Anda di halaman 1dari 31

SISTEMA TEGUMENTAR

Pele: epiderme e derme Anexos cutneos: Glndulas: sudorparas, sebceas e mamrias Plos - unhas - cascos
Funes da pele

Barreira contra infeco e injrias. Auxilia na regulao da temperatura do corpo. Remove produtos de excreo. Proteo contra a radiao ultravioleta do Sol. Produz vitamina D. Tato.

Em comunicao direta com o sistema imunolgico, a pele funciona como um sistema energtico-informativo que envolve todo o corpo captando informaes do mundo externo e refletindo em si prpria o estado imunolgico, emocional e mental do mundo interno.

Histologia da Pele
A pele composta por camadas: epiderme Derme e anexos. Abaixo da derme fica a hipoderme, tem a funo de apoiar e unir a pele ao resto do corpo.

Desenvolvimento da pele
A cobertura epitelial, derivados e o tecido nervoso originam-se do ectoderma; O tecido conjuntivo e os elementos vasculares originam-se do mesoderma. A epiderme que contm os 5 estratos encontrado em pele desprovidas de plo, plano nasal, almofadas dos ps e a teta.

http://www.saudetotal.com/prevencao/topicos/histoepiderme.asp

Camadas da pele

Epiderme

A pele o maior rgo do corpo humano em extenso e volume, e por permanecer em constante contato com o meio exterior est sujeita uma srie de agresses.
CLULAS DA PELE

queratincitos

Melancitos

Langerhans

Merkel

Clula de merckel
Localizadas na camada mais profunda da epiderme da pele glabra, tm importante papel sensorial e constituem cerca de 3% do conjunto de clulas da pele. Fazem parte do sistema neuro-endcrino (APUD).

Melancitos
Protege o organismo contra a radiao ultravioleta. A melanina um pigmento marrom escuro. Cor da pele: influenciada por muitos fatores: quantidade de melanina e caroteno, quantidade de capilares e cor do sangue que os percorre. Varia entre os indivduos e de acordo com a parte do corpo. O nmero de melancitos igual em uma pessoa de pele clara e morena, o que determina esta diferena na cor da pele relaciona-se a quantidade de melanina produzida e sua distribuio na epiderme. Aqui o fator gentico imperativo, mas pode-se estimular a produo de melanina pela pele atravs dos raios solares. O albinismo a incapacidade hereditria de um individuo em produzir melanina, pode ser notado na pele, plos e nos olhos. A melanina tende-se a formar-se em manchas, as sardas. O bronzeado protege a pele contra a radiao solar. Na exposio repetida ao sol aumenta o nmero e a intensidade da melanina. O excesso leva a cncer de pele que envolve as clulas basais e escamosas, onde podem ser removidas cirurgicamente. O pigmento caroteno encontrado no estrato crneo e nas reas gordurosas da derme.

melancitos
Estas clulas ficam junto camada basal e emitem prolongamentos que lhes permitem depositar a melanina dentro das clulas da camada basal e espinhosa

Colorao da pele e do pelo em ces

Langerhans
Em H.E. so arredondadas, citoplasma claro, encontradas

na periferia do estrato espinhoso. Semelhantes aos melancitos, porm aparecem com mais constncia, os melancitos esto sujeitos a diferenas regionais. Aparecem em enxertos de pele, para fagocitar. Derivam da medula ssea. Possuem receptores na superfcie para as respostas imunolgicas semelhantes aos que caracterizam as superfcies dos macrfagos. Facilitam ou colaboram com os linfcitos T nas respostas de rejeio a enxertos e so facilmente lesados pela radiao UV.
Queimaduras- termonologia

anexos e receptores
Plos, glndulas (sebceas e sudorparas) e cascos so as estruturas anexas da pele. So derivadas da epiderme, mas acham-se imersas na derme. Somam-se diversos tipos de receptores nervosos, que fazem da pele um rgo sensorial.
A parte sensorial da pele recebe os sinais externos atravs dos sensores corporal levando at o SNC, que processa e retorna com uma resposta, podendo assim nos moldar conforme o estmulo.

Receptores cutneos Referem-se a sensibilidade em geral (calor, frio, dor, tato e propriocepo) e esto dispersos pela pele.

Terminaes nervosas livres dor e temperatura


Junto da epiderme, nas bainhas da raiz e da papila dos plos e ao redor das glndulas sudorparas. medida que o axnio da fibra nervosa aproxima-se da sua extremidade, perde a bainha de mielina e termina em botes.

A pele transmite a natureza do contato, representadas por terminaes nervosas livres e encapsuladas, destinadas percepo do tato fino (terminaes livres nos plos, discos de Merkel-Ranvier da epiderme e corpsculos de Meissner nas papilas drmicas), presso e tato profundo (corpsculos de Vater-Pacini no subcutneo), calor (Ruffini na derme e subcutneo), frio (de Krause na derme) e dor (terminaes livres e os corpos de Malpighi). Bulbos terminais de Krause sensaes tteis frio

So pequenos corpos cilndricos ou ovais formados por uma cpsula de tecido conjuntivo onde termina o axnio. So encontrados na conjuntiva dos olhos, na mucosa dos lbios e lngua. Na pele so abundantes no pnis e no clitris, e em articulaes. Corpsculos de Vater-Pacini presso No tecido subcutneo, so numerosos nas palmas das mos, plantas dos ps e rgos genitais e aparecem como bulbos brancos de 2 a 4 mm de dimetro, presos extremidade de uma fibra nervosa.

