Anda di halaman 1dari 104

MINISTRIO DA EDUCAO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU CENTRO DE CINCIAS AGRRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

APOSTILA ZOOTECNIA GERAL

Hildeanne Rodrigues Medicina Veterinria

Teresina
Falar dos frutos sem lembrar as flores fazer a histria sem viv-la A. A. Alves

2009 MINISTRIO DA E UNIVERSIDADE FE CENTRO DE CIN DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

DISCIPLINA: 603.250 - Zootecnia Geral PROFESSOR: Dr. Arnaud Azevdo Alves TPICO: INTRODUO ZOOTECNIA

1. EVOLUO DA ZOOTECNIA COMO ARTE E COMO CINCIA

1.1 Zootecnia como arte


As evidncias acumuladas durante os ltimos anos indicam que a agricultura provavelmente teve suas origens no Oriente Mdio, embora, ao contrrio do que se supunha, no nos vales frteis da Mesopotmia, que se tornariam centros importantes da primitiva civilizao, mas sim nas regies montanhosas e semi-ridas prximas. Datas determinadas para foices de slex e moinhos de pedras l descobertos indicam que antes de 8.000 anos a.C. o homem provavelmente comeou a colher gros naturais e h provas de que, cerca de mil anos depois, j cultivava esses gros e possua animais domsticos (Heiser Jnior, 1977). Segundo Domingues (1981), uma das primeiras realizaes do homem primitivo foi criar animais, concomitante ao cultivo dos vegetais, quando deixou de ser nmade (caador e pescador) e se tornou sedentrio, passando a ser pastor e agricultor. Isto na idade da Pedra Polida, cerca de 7.000 anos a.C. Inicialmente, o homem criou animais para satisfazer seu totemismo (zoolatria), em seguida, com a indisponibilidade de alimentos espontneos prximos s aldeias, passou a utilizlos como alimento e, por ltimo, com os rigores climticos ou intempries, para proteo.

1.2 Zootecnia como cincia


A distino formal entre o cultivo de vegetais e a criao de animais se deu em 1844, quando o Conde Adrien de Gasparin publicou o livro "Cours d'Agriculture", separando definitivamente o estudo dos vegetais cultivados do dos animais criados pelo homem. O estudo do cultivo dos vegetais j era conhecido com o nome de Agricultura. Para o estudo da criao dos

animais domsticos, o autor props o termo Zootechnie, do grego: zoon = animal, e techn = arte. Em 1848, com a instalao do Instituto Agronmico de Versailles, em Paris, foi adotada a distino proposta pelo Conde Adrien de Gasparin e para o ensino terico da explorao dos animais domsticos foi estabelecida a Ctedra de Zootecnia. A Zootecnia como cincia surgiu em 1849, na Frana, com a aprovao de uma tese apresentada pelo naturalista Emile Baudement em concurso para a Ctedra de Zootecnia do Instituto Agronmico de Versailles, ao tornar-se o primeiro docente de Zootecnia. Nesta tese, foi estabelecido o princpio terico que consiste em considerar o animal domstico como uma mquina viva transformadora e valorizadora dos alimentos, constituindo-se no fundamento de todos os conhecimentos zootcnicos. Assim, constata-se que a arte de criar remota, enquanto a cincia de criar surgiu h um pouco mais de um sculo e meio. No sentido de melhor conhecimento da Zootecnia, recomenda-se recorrer ao vasto volume de fontes bibliogrficas, desde aquelas pioneiras, como os livros Introduo Zootecnia e Elementos de Zootecnia Tropical, de autoria do professor Octvio Domingues, grande responsvel pela consolidao da Zootecnia no Brasil, s mais atuais, que apresentam uma viso atualizada da evoluo da Zootecnia no Brasil, incluindo-se Ferreira e Pinto (2000), Fonseca (2001) e Miranda (2001), sendo recomendado ainda o conhecimento da Histria da Sociedade Brasileira de Zootecnia, segundo Peixoto (2001).

2. CONCEITOS, OBJETIVOS, CLASSIFICAO, IMPORTNCIA E RELAO DA ZOOTECNIA COM OUTRAS CINCIAS


Em 1929, o Professor Octavio Domingues definiu Zootecnia como a cincia aplicada que estuda e aperfeioa os meios de promover a adaptao econmica do animal ao ambiente criatrio e deste ambiente ao animal. A Zootecnia tem como objeto de estudo o animal domstico e visa o perfeito conhecimento deste e dos demais fatores envolvidos no seu processo produtivo, sempre visando alto grau de especializao. Com relao ao alto grau de especializao, o animal mais produtivo no o mais aperfeioado no sentido geral ou o mais especializado em determinada funo produtiva. A "mquina viva" mais perfeita, capaz de oferecer maior retorno econmico, aquela que est adaptada s condies de criao e explorao. Quando se busca alto grau de especializao em determinado animal, dois princpios devem ser considerados:

A especializao no deve acarretar desequilbrio fisiolgico no animal; O animal adaptado s condies de criao e explorao no deve sofrer comprometimento das caractersticas adaptativas.

Para fins didticos, a Zootecnia subdividida em Zootecnia Geral e Zootecnia Especial. Em Zootecnia Geral, os animais domsticos so considerados como seres vivos que evoluram e apresentam caractersticas de natureza tnica e zootcnica, influenciando-se por fatores ambientais de ordem natural ou artificial e que se reproduzem sujeitos s leis da hereditariedade, portanto, capazes de sofrer melhoramento gentico.

Em Zootecnia Especial, so estudados processos e regimes de criao, variveis com a finalidade da explorao e o destino dos produtos, com a qualidade dos animais a multiplicar, e com as potencialidades do ambiente criatrio. Assim, surge a Zootecnia de cada espcie domstica, cada uma com sua denominao particular: bovinocultura, equideocultura, bubalinocultura, ovinocultura, caprinocultura, suinocultura, apicultura, sericicultura, piscicultura, avicultura, etc., ou mesmo, daquelas que, embora no ainda consideradas domsticas, sejam exploradas racionalmente, como por exemplo, a ranicultura, ou criao de rs; a carcinicultura, ou criao de crustceos; a minhocultura, ou criao de minhocas, etc. A Zootecnia como cincia investiga, por meio da observao e da experimentao, os fenmenos biolgicos aos quais esto sujeitos os animais domsticos, em determinado ambiente natural ou artificial. Entretanto, no se trata de uma cincia pura, sendo dependente de outras cincias para desenvolver-se. Portanto, alm do conhecimento individual, proporcionado pela Anatomia e Fisiologia Animal, a Zootecnia se fundamenta em cincias auxiliares quando da adaptao, alimentao, melhoramento e sanidade animal, gerenciamento da produo e tecnologia de alimentos, destacando-se:

Na Adaptao: Climatologia (Zooclimatologia e Bioclimatologia), Etologia; Na Alimentao: Nutrio (Bromatologia), Forragicultura, Botnica, Bioqumica, Qumica e Edafologia; No Melhoramento Gentico Animal: Gentica, Estatstica, Bioestatstica, Matemtica e Informtica; Na Sanidade: Medicina Veterinria; No Gerenciamento da Produo: Economia e Administrao; Na Tecnologia de Alimentos: Engenharia de Alimentos. Para o perfeito exerccio das atividades na rea de Zootecnia, exige-se identidade profissional, determinada pelo Ncleo de Contedos Profissionais Essenciais, integrando as subreas de conhecimento que identificam atribuies, deveres e responsabilidades, segundo Fonseca (2001), assim constitudo: Anatomia Descritiva dos Animais Domsticos; Bioclimatologia Zootcnica; Biotecnologia Animal; Bromatologia; Comunicao e Extenso Rural; Construes Rurais; Economia e Administrao Agrria; tica e Legislao; Ezoognsia e Julgamento Animal; Fisiologia Animal; Pastagens e Forragicultura; Gentica e Melhoramento Animal; Gesto de Recursos Ambientais; Gesto Empresarial e Marketing; Industrializao de Produtos de Origem Animal; Instalaes e Equipamentos Zootcnicos;

Mecnica e Mquinas Agrcolas; Meteorologia e Climatologia Agrcola; Microbiologia Zootcnica; Nutrio, Alimentao e Formulao de Raes; Poltica e Desenvolvimento Agrrio; Produo Animal; Profilaxia e Higiene Zootcnica; Reproduo Animal; Sociologia Rural; Solos e Nutrio de Plantas; Tcnicas e Anlises Experimentais.

