Anda di halaman 1dari 40

Universidade Federal do Piau Centro de Cincias Agrrias Departamento: Fitotecnia Disciplina: Agricultura Especial I Prof.

: Francisco de Alcntara

PRAGAS E DOENAS DO AMENDOIM


COMPONENTES: LAYSE ANDRADE FERREIRA THAYSE ANDRADE FERREIRA

OUTUBRO/2013

Introduo

O Amendoim uma planta dicotilednea, da famlia Leguminosae, subfamlia Papilonoideae, gnero Arachis. As espcies mais importantes do gnero so A. hypogaea L., A. prostrata Benth e A. nhambiquarae Hoehne. As variedades cultivadas pertencem primeira espcie. O amendoim (cientificamente, Arachis hypogaea L.) uma leguminosa com processo especial de frutificao, denominado geocarpia, em que uma flor area, aps ser fecundada, produz um fruto subterrneo.

Pragas

Vrios so os insetos e caros que ocorrem durante o ciclo fenolgico da cultura, atacando tanto a parte subterrnea quanto a parte area da planta. Entretanto, nem sempre a ocorrncia destes organismos na cultura representa um risco sua produtividade, dependendo principalmente do nvel populacional da praga e dos danos provocados.

Pragas de solo

Larva alfinete (Diabrotica speciosa) (Germar, 1824) (Coleoptera: Chrysomelidae). As larvas so de colorao branca-leitosa e de formato afilado. A larva perfura as vagens ainda no completamente formadas, alm de facilitar a penetrao de patgenos. O adulto alimenta-se do limbo foliar, provocando perfuraes circulares.

Pragas de solo

Larva alfinete

Adulto da larva alfinete (vaquinha).

Pragas de solo

Lagarta rosca (Agrotis ipsilon) (Hufnagel, 1767) (Lepidoptera: Noctuidae). A colorao da lagarta varia de cinza-escuro a verde-escuro, tem o hbito de quando tocada enrolar-se rapidamente. O adulto uma mariposa de colorao marrom. Esta praga corta o coleto da planta em nvel de solo. O ataque intenso reduz significativamente o estande de plantas.

Pragas de solo

Pragas de solo

Lagarta elasmo (Elasmopalpus lignosellus) (Zeller, 1848) (Lepidoptera: Pyralidae), considerada uma das mais severas pragas para o amendoinzeiro. A lagarta apresenta listras transversais e colorao verde-azulada e produz uma teia caracterstica .

Os adultos apresentam colorao pardoavermelhada, pardo-escuro a cinza. Este inseto pode atacar os ginforos e as vagens . Alm do dano direto, sua injria facilita a penetrao de patgenos.

Pragas de solo

Teia produzida pela lagarta elasmo.

Injrias da lagarta elasmo.

Pragas de solo

Percevejo-castanho (Scaptocoris castanea) (Perty, 1830) e percevejo-preto (Cyrtonemus mirabilis) (Hemiptera: Cydnidade). As formas jovens e adultas aderem-se s razes sugando a seiva, enfraquecendo a planta, podendo causar a morte das plantas. Uma caracterstica que denuncia a presena deste insetos no campo o forte cheiro exalado quando o solo revolvido para plantio.

Pragas de solo

Adulto do percevejo castanho.

Adulto do percevejo preto.

Pragas da parte area:

Tripes-dos-fololos (Enneothrips flavens) (Moulton, 1941) e Tripes-do-prateamento (Caliothrips brasiliensis) (Morgan, 1929) (Thysanoptera: Thripidae). Estes insetos so de tamanho bastante reduzido, com asas franjadas. Perfuram as clulas vegetais e sugam a seiva exsudada, geralmente preferem alimentar-se das folhas do ponteiro, provocando seu enrolamento, onde tambm ovipositam. Os fololos atacados apresentam estrias e deformaes.

Pragas da parte area:

Pragas da parte area:

Cigarrinha verde (Empoasca kraemeri) (Ross & Moore, 1957) (Hemiptera: Cicadellidae). De colorao verde tem como caracterstica locomover-se lateralmente; Durante a alimentao introduzem seu aparelho bucal nos vasos de seiva da planta sugando-a, deixando as folhas com as bordas voltadas para baixo e ligeiramente amareladas.

Pragas da parte area:

Ninfa de cigarrinha

Pragas da parte area:

Gafanhoto do Nordeste (Schistocerca pallens) (Thrunberg, 1815) (Orthoptera: Acrididae), as ninfas so de colorao verde e medida que mudam de nstar escurecem, at atingirem a cor acinzentada quando adulto. Esta praga remove grandes quantidades de rea foliar, deixando a planta completamente desfolhadas.

