Anda di halaman 1dari 23

Internet Conceitos

A Internet uma gigantesca rede mundial de computadores espalhados por todo o planeta e interligados atravs de linhas comuns de telefone, linhas de comunicao privadas, cabos submarinos, canais de satlite e diversos outros meios de telecomunicao que tem como objetivo estabelecer a troca de informaes e servios; unindo usurios particulares, entidades de pesquisa, rgos culturais, institutos militares, bibliotecas e empresas de toda envergadura. Net, web, teia mundial, supervia ou megavia de informaes, todas essas palavras so sinnimos da palavra Internet.

TCP/IP (Transfer Control Protocol / Internet Protocol).

O IP (Internet Protocol) o responsvel por rotear e entregar os pacotes contendo as informaes que sero enviadas. O endereo IP contm um cabealho aonde esto indicados os endereos de redes e de hosts. Esse endereo representado por quatro bytes separados por pontos. Por exemplo: 200.202.36.251

WWW (World Wide Web)


(Do ingls world wide = mundial, de mbito mundial + web = rede, teia). A WWW - World Wide Web que em portugus quer dizer Teia de Alcance Mundial a designao pela qual ficou conhecida a rede mundial de computadores internet. um servio da Internet que permite o acesso a uma vasta quantidade de informaes e dados de forma fcil. A WWW ou simplesmente Web revolucionou a Internet por possibilitar a construo de pginas grficas, que podem conter fotos, animaes, trechos de vdeo e sons.

Protocolos
HTTP: sigla de HyperText Transfer Protocol que em portugus quer dizer:Protocolo de transferncia de Hipertexto. Este protocolo o conjunto de regras que permite a transferncia de informaes na Web. HTTPS: (HyperText Transfer Protocol secure), uma implementao do protocolo HTTP sobre uma camada SSL ou do TLS, essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos atravs de uma conexo criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente atravs de certificados digitais FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferncia de Arquivos), e uma forma bastante rpida e verstil de transferir arquivos (tambm conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na internet.

Link ou Hiperlink

Texto colorido e sublinhado ou elemento grfico em que o internauta clica para ir para uma pgina HTML na World Wide Web ou para uma pgina HTML em uma intranet. Resumidamente, links referem-se a atalhos para acessar outros endereos na Web ou a elos (pontes de ligao) entre documentos. Para saber quando h um link em uma pgina multimdia, basta posicionar o cursor do mouse sobre um elemento grfico ou uma palavra destacada com uma cor diferente do conjunto de texto o cursor do mouse muda para a forma de uma mozinha.

html
Abreviao de Hypertext Markup Language, em portugus: Linguagem de marcao para Hipertexto, a linguagem padro para escrever pginas de documentos Web. Voc tambm vai encontrar documentos hipertexto com a extenso htm. Outros tipos de arquivos disponveis na Internet so: txt (documentos comuns de textos); exe (programas); zip compactados); au, aiff, ram, mp3 e wav (som) e ainda mov e avi (vdeo).

Intranet/Extranet

Intranet:Rede local de computadores, circunscrita aos limites internos de uma instituio, na qual so utilizados os mesmos programas e protocolos de comunicao empregados na Internet. Extranet:Uma Extranet tambm pode ser vista como uma parte da empresa que extendida a usurios externos ("rede extra-empresa"), tais como representantes e clientes. Outro uso comum do termo Extranet se d na designao da "parte privada" de um site, onde somente "usurios registrados" podem navegar, previamente autenticados por sua senha (login).

Nome de Domnio

A identificao do pas como .br (para o Brasil), .fr (para a Frana), .us (para os Estados Unidos). Abaixo segue a lista de alguns domnios: com Indica que o Website uma organizao comercial; gov Indica que o Website uma organizao governamental; edu Indica que o Website uma organizao educacional. org Indica que o Website uma organizao; ind Indica que o Website uma organizao industrial net Indica que o Website uma organizao de redes mil Indica que o Website uma organizao militar

URL ou Endereo Eletrnico


Um URL ou endereo o caminho que leva o browser (navegador) at as pginas multimdia da Internet. Esse sistema de endereo tambm chamado de URL Uniform Resource Locator que em portugus significa localizador Uniforme de Recursos. As partes que constituem um endereo eletrnico da Web so separadas por pontos: Exemplo: http://www.uol.com.br.

Download e Upload
Download

nada mais que pegar para voc algo que est na Internet Upload em portugus significa carregar a transferncia de um arquivo do seu computador para outro computador.

Vrus & Cia.


