Anda di halaman 1dari 24

NAVEGAO EM GUAS RESTRITAS

Ref.: BRIDGE TEAM MANAGEMENT - Captain A J Swift FNI; e NAVEGAO: A CINCIA E A ARTE Miguens, vol. I, cap. 7.
1

CONCEITO DE NAVEGAO DE SEGURANA


Emprego de linhas de posio (LDP) como limite de segurana para garantir que o navio passar safo de perigos mesmo sem se ter a posio perfeitamente determinada. comumente praticada em navegao costeira e, principalmente, na navegao em guas restritas.
2

"ILUMINAR" A CARTA
Consiste em marcar na carta os limites das reas perigosas. Essas reas variam de navio para navio, dependendo do calado, comprimento, boca e caractersticas de manobra (dados tticos nos navios de guerra).
Dois critrios: critrio das profundidades e critrio da distncia ao perigo mais prximo.
3

CRITRIO DAS PROFUNDIDADES

linhas de contorno de perigo correspondentes a isobatimtrica de 6 m.

CRITRIO DA DISTNCIA AO PERIGO MAIS PRXIMO

distncia como LDP de segurana

LDP DE SEGURANA

ALINHAMENTO; MARCAO DE PERIGO OU MARCAO DE SEGURANA; DISTNCIA DE PERIGO; NGULO VERTICAL DE SEGURANA; NGULO HORIZONTAL DE SEGURANA; LINHAS DE SONDAGEM.
6

alto fundo

distncia de perigo casco soobrado

alto fundo

GERNCIA DE PASSADIO
O que significa Gerncia de Passadio?
Significa estar preparado para prevenir acidentes e incidentes tais como: coliso, encalhe e derramamento de leo; com o correto uso dos recursos de passadio, melhorando as comunicaes interna e externa e estando preparado para situaes de risco.
8

Os requisitos bsicos de uma boa equipe de passadio so: Uma equipe de passadio preparada para conduzir as funes bsicas de um passadio, que so: navegao, manobra (evitar colises e encalhes) e comunicaes; Uma equipe de pasadio bem estruturada em boas condies operacionais, preparada para navegao em guas restritas, baixa visibilidade e concentrao de trfego ; Uma clara diviso de tarefas e de responsabilidades entre os membros da equipe; Instrues claras e precisas para comunicaes internas e externas; Conhecer os procedimentos para trabalhar e interagir com Prtico a bordo; e Um Plano de Viagem adequado, correto e o mais completo possvel.

CADEIA DE ERROS

O que tm em comum a derrocada da Enron, o escndalo Watergate, o acidente nuclear de Three Mile Island, os acidentes da TAM, em So Paulo, e da GOL, sobre a Amaznia, o desastre com o petroleiro Exxon Valdez, no Alaska ou o navio Prestige, na baa de Biscaia, e a maior parte de outros tipos de desastres? Resumidamente, seria quase impossvel que essas coisas acontecessem se no houvesse uma seqncia sria de erros no detectada.
10

RAZES DE ACIDENTES
PERCENTAGEM DE ACIDENTES

Falha Humana Outras causas

11

FALHAS DO COMPORTAMENTO HUMANO QUE PERMITEM A OCORRNCIA DE ERROS


AO DO HOMEM; INAO; E M AVALIAO DA SITUAO.

12

RISCO MARTIMO

O conceito de risco no mundo martimo est ligado freqncia de acidentes e suas conseqncias. Com respeito segurana da vida no mar por exemplo, as conseqncias de um acidente sero medidas pelo nmero de vtimas e o risco vida ser dado por Risco = fa . Nc onde: fa a freqncia de um acidente Nc o nmero de vtimas
13

MTODOS DE REDUO DE RISCOS PIANC item 7.1.3

Vessel Traffic Service (VTS) Limites Operacionais - UKC Regras de Operao - NPCP Auxlios Navegao GPS, DGPS, AIS Esquemas de Separao de Trfego

14

Esquema de Separao De Trfego

15

VESSEL TRAFFIC SYSTEM

Propsito: Prover monitoramento e sistema de alerta em guas restritas a fim de evitar acidentes como encalhes e colises Tipos: Vigiado e sem vigilncia. Consiste de um sistema com um ou mais sensores (radar/arpa, AIS) baseados em terra aonde a manobra e a navegao do navio so monitorada
16