3. A SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA (SBZ) E A CONSOLIDAO DA ZOOTECNIA NO BRASIL


A idia da fundao da SBZ amadureceu durante a Exposio de Animais de Uberaba, em 1951, quando os zootecnistas presentes incubiram seus colegas de Piracicaba a promoverem a I Reunio Brasileira de Zootecnia, a ser realizada naquela cidade como homenagem ao qinquagsimo aniversrio da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). O perodo escolhido foi de 26 a 28 de julho de 1951, coincidindo com a Exposio Nacional de Animais que, naquele ano, se realizaria em So Paulo (Peixoto, 2001). O professor Octavio Domingues, engenheiro agrnomo graduado pela ESALQ, foi o primeiro presidente da SBZ, tendo conduzido os destinos da Sociedade de 1951 a 1968. Alm dessa laboriosa tarefa, segundo o professor Aristeu Mendes Peixoto (2001), coube ao Professor Octavio Domingues o mrito de uma doutrinao tenaz e persistente para imprimir novo sentido aos estudos zootcnicos no Brasil, defendendo a organizao de cursos de Zootecnia equiparados aos de Engenharia Agronmica e de Medicina Veterinria, numa poca em que a discusso do assunto constitua um verdadeiro tabu. Sob a gide da SBZ e a inspirao do professor Octavio Domingues, o primeiro currculo acadmico para um curso de Zootecnia foi proposto em 1953, o qual veio a servir de orientao para os cursos de Zootecnia que surgiram no Brasil a partir de 1966, quando se instalou em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, a primeira faculdade de Zootecnia. A Sociedade Brasileira de Zootecnia, no ano de 2000, contava com 1697 scios, consistindo em uma Sociedade Cientfica com os seguintes objetivos: Promover intercmbio entre os zootecnistas brasileiros e os estrangeiros, favorecendo as relaes profissionais e de amizade; Promover reunies anuais na sede da SBZ ou em outro local a critrio da Diretoria; Promover reunies extraordinrias, congressos, conferncias ou convenes, nacionais ou internacionais, sobre qualquer assunto da zootecnia e a participao da Sociedade em reunies promovidas por outras entidades congneres; Levar ao conhecimento de todos os associados, por meio de publicao sistemtica, os trabalhos realizados por seus membros, mesmo que na forma de resumo; 5

Organizar Comisses especializadas, entre seus membros, para estudar assuntos tcnicos de interesse da economia nacional; Envidar esforos para o aperfeioamento da pecuria no Pas, por meio do ensino, da pesquisa e da extenso. Constituem publicaes peridicas da Sociedade Brasileira de Zootecnia: Anais das Reunies Anuais da SBZ; Revista Brasileira de Zootecnia (disponvel na Biblioteca Setorial do CCA/UFPI). Para conhecimento da Sociedade Brasileira de Zootecnia e de suas publicaes, acesse o Site da SBZ: http://www.sbz.org.br A Sociedade Brasileira de Zootecnia realizar sua 44 Reunio Anual, em Jaboticabal, SP, no ano de 2007, em parceria com a Universidade Estadual Paulista - (UNESP), sob a Presidncia do Prof. Dr. Kleber Toms de Resende. A representao da Sociedade Brasileira de Zootecnia no Estado do Piau, encontra-se no Departamento de Zootecnia do CCA/UFPI, tendo como Diretor Estadual o Professor Doutor Joo Batista Lopes (lopesjb@uol.com.br).
***CONHEA O ESTATUTO DA SBZ E SEJA MAIS UM

5. BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
DOMINGUES, O. Elementos de Zootecnia Tropical. 5. ed. So Paulo: Nobel, 1981. 143p. FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS (FAO/FAOSTAT). FAO Statistical Databases. Disponvel em: http://faostat.fao.org/ Acesso em Fevereiro/2005.

FERREIRA, A.S.; PINTO, R. Formao do Zootecnista para o Prximo Milnio. In: NASCIMENTO JNIOR, D.; LOPES, P.S.; PEREIRA, J.C. Anais dos Simpsios da XXXVII Reunio Anual da SBZ. Viosa: SBZ, 2000. 325 P., p. 339-352.
FONSECA, J.B. O ensino da Zootecnia no Brasil: dos primrdios aos dias atuais. In: MATTOS, W. R. S. et al. (Ed.). A Produo Animal na Viso dos Brasileiros. Piracicaba: FEALQ, 2001. 927 p., p. 15-39. HEISER JNIOR, C.B. Sementes para a civilizao. So Paulo: Nacional, 1977. 253 p, Cap.4, p.42-69. IBGE. Diretoria de Pesquisas, Departamento de Agropecuria, Pesquisa da Pecuria Municipal. Anurio Estatstico do Brasil, 2006. MIRANDA, R.M. Cinqenta anos de pesquisa zootcnica no Brasil. In: MATTOS, W. R. S. et al. (Ed.). A Produo Animal na Viso dos Brasileiros. Piracicaba: FEALQ, 2001. 927 p., p. 40-88. PEIXOTO, A.M. Histria da Sociedade Brasileira de Zootecnia. 3.ed. Piracicaba: SBZ, 2001. 202p.

ESTUDO DIRIGIDO
Relatar sobre a evoluo e caractersticas da Zootecnia como arte, especificando fatos e local; Relatar sobre a evoluo e caractersticas da Zootecnia como cincia, especificando fatos, local e responsveis pela estabilizao da Zootecnia como cincia aplicada; Apresentar uma discusso sobre o conceito de Zootecnia elaborado pelo professor Octavio Domingues, destacando seus pontos principais; Identificar as limitaes do estabelecimento do alto grau de especializao do animal domstico; Apresentar a diviso didtica da Zootecnia com respectivas definies;

Considerando a Zootecnia como uma cincia aplicada, apresentar um problema de interesse zootcnico e levantar hipteses para elaborao de uma minuta de projeto para soluo com base no Mtodo Cientfico;
Identificar as grandes reas de atuao na Zootecnia e apresentar cincias auxiliares soluo de problemas nestas reas; luz das atribuies profissionais do seu curso (Engenharia Agronmica), traar um paralelo entre estas atribuies e as atividades do Zootecnista;

Identificar a importncia e papel da Sociedade Brasileira de Zootecnia para a estabilizao da Zootecnia no Brasil como atividade produtiva e como cincia; A partir de um artigo publicado na Revista Brasileira de Zootecnia, identificar luz do Mtodo Cientfico o problema de pesquisa, os objetivos, hipteses, metodologia, principais resultados de impacto na produo animal e concluses. O que pode ser sugerido como pesquisa na rea em que foi conduzido o experimento, para as condies do Estado do Piau. Tecer comentrios acerca dos efetivos dos principais rebanhos brasileiros de expresso econmica em relao aos demais pases e das regies e Estados do Brasil, com nfase para a Regio e Estado onde pretende exercer atividades profissionais.

MINISTRIO DA EDUCAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU CENTRO DE CINCIAS AGRRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

DISCIPLINA: 603-250 - Zootecnia Geral PROFESSOR: Dr. Arnaud Azevdo Alves TPICO: CLASSIFICAO ZOOTCNICA

1. ESPCIE
O conceito de espcie artificial. Devido necessidade de agrupar indivduos, determinou-se que espcie corresponde ao "conjunto de indivduos do mesmo gnero, descendentes uns dos outros, com caracteres semelhantes hereditariamente transmissveis, e separados de outros grupos especficos por infecundidade ou por separao geogrfica". Bases para o estabelecimento do conceito de espcies:
CRITRIO DA MORFOLOGIA E DA FISIOLOGIA (M): Baseado nas

diferenas morfolgicas e fisiolgicas entre os diferentes grupos especficos;


CRITRIO DA ECOLOGIA E DA DISTRIBUIO GEOGRFICA (E):

Baseado nas diferentes reaes adaptativas dos indivduos das diversas espcies;
CRITRIO DA FECUNDIDADE INTERIOR E DA INFERTILIDADE

EXTERIOR (I): Baseado no fato de que os indivduos de uma mesma espcie so fecundos entre si e infecundos com indivduos de outras espcies. Diante destes critrios, seria denominada espcie legtima aquela que apresentasse frmula MEI, entretanto, como na natureza nem sempre possvel ocorrncia destes trs critrios, admite-se como espcie distinta de uma outra qualquer, aquele grupo de indivduos que satisfizer a pelo menos dois desses critrios. Dessa forma, as espcies bovinas Bos taurus e Bos indicus so consideradas diferentes por apresentarem frmula ME. Quanto distribuio geogrfica, as espcies podem ser classificadas em:
SIMPTRIDAS: Espcies que convivendo em um mesmo territrio se mantm

infecundas. Ex.: Bubalus bubalis e Bos sp. ALOPTRIDAS: Espcies diferentes quanto ao isolamento ecolgico. Ex.: Os hempteros Notonecta glauca e Notonecta furcata so infecundos no norte e fecundos no sul do continente europeu.

