Anda di halaman 1dari 10

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Tecnologia Rural e Animal-DTRA Fundamentos da Cincia do Solo Professor Fbio Aluna: Suzy

y Cleide Vieira Santos

Alumnio

Elemento Qumico

Smbolo: Al
Ponto de fuso: 660,3 C Configurao eletrnica: 3s2 3p1 Nmero atmico: 13 Massa atmica: 27u Famlia: 3A e 3 perodo Descobridor: Hans Christian Orsted Na temperatura ambiente slido, timo condutor de energia.

Introduo
O Al o metal mais abundante no solo e considerado o terceiro elemento qumico mais frequente na crosta terrestre, correspondendo aproximadamente 7,1% (Lindsay 1979), uma vez que a maior parte dos minerais primrios e secundrios das rochas formados pela ao do intemperismo so aluminosilicatos, que, quando decompostos pela gua carregada de gs carbnico, liberam o alumnio na forma trocvel (Al+). Trata-se de um elemento anftero que pode atuar como ction em meio cido e como nion em meio bsico, sendo o pH o principal fator que controla a sua disponibilidade no solo. (MALAVOLTA, 1980).

Localizao das concentraes de Alumnio

Funes do elemento na planta


O Al um elemento classificado como benfico para algumas plantas, estimulante para outras ou principalmente txico. Alguns autores afirmam que algumas plantas apresentaram maior desenvolvimento com concentraes adequadas de Al.

Sinais de toxicidade
Alteraes bioqumicas e fisiolgicas do alumnio nas plantas tm sido observadas por vrios autores e so elas: * Alterao da membrana celular da raiz

* Inibio da sntese de DNA e da diviso celular


* Inibio do alongamento celular * Alterao na absoro de nutrientes e no balano nutricional

* Efeito sobre a simbiose rizbio / leguminosa


Fisiologicamente, acredita-se que o Al+ causa impacto no metabolismo de fosfatos/nucleotdeos, na estrutura e funo das paredes das clulas, na membrana transportadora.

Outros sintomas da toxicidade do Al+3:


- Reduo da disponibilidade do fsforo e enxofre, pela formao de componentes Al-P e Al-S - Reduo da disponibilidade de outros nutrientes ctions. As razes apresentem teores mais altos de Al, apresentam engrossamento e amarelamento por isso o rgo mais prejudicado pela toxidez, d-se transporte a longa distancia, presumivelmente no xilema, visto que os rgos da parte area apresentam o elemento. .

Correo quanto a Toxidez


O Ca diminui a absoro e reduz o efeito txico do Al, diversos mecanismos podendo operar: diminuio na absoro; o aumento na concentrao externa do Ca faz aumentar a fora inica o que causaria mudana nas espcies inicas do Al diminuindo a proporo das mais txicas; o on acompanhante do Ca formaria complexos com o Al reduzindo a sua toxidez.

No entanto, a sua capacidade corretiva no ultrapassa as camadas superficiais, o que impossibilita o crescimento normal do sistema radicular dos vegetais, que precisam de um maior volume de solo para explorar, principalmente em profundidade, a fim de garantir a absoro de nutrientes e gua. Alm disso, a reduo na saturao de Al ao longo do perfil do solo, com a calagem, necessita de muito tempo, devido baixa solubilidade do calcrio.

Concluso
O alumnio, em solos cidos, um dos principais responsveis pela baixa produtividade das culturas, constituindo um fator limitante ao crescimento das plantas. O sintoma mais evidente dos nveis txicos de alumnio a reduo no crescimento radicular de plantas sensveis, o que impede a planta de obter gua e nutrientes em profundidade pelo seu enraizamento superficial.

Obrigada!!!!

Anda mungkin juga menyukai