Anda di halaman 1dari 23

Oficina de Iniciao Informtica

O que o programa SeLiga ?


um programa de incluso digital desenvolvido pelo Instituto IDEAR , com a parceria da prefeitura de Maracana juntamente com a SETTEEC (Secretaria de cincia, tecnologia, empreendedorismo, trabalho e emprego), que tem como principal funo promover a incluso digital da populao de Maracana.

Definio da palavra INFORMTICA : Infor = Informao + mtica = Automtica

O que o Computador?
uma mquina capaz de realizar uma variedade de tarefas. Ele recebe, armazena, processa e transmite informaes.

Como se divide o computador ?

Hardware Conjunto de peas do computador em si, isto , a parte fsica.


Ex: chip, teclado e mouse, etc.

Software Onde se encontra toda parte virtual, os programas e o sistema operacional, ou seja, a parte Lgica. Ex: Sistema Operacional (Linux, Windows ou MACINTOSH).

O que Sistema Operacional?


Um Sistema Operacional pode ser definido como um gerenciador dos recursos que compem o computador (processador, memria, arquivos, etc). Os problemas centrais que o Sistema Operacional deve resolver so o compartilhamento ordenado, a proteo dos recursos a serem usados pelas aplicaes do usurio e o interfaceamento entre este e a mquina.

O computador dividido por perifricos:


Entrada: Mouse, Teclado, Scanner, etc. Sada: Monitor, Impressora, Placa de Som, etc. Armazenamento: Pen Driver, HD, etc.

Mdulo Isolador
um equipamento eletrnico responsvel por corrigir a tenso da rede eltrica para fornecer aos equipamentos uma alimentao estvel e segura.

Gabinete
uma das partes mais importantes do computador, onde nele contm a Placa Me, entradas USB, Placa de Som, CD-ROM, Driver de Disquete, HD, Memria, Processador e etc.

Monitor
responsvel para traduzir todas as informaes contidas dentro do Sistema Operacional.

Teclado
a parte do computador que lhe ajuda a se comunicar com o Sistema Operacional, atravs de comandos.

Mouse
um auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface grfica (Sistema Operacional, Word, Excel, entre outros).

Como ligar o computador ?

1 - Mdulo Isolador 2 - Gabinete 3 - Monitor

Desktop e seus componentes :

cones/Atalhos; facilita o acesso de vrios arquivos. Menu Aplicaes; nele se encontra todos os programas e existe as subdivises: Aplicativos, Locais e Sistema.

Arquivos

So registros armazenados no computador: Msicas, Textos, Vdeos e Imagens.

Diretrios (Pastas)
Onde ficam guardados os arquivos: provas; msicas; fotos; trabalhos.

Criando um Diretrio
Clique no boto direito do mouse na rea de trabalho;
No menu aberto, clique em Criar novo. No segundo menu, clique em Pasta. Na janela, digite o nome do diretrio a ser criado depois em OK; O diretrio criado aparecer na rea de Trabalho.

Manipulando os Arquivos
Sabemos que arquivos so registros armazenados no computador, organizados por um gerenciador. Agora vamos ver como trabalhar com essas informaes.

Copiar o Arquivo:
Muitas vezes ser necessrio copiar um arquivo de um diretrio para outro. Voc usar o boto direito do mouse: Clique sobre o cone do arquivo, com o boto direito do mouse. Aparecer uma janela com as operaes disponveis. Clique em copiar.

Colar o arquivo:
Clique no diretrio de destino;
Clique com o boto direito do mouse na rea de arquivos do diretrio de destino. Na janela de operaes, clique em Colar.

Renomear Arquivo:
Se voc quiser renomear um arquivo, basta usar mais uma vez o menu de operaes que se abre com o boto direito do mouse. No menu de operaes, clique em Renomear.

O nome do arquivo aparecer marcado.


Digite o novo nome sobre o anterior.

Tecle Enter no teclado.

Encerrando a Sesso:
Clique no boto INICIAR > FECHAR SESSO. (Aparecer uma uma janela com 5 opes, clique na opo DESLIGAR, e em seguida o seu computador se desligar de forma correta.)

Muito Obrigado pela presena de todos !!!!!!!!

Anda mungkin juga menyukai