2. RAA
Raa definida como agrupamento de animais de mesma espcie e origem, com caracteres morfolgicos, fisiolgicos e econmicos comuns e transmissveis hereditariamente sob condies ambientais e de explorao ideais. Segundo DECHAMBRE, raa definida como certo nmero de animais da mesma espcie, vivendo em condies semelhantes, com a mesma aparncia exterior, as mesmas qualidades produtivas, cujos caracteres reaparecem em seus descendentes tal como existiam em seus antepassados. A existncia oficial de uma raa requer um "padro racial" e um "livro genealgico", o primeiro elaborado e o segundo mantido pela Associao de Criadores da Raa. A separao das raas, em geral, feita por caracteres de fantasia, sem considerar a importncia econmica. Quanto mais acentuados esses caracteres, maior segurana se ter de sua pureza. importante lembrar que nenhuma raa tem constncia absoluta. Por padro da raa ou "standard" se entende o modelo ideal que deve orientar os criadores na seleo dos reprodutores. O padro estabelecido por criadores reunidos em Associao, que tambm ter o encargo de preserv-lo atravs do Registro Genealgico.

2.1 CRITRIOS PARA O ESTABELECIMENTO DE RAAS


Semelhana dos indivduos que a constitui, pelos caracteres raciais, entre os quais os econmicos ou zootcnicos; Hereditariedade dos caracteres raciais e das qualidades econmicas; Meio ambiente considerado o mesmo ou semelhante para a boa expresso dos caracteres raciais e qualidades; Origem comum; Algo de convencional (Padro Racial para Registro Genealgico). Uma vez estabelecidos esses critrios pelos criadores, estes se comprometem a manter o Padro Racial e, para isto, criam o Livro Genealgico onde so registrados os animais puros ou seus descendentes, isto , os que esto dentro do Padro.

10

2.2 PUREZA RACIAL E PUREZA GENTICA


A pureza racial um conceito convencional, resultante da existncia de um "pedigree", de um registro oficial do animal. As raas podem ser puras racialmente, mas geneticamente so parcialmente puras. A pureza gentica de uma raa pode ser atingida para alguns caracteres, devido dificuldade de se atingir alto grau de homozigose para todos os genes.

2.3 NATUREZA DAS RAAS


QUANTO AO GRAU DE PUREZA a) Homognea - Raa mais ou menos fixa em suas principais caractersticas. Ex.: Cavalo rabe. b) Heterognea - Raa ainda no totalmente fixada. Ex.: Raas formadas por derivao. QUANTO ORIGEM a) Primitiva - Raa natural de determinada regio, formada por seleo natural, submetida ou no, posteriormente seleo artificial. Ex.: Bovinos Schwyz. b) Derivada - Raa que provm de outras, ditas primitivas ou naturais, por variabilidade espontnea ou cruzamento (Derivada sinttica). Ex.: Raas bovinas Santa Gertrudis, Canchim, Pitangueira. c) Nativa - Raa natural ou mesolgica, formada em determinada regio por seleo natural, acompanhada ou no de ao seletiva e conservadora do homem. dita "nativa melhorada" quando sujeita seleo artificial, no sentido de seu melhoramento gentico, com aperfeioamento econmico. Ex.: Raa caprina Moxot. d) Extica - Raa introduzida em regio diferente da regio de origem. Ex.: Raa bovina holandesa, no Brasil. QUANTO APTIDO ECONMICA: Considera-se a aptido produtiva da raa. Ex.: Raas bovinas leiteiras; Raas de caprinos para abate; Raas de aves para postura; Raas de sunos tipo carne. QUANTO REA GEOGRFICA Por "rea geogrfica da raa" entende-se o espao territorial onde vivem e se aclimaram indivduos da raa, em estado de pureza ou em alto grau de sangue; e por "bero da raa" entende-se o local onde a raa se definiu e formou, da se dispersando para outras regies, nas quais se aclimou.

Quanto rea geogrfica, as raas podem ser consideradas:


a) Cosmopolita - Raa de extensa rea geogrfica. Ex.: Holandesa. b) Topopolita - Raa de rea geogrfica restrita. Ex.: Hereford.

11

QUANTO FILIAO TNICA: Considera os troncos tnicos de origem. Ex.:

Bos taurus aquitanicus - Caracu; Bos taurus batavicus - Holandesa.

3. VARIEDADE: Principalmente em raas cosmopolitas, possvel formar-se grupamentos de indivduos em diversos locais, mais ou menos isoladamente, e que apresentam distines sensveis, de modo a permitir certas diferenas entre a raa e os novos grupamentos. Essa variao limitada a certos caracteres pode ser provocada ou mantida pelo criador visando um melhor rendimento. Assim, se constituem, dentro da raa, as variedades ou sub-raas. Essa diversificao pode basear-se em atributos zootcnicos ou em caracteres sem valor econmico como pelagem, conformao craneana, etc. 4. FAMLIA: Conjunto de descendentes de um casal, direta e colateral, at a quinta gerao. 5. LINHAGEM: Constituda pelos descendentes "diretos", a partir de um genitor macho ou fmea. Os descendentes devem apresentar, com notvel fixao, certos traos ou qualidades adquiridos por herana biolgica daquele antepassado comum. Em geral, usado o macho, por gerar muito mais descendentes no mesmo espao de tempo. 6. LINHAGEM PURA: Decorre de atributos fixos e puros nos descendentes diretos a partir de um determinado genitor. 7. SANGUE: Sob o ponto de vista zootcnico, a parte hereditria. Os animais de mesmo sangue pertencem mesma raa ou descendem dos mesmos antepassados, isto , possuem antepassados comuns.

8. MISTURA DE SANGUE: uma aluso a cruzamentos de animais de raas diferentes.


9. FORMA: o conjunto de animais cuja herana ainda uma incgnita. A fixao dos caracteres no est comprovada. um termo geral, servindo para designar um grupo que ainda no pode ser considerado raa. 10. POPULAO: um grupamento qualquer de indivduos, considerado do ponto de vista numrico, desde que vivam em determinada rea geogrfica comum.

11. INDIVDUO: a unidade indivisvel. O indivduo nunca totalmente igual a outro de mesma raa, variedade ou famlia, porque um se torna portador de caractersticas diferentes da herana biolgica dos antepassados. Mesmo sendo irmos h sempre
12

um meio de distingu-los, pois as variaes se fazem notar. Quanto mais fixa e homognea for a raa, menos diferenas so notadas. Nos gmeos univitelinos e clones h alto grau de igualdade.

12. GENTIPO: o indivduo considerado segundo sua origem gentica ou sua herana biolgica. O gentipo uma combinao acidental de heranas que tm origem no passado e seu futuro na eternidade. No melhoramento animal, o que mais interessa o gentipo, pois na conservao ou melhoramento da raa o gentipo precisa ser conhecido, pois, este passa s novas geraes. No gentipo est a garantia da permanncia da raa, da sua fixao ou de seu aperfeioamento. 13. FENTIPO: a expresso exterior do gentipo sob a influncia de determinadas condies de ambiente. O fentipo efmero, passageiro e morre com o animal. Ao explorador de animais o que mais interessa o fentipo, seus caracteres raciais expressos somaticamente, suas finalidades zootcnicas. BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
DOMINGUES, O. Introduo Zootecnia. 3. ed. Rio de Janeiro, MA/SIA, 1968. 392p., Cap.4, p.83-151. DOMINGUES, O. Elementos de Zootecnia Tropical. 5. ed. So Paulo, Nobel, 1981. 143p. PEIXINHO, S. Conceitos de espcie. http://www.ufba.br/~zoo1/especie.htm. Acesso em 19 de abril de 2004. SENE, F. de M. Gentica e Evoluo. So Paulo, EPU, 1981. n.p. (Currculo de Estudos de Biologia, 2). TORRES, G.C. de V. Bases para o Estudo da Zootecnia. Salvador, UFBA, 1990. 464p., p.217-319.

