Anda di halaman 1dari 78

Placebo uma substncia inerte, ou terapia "de mentira", usada como controle em uma experincia, ou dada a um paciente pelo

o seu possvel ou provvel efeito benfico.

O placebo e a arte de curar O termo placebo costumava estar popularmente associado a feitio, magia ou, quando no, a elevado grau de histeria. Porm o efeito placebo, suas repercusses e sua fisiologia, comeam a ganhar o respeito de muitos cientistas. Se o que interessa ao mdico e ao paciente o alvio e a cura, no importa conquistar esse objetivo s custas do efeito placebo.

Por definio, placebo uma substncia inerte, sem propriedades farmacolgicas, administrado a uma pessoa ou grupo de pessoas como se tivesse propriedades teraputicas. Na medicina os objetivos do placebo so, principalmente, para trabalhos cientficos quando se quer testar a eficcia de medicamentos atravs de comparaes.

Ministra-se o medicamento para um grupo de pacientes com determinada doena e o placebo para outro grupo com a mesma doena, depois se comparam os resultados.

Durante esses estudos, chamados de duplocego, nem os pacientes e nem os mdicos sabem quem est em uso do placebo ou do medicamento. Aps o perodo de avaliao o pesquisador (que sabe quem toma o placebo e quem toma o medicamento) compara os resultados.

O propsito desse artigo ilustrar de maneira cientfica o grau de sugestionabilidade das pessoas, bem como a importncia do psiquismo nos sintomas orgnicos. Para se ter uma idia do fenmeno placebo. Cindy Seiwert cita que a proporo de pacientes que respondem positivamente aos placebos pode ser de 20% a 100%, dependendo do tipo de distrbio e sintoma a ser tratado.

bom termos em mente que o conceito de placebo bastante amplo. Originalmente o nome placebo era exclusivo de algum produto para uso oral (cpsulas de farinha de trigo, por exemplo) ou injetvel (soro fisiolgico), mas hoje tambm se reconhece como placebo outras formas de interferncia fsica, tais como acupuntura, ultra-som, aplicao local de pomadas, cremes, etc. Classificaria aqui tambm os benzimentos, passes e outras peripcias do gnero, incluindo as cirurgias espirituais, por exemplo, que, no provando serem genunas, tambm devem devem ser consideradas placebos.

Como podemos suspeitar, as experincias feitas com placebo resultam, quase sempre, em alta porcentagem de resultados eficazes nas mais variadas doenas e sintomas.

Efeitos colaterais induzidos pelos placebos O grau de atuao do placebo depende de trs fatores bsicos: 1. O PACIENTE

O paciente , decididamente, a parte mais importante no processo do tratamento e da cura. Da expectativa do paciente, relacionado a diversos mecanismos conscientes e inconscientes. Aqui, evidentemente, considera-se o perfil psicolgico e de personalidade do paciente. Os histricos, por exemplo, por serem mais sugestionveis, podem sentir prontamente os efeitos curativos ou colaterais dos placebos. Mas essa sugestionabilidade no monoplio dos histricos; de certa forma, todos ns somos sugestionveis.

As pessoas que aferem algum lucro emocional com a doena tambm no sentem melhora com o placebo, mas podem sentir seus efeitos colaterais. Essas pessoas costumam no melhorar com o placebo e nem com os medicamentos. Podemos dizer, de modo geral, que elas no tm interesse em sarar.

E por falar em lucro secundrio da doena, Baleeiro lembra em seu artigo que um experiente ortopedista da rea mdicotrabalhista afirmou, em conferncia, nunca ter visto uma vez sequer algum trabalhador autnomo da rea de digitao apresentar LER (Leso por Esforo Repetitivo), doena tpica dos profissionais dessa rea, comum em funcionrios pblicos ou de empresas privadas.

Em relao aos efeitos colaterais negativos do placebo, o nome correto nocebo. Trata-se da expectativa que o paciente traz consigo durante a pesquisa clnica. Se h uma expectativa negativa, pessimista, ele ter uma reao nocebo, ainda que saibamos que a substncia inerte. a mesma expectativa que, quando positiva, otimista, levar reao placebo.