REGRAS OPERACIONAIS E LIMITES DE OPERAO

REGULAMENTAO APROPRIADA REGRAS BEM ESTABECIDAS E COMPREENDIDAS TREINAMENTO EXPERINCIA ATITUDE E CONDUTA DE PASSADIO

17

O QUE DEVE SER EVITADO

COMANDANTES/ EQUIPE DE PASSADIO X PRTICOS DEVEM MELHORAR A TROCA DE INFORMAES ENTRE ELES. ALGUNS COMTES DEIXAM A NAVEGAO TOTALMENTE NAS MOS DOS PRTICOS. A EQUIPE DO PASSADIO DEVE EFETUAR UM MONITORAMENTO CONSTANTE DA NAVEGAO E MANOBRA DO NAVIO. OBTER ATITUDE E CONDUTA NO PASSADIO TANTO DO PRTICO QUANTO DO COMANDANTE E DA EQUIPE DE PASSADIO. ALGUNS PRTICOS, PREOCUPADOS COM A CONDUO DO NAVIO, NO ENCONTRAM TEMPO PARA MOSTRAR EQUIPE DE PASSADIO O QUE EST FAZENDO.

18

RESPONSABILIDADES COMANDANTE E PRTICO

A responsabilidade do Comandante, com respeito aos acidentes e fatos de navegao total e isolada, no cabendo qualquer outra exegese para os diversos dispositivos legais pertinentes. O Comandante, pode-se sintetizar, o chefe geral do navio e por isso responde.

O Comandante tem como auxiliar na navegao o Prtico, que o aconselha sobre a derrota e a manobra; , entretanto, o nico responsvel pelo governo do navio, sendo que sua autoridade nunca se sub-roga do Prtico.

19

ESQUEMA DE SEPARAO DE TRFEGO


Esquemas de Separao de Trfego diminuem os riscos pela segregao do trfego em faixas de navios, todos se movendo na mesma direo com uma zona de separao de trfego entre as faixas. Pode tambm haver zonas de trfego costeiro para pequenas embarcaes que no utilizam as faixas de trfego principais. O cruzamento do TSS feito sob uma srie de regras rigorosas e sempre em pontos de cruzamento conhecidos.
20

RESPONSABILIDADE DO COMANDANTE

O Comandante a bordo de seu navio exerce funes de direito pblico e privado, sendo estas ltimas subdivididas em funes comerciais, administrativas e nuticas. As funes de ordem pblica so impostas ao Comandante pela Lei n 9.537/97, repetem as j atribudas em regulamentos anteriores e fazem desse profissional uma espcie de prefeito, juiz, tabelio e delegado de uma pequena cidade chamada navio. As funes de direito privado abrangem a gesto comercial, administrativa e nutica. Na gesto comercial compete ao Comandante cumprir e fazer cumprir as obrigaes contidas nos contratos de fretamento e de transporte, bem como zelar pela integridade da carga, mantendo o navio sempre pronto e em condies de navegabilidade, a fim de faz-lo chegar seguro a seu destino com a carga em boas condies de utilizao.

21

RESPONSABILIDADE DO PRTICO A BORDO

A praticagem, conforme definida em lei, atividade essencial de interesse pblico, no havendo qualquer possibilidade de no utilizao por parte dos armadores, nem tampouco de sua no prestao por parte dos prticos. Portanto, a relao no nasce da vontade das partes, mas, sim, por imposio legal, nos moldes do artigo 15 da Lei de Segurana do Trfego Aquavirio.. O Prtico no pode recusar-se prestao de servio de praticagem sob pena de suspenso do certificado de habilitao ou, em caso de reincidncia, cancelamento deste. A presena do Prtico a bordo jamais desobriga o Comandante e a equipe de passadio (tripulantes de servio) de seus deveres e obrigaes para com a segurana do navio, devendo as aes do Prtico ser monitoradas todo o tempo.

22

O QUE FAZER ?

A EQUIPE DE PASSADIO DEVE ACOMPANHAR DETALHADAMENTE OS MOVIMENTOS E NAVEGAO DO NAVIO NA REA. O PRTICO DEVE ESTAR BEM CONSCIENTE DAS CARACTERSTICAS DO NAVIO
23

Plano de Viagem

COLETA DE INFORMAES PUBLICAES:


Roteiro, Cartas nuticas, Tbua de Mars, Lista de Auxlios Rdio, Lista de Faris, Aviso aos Navegantes.

OUTRAS INFORMAES:
Dados tticos do navio e condies de carga. Informaes pessoais, especialmente de viagens anteriores.

24

Anda mungkin juga menyukai