ESTUDO DIRIGIDO
Apresentar as bases para o estabelecimento de espcies, conceituar espcie e caracterizar espcie legtima. Justificar a assertiva de que espcie um conceito artificial e caracterizar espcies quanto distribuio geogrfica, com conceitos. Caracterizar sub-raa, variedade, famlia, linhagem, forma, populao, indivduo, gentipo e fentipo. Identificar raas que possuam variedades, destacando as diferenas entre variedades com base no Padro Racial.

Destacar o fentipo de uma raa nativa do Nordeste brasileiro e evidenciar diferenas entre indivduos dentro desta mesma raa.
Fazer analogia fenotpica entre uma raa derivada sinttica e as raas que a formou.

13

MINISTRIO DA EDUCAO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU CENTRO DE CINCIAS AGRRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

DISCIPLINA: 603250 - Zootecnia Geral PROFESSOR: Dr. Arnaud Azevdo Alves TPICO: TAXONOMIA ZOOLGICA DAS ESPCIES DOMSTICAS

A classificao das espcies baseada em aspectos estruturais, tamanhos, propores, colorao e outros contveis ou mersticos como nmero de dentes, nmero de raios de nadadeiras, etc. O Sistema de classificao estabelecido por LINEU distribui as espcies domsticas em REINO, FILO, CLASSE, ORDEM, FAMLIA, GNERO e ESPCIE, podendo ocorrer subdivises entre estes agrupamentos. A apresentao dos nomes cientficos das espcies consiste em apresentar o nome genrico com inicial maiscula, seguido pelo nome especfico com inicial minscula, sendo ambos grifados ou em itlico e seguidos da inicial ou nome do classificador, separados por vrgula, devendo ainda, ser citado entre parnteses. Conforme descrito, a ttulo de exemplo, o nome cientfico dos taurinos Bos taurus L. As espcies animais domsticas esto agrupadas em quatro CLASSES zoolgicas (Mammalia = 17 espcies, Aves = 11 espcies, Pisces = 01 espcie, e Insecta = 02 espcies), pertencentes ao REINO Animalia, com as trs primeiras classes possuidoras de coluna vertebral, crnio e encfalo, considerados cordados superiores e pertencentes ao FILO Vertebrata, e a ltima ao FILO Invertebrata. A seguir, so apresentadas as principais espcies domsticas e suas classificaes taxonmicas:

I - CLASSE MAMMALIA
*Corpo coberto de plos; respirao pulmonar; corao com quatro cmaras; endotrmicos; fmeas com glndulas mamrias.

Ordem: PERISSODACTYLA
*Mamferos ungulados de dedos mpares. Grandes, pernas longas, ps com nmero mpar de artelhos dentro de um casco crneo; o eixo funcional da perna passa atravs do artelho mdio (terceiro artelho); estmago simples.

14

O1. Famlia: Equidae


*Cavalos, asnos e zebras. Um dedo funcional com casco em cada membro; habitam plancies abertas ou desertos, alimentam-se basicamente de gramneas.

Espcies: Equus caballus - CAVALO


Equus asinus - ASININO

Ordem: ARTIODACTYLA
*Mamferos ungulados de dedos pares. Tamanho variado; pernas geralmente longas, dois(raramente quatro) artelhos funcionais em cada p, cada um envolvido por um casco cornificado; eixo da perna entre os artelhos; muitos com chifres ou cornos; todos, com exceo dos sunos, com dentio reduzida; a maioria, com estmago com quatro compartimentos, ruminam.

A - Subordem: Suiformes *Porcos e semelhantes. Sem cornos ou chifres, 38 a 44 dentes, caninos grandes como presas curvas.

O2.Famlia: Suidae *Porcos do Velho Mundo. Muitos no Sul da frica.


Espcie: Sus domesticus - SUNO
B - Subordem: Tylopoda

O3.Famlia: Camelidae
*Ps macios, largos (sem cascos); um par de incisivos superiores; estmago com trs partes, ruminam.

Espcies: Camelus bactrianus - CAMELO


Camelus dromedarius - DROMEDRIO Lama glama - LHAMA Lama pacos - ALPACA C - Subordem: Ruminantia *Ruminantes. Ps com cascos, ruminam.

O4.Famlia: Cervidae
*A espcie domstica Rangifer tarandus, das regies setentrionais, apresenta em ambos os sexos um par de chifres slidos, calcrios.

Espcie: Rangifer tarandus - RENA

15

O5.Famlia: Bovidae
*Ruminantes com cornos ocos, pares, no ramificados, de queratina, com crescimento lento e contnuo na base, sobre bases sseas dos ossos frontais, geralmente em ambos os sexos, maiores nos machos. a)Subfamlia: Caprinae

Espcies: Capra hircus - CAPRINO


Ovis aries - OVINO b)Subfamlia: Bovinae

Espcies: Bos taurus - TAURINO


Bos indicus - ZEBUNO Bubalus bubalis - BUBALINO

Ordem: CARNIVORA
*Carnvoros, pequenos a grandes; geralmente com cinco artelhos (pelo menos quatro artelhos), todos com garras; pernas mveis, rdio e cbito, tbia e pernio completos e separados; incisivos pequenos, geralmente 3/3; caninos 1/1, delgadas presas; tero bicrneo; placenta zonria.

O6.Famlia: Felidae Espcie: Felis domestica - GATO O7.Famlia: Canidae Espcie: Canis familiaris - CO Ordem: LAGOMORPHA
*Lebres e coelhos. Tamanho moderado a pequeno; artelhos com garras; cauda curta e grossa; incisivos em bisel; sem caninos; molares sem raiz, movimento das mandbulas apenas lateral.

O8.Famlia: Leporidae Espcie: Oryctolagus cuniculus - COELHO Ordem: RODENTIA


*Roedores. Geralmente pequenos; pernas geralmente com cinco artelhos e garras; incisivos em bisel, sem raiz; desprovidos de caninos; movimento das mandbulas tanto para a frente e para trs, como para as laterais.

16

O9.Famlia: Cavidae
*Cauda curta ou ausente.

Espcie: Cavia cobaya - COBAIA


II-CLASSE AVES
*Corpo coberto de penas; membros anteriores transformados em asas para vo; membros posteriores para nadar, andar ou empoleirar-se; geralmente quatro artelhos, nunca mais; boca distendida em bico, sem dentes; respirao pulmonar; corao com quatro cmaras; ovparas. SUB-CLASSE: Neornithes *Aves verdadeiras. Apresentam o segundo dedo como mais longo.

Ordem: ANSENIFORMES
*Patos, gansos e cisnes. Bico alargado com "unha" ou capa mais dura na extremidade; pernas curtas; ps com palmouras (palmpedes); filhotes cobertos de penas quando eclodem.

1O.Famlia: Anatidae
*Patos de superfcie, mergulham apenas a cabea e no o corpo ao se alimentarem.

Espcies: Anser domesticus - GANSO


Anas boschas - MARRECO Cairina moschata - PATO Cygnus olor - CISNE

Ordem: GALLIFORMES
*Bico curto; ps geralmente adaptados para ciscar e correr; filhotes cobertos com plumas ao eclodirem.

11.Famlia: Phasianidae Espcies: Gallus domesticus - GALINHA


Phasianus colchicus - FAISO Numida galeata - CAPOTE Pavo cristatus - PAVO

17

12.Famlia: Penelopidae Espcie: Meleagris gallopavo - PERU

Ordem: COLUMBIFORMES
*Bico geralmente curto e delgado, com pele mole e grossa na base (ceroma); filhotes nus; cosmopolitas.

13.Famlia: Columbidae Espcie: Columba livia - POMBO Ordem: STRUTHIONIFORMES


*Aves andadoras que no voam; asas reduzidas; cabea, pescoo e pernas com penas escassas.