Pragas da parte area:

Pragas da parte area:

Lagarta-do-pescoo-vermelho (Stegasta bosquella, Chambers, 1975) (Lepidoptera: Gelechiidae), esta lagarta apresenta como caracterstica marcante a colorao avermelhada nos dois primeiros seguimentos torcicos . Se alimentam dos fololos jovens, ocasionando perfuraes simtricas. Seu ataque ocasiona reduo no desenvolvimento das plantas em funo das gemas serem danificadas.

Pragas da parte area:

Pragas de armazm:

Traa das vargens (Corcyra cephalonica) (Stainton, 1865) (Lepidoptera: Pyralidae), o adulto uma pequena mariposa de colorao cinza nas asas anteriores. As lagartas so de colorao branco-prola. No caso desta praga apenas a forma jovem causa injria. Os insetos atacam os gros defeituosos sobre os quais abrem uma galeria. Em gros inteiros atacam a regio do embrio. A lagarta ainda pode penetrar no fruto.

Pragas de armazm:

Controle

Algumas tticas recomendadas:

de

controle

de

pragas

tm

sido

Uniformidade da poca do plantio, rotao cultural, destruio dos restos culturais, uso de variedades resistentes, arranquio das plantas - soca e o controle qumico.

Doenas

Reduo de 10 a mais de 50% da produo de vagens

Fases de:
Plantio;

Desenvolvimento da cultura;

Ps colheita
aflatoxina

DOENAS CAUSADAS POR FUNGOS DO SOLO

Sementes e plntulas Rhizoctonia solani patgeno polfago Rhizoctoniose Aspergillus niger Saprfito Podrido do colo Pr-emergncia falhas na germinao pela destruio de sementes e embries em desenvolvimento Ps-emergncia tombamento

Presena em sementes e no colo da plntula

Murcha de Sclerotium

Normalmente perdas no ultrapassam 25%; Superiores a 80%, quando em condies de monocultivo; Sclerotium rolfsii patgeno polfago; Apodrecimento tombamento e murchamento Parasita necrotrfico Produo de cido oxlico

Presena de miclios, que que do origem aos esclerdios, que em condies favorveis germinam dando origem aos apotcios.

Doenas da parte area

Principais: Manchas castanhas Manchas pretas Mancha barrenta Verrugose

Cercosporioses

Mancha castanha

Cercospora arachidicola
Produo local de espros fonte de inculo Esporulaes na face adaxial dos fololos rotao de cultura eliminao de restos de culturas

Prticas:

incio do florescimento Perdas de at 50%, decorrentes de desfolhas precoces

Manchas necrticas, circulares e irregulares

Colorao mais clara, halo amarelada mais ntido e dimetro maior, que a mancha preta

Mancha preta

Cercosporidium personatum
esporulao abundante na face abaxial dos fololos Aumento de intensidade mais rpido e severo

Desfolha das plantas

Perda em torno de 50%.

Rotao de culturas, eliminao de partes vegetativas aps o cultivo

com leses mais escuras, bem definidas, pequeno halo amarelado

Mancha barrenta

Phoma arachidicola Sobrevivncia: restos de culturas, plantas voluntrias (miclio e condios). Disseminao condios Favorecimento alta umidade relativa do ar

Primeiro sintomas aos 4 dias aps a infeco


manchas pardas irregulares, formando grandes reas, os fololos afetados aparentam estar sujos de barro

Verrugose

fungo Sphaceloma arachidis O agente sobrevive de um ano para outro sementes deixadas durante a colheita ou em restos de culturas do ano anterior. mais comum quando ocorre ataque de insetos (tripes).

Controle

Ocorre deformao na planta, principalmente na haste e nervuras da folhas. Observando-se mais de perto,

percebe-se pequenas "verrugas" salientes.

Recomendaes de controle

Doenas de pr e ps emergncia Uso de sementes sadias Boa qualidade Plantio com profundidades adequadas Rotao de cultura Nveis de clcio adequado Tratamento qumico da semente com fungicida

Recomendaes de controle

Doenas da parte area Utilizao obrigatria de fungicidas, atentando: Escolha do fungicida clorotalonil e triazis Dosagem correta Boa cobertura foliar poca certa

Referncias

http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/A mendoim/CultivodoAmendoim/pragas.html

http://www.diadecampo.com.br/zpublisher/materias/Materia.as p?id=26625&secao=Agrotemas
http://www.infobibos.com/Artigos/2006_2/amendoim/Index.ht m http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/17725/1/D OC206.pdf

Anda mungkin juga menyukai