das


operaes da entidade.
5

A importncia da auditoria no terceiro


setor O Terceiro vem se profissionalizando; Maior acesso a recursos governamentais. Auditoria: - Contribui para dar mais credibilidade as demonstraes contbeis; Contribui para melhoria dos controles internos mediante sugestes prticas; Agrega conceitos de governana corporativa;
6

Fatores

crticos

encontrado

nas

auditorias do terceiro setor:

Contabilidade por regime de caixa;


Falta de controle do imobilizado;

Documentao no hbil;
Doaes sem registro;

Demonstraes contbeis incompletas;


Falta de notas explicativas;

No comprovao das gratuidades;

Fatores

crticos

encontrado

nas

auditorias do terceiro setor:

Falta de divulgao das


gratuidades;(benefcios fiscais);

No reconhecimento ou divulgao de
contingncias;

Falta de provises (frias, 13 sal);


Remunerao indireta dirigentes.
8

Pesquisa realizada pela KPMG com entidades do terceiro setor.

Fonte: kpmg

Fonte: kpmg

10

Fonte: kpmg

11

Fonte: kpmg

12

As notas foram atribudas considerando o grau de importncia, sendo destinadas notas mais baixas para os itens julgados mais importantes, conclui-se que o principal interesse das entidades pesquisadas na contratao de um servios de auditoria externa independente est relacionado a prestao de contas.
Fonte: kpmg 13

Nota-se que 50% das entidades possuem auditoria externa independente h mais de 9 anos, demonstrando que a auditoria externa tem sido utilizada de forma contnua por um nmero relevante de entidades. Das entidades pesquisadas que possuem auditoria externa independente h apenas 1 ano, 3 delas foram constitudas nesse perodo do tempo, ou seja, a entidade possui auditoria externa desde o primeiro ano de sua constituio.

Fonte: kpmg

14

Qual a Importncia que a Administrao da entidade atribui auditoria externa independente?

O Grfico acima demonstra, com muita clareza, que a maioria das entidades pesquisadas entende que o processo de auditoria possui fundamental importncia. Se adotarmos que as avaliaes muito importante e fundamental reproduzem um alto grau de satisfao temos um ndice de 91% de aprovao, representando um percentual inquestionvel de satisfao. Outro fator importante a ser mencionado que nenhuma das entidades pesquisadas entendeu como, apenas necessria, o processo de auditoria externa independente.

Fonte: kpmg

15

Qual o principal ou os principais fatores utilizados pela Entidade na escolha da empresa de auditoria externa independente?

As notas foram atribudas considerando o grau de importncia, sendo destinadas notas mais baixas para os itens julgados mais importantes,

Fonte: kpmg

16

A Entidade recomendaria a outra entidade, no auditada, que passasse a ter auditoria externa independente?

Fonte: kpmg

17

A Entidade percebeu melhorias nos seus controles internos associada a atuao de seus auditores externos?

Fonte: kpmg

18

Houve melhora no processo de captao de recursos e/ou no montante captado?

Fonte: kpmg

19

As respostas apontam que 31% das entidades no perceberam qualquer melhora na captao de recursos. Esse fato pode estar associado a dois aspectos: Primeiro quando as entidades foram perguntadas por que optaram por um trabalho de auditoria externa independente a resposta escolhida como ltima opo (opo de menor importncia) foi: ter mais facilidade na captao de recursos. Dessa forma, se os trabalhos j foram contratados sem esse propsito significa que seu resultado, muito provavelmente, no esteja sendo utilizado como ferramenta de captao de recursos, justificando a resposta. Segundo: para que a entidade tenha melhora no processo de captao de recursos faz-se necessrio que ela utilize o resultado do trabalho de auditoria como ferramenta de visibilidade da marca e imagem da entidade, por meio da transparncia de sua gesto. Como no houve a constatao dessa publicidade ao trabalho de auditoria externa independente associa-se que os parceiros externos no esto sendo informados e motivados a ampliarem suas doaes em funo da comprovao do bom uso dos recursos recebidos.