14.Famlia: Struthionidae Espcie: Struthio camelus - AVESTRUZ III-CLASSE PISCES


*Animais com respirao branquial; aquticos; corao com uma aurcula. SUB-CLASSE: Actinopterygii *Peixes de nadadeiras com raios.

Ordem: OSTARIOPHYSI
*Grupo dominante de peixes de gua doce.

15.Famlia: Cyprinidae Espcie: Cyprinus carpio - CARPA

IV-CLASSE INSECTA (HEXAPODA)


*Insetos. Cabea, trax e abdome distintos; um par de antenas (exceto na ordem protura); peas bucais para mastigar, sugar ou lamber; trax tipicamente com trs pares de pernas articuladas e dois pares de asas muito variadas, reduzidas ou ausentes; sexos separados.

18

Ordem: LEPIDOPTERA
*Mariposas e borboletas. Tamanho variado; peas bucais nas larvas para mastigar e nos adultos para sugar (espiritromba); antenas longas; quatro asas membranosas cobertas por escamas finas.

16.Famlia: Bombycidae Espcie: Bombyx mori - BICHO-DA-SEDA Ordem: HYMENOPTERA


*Vespas, formigas, abelhas, etc. Peas bucais mastigadoras ou mastigadoraslambedoras; dois pares de asas pequenas (ou ausentes), membranosas, poucas nervuras; base do abdmen geralmente estreita; fmeas com ovipositor para serrar, perfurar ou picar; larvas em forma de lagarta ou podes; metamorfose completa; algumas espcies vivem em colnia.

17.Famlia: Apidae
*Abelhas. Olhos peludos; operrias com cestas de plen (corbculas) nas patas posteriores.

Espcie: Apis mellifera - ABELHA Subespcies: Apis mellifera mellifera - ALEM


Apis mellifera ligustica - ITALIANA Apis mellifera adansonii - AFRICANA Apis mellifera carnica - CARNICA

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
DOMINGUES, O. Introduo Zootecnia. 3.ed. Rio de Janeiro, MA/SIA, 1968. 392p., Cap.4, p.83-151. DOMINGUES, O. Elementos de Zootecnia Tropical. 5.ed. So Paulo, Nobel, 1981. 143p. STORER, T.I.; USINGER, R. L.; STEBBINS, R.C. et al. Zoologia Geral. 6. ed. So Paulo, Nacional, 1986. 816 p.

ESTUDO DIRIGIDO
Descrever quanto importncia do sistema estabelecido por Lineu para classificao das espcies. Caracterizar o sistema binomial para nomenclatura cientfica das espcies. Identificar as espcies de interesse zootcnico quanto aos nomes cientficos. Apresentar a classificao zoolgica das espcies de interesse zootcnico destacando particularidades que permitam classificao e incluso em grupos distintos.

19

MINISTRIO DA EDUCAO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU CENTRO DE CINCIAS AGRRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

DISCIPLINA: 603-250 - Zootecnia Geral PROFESSOR: Dr. Arnaud Azevdo Alves TPICO: ORIGEM E DOMESTICAO DAS ESPCIES DE INTERESSE

ZOOTCNICO

Inicialmente, admitia-se que todas as espcies domsticas teriam se originado na sia, entretanto, com os trabalhos de paleontologia desenvolvidos ficou esclarecido que, embora os asiticos tivessem domesticado grande parte das espcies domsticas atuais e, naquele continente tivessem origem grande nmero de espcies, em outros continentes surgiram e foram domesticadas espcies de interesse zootcnico. A seguir, so apresentadas as principais espcies domsticas de interesse zootcnico, com possveis origens e ancestrais. 1. CAVALO (Equus caballus) Originado na Amrica, onde no sobreviveu, e domesticado na sia na Idade dos Metais, cerca de 3.500 anos a.C. O Eohippus (em grego, "aurora do cavalo"), tambm conhecido como Hyracoterium, considerado o antepassado mais remoto do cavalo. Apresentava quatro dedos nos membros anteriores e trs nos posteriores e estatura em torno de 0,40m. 2. ASININO (Equus asinus) Originado na frica (Nbia e Etipia) e na sia (Tib), onde foi encontrado em estado selvagem. Na escala evolutiva do Eohippus, chegou-se ao Hipparium, que viveu na Amrica, sia e frica, e deu origem aos asininos e zebras. O Equus taeniopus, africano, a possvel espcie selvagem originria dos asininos, ainda sobrevivente. Possivelmente, foi domesticado antes dos eqinos, no vale do Nilo, na frica, cerca de 5.000 anos a.C. 3. SUNO (Sus domesticus) Descende provavelmente de duas espcies primitivas, uma delas sobrevivente, o Sus scrofa ou Javali europeu; e o Sus indicus ou javali asitico, forma selvagem desconhecida, que apresenta Sus vittatus como forma sobrevivente, em extensa rea da China.

20

Domesticado inicialmente na China, cerca de 4.000 anos a.C. 4. CAMELO (Camelus bactrianus) Originado e domesticado na sia, possivelmente na Bactriana, atual Afeganisto, aps o ano 1.000 a.C. Possui como ancestral o Camelus bactrianus. 5. DROMEDRIO (Camelus dromedarius) Originado e domesticado na Arbia ou Sudoeste da sia, cerca de 1.200 anos a.C. Sua origem est ligada diretamente ao Macrauchenia, que viveu no continente americano e chegou sia pelo istmo de Bering. 6. LHAMA (Lama glama) Originada e domesticada na Cordilheira dos Andes, na Bolvia e Peru, pelos Incas. O guanaco (Lama guanicoe) a possvel forma selvagem que originou a lhama, que tem origem a partir do Auchenia. 7. ALPACA (Lama pacos) Originada e domesticada na Cordilheira dos Andes, na Bolvia e Peru, pelos Incas. Tem origem a partir do Auchenia. 8. RENA (Rangifer tarandus) Originada e domesticada nas Regies rticas da sia. Possui como forma selvagem o Rangifer tarandus fennicus, que existe na Sibria como subespcie. 9. CAPRINO (Capra hircus) Segunda espcie a ser domesticada e primeiro animal leiteiro domesticado, superando os ovinos em prioridade quanto maior abundncia de fsseis (DOMINGUES, 1968), possivelmente no Oriente Mdio, tendo-se sugerido a Prsia ou a Palestina como locais (HEISER JUNIOR, 1977). Quanto origem da cabra, h duas hipteses: a) Hiptese da origem nica: a partir da Capra aegagrus, ou cabra-bezoar, dos planaltos ocidentais da sia. b) Hiptese da origem polifiltica ou polignica: a partir de trs espcies selvagens: 1-Capra aegagrus, ou cabra bezoar, dos planaltos ocidentais da sia; 2-Capra falconeri, da sia oriental e indiana, de cornos espiralados;

3-Capra prisca, de ADAMETZ, extinta, possvel tronco primitivo.

21

10. OVINO (Ovis aries) Domesticado na sia no mesmo perodo que os caprinos. So destacadas trs fontes remotas das modernas raas:

1-Ovis musimon, Musimo, Mouflon, ou carneiro selvagem da Europa;


2-Ammontragus tragelaphus, pseudovino que deve ter originado os carneiros africanos; 3-Ovis arkal ou Arcal, de cauda longa, das estepes asiticas. Ancestral mais antigo. 11. TAURINO (Bos taurus) Todos os bovidae, domsticos ou no, descendem de um tronco filognico comum, o "Antlope" do Mioceno e Plioceno, o qual originou todos os cavicrneos: Ovis, Capra, Antilope, Bos, Bubalus, etc. Dentre os animais domsticos primitivos, so Bos taurus e Bos indicus, os de mais difcil determinao da origem, superados apenas pela dificuldade de determinao de origem do co. Os Taurinos, possivelmente foram domesticados aps o Co, a Cabra e o Carneiro, entre 6000 a 4000 anos a.C., possivelmente na ndia, Oriente Prximo e Egito.

Supe-se que o bovino selvagem europeu que originou as espcies domesticveis foi o Bos primigenius, na Sua, Grcia, Itlia e, ainda, na frica (Arglia) e sia. Seu sobrevivente teria sido o Auroque, denominado Urus pelos Alemes. At 1.627 ainda sobrevivia no Jardim Zoolgico da Masvia, na Alemanha.
12. ZEBUNO (Bos indicus) Os Zebunos, espcie diferente dos taurinos, foram domesticados possivelmente no Egito, antes dos taurinos. A possvel origem dos zebunos parece ser o Bos namandicus, encontrado na forma fssil no vale do Nerouda, na ndia.