A expectativa do paciente, bem como de seus familiares, aumenta as possibilidades do efeito placebo caso sejam otimistas, enquanto a expectativa pessimista desencadeia o fenmeno nocebo (efeitos colaterais).

Porm, o que confunde o leitor ou os pacientes abalados com a idia dos efeitos placebo ou nocebo que essa expectativa quase sempre inconsciente, de tal forma que mesmo os pessimistas atribuem a si prprios o rtulo de realistas. O senhor acha que eu no quero sarar, doutor? tem sido a frase mais ouvida quando tentamos explicar que o medicamento, de verdade, no causa sensao de formigamento nas gengivas, por exemplo.

2. QUEM CURA Em segundo lugar, os efeitos dependem de quem prescreve o tratamento. Se o terapeuta for mdico, depende do ritual de prescrio, de toda aquela magia que impregna o ato mdico, de sua reputao e prestgio junto ao paciente. Resumindo, depende do ritual mdico.

fundamental, para o efeito de cura, seja do placebo ou do medicamento verdadeiro, que o mdico tenha uma intencionalidade em relao cura. Em outras palavras, que ele exera realmente sua vocao mdica para entender que o paciente adoece no apenas organicamente, mas numa conjuno bio-psicosocial, por isso interessa at saber sobre sua satisfao conjugal, suas expectativas de vida, seu grau de frustrao, necessidade de carinho, vontade de chamar ateno, de protestar, etc.

Parece claro, felizmente, que a medicina aceita o componente emocional no adoecer, j que reconhece a medicina psicossomtica e as somatizaes. Difcil, entretanto, convencer alguns mdicos do mesmo componente emocional para a cura, da importncia do conforto afetivo, do otimismo, da confiana, etc, no restabelecimento da sade.

O mdico que goza de prestgio e admirao por parte de seu paciente, que o atende pautado na compreenso e carinho, pode fazer de qualquer medicamento um instrumento de cura e, mais que isso, mesmo antes de medicar j proporciona um agradvel efeito placebo no paciente (Doutor, ele melhorou s de conversar com o senhor).

Para muitos pacientes a simples ida ao mdico, envolvendo todo um ritual de ateno e cuidados para com sua pessoa, a anamnese (coleta de dados que, muitas vezes, o paciente no tem oportunidade de queixar a ningum), o toque da mo do mdico, a ateno, os aparelhos e equipamentos, enfim, todo esse aparato j suficiente para produzir a melhora.

Infelizmente, em muitas outras vezes ocorre o contrrio, ou seja, o descaso, a espera, a grosseria, a insensibilidade, etc., concorrem para uma piora dos sintomas.

O paciente portador de algum mal-estar ou desconforto, ao procurar tratamento, j est emocionalmente vido de ateno e ajuda; isso que ele quer, isso que ele mais deseja, exceto nos casos em que seu transtorno atende anseios emocionais mais subterrneos. O profissional que o atende tem todas as possibilidades de satisfazer esse anseio de cura a partir do momento em que atende a expectativa do paciente.

Embora teoricamente no se use placebo fora da medicina, h certo fascnio por prticas no tradicionais, como aquele atendente de farmcia quase mdico, que chegou at a prestar o vestibular. Nesses casos, melhorar com placebos vai de encontro tendncia da pessoa em contrariar a medicina tradicional; viu s? Andei por tantos mdicos e quem me curou foi um farmacutico, dizem orgulhosos os sugestionveis.

Tambm tm grande possibilidade de funcionar os placebos impregnados por elementos esotricos: energia positiva, aromaterapia, cromoterapia, banhos, essncias e toda sorte de patus. Funcionam bem os quiroprticos, naturopatas, energticos e vrios outros profissionais alternativos e no-mdicos que usam calor, luz, diatermia, hidroterapia, massagem e grande variedade de aparatos os quais, alm de quaisquer efeitos fisiolgicos, costumam exercer uma grande fora psicolgica de efeito placebo, normalmente reforada pela boa relao entre o paciente e o profissional. Resumindo, depende do ritual extico.

