Anda di halaman 1dari 52

PROFESSOR: TR.

Deosdete Favacho CRTR 04106T

Incidncia

um termo de posicionamento que descreve a direo ou trajetria do RC da fonte de raios X quando estes atravessam o paciente, projetando uma imagem no filme.

Em posio vertical, braos aduzidos (para baixo), palmas para a frente, cabea e ps virados exatamente para a frente. Essa posio corporal especfica usada como referncia para outros termos de posicionamento. Observao: Quando se referir a uma parte especfica do corpo em relao a outras partes, o tcnico sempre precisa pensar na pessoa em posio ortosttica e anatmica, mesmo quando for descrever as partes de um paciente que est deitado; caso contrrio, pode ocorrer confuso ao realizar a descrio. Exame das radiografias: Uma regra geral para se estudar uma radiografia exibi-Ia de forma que o paciente fique de frente para o observador, com o paciente em posio anatmica.

a incidncia do RC de trs para a frente. A combinao desses dois termos, posterior e anterior, em uma nica palavra abreviada como PA. O RC penetra na superfcie posterior e sai na superfcie anterior (incidncia em PA). Obtm-se uma PA verdadeira quando no h rotao intencional precisando o RC estar perpendicular ao plano coronal do corpo e paralelo ao plano sagital, a menos que algum termo que qualifique como oblqua ou em rotao seja usado para indicarem contrrio.

uma incidncia do RC de frente para trs, o oposto de PA.

A combinao desses dois termos, anterior e posterior, em uma nica palavra descreve a direo do RC, que penetra na superfcie anterior e sai pela superfcie posterior (incidncia em AP). Obtm-se uma AP verdadeira quando no h rotao intencional, a menos que algum termo que qualifique seja tambm usado indicando que seja uma incidncia oblqua.

uma incidncia em AP ou em PA dos membros superiores ou inferiores que seja oblqua ou rodada, no sendo uma AP ou PA verdadeira. Por esse motivo, preciso haver um adjetivo indicando para que lado est rodada, como rotao medial ou lateral (de AP ou PA, conforme a posio anatmica).

Uma incidncia lateral descrita segundo a trajetria do RC. Dois exemplos so as incidncias mdio-lateral do tornozelo e ltero-medial do punho. A determinao do lado medial ou lateral novamente baseada na posio anatmica do paciente.

Em radiologia, o termo posio usado de duas formas, a primeira como uma posio geral do corpo, como descrito a seguir, e a segunda como uma posio especfica do corpo.

As posies gerais do corpo mais comumente usadas em radiologia so:

Decbito dorsal Deitado de costas, com a face anterior do corpo para cima

Deitado de frente, com a face anterior do corpo para baixo (a cabea pode estar virada para um lado)

Uma posio de decbito na qual a cabea fica em um nvel mais baixo do que os ps

uma posio de decbito oblquo em que o paciente se deita sobre o lado anterior esquerdo com a perna esquerda esticada e o joelho direito parcialmente flertido. A posio de Sim modificada usada para a insero de um tubo retaI para enema baritado.

uma posio de decbito em que o corpo inclinado de forma que a cabea esteja em um nvel superior ao dos ps.

uma posio de decbito dorsal na qual os joelhos e o quadril ficam flertidos e a coxa abduzida e rodada externamente, apoiada pelo suporte para os tornozelos.

Alm das posies gerais do corpo, a segunda parte do assunto posio usada em radiologia em referncia a algumas posies especficas do corpo descritas pela parte do corpo restrita ao filme (oblquas e laterais) ou pela superfcie onde o paciente est deitado (decbito).

Refere-se ao lado, ou viso lateral, so as posies laterais especficas como a parte restrita ao filme, ou parte do corpo onde o RC incide. Uma posio lateral verdadeira estar sempre a 90 ou perpendicular ou em ngulo reto verdadeira incidncia AP ou PA. Se no for uma lateral verdadeira, ser uma posio oblqua.

uma posio angulada em que nem o plano sagital nem o plano Coronal do corpo so perpendiculares ou em ngulo reto com o filme. As posies oblquas do trax, abdome ou pelve so descritas pela parte restrita ao filme, ou parte do corpo onde o RC incide.