13. BFALO (Bubalus bubalis) Originado e domesticado na sia. Possivelmente descende do Arni (Bubalus indicus). A poca da domesticao imprecisa, embora na cultura do Mohenjo Daro na ndia (2.500 anos a.C.) e na China (1.000 anos a.C.) j era conhecido prestando utilidade. 14. GATO (Felis domestica) H dvidas quanto origem geogrfica e zoolgica do gato. Admite-se ter se originado a partir do Felis catus, europeu, ou do Felis maniculata, africano (da Nbia e Abissnia). Foi domesticado no Egito, cerca de 3.000 anos a.C., onde foi considerado deus Bast.

22

15. CO (Canis familiaris) A mais antiga espcie domstica o co. Domesticada no Neoltico, no Velho Mundo, e utilizada possivelmente, no incio, para alimentao e depois como auxiliar do homem na caa. Quanto origem do co h duas hipteses:

a) Hiptese da origem nica: Baseada na esterilidade entre espcies selvagens de ces e na fecundidade entre as raas domsticas. Tambm fundamenta-se no hbito de latir, prprio dos ces domsticos. Neste caso, o co seria originado do pequeno lobo indiano, do Chacal, do Lobo, ou ainda, de alguma espcie selvagem extinta.
b) Hiptese da origem polifiltica: Baseada na grande diversidade de raas e nas semelhanas entre raas domsticas e determinadas espcies selvagens em diversas regies da terra. Dessa forma, o co teria se originado, conforme a regio que habita, tendo como ancestrais: 01-Canis pallipes ou pequeno lobo indiano; 02-Canis lupus ou lobo europeu; 03-Canis aureus ou Chacal dourado (originou ces de pequeno porte); 04-Canis sinensis, da Abissnia (originou raas de Galgos); 05-Canis lupus occidentalis ou lobo americano americanos); 07-Canis ingae ou co dos Incas; 08-Canis cancrivorus ou co selvagem das Guianas; 09-Canis mesomelas ou Chacal de dorso preto, da frica meridional; 10-Canis adustus ou Chacal listrado. (originou ces dos ndios

06-Canis latrans ou coiote americano (originou ces dos ndios americanos);

16. COELHO (Oryctolagus cuniculus) Descende do Oryctolagus cuniculus, de origem europia. Provavelmente foi domesticado na Pennsula Ibrica. 17. COBAIA (Cavia cobaya) Descende de Cavia aperea ou pre, forma selvagem encontrada na Amrica do Sul. Domesticada pelos Incas. 18. GANSO (Anser domesticus) Descende provavelmente das espcies selvagens Anser cygnoides ou ganso Chins; Anser canadensis ou ganso do Canad; e Anser cinereus ou Anser ferus, o

23

ganso europeu, e mais importante descendente. Sua domesticao deve ter ocorrido em vrios locais, como China, ndia e Egito.

19. MARRECO (Anas boschas) Descende da espcie selvagem Anas boschas, sobrevivente no norte da Europa, sia, Amrica do Norte e frica. De domesticao recente, no se conhecendo formas pr-histricas dos marrecos. Era criado em cativeiro pelos romanos que, provavelmente, o domesticaram. 20. PATO (Cairina moschata) Descende da espcie selvagem Cairina moschata, sobrevivente em lagoas e banhados da Amrica do Sul. Possivelmente domesticado na Europa (DOMINGUES, 1968), embora HEISER JUNIOR (1977) admita sua domesticao na Amrica do Sul. 21. CISNE (Cygnus olor) Descende do Cygnus olor, de origem europia. Domesticado provavelmente no fim da Idade Mdia, na Europa.

22. GALINHA (Gallus domesticus) Originada na ndia e domesticada na ndia, China e Prsia. Possui como antepassado direto o Gallus bankiva ou galinha selvagem da ndia e Indochina, ainda sobrevivente. Podendo ser includas como ancestrais da galinha domstica, devido interfecundidade, trs espcies selvagens da sia meridional, Gallus sonnerati ou galinha parda da ndia, Gallus lafayetti ou galinha do Ceilo e Gallus varius ou galinha de Java. 23. FAISO (Phasianus colchicus) Descende da espcie selvagem Phasianus colchicus, da regio do Rio Phase, na antiguidade, limite entre Europa e sia. No considerada espcie perfeitamente domstica. Provavelmente os Gregos persistiram na sua domesticao, complementada pelos Ingleses, pelo que a espcie tambm conhecida como faiso ingls. 24. CAPOTE (Numida galeata) A forma selvagem deve ter sido Numida galeata, dispersa na frica ocidental, Nigria, Senegal, Marrocos e Ilhas de Cabo Verde, sendo inclusive conhecida como galinha d`angola. No considerada espcie perfeitamente domstica, embora Gregos e Romanos a criavam em domesticao. 25. PAVO (Pavo cristatus) Descende de Pavo cristatus, de origem da ndia e Ir. Domesticado na Grcia.

24

26. PERU (Meleagris gallopavo) Descende da espcie selvagem americana Meleagris gallopavo, das regies montanhosas dos EUA e Mxico. Domesticada provavelmente pelos ndios Astecas do Mxico, antes de 2.000 anos a.C. 27. POMBO (Columba livia)

Descende do pombo selvagem dos rochedos ou torcaz (Columba palimbus), encontrado nas costas meridionais da Noruega, Ilhas Canrias e Madeira, costas do Mediterrneo, ndia e Japo. De domesticao remota e em diferentes locais. Como ave de criao reconhecida a partir de 3.000 anos a.C., no Egito.
28. AVESTRUZ (Struthio camelus) Descende das espcies africanas Struthio camelus e Struthio australis. Domesticada na frica do Sul. 29. CARPA (Cyprinus carpio)

Descende de Cyprinus carpio, da Prsia e sia Menor, onde foi iniciada a criao em cativeiro. A domesticao iniciou na China, desde 2.100 anos a.C.
30. BICHO-DA-SEDA (Bombyx mori) Descende de Bombyx religiosae, de origem chinesa, onde foi criado inicialmente antes de 2.500 anos a.C. 31. ABELHA (Apis mellifera) Descende das subespcies primitivas de Apis mellifera fasciata ou abelha alem, de Apis mellifera ligustica ou abelha italiana e de Apis mellifera adansonii ou abelha africana. A primeira abelha criada foi provavelmente a Apis mellifera ligustica. Segundo IOIRISH (1981), antes de domesticar as abelhas, o homem pilhava o mel. H cerca de 5.000 a 6.000 anos existiam colmias primitivas no Egito e em outros pases da Antiguidade, de formas diversas, fixas em argila cozida. Na Grcia antiga, as colmias em forma de vaso eram feitas de bronze; enquanto que na antiga Roma, eram de madeira. Nas regies Sul e no Cucaso, as colmias eram feitas de ramos ou de palha entranada, endurecidos com argila. Em 1814, o apicultor ucraniano I. Prokopovitch inventou a colmia de quadros mveis. A colmia desmontvel de quadros mveis foi desenvolvida pelo apicultor americano Loureno Langstroth, em 1851, e foi aperfeioada por outro apicultor americano, Amos Ives Root, passando a denominar-se colmia Langstroth-Root.

25

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
CRISTO, N.; CARVALHO, L.O.M. Criao de Bfalos: Alimentao, Manejo, Melhoramento e Instalaes. Braslia: EMBRAPA/SPI, 1993. 403p. Cap.1, p.1-9. DOMINGUES, O. Introduo Zootecnia. 3.ed. Rio de Janeiro: MA/SIA, 1968. 392p., Cap.4, p.83-151.

DOMINGUES, O. Elementos de Zootecnia Tropical. 5.ed. So Paulo: Nobel, 1981. 143p.


HEISER JNIOR, C.B. Sementes para a civilizao. So Paulo: Nacional, 1977. 253p., Cap.4, p.42-69. IOIRISH, N. As abelhas: farmacuticas com asas. Moscou: Editorial Mir, 1981. 228p., Cap.1, p.9-38. TORRES, G.C.V. Bases para o Estudo da Zootecnia. Salvador: UFBA, 1990. 464p., p.217-319.