3. O REMDIO EM SI Finalmente, deve ser considerada a droga (placebo) em si; se for amargo, arder, custar caro, for difcil de achar, ltima pesquisa cientfica, usado pelos ndios e assim por diante. Resumindo, depende do ritual que cada um arma para si. No se sabe exatamente por que, mas h uma preferncia estatisticamente comprovada para a eficcia dos placebos de uso tpico em comparao com aqueles usados por via oral.

Ainda segundo Eduardo Moraes Baleeiro, pesquisas mostraram que a administrao do placebo sob a forma de comprimidos tem o seu resultado teraputico varivel, dependendo do tamanho (quanto maior, mais eficaz). Alm do tamanho, foi constatado tambm que a cor dos comprimidos importante.

Certa vez foi prescrito um tranqilizante hipntico (clonazepam) em gotas para uma paciente que, entre outros sintomas, tinha uma insnia bastante evidente. Depois de alguns dias dormindo bem com as gotas receitadas, as quais diluda em suco de goiaba para anular o gosto da substncia, uma sobrinha substituiu o lquido do frasco por gua, porque na famlia todos eram avessos ao uso de remdios. A paciente continuava dormindo muito bem com aquela gua e, quando terminou o frasco marcou nova consulta porque apresentava insnia novamente.

1. INTRODUO Bactrias so microorganismos unicelulares de estrutura simples presentes em diversos locais incluindo pele, boca, vias respiratrias, intestino e rgos genitais. Raramente provocam infeces, a no ser que ocorra um enfraquecimento nas defesas do organismo.

A maioria dessas infeces causada por bactrias patognicas que invadem o organismo e se multiplicam, utilizam toxinas, enzimas, fatores de virulncia, os quais afetam as clulas e provocam doenas, para invadir e se manterem no organismo. S podem ser vistas atravs de microscpio e medem cerca de 0,5 a 1,0 micra (1/1000 mm).

Parede celular: Estrutura rgida, constituda basicamente por acares e lipdios. essencial para o desenvolvimento e a diviso bacteriana. Membrana citoplasmtica: Trata-se de uma membrana semipermevel que regula a entrada de elementos nutritivos para o interior da clula e a sada de produtos do metabolismo. Citoplasma: o material contido no interior da membrana onde esto localizadas as enzimas, os ribossomos e o DNA. Flagelos: So apndices fliformes, extremamente delgados, que se sobressaem atravs da parede celular e conferem mobilidade s bactrias. Nem todas apresentam fagelos. Fmbrias: So apndices flamentosos diferentes dos fagelos, menores e mais numerosos. Sua funo est relacionada aderncia, permitindo a fxao da bactria nos tecidos.

Esporos: So estruturas de resistncia. Cpsula: Formao que envolve as clulas e impede que a bactria seja ingerida pelos leuccitos. Ncleo: No denso e se mostra como uma rea clara sem forma, prxima ao meio da clula.

1.2 Quais so os sintomas de uma infeco? O corpo humano apresenta mecanismos de defesa contra a invaso de microorganismos e os sinais de uma infeco esto relacionados a esse mecanismo, que pode variar dependendo da regio acometida. Em geral, a pessoa com infeco apresenta febre, dor, nuseas, enjo, mal-estar e infamaes purulentas.

2. O QUE SO ANTIBACTERIANOS? Os antibacterianos so agentes com toxicidade seletiva contra microorganismos invasores externos (bactrias). O antibacteriano ideal aquele que interfere na funo vital da bactria sem comprometer as clulas do hospedeiro. Alm disso, deve ter boa distribuio pelos tecidos e lquidos orgnicos, no sofrer destruio por enzimas, no causar alergia, irritao ou ser txico ao hospedeiro e, sobretudo, no induzir o desenvolvimento de bactrias resistentes.