Descreve uma posio oblqua especfica em que o aspecto Posterior esquerdo ou direito do corpo restrito ao filme. O feixe de raios X sai na face direita ou esquerda do corpo Observao: Essas tambm poderiam ser denominadas incidncias oblquas AP porque o RC penetra na superfcie anterior e sai posteriormente. Isso, entretanto,no uma descrio completa e tambm exige uma discriminao especfica da posio, como posio OPO ou OPE. Por esse motivo, ao longo do livro, as oblquas sero referidas como posies e no como incidncias. Todavia, as oblquas de membros inferiores e superiores so corretamente descritas como oblquas AP ou PA, mas precisam de uma descrio adicional como rotao medial ou lateral.

Referem-se quelas posies oblquas em que o aspecto anterior direito ou esquerdo do corpo restrito ao filme e pode ser na posio ereta ou nas posies gerais de decbito. Observao: Essas tambm podem ser descritas como incidncias oblquas em PA se uma especificao da posio for adicionada, como posio em OAD ou OAE.

A palavra decbito significa literalmente "deitado", ou a posio presumida como estando deitado. Essa posio do corpo, que significa aparado em uma superfcie horizontal, designada segundo a superfcie onde o corpo se encontra deitado.

Isso portanto refere-se ao paciente deitado em uma das seguintes superfcies do corpo: costas (dorsal), frente (ventral) ou lado (lateral esquerda ou direita).

Nessa posio, o paciente deita-se de lado e a fonte de raios X posicionada horizontalmente de anterior para posterior (AP) ou de posterior para anterior (PA). A posio AP ou PA entre parnteses importante como especificao do termo para denotar a direo do RC. Essa posio serve tanto para o decbito lateral esquerdo como para o decbito lateral direito. Isso designado de acordo com o lado dependente (o lado na posio inferior). Observao: Isso semelhante posio de decbito lateral, exceto pela fonte emissora de raios X, que direcionada horizontalmente, tornando-a uma posio de decbito lateral (incidncia AP ou PA).

Nessa posio, o paciente est deitado de costas sobre uma superfcie com o feixe de raios X direcionado horizontalmente, saindo do corpo do lado mais prximo do filme. A posio denominada de acordo com a superfcie sobre a qual o paciente est deitado (dorsal ou ventral) e pelo lado mais prximo do filme (direito ou esquerdo). Observao: semelhante posio de decbito dorsal, exceto pelo fato de que o feixe de raios X est direcionado horizontalmente e sai pelo lado do corpo, indicando que essa uma posio lateral de decbito dorsal.

Nessa posio, o paciente est deitado na superfcie ventral (anterior),com os raios X direcionados horizontalmente, saindo do lado mais prximo ao filme. A posio designada de acordo com a superfcie na qual o paciente est deitado (ventral ou dorsal) e com o lado mais prximo ao filme (direito ou esquerdo).

A seguir veremos alguns termos adicionais comumente usados para descrever incidncias. Esses termos, como mostram suas definies, tambm se referem trajetria ou incidncia do RC e so portanto incidncias, em vez de posies.

O termo axial refere-se ao eixo longo de uma estrutura ou parte(em torno da qual o corpo gira ou disposto). O termo spero-inferior ou cefalo-caudal descreve uma posio axial verdadeira em que o RC direcionado ao longo do eixo axial ou linha central do corpo humano da cabea (superior ou ceflica) aos ps (inferior ou caudal). Aplicao especial - Axial AP ou PA: No posicionamento radiogrfico, o termo axial usado para descrever qualquer ngulo do RC maior que 10 graus ao longo do eixo longitudinal do corpo. O termo semi-axial descreve mais precisamente qualquer ngulo ao longo do eixo que no seja verdadeiramente ao longo ou paralelo do eixo longitudinal.