Fonte: kpmg

20

Houve melhora no relacionamento com parceiros, doadores e financiadores?

Da mesma forma que o grfico apresentado na questo anterior, as respostas so bastante consistentes e diversificadas. No Grfico acima, a percepo de nenhuma melhora na relao com parceiros, doadores e financiadores ocorreu para 28% das entidades pesquisadas. A maioria das entidades nesse quesito (40%) entendeu como boa a melhora nessa relao e para 13% houve muita melhora nessa relao. Novamente, volta-se a questo de haver a necessidade em dar publicidade externa ao trabalho desenvolvido. Sem isso, nenhuma percepo ser, efetivamente, notada.
Fonte: kpmg

21

Houve melhora na imagem da entidade?

As respostas apontam que apenas 9% das entidades no perceberam qualquer melhora em sua imagem. Para 22% houve uma razovel melhora. A maioria percebeu, efetivamente, melhora na imagem da entidade sendo, para 44% dos casos, uma boa melhora e para 25% dos casos, muita melhora.
Esses percentuais apontam que, possuir as demonstraes financeiras auditadas por auditores externos independentes, passa ao pblico interno e externo, a confiana to necessria e requerida no Terceiro Setor, fortalecendo a relao de confiana na gesto dos recursos e clareza na prestao de contas sociedade.
Fonte: kpmg 22

Houve maior facilidade no processo de aprovao de contas junto aos conselheiros?

Fonte: kpmg

23

Houve melhoria no relacionamento e na facilidade de captao de recursos junto aos bancos?

Fonte: kpmg

24

Houve melhoria nas prticas contbeis da Entidade?

Fonte: kpmg

25

As respostas apontam que nenhuma entidade deixou de perceber melhora nas prticas contbeis. Isso significa que para 100% das entidades pesquisadas houve algum tipo de melhoria sendo, apenas 13% considerada como razovel, 56% considerada como boa e 31% considerada como muita melhora. Dessa forma, clara a percepo dos benefcios contbeis (isso est associado ao trabalho do auditor externo que, substancialmente, foca seu trabalho na avaliao e reviso das transaes contbeis adotadas pelas entidades). Nesse quesito importante ressaltar que a boa gesto contbil possui, na gesto moderna, grande influencia na conduo das atividades das entidades. Erros de interpretao contbil e apresentao de demonstraes financeiras podem trazer srios problemas as entidades como, perda de isenes governamentais pela no aprovao das contas, reconhecimento inadequado de doaes e subvenes podendo impactar os clculos de apurao de gratuidade e, consequentemente, a perda da filantropia, etc.

Fonte: kpmg

26

Aspectos apontados pelas Entidades a serem aprimorados pela empresas de auditoria externa independente

As notas foram atribudas considerando o grau de importncia, sendo destinadas notas mais baixas para os itens julgados mais importantes,

Fonte: kpmg

27

Concluses finais

Fonte: kpmg

28

A pesquisa tambm constatou que as entidades no esto fazendo uso do parecer de auditoria como ferramenta de visibilidade da marca junto aos seus pblicos interno e externo. A relao com bancos, investidores, aprovao de contas juntos a conselheiros, melhorias em controles internos seriam mais facilmente percebidos se as entidades dessem maior publicidade ao resultado final do trabalho de auditoria. No adianta passar por um processo to srio e complexo como o de auditoria externa e o resultado ficar restrito a apenas aos conselheiros e outras poucas pessoas das reas administrativa e financeira.

Apuramos que cerca de 86% das entidades no disponibilizam as demonstraes financeiras auditadas em seus sites e apenas trs entidades publicam as demonstraes financeiras de forma espontnea (as demais fazem por exigncias legais).

Fonte: kpmg

29

A equipe da IDEA Auditores esta preparada para Auditoria e Assessoria ao Terceiro Setor. Contato: Jackson Lara Ribeiro jribeiro@idea.emp.br (062) 3941-5184
30

Anda mungkin juga menyukai