. COMO SO CLASSIFICADOS? As inmeras classes existentes atualmente so classifcadas de acordo com sua potncia, que depende da concentrao do frmaco que chega ao microorganismo, bem como a sensibilidade deste: Bactericida: inativa e destri os microorganismos. So exemplos de drogas bactericidas: aminoglicosdeos, quinolonas, penicilinas, cefalosporinas. Bacteriosttica: controla o crescimento bacteriano ao inibir sua multiplicao. Portanto, apenas impedem seu crescimento, no permitindo a evoluo do estado infeccioso. A eliminao do microorganismo depende da imunidade do paciente. So exemplos de drogas bacteriostticas: sulfonamidas, trimetropim, cloranfenicol, tetraciclinas, nitrofurantona.

5. PENICILINAS Primeira classe de antibiticos a ser descoberta e a ser usada com sucesso. exemplifcada por: penicilina G (benzilpenicilina), penicilina V, ampicilina, amoxicilina, oxacilina, carbenicilina.

5.1 Qual seu mecanismo de ao? Estes antibiticos possuem um anel B-lactmico (anel ativo) em sua estrutura qumica, que interfere com a sntese do peptidioglicano da parede celular bacteriana.

5.3 Quais as interaes possveis de ocorrer com as penicilinas? anticoncepcionais orais: possvel diminuio do efeito contraceptivo. Deve ser administrado com precauo. Seria conveniente utilizar mtodo contraceptivo alternativo. anticoagulantes orais: reduo do efeito do anticoagulante, pois ocorre um aumento da metabolizao dos mesmos.

antibiticos macroldeos: essa interao produz um antagonismo do efeito bactericida das penicilinas pela ao bacteriosttica dos macroldeos. recomendado administrar a penicilina algumas horas antes da administrao do antibitico macroldeo.

6. QUINOLONAS As quinolonas incluem os agentes de amplo espectro ciprofoxacina, levofoxacina, ofoxacina, norfoxacina, acrosoxacina e pefoxacina, bem como os frmacos de menor espectro utilizados nas infeces do trato urinrio, a cinoxacina e o cido nalidxico. Tem excelente distribuio nos vrios tecidos e fuidos corporais. So excretadas pelo fgado e em pacientes com insufcincia renal ocorre aumento da meia-vida.

o indicadas para o tratamento das infeces por bacilos aerbicos gram-negativos incluindo Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, espcies de Enterobacter, espcies de Salmonella e Shigella, Campylobacter e Pseudomonas aeruginosa, porm as outras pseudomonas so resistentes s quinolonas.

. CEFALOSPORINAS A primeira cefalosporina foi descoberta em 1954, a partir do fungo Cephalosporium acremonium. So classifcadas de acordo com sua ordem cronolgica de produo, ou seja, em primeira, segunda, terceira e quarta geraes e tambm com base no espectro de atividade contra bacilos gram-negativos, que vai aumentando da primeira para a quarta gerao.

Cefalosporinas de 1 gerao possuem boa atividade sobre cocos gram-positivos, j os enterococos apresentam resistncia. Sua atividade sobre os bacilos gram-negativos est restrita a Escherichia coli, Proteus mirabilis e Klebsiella pneumoniae. Cefalosporinas de 2 gerao podem ser subdivididas em dois tipos: cefuroxima: ativa sobre Haemophilus infuenzae. Apresenta atividade sobre cocos gram-positivos semelhantes s de 1 gerao.

7.2 Quais os efeitos indesejados? Os efeitos adversos que podem ser observados com o uso de medicamentos pertencentes classe das cefalosporinas so: reaes de hipersensibilidade semelhantes quelas que ocorrem com a penicilina como rash cutneo, urticria (rara), prurido, anaflaxia (rara), eosinoflia, trombocitose, confuso mental, convulses (geralmente com doses altas em pacientes com insufcincia renal), alteraes discretas das provas de funo heptica e diarria.