Virus: infecta o arquivo. Worm ou vermes: Os vermes no precisam infectar arquivos legtimos do sistema. Eles instalam um sistema completo para o seu funcionamento. Trojans ou cavalos de Tria: permite a um estranho acessar o micro infectado ou coletar dados e envi-los pela Internet para um desconhecido, sem notificar o usurio.

Spyware consiste num programa automtico de computador, que recolhe informaes sobre o usurio, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informao a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento nem o seu consentimento. Diferem dos cavalos de Tria por no terem como objetivo que o sistema do usurio seja dominado, seja manipulado, por uma entidade externa, por um hacker. Adwares Os adwares so conhecidos por trazerem para a tela do usurio algum tipo de propaganda. Ransomwares so softwares maliciosos que, ao infectarem um computador, criptografam todo ou parte do contedo do disco rgido. Os responsveis pelo software exigem da vtima, um pagamento pelo "resgate" dos dados.

Pharming

- O que exatamente pharming? Pharming um novo nome para um tipo de ataque conhecido h anos, que consiste basicamente em modificar a relao que existe entre o nome de um site na Internet e seu respectivo servidor Web. A tcnica clssica chamada de envenenamento de cache DNS (DNS cache poisoning, em ingls). Neste ataque, um servidor de nomes (servidor DNS) comprometido, de tal forma que as requisies de acesso a um site feitas pelos usurios deste servidor sejam redirecionadas a outro endereo, sob controle dos atacantes.

- O que um servidor de nomes ou servidor DNS? Na Internet, um computador dotado de um software que traduz os nomes dos sites (domnios), da linguagem humana para nmeros (chamados de endereos IP, ou Internet Protocol), de forma que possam ser interpretados pelas outras mquinas da rede. DNS a sigla em ingls de Domain Name System, e se refere ao sistema de atribuio de nomes de domnios e endereos eletrnicos em redes de computadores.

Spam

SPAM: o envio de mensagens no solicitadas, em grande nmero, a destinatrios desconhecidos. SPAMMER: aquele que usa endereos de destinatrios desconhecidos para o envio de mensagens no solicitadas em grande nmero. H trs tipos de spammers: SPAM USER: aquele spammer que usa endereos de destinatrios desconhecidos para divulgar seus produtos e servios. E-MAIL DEALER: aquele spammer que vende listas de endereos alheios sem autorizao de seus proprietrios. SPAM DEALER: aquele spammer que usa suas listas de endereos e vende servios de spam para um spam user.

Negao de servio (Denial of Service)


Um ataque de negao de servio (tambm conhecido como DoS) uma tentativa em tornar os recursos de um sistema indisponveis para seus utilizadores. Alvos tpicos so servidores web, e o ataque tenta tornar as pginas hospedadas indisponveis na WWW. No trata-se de uma invaso de sistema e sim sua invalidao por sobrecarga. Os ataques de negao de servio so feitos geralmente de duas formas: Forar o sistema vtima a reinicializar ou consumir todos os seus recursos (como memria ou processamento por exemplo) de forma que ele no pode mais fornecer seu servio. Obstruir a mdia de comunicao entre os utilizadores e o sistema vtima de forma a no comunicarem-se adequadamente. Ataque distribudo Um ataque distribudo de negao de servio (tambm conhecido como DDoS, um acrnimo em ingls para Distributed Denial of Service. Um computador mestre pode ter sob sua responsabilidade at milhares de computadores. Repare que nestes casos, as tarefas de ataque de negao de servio so distribudas a um "exrcito" de mquinas escravizadas. Por isso denomina-se um ataque distribudo de negao de servio. Vrus conhecidos criados para a distribuio de rotinas de ataque de negao de servio incluem "Codered", "Slammer" e "MyPenis".

Backdoor
Backdoor (Porta dos fundos) um trecho de cdigo mal-intencionado que cria uma ou mais falhas de segurana para dar acesso ao sistema operacional pessoas no autorizadas. Esta falha de segurana criada anloga a uma porta dos fundos por onde a pessoa mal-intencionada pode entrar (invadir) o sistema. Backdoors podem ser inseridos propositalmente pelos criadores do sistema ou podem ser obra de terceiros, usando para isso um vrus, verme ou cavalo de tria. Em geral, quando nos referimos a um Backdoor, trata-se de um Backdoor que possa ser explorado atravs da internet, mas o termo pode ser usado de forma mais ampla para designar formas furtivas de se obter informaes privilegiadas em sistemas de todo tipo.