ESTUDO DIRIGIDO
Identificar os locais de origem das principais espcies de interesse zootcnico, destacando caractersticas de adaptao e importncia econmica para os povos destas regies. Identificar os ancestrais das principais espcies de interesse zootcnico. Descrever quanto domesticao das espcies de interesse domstico, destacando local, perodo e fatos.

26

MINISTRIO DA EDUCAO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU CENTRO DE CINCIAS AGRRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

DISCIPLINA: 603-250 - Zootecnia Geral PROFESSOR: Dr. Arnaud Azevdo Alves TPICO: CLASSIFICAO DAS APTIDES E FUNES ZOOTCNICAS

- APTIDES E FUNES MORFOLGICAS, FISIOLGICAS E ECONMICAS

Aptido zootcnica, produtiva ou econmica a disposio natural do animal domstico para exercer determinada funo produtiva, na dependncia de sua capacidade para determinada produo. A aptido zootcnica uma caracterstica em potencial do animal para produo em maior ou menor grau, sendo portanto hereditria, consistindo da soma das virtualidades produtivas que o animal transmite aos seus descendentes. Enquanto a funo produtiva de natureza fenotpica e depende do ambiente (manejo, clima, alimento, exerccio, etc.) para a exteriorizao. Assim, a cabra leiteira transmite a tima, boa ou m aptido para lactao, enquanto o bode tambm transmita essa aptido incapaz de exibir a funo respectiva. As funes produtivas, tambm denominadas de funes econmicas dos animais domsticos, consistem de atos fisiolgicos dos quais resultam utilidades ou servios, os quais servem para garantir a sobrevivncia do indivduo ou da espcie, e, ao serem explorados pelo homem, ganham a caracterstica fundamental de funes econmicas. Para que sejam exploradas economicamente, no basta que satisfaam as necessidades vitais do animal, mas que forneam uma sobra utilizvel de sua produo. Isto , a funo deve ser altamente especializada (COSTA, 2000). Segundo COSTA (2000), o desenvolvimento das funes produtivas foi simples, desde que a lgica sensibilizou o homem a reter para reproduo os animais mais produtivos. Essa seleo, processada atravs de sculos, e o acmulo de seus resultados, permitiram se atingir as elevadas produes atualmente verificadas nas denominadas raas especializadas. As principais funes fisiolgicas de interesse zootcnico podem ser agrupadas quanto aos atos fisiolgicos em: a) DE CRESCIMENTO: Aumento da massa corporal em funo do tempo. b) DE LOCOMOO: Capacidade de transladar-se no espao em progresso contnua, partindo de uma postura inicial de equilbrio. Os segmentos envolvidos na locomoo so agrupados em:

27

ATIVOS: Representados pelos msculos. PASSIVOS: Representados pelos ossos e suas ligaes, cartilagens, bolsas sinoviais e tendes. A dinmica corporal ou movimentos so agrupados em: MOVIMENTOS LOCAIS: No aparecem na locomoo, sem deslocamento: decubitar, levantar, escoicear, etc. MOVIMENTOS COM DESLOCAMENTO: Constituem o ato da locomoo, envolvendo passo, trote, galope e marcha, como tambm os movimentos especiais, como recuar, saltar, escalar, nadar, bem como os de "alta escola". c) DE REPRODUO: Responsvel pela perpetuao das espcies. d) DE LACTAO: O colostro e o leite so indispensveis vida dos mamferos. As funes produtivas variam com a espcie, raa e sexo do animal, e com o tipo de explorao, ocorrendo os seguintes tipos de funes produtivas: a) Produo de alimentos: carnes e derivados (vsceras, toucinho, gorduras), leites e derivados (queijo, manteiga), ovos, mel e correlatos (prpolis, gelia real), etc. Espcies: Bovina, bubalina, suna, ovina, caprina, coelhos, aves, abelhas, e tambm eqdeos em certas regies. Na Bolvia e Peru, a cobaia constitui fonte alimentar. b) Matria-prima para a indstria manufatureira: l, plos, cerdas, crinas, seda, peles, couros, cornos, cascos, gorduras no comestveis (sebo), penas, plumas, bile, etc. Espcies: Ovina, caprina, bicho-da-seda, coelho, bovina, bubalina, eqdeos, alpaca e aves. c) Fora motriz: trabalho e esporte. Espcies: Eqdeos, bovina, bubalina, camelo, lhama, rena e co.

d) Despojos e adornos.
Espcies: Neste particular se inclui a funo das aves domsticas, cujas plumas so usadas como adorno ou na confeco de objetos de uso domstico. O avestruz a mais importante das aves quanto produo de plumas, pelo seu valor, j que as demais produzem plumas utilizadas como despojos em almofadas, travesseiros, colches, etc. e) Adubo orgnico: detritos e excrees. Deve-se ressaltar que o esterco da lhama no utilizado como adubo e sim como combustvel. Espcies: Bovina, bubalina, eqdeos, ovina, caprina e aves. f) Funo afetiva. Espcies: Co e gato, podendo-se ainda incluir ainda aves ornamentais, como os paves e cisnes. g) Faro e segurana: Explora-se o olfato dos ces (faro), bastante eficiente dentre as espcies domsticas, e a coragem, notvel qualidade moral seja para caa, seja para auxiliar s aes policiais e na defesa do prprio homem. Espcie: Co.

28

h) Funo humanitria: Servio prestado pelos animais de laboratrio. Espcies: Cobaia, coelho, eqina. i) Capital vivo: Em concomitncia com a funo produtiva, certos animais aumentam de valor com a idade, e nisso reside uma das grandes diferenas entre a mquina viva e a mquina propriamente dita. Enquanto esta s pode funcionar a partir do dia em que esteja pronta e acabada, o animal pode produzir e trabalhar sem ter alcanado ainda o seu completo desenvolvimento. A seguir, so apresentados dados referenciais da valorizao de algumas espcies com a idade:

ESPCIE Eqina e bovina Ovina e caprina Suna Galinha caipira

VALOR CRESCENTE at 5 anos at 4 anos at 2 anos at 1 ano

VALOR CONSTANTE de 7 a 10 anos at 6 anos at 3 anos at 2 anos

Obs.: Os reprodutores so exceo, devido avaliao pelo mrito da descendncia (Teste de prognie).

II - TIPO TNICO E TIPO ZOOTCNICO


Tipo tnico o tipo referente raa. Nada mais do que o tipo racial. A fisionomia, o conjunto dos caracteres exteriores e hereditrios de uma raa. uma expresso da etnografia. Tipo zootcnico constitui uma expresso de exterior, designando uma conformao que corresponde a certa utilizao do animal. Portanto, nada tem a ver com a noo de raa, e to somente de rendimento zootcnico. Como exemplo, "tipo leiteiro", refere-se conformao do animal cuja funo produzir leite, no importando qual a raa.

III - CLASSIFICAO ZOOTCNICA DAS ESPCIES DOMSTICAS


1. EQINA
a) Sela: Cavalos leves, enrgicos, inteligentes, com ossatura fina e densa, tendes e articulaes bem definidos, corpo enxuto e estatura superior a 1,45m. Ex.: rabe e Mangalarga Marchador. b) Trao: Cavalos com aspecto largo e profundo, bem proporcionado. Ossatura forte, musculatura abundante. Menos gil que o cavalo de sela. Andar desembaraado, direito e regular. Ex.: Perchero e Breto.

29

c) Misto (Sela e Trao): Cavalos com caractersticas intermedirias entre os tipos sela e trao. Ex.: Andaluz.

2. SUNA
a) Banha: Tambm conhecidos como "lard type". Apresentam o corpo largo, profundo, simtrico, baixo e compacto.

Ex.: Raas nativas brasileiras Canastra e Piau.


b) Carne magra: Tambm conhecidos como "bacon type". Apresentam o corpo longo, profundo, bem equilibrado ou com quartos posteriores predominantes. Ex.: Wessex. c) Carne e toucinho: Sunos intermedirios entre os tipos banha e carne magra. Ex.: Landrace.