8. MACROLDEOS Os macroldeos so antibiticos que se caracterizam pela presena de um anel lactmico, mas no beta- lactmico. So pertencentes a esse grupo a eritromicina, claritromicina, azitromicina e roxitromicina. Atuam contra gram-positivos, gram-negativos e anaerbios. Por apresentar concentrao intracelular em vrias clulas, como polimorfonucleares e macrfagos, podem tratar infeces provocadas por patgenos intracelulares.

8.2 Quais os efeitos indesejados? Foram relatados alguns efeitos indesejados relacionados ao uso dos antibiticos macroldeos, principalmente gastrointestinais, que so os mais freqentes. Tambm podem ocorrer trombofebite aps administrao intravenosa.

. AMINOGLICOSDEOS Os aminoglicosdeos so frmacos bactericidas amplamente utilizados contra bactrias gramnegativas, em suspeita de sepse, bacteremia ou endocardite. So obtidos de vrias espcies de Streptomyces. Entre os representantes desse grupo destacam-se a neomicina, gentamicina, tobramicina, amicacina, estreptomicina.

0. SULFONAMIDAS As sulfonamidas constituem um dos grupos mais utilizados, em razo do baixo custo e da relativa efccia em algumas doenas bacterianas comuns. So anlogos estruturais do cido p-aminobenzico (PABA) e apresentam ao bacteriosttica. Possuem espectro de ao contra bactrias gram-positivas e negativas e alguns protozorios. Dentre os exemplos de sulfonamidas destacam-se a sulfadiazina, sulfadimidina, sulfametopirazina e sulfametoxazol

10.2 Quais os efeitos indesejados? Apresenta como efeitos indesejveis nuseas, vmitos, cefalia e depresso mental.

11. TETRACICLINAS Apresentam amplo espectro de ao antimicrobiana, atuam sobre gram-positivas, negativas, clamdias, riqutsias e alguns protozorios. As tetraciclinas apresentam estrutura policclica, carter anftero (cido e bsico) e possuem propriedades quelantes complexando-se com ons bi e trivalentes como ferro, clcio magnsio e alumnio. Essas propriedades fazem com que as tetraciclinas de via oral sejam incompatveis com alimentos.

11.2 Quais os efeitos indesejados? Seu uso crnico pode causar danos fora do trato gastrointestinal. Essas drogas costumam ser irritantes aos tecidos, podendo causar dor e irritao intramuscular, alm de irritao gstrica. O tratamento, em longo prazo, pode provocar danos ao esmalte e manchas nos dentes. No aconselhvel o uso em gestantes e pacientes em fase de crescimento, pois podem levar a deformidades sseas no feto e nos jovens.

1.3 Quais as interaes possveis de ocorrer com as tetraciclinas? alimentos: interferem na absoro das tetraciclinas. O clcio presente no leite e seus derivados causam a formao de quelatos e precipitados com as tetraciclinas

ANTIBIOGRAMA
HISTRICO e EVOLUO FLEMING 1928 CHAINS e COLS. 1940 (PN) KIRBY e BAUER 1966

PRINCPIO DO MTODO DE DIFUSO

PREPARAO DO INCULO BACTERIANO

MEDIDA DO HALO

Halo de leitura em mm

RGUA MILIMETRADA

PAQUMETRO

ASPECTO MORFO-TINTORIAL
ESTREPTOCOS e ESTAFILOCOC0S

Burkholderia cepacia

NMERO e TIPO DE FLAGELOS (COLORAO)

BGN-NF IDENTIFICAO INICIAL


EXAME MACROSCPICO DA CULTURA
B.cepacia

P. stutzeri P. stutzeri

Acinetobacter

BGN-NF IDENTIFICAO INICIAL


EXAME MICROSCPICO

URINLISE PARTCULAS
CRISTAIS (INTOXIC. ETILENO-GLICOL)

URINLISE PARTCULAS
CRISTAIS COMUNS

URINLISE ASPECTOS METODOLGICOS

Anda mungkin juga menyukai