Keylogger
Keylogger (que significa registrador do teclado em ingls) um programa de computador cuja finalidade monitorar tudo o que digitado. Muitas vezes esses programas so utilizados com objetivos ilcitos, atravs de spywares, "trojan horses", entre outros. Alguns casos de phishing, assim como outros tipos de fraudes virtuais, se baseiam no uso de algum tipo de Keylogger, instalado no computador sem o conhecimento da vtima, que captura dados sensveis e os envia a um cracker, que posteriormente ir utiliz-los com finalidades fraudulentas. Existem softwares apropriados para se defender deste tipo de ameaa. sempre oportuno que todo computador conectado internet esteja protegido por um software "Anti-Spyware", um "Firewall" e um "Antivrus". Os Keylogger na maioria das vezes se infiltram no computador da vtima atravs de e-mails e links falsos. Geralmente, a pessoa s nota que o Keylogger foi instalado depois que o cracker responsvel pelo mesmo j tenha entrado no sistema atravs das senhas capturadas.

Screenlogger
Tipo de trojan que grava as pginas que o usurio visita e a rea em volta do clique do mouse e as envia pela Internet. Por isso so chamados de screenloggers (a palavra screen, em ingls, refere-se tela do computador). Com isso, o screenlogger permite que um intruso roube senhas e outras informaes privadas. Geralmente instala-se no sistema de modo furtivo e sua ao no percebida pelo dono do computador atacado.
Screenlogger

Correio Eletrnico
Webmail:

uma interface da World Wide Web que permite ao utilizador ler e escrever e-mail usando um navegador. Correio Local: Servio de e-mail que necessita de um software especifico para o gerenciamento das mensagens (Outlook, Outlook Express, Mozzila Thunderbird...)

Protocolos

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol): o protocolo padro para envio de e-mails atravs da Internet Post Office Protocol (POP3) um protocolo utilizado no acesso remoto a uma caixa de correio eletrnico. O POP3 est permite que todas as mensagens contidas numa caixa de correio eletrnico possam ser transferidas sequencialmente para um computador local. A, o utilizador pode ler as mensagens recebidas, apag-las, responder-lhes, armazena-las, etc. IMAP (Internet Message Access Protocol) um protocolo de gerenciamento de correio eletrnico superior em recursos ao POP3 - protocolo que a maioria dos provedores oferece aos seus assinantes. A ltima verso o IMAP4. O mais interessante que as mensagens ficam armazenadas no servidor e o internauta pode ter acesso a suas pastas e mensagens em qualquer computador, tanto por webmail como por cliente de correio eletrnico

Conexes:
Linha discada (dial up): um tipo de acesso Internet no qual uma pessoa usa um modem e uma linha telefnica para se ligar a um n de uma rede de computadores . Velocidade: 56Kbps (ADSL) Linha Digital Assimtrica para Assinante : uma tecnologia de comunicao de dados que permite uma transmisso de dados mais rpida atravs de linhas de telefone do que um modem convencional pode oferecer. Velocidade: de 128Kbps 20Mbps.

Algumas tecnologias

Wireless (sem fio): Permite a conexo entre diferentes pontos sem a necessidade do uso de cabos (nem de telefonia, nem de TV a cabo, nem de fibra tica), atravs da instalao de uma antena e de um rdio de transmisso.Wireless uma tecnologia capaz de unir computadores entre si devido as ondas de rdio, sem necessidade de utilizar cabos de conexo entre eles. Desta forma, pode-se navegar pela Internet desde o escritrio, um bar, um aeroporto, um parque, etc. Uma rede de rea sem fio (wireless local area network ? WLAN) uma rede de rea local (LAN) que utiliza ondas eletromagnticas ao invs de cabos.

VoIP (Voz sobre IP, telefonia IP, telefonia Internet, telefonia em banda larga e voz sobre banda larga): o roteamento de conversao humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmisso de voz mais um dos servios suportados pela rede de dados. Empresas que fornecem o servio de VoIP so geralmente chamadas provedoras, e os protocolos usados para transportar os sinais de voz em uma rede IP so geralmente chamados protocolos VoIP. Existe barateamento de custo devido ao uso de uma nica rede para carregar dados e voz, especialmente no qual os utilizadores j possuem uma rede com capacidade subutilizada, que pode transportar dados VoIP sem custo adicional. Chamadas de VoIP para VoIP no geral so gratuitas, enquanto chamadas VoIP para redes pblicas (PSTN) podem ter custo para o utilizador VoIP

Anda mungkin juga menyukai