As incidncias infero-superiores so freqentemente feitas para os ombros e o quadril, onde o RC penetra abaixo ou inferiormente e sai acima ou superiormente. O contrrio a isso a incidncia speroinferior, como na incidncia especial para os ossos nasais.

Significa tocando a curva ou a superfcie em apenas um ponto. Esse termo especial de incidncia usado para descrever a incidncia que simplesmente toca uma parte do corpo para projet-Ia em seu perfil e distante de outras estruturas do corpo: Exemplos: A seguir, temos trs exemplos ou aplicaes do termo incidncia tangencial como definido acima:Incidncia do arco zigomtico. Incidncia para trauma de crnio a fim de demonstrar uma fratura depressiva. Incidncia especial da patela.

uma incidncia lateral atravs do trax, que requer um termo especfico de posicionamento (posio lateral direita ou esquerda) para se indicar qual o ombro. Observao: Essa uma adaptao especial do termo incidncia, significando que o RC passa atravs do trax mesmo que no seja includa a sua entrada nem seu local de sada. Na prtica, uma incidncia lateral de ombro comum e referida como lateral transtorcica de ombro direito ou esquerdo.

Esses so termos secundrios para as incidncias AP e PA do p. Dorsoplantar (DP) descreve a via do RC da superfcie dorsal(anterior) para a superfcie plantar (posterior) do p. A incidncia plantodorsal especial para o osso do calcanhar (calcneo) chamada de incidncia planto-dorsal axial (PD) porque o RC angulado penetra a superfcie plantar do p e sai pela superfcie dorsal. Observao: Lembre-se, o termo dorso para o p refere-se superfcie anterior.

Para a incidncia parieto acantial, o RC penetra pelo osso parietal do crnio e sai no acntio (juno entre o nariz e o lbio superior). O RC em direo oposta descreve a incidncia acantioparietal. Tais incidncias para os ossos da face so tambm
conhecidas como PA de Waters e PA de Waters reversa.

Essas incidncias so para o crnio e para a mandbula. Para a incidncia submentovrtice (SMV), o RC penetra abaixo do queixo ou mento e sai pelo vrtice ou topo do crnio. A incidncia vrtice submentoniana (VSM) oposta ltima e menos comum, entrando pelo topo do crnio e saindo abaixo da mandbula.

A seguir, foram emparelhados termos de posicionamento e/ou anatmicos descrevendo as relaes das partes do corpo com seus significados opostos.

Em direo versus distante do centro, ou do plano mediano. Na posio anatmica, o aspecto medial de qualquer parte do corpo parte "de dentro" mais prxima ao plano mediano e a parte lateral a mais distante do plano mediano ou linha mdia do corpo. Exemplos: Na posio anatmica, o polegar est no aspecto lateral da mo. A parte lateral do abdome e do trax distante do plano mediano.

O proximal est prximo da origem ou do incio, e distal est distante do mesmo. Em relao aos membros superiores e inferiores, proximal e distal devem significar as partes mais prximas ou distantes do tronco, da origem ou incio do membro. Exemplos: O cotovelo proximal ao punho. A articulao do dedo mais prxima palma chamada de articulao interfalangiana proximal (IFP), e a articulao prxima da parte final do dedo chamada de articulao interfalangiana distal (lFD).

Ceflico significa em direo, enquanto caudal significa distante da cabea. O ngulo ceflico qualquer ngulo em direo cabea. O ngulo caudado qualquer ngulo em direo aos ps ou distante da cabea. (Caudal ou caudado deriva de cauda, que literalmente significa "rabo".) Na anatomia humana, os termos ceflico e caudado tambm podem ser descritos como superior (em direo cabea) e inferior (em direo aos ps). Observao: Conforme mostrado nas ilustraes, esses termos so corretamente empregados para descrever a direo do RC para todas as incidncias axiais ao longo de toda a extenso do corpo, no apenas incidncias da cabea.

Anda mungkin juga menyukai