Anda di halaman 1dari 11

Armand V.

Feigenbaum

INDICE

1.
2. 3. 4.

Fundamentao Terica. Metodologia de Feigenbaum para implantar a Qualidade. Custo de Qualidade.


Custos de preveno. Custos de reavaliao. Custos de falhas internas. Custos de falhas externas.

Teoria de DR. Armand Feigenbaum.

Armand V. Feigenbaum
Nascido em 1920. Foi Gerente de manufatura e control de qualidade a nvel mundial de General Electric por mais de 10 anos, presidente de General System Company en Massachusetts e director fundador da Academia Internacional de qualidade onde participa a Organizacion Europea para o control de qualidade a JUSE e a ASQC. Se reconhece a Feigenbaum trs grandes contribuies, e conceito de qualidade total que os japoneses denominaram como TQC, A promoco internacional de etica da qualidade e a clasificaco dos custos da qualidade. Em 1951 pblica o livro Control de qualidade: pricpios, prticas e administrao.

Fundamentao Terica.
Na atualidade, os compradores percebem mais claramente a qualidade dos diversos produtos que competem no mercado e compram de acordo ele. A qualidade o fator bsico na deciso do cliente em respeito a aquisio dos produtos e servios. A qualidade tem chegado a ser a nica fora de grande importncia que leva a o xito organizacional e a o crescimento da companhia em mercados nacionais e internacionais. Isto est demonstrado pelos importantes aumentos da entrada do mercado, por melhorias importantes na produtividade total, pela reduo significativa dos custos e por uma organizao competitiva mais forte. A qualidade em essncia uma forma de administrar a organizao. As peas certas da busca pelo xito na qualidade, se tem transformado em um assunto de grande interesse para a administrao de todo o mundo.

Metodologa de Feigenbaum para implantar la calidad.


O Dr. Feigenbaum prope um sistema que permite chegar a qualidade de um forma estruturada e administrada, no simplesmente por casualidade. Este sistema se chama Controle Total de Qualidade (TQC) e dirige os esforos de vrios grupos da organizao para integrar o desenvolvimento da manuteno e da superao da qualidade a fim de conseguir a satisfao total dos consumidores.

Este sistema est formado pelos seguintes pontos:


1. Polticas e objetivos de qualidade definidos e especficos. 2. Forte orientao para o cliente. 3. Todas as atividades necessrias para lograr estas polticas e objetivos de qualidade. 4. Integrao das atividades de toda a empresa. 5. Atribuies claras e pessoal para o logro da qualidade. 6. Atividade especfica de controle de provedores. 7. Identificao completa da equipe de qualidade. 8. Fluido definido e efetivo de informao, processamento e controle de qualidade. 9. Forte interesse na qualidade, tambm de motivao e treinamento positivo sobre a mesma em toda a organizao. 10. Custo de qualidade acompanhado de outras medies e padres de desempenho da qualidade. 11. Efetividade real das aes corretas. 12. Controle continuo do sistema, incluindo a alimentao da informao, assim como em anlise dos resultados em comparao com os padres presentes. 13. Auditoria peridica das atividades sistemticas.

Feigenbaum o criador do conceito controle total de qualidade, em que detm que a qualidade no s responsvel do departamento de produo, sendo que se espera de toda a empresa e todos os colaboradores para poder alcanar xito. Para assim construir a qualidade desde as etapas iniciais e no quando j est todo feito. Mantm que os mtodos individuais so parte de um programa de controle. Feigenbaum, afirma que a medida qualidade no significa melhor sendo o melhor servio preciso para o cliente, assim que a palavra controle que representa uma ferramenta da administrao e tem 4 passos:
1. 2. 3. 4.

Definir as caractersticas de qualidade que so importantes. Estabelecer padres. Atuar quando os padres se excederem. Melhorar os padres de qualidade. necessrio estabelecer controles muito eficazes para enfrentar os fatores que afetam a qualidade dos produtos:

1. 2. 3. 4.

Controle de novos projetos. Controle de recepo de materiais. Controle de produto. Estudos especiais de processo.

Custo de Qualidade.
Estes custos se podem definir como o que uma empresa necessita investir de certa forma para brindar a o cliente um produto de qualidade. De acordo com sua origem se divida em:

Custos de preveno.
So aqueles incorridos para evitar falhas e os custos que estas podem originar, prevenir mais custos. E se manejam conceitos como: custos de planejamento,treinamento, reviso de novos produtos, reportes de qualidade, investimentos em proveito de melhora, entre outros.

Custos de reavaliao.
Estas so realizadas para medir as condies do produto em todas as fases de produo. Alguns conceitos so considerados como matrias-primas de inspeo, de reavaliao do inventrio, inspeo e testes de processo e de produto.

Custos de falha interna.


So gerados durante a operao, mesmo antes que o produto enviado, por exemplo, sucata, retrabalho, testes, falhas de equipamentos, e as perdas de rendimento.

Custos de falha externa.


Estes so os custos que so gerados aps que o produto foi enviado, reclamaes de ajuste de preos, por exemplo, devolues de produtos, descontos e encargos de garantia.

Teria do DR. Armand Feigenbaum.


O Dr. Armand V. Feigenbaum fundador da teria de Controle Total da Qualidade um enfoque para administrar o xito dos negcios, a qual ha influenciado profundamente a competncia nos mercados nacionais e internacionais nos Estados Unidos da America, Japo e ao redor do mundo. presidente da General Systems Company, Inc, a qual projeta e instala sistemas operacionais integrados para empresas, internacionais tambm presidente fundador da Internacional Academy For Quality Control. Ao tomar suas decises de comprar oito de cada dez consumidores e compradores industriais estima que a qualidade to importante quanto parece. Durante esse mesmo tempo, os japoneses descobriram a filosofia da qualidade em Armand Feigenbaum a travs, de contato com as companhias Hitachi y Toshiba tiveram com a General Electric, em que foi responsvel da qualidade. A filosofia de Feigenbaum serviu de base para este modelo de administrao japons. Se considera que so quatro os elementos principais : O envolvimento de todas as funes (e no s das monofaturas) nas atividades de qualidade. A participao dos empenhados em todos os nveis com estas atividades da qualidade propsito de melhorar continuamente; E a ateno cuidadosa da definio de qualidade desde o ponto de vista do consumidor. O principal elemento, isto , o envolvimento de todas as funes foi uma ideia tomada diretamente de Feigenbaum. Faz de maneira que sejas tu admirado e no o que te pertence. Juvenal

O envolvimento de todos os empenhados uma modalidade tipicamente japonesa, que se vincula com os crculos de controle de qualidade e com os esforos feitos por JUSE para difundir os conceitos de controle de qualidade a travs de una educao e treinamento em massa. O terceiro elemento a filosofia do melhoramento continuo, melhoramento que produz resultados incalculveis a largo prazo. O quarto elemento, isto , a orientao bsica ao consumidor, os japoneses aprenderam as primeiras conferencias de Deming; contudo, eles tem desenvolvidos tcnicas mais completas para fazer realidade esta orientao fazia o consumidor, estabelecer metas e estratgias de melhoramento. Sua visita resultou sumariamente proveitosa. O Dr. Ishikawa a considera como uma inverso definitiva para que os executivos japoneses compreenderam o novo sistema de administrao que era necessrio adaptar para poder pr em prtica o controle estatstico. A responsabilidade acrescenta o respeito que um sente por si mesmo. Lea Thompson

Anda mungkin juga menyukai