Corpsculos de Meissner sensaes tteis Ocorrem nas papilas e so numerosos nas mos, ps, face anterior do antebrao, pele dos lbios, ponta da lngua, conjuntiva palpebral e na pele dos mamilos. So corpos ovais pequenos formados por cpsula de tecido conjuntivo e lminas empilhadas. A fibra nervosa penetra em seu interior, faz um trajeto em espiral e termina na forma de pequenos globos.
Corpsculo de Ruffini sensaes tteis

Localizados no tecido subcutneo, so ovais e consistem de fortes bainhas no interior das quais as fibras nervosas dividem-se em numerosos ramos e terminam em botes

Plos

A epiderme que se invagina, onde nasce o plo, o restante se continua com a bainha externa do plo, formando a matriz germinativa do plo, contnua com a base do folculo. Funo do plo: isolamento, proteo, recepo sensorial.

Regies do plo
Cutcula: monocamada de clulas queratinizadas, anucleadas. Crtex: forma a maior parte do cilindro do pelo. Formado por vrias camadas de clulas achatadas e com queratina dura. Pode ser pigmentado, os espaos intercelulares pode conter ar,. Medula: pode estar ausente, quando presente formada por clulas queratinizadas, cbicas separadas por espao de ar. As caractersticas das camadas so to especficas que a identificao das espcies pode ser feita atravs de exames cuidadosos.

Papilas Drmicas do plo. Fornecem vascularizao, mas a maioria dos nutrientes chega pelo leito vascular que circunda o folculo. As papilas podem induzir o crescimento e regular a diferenciao na matriz germinativa. As clulas epidrmicas no pice da papila originam as clulas medulares, as laterais originam as clulas corticais e as cuticulares. Nas papilas tambm so produzidas as clulas das bainhas.

Diagrama esquemtico do plo de animais domsticos O crtex a e a medula esto ilustrados para cada espcie

A cutcula apresenta variaes.

O padro da superfcie das clulas cuticulares e a disposio das clulas medulares usado para finalidade mdico legal.

Classificao dos folculos:


Primrio: na poro profunda da derme, com glndula sebcea e sudorpara e msculo eretor.

Folculo secundrio: dimetro menor e prximo superfcie. Poder ter glndula sebcea.
Plo de caprino: folculos primrios ocorrem em grupos de trs com 3 a 6 folculos secundrios associados.

Diferenas entre as espcies


Os plos ocorrem em grupos de trs plos primrios e nmero varivel de folculos secundrios, e nem sempre esto evidentes em adultos ou na superfcie. Nos ces: os folculos podem se abrir numa abertura nica ou separadamente
Plo de guarda

Secundrios ou lanosos

Nos sunos: ocorrem folculos nicos agrupados em aglomerados de 2 a 4, mais comum de 3.

Na gua: msculo eretor do pelo bem desenvolvido

Pele gato

Glndulas Sebceas
Encontradas praticamente no corpo todo, desembocam na poro terminal dos folculos pilosos, exceto em lbios e genitais (glande e pequenos lbios) onde abrem-se diretamente na superfcie. Sua secreo uma mistura complexa de lipdeos, que deixam a pele oleosa. Podem ser simples ou compostas, com poro secretora alveolar. Secreo holcrina.

apcrinas

Glndula sudorpara
As apcrinas predominam nos animais domsticos, com parte secretora espiralada. Esto localizadas na maior superfcie dos animais domsticos, no homem essencialmente na regio axilar, pbica e perianal.

mercrinas.

No eqino so ativas produzindo intenso suor nas atividades fsicas e altas T. No co e gato podem ser tortuosas. So menos ativas no caprino e no gato.

Glndulas sudorparas mercrinas ou crinas

Encontradas em todo o corpo, na almofada da pata do co e do gato, ranilha dos ungulados, carpo dos sunos, com exceo da glande e lbios, so estruturas tubulosas simples, formando um enovelado com dimetro de 0,4 mm, imerso na derme. Sua secreo o suor, um fluido que contm gua, sdio, potssio, cloretos, uria, amnia e cido rico.

So placas crneas, localizadas na falange distal. Cada caso recobre um leito ungueal, que tem estrutura comum de pele e no participa de sua formao. O caso cresce a partir da raiz, ou matriz, composto por placas de queratina fortemente aderidas, a partir da diferenciao de clulas epiteliais da raiz, de forma similar a que acontece com a epiderme, fazendo com que o caso deslize gradualmente sobre o leito ungueal

casco

Questes
Quais as camadas da epiderme? Faa um quadro citando os tipos celulares da epiderme,com localizao quanto a camada e funo ? Explique como as clulas da epiderme so substitudas? Descreva a localizao e a funo de dois tipos de glndulas da pele. Cite e explique as funes mais importantes da pele. Porque h tanta variedade de colorao na pele? Como a pele protege dos raios UV e colabora na sntese da vitamina D?

Sistema tegumentar
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000350292 Pesquisas enxertos de pele. http://idgnow.uol.com.br/mercado/2007/05/10/idgnoticia.2007-0510.5605431257 So Paulo - Estrutura artificial reproduz todas as caractersticas da pele biolgica. http://www.capritec.com.br/art11.htm Como conservar as peles caprinas para obter bons lucros.

Anda mungkin juga menyukai