3. BOVINA
a) Leite: Apresentam tendncia leiteira, ou seja, atributos indicativos de aptido leiteira. Demonstram forma de cunha, quando observados sob trs ngulos: Visto de lado, a linha inferior se mostra descendente da frente para trs. Visto de frente, as linhas das paletas se abrem para baixo; Visto de cima, as linhas laterais apertadas na frente, se afastam nos quartos posteriores. A aparncia geral, em comparao com a dos bovinos de corte, de um animal menos musculoso, com ngulos e costelas mais salientes, porm revelando vivacidade, vigor e sade. Apresentam um bom desenvolvimento das glndulas mamrias. Ex.: Holandesa, Jersey, Guernsey. b) Corte: Apresentam tendncia engorda, ou seja, atributos relacionados com a capacidade de ganhar peso. Possuem corpo em forma de cilindro compacto, profundo e moderadamente comprido. Deve ser to liso quanto possvel na unio das diversas regies, sem salincias nas espduas, sacro e base da cauda; sem depresses no cilhadouro e flancos; bem proporcionados e devem se locomover com facilidade. A linha superior deve ser retilnea, larga e bem musculosa desde o pescoo at a base da cauda. O quarto anterior deve ser largo, profundo, cheio e apresentar bom espao entre os membros, denotando boa capacidade respiratria, e o quarto posterior deve ser comprido, largo e profundo. O corpo tem a forma cilndrica, conforme a raa, com os quartos anteriores e posteriores igualmente desenvolvidos, preferindo-se maior volume muscular nos posteriores. Ex.: Hereford, Nelore, Indubrasil. c) Trao: Os bovinos tipo trao apresentam conformao compacta, forte e musculatura bem desenvolvida, principalmente no dorso e quartos posteriores. Pernas curtas e fortes, possuindo peito largo. O peso do corpo apoia-se cerca de 60%

30

nos membros anteriores e 40% nos membros posteriores. O temperamento deve ser dcil, calmo e sem vcios. Ex.: Mestios nativos. d) Misto (Leite e carne): Apresentam atributos intermedirios aos bovinos tipo carne e tipo leite Ex.: Pardo suo, Sindi.

4. CAPRINA
a) Leite: Muito semelhantes s caractersticas gerais da vaca leiteira, possuindo conformao geral tendendo s formas clssicas de cunha. Aspecto descarnado, feminilidade acentuada nas matrizes e, sobretudo, bere desenvolvido e glanduloso. Ex.: Saanen, Parda Alpina. b) Corte: Corpo comprido e profundo, largo no dorso, espduas bem desenvolvidas e com amplas e bem distribudas massas musculares. Peito amplo, largo, com boa profundidade e com uma profunda e larga massa muscular. Linha dorso-lombar retilnea e ampla. Trax profundo, com costados bem arqueados e musculosos, e com costelas bem separadas. Ancas bem separadas, musculosas e arredondadas. Garupa ampla e comprida, com inclinao suave e boa cobertura muscular. Ex.: Boer. c) Plo: Caprinos com pelo brilhoso, fino, suave e uniforme. So preferidos os animais de pelos cacheados e enovelados, sendo rejeitados os fios muito lisos, curtos, untuosos, esponjosos e grosseiros. Ex.: Angor. d) Misto (leite e carne): Caprinos que apresentam, em geral, baixa capacidade para produzir leite e carne. Devem ser melhorados visando maior grau de especializao para o tipo desejado. Ex.: Moxot, Anglo-nubiana.

5. OVINA
a) L: Apresentam pequeno porte e corpo menos profundo que os demais tipos. O corpo apresenta como contorno desejvel o mais cilndrico, envolto por uma densa cobertura de l, ocorrendo os tipos de l fina, mdia ou forte. caracterstica a presena de maior ou menor nmero de rugas na pele, especialmente no pescoo e peito. Ex.: L fina a forte - Merinos.

31

L forte - Corriedale, Ideal, Romney Marsh e Suffolk. TIPO DE L

DIMETRO DAS FIBRAS (MICRMETROS)

CLASSIFICAO BRASILEIRA

Fina Mdia Forte

16 a 20 20 a 22 23 a 26

Merina Merina Amerinada, Prima A e Prima B

b) Corte e Pele: Ovinos deslanados, presentes no Nordeste brasileiro. A substituio do velo de l por plos curtos se deve adaptao ao ambiente tropical. Tendem a possuir porte superior ao dos ovinos tipo l. Ex.: Santa Ins e Morada Nova. c) Misto (Leite, carne e L): Apresentam carcaas de boa qualidade; l de espessura e comprimento mdios e de inferior qualidade, usada geralmente em tecidos grosseiros; e, baixa produo de leite com alto teor de gordura. Devem ser melhorados visando maior grau de especializao para o tipo desejado. Ex.: Bergamcia.

6. BUBALINA
a) Leite. Ex.: Murrah, Mediterrnea. b) Misto: Leite e Carne.

Ex.: Jaffarabadi.
Carne e Trao. Ex.: Carabao.

7. AVES
a) Postura.

As boas poedeiras apresentam cristas, barbelas e patas descoradas e pouco desenvolvimento corporal, mostrando aparncia sadia.
b) Corte.

32

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
ASSOCIAO BRASILEIRA DE CRIADORES DE OVINOS (ARCO). Manual Tcnico. Bag: Associao Brasileira de Criadores de Ovinos, 1989. 88p. COSTA, R.S. Tpicos de Zootecnia Geral. Mossor: Escola Superior de Agricultura de Mossor, Grfica Trcio Rosado - ESAM, 2000. 135p.

CRISTO, N.; CARVALHO, L.O.M. Criao de Bfalos: Alimentao, Manejo, Melhoramento e Instalaes. Braslia, EMBRAPA/SPI,1993.403p. Cap.1: Desempenho produtivo em carne, desempenho em produo de leite, animal de trabalho, outras performances, p.1-9.
TORRES, A.P.; JARDIM, W.R.; JARDIM, L.F. Manual de Zootecnia: Raas que Interessam ao Brasil. 2.ed. So Paulo: Ceres, 1982. 136p. TORRES, G.C. de V. Bases para o Estudo da Zootecnia. Salvador: UFBA, 1990. 464p., p.217-319. VIEIRA, M.I. Pecuria Lucrativa. 1.ed. So Paulo: Nobel, 1986. 136p. ZEZZA NETO, L.; BADINI, K.B. O que representam os animais domsticos para o homem. Unimar Cincias, v.1, p.66-70, 1992.

ESTUDO DIRIGIDO
Caracterizar aptido e funo produtiva. Identificar as principais funes produtivas quanto aos atos fisiolgicos e as funes produtivas de interesse zootcnico. Identificar as causas de variaes das funes produtivas. Distinguir tipo tnico de tipo zootcnico. Apresentar a classificao zootcnica das espcies domsticas, descrevendo principais caractersticas e exemplificar.

33

MINISTRIO DA EDUCAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU CENTRO DE CINCIAS AGRRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

DISCIPLINA: 603-250 - Zootecnia Geral PROFESSOR: Dr. Arnaud Azevdo Alves TPICO: NOMENCLATURA E LOCALIZAO DAS REGIES DO CORPO

DOS ANIMAIS 1 - INTRODUO

O conhecimento da localizao, limites e denominaes das regies do corpo de fundamental importncia para que se possa julgar com eficincia um animal, assim como classific-lo (Neiva, 1998). As regies do corpo dos animais possuem denominaes prprias, assim como os rgos que nele se encontram, quer no seu exterior (olhos, ouvidos, boca, nariz, etc.); quer no seu interior (corao, fgado, rins, intestinos, etc.). O estudo das denominaes de cada regio externa do corpo dos animais e das suas delimitaes se conhece como ezoognsia. Cada regio do corpo dos animais possui particularidades de acordo com as espcies e, dentro das espcies, com as raas e tipos zootcnicos. Basicamente, podemos subdividir o corpo de um animal em quatro partes, quais sejam: cabea, pescoo, tronco e membros. A seguir, esto apresentadas as principais regies do corpo dos animais domsticos, sendo citados, inicialmente o termo utilizado em ezoognsia, e a seguir, os respectivos sinnimos, que podem ser apropriados ou no.

2 - REGIES DO CORPO DOS BOVINOS


2.1 - CABEA Na cabea, encontra-se o maior nmero de partes, que pelas caractersticas, auxiliam na identificao do animal, quanto ao grupo racial a qual pertence (Neiva, 1998). A cabea composta por quatro faces e duas extremidades: I) As faces so: Anterior - Formada pela fronte, chanfro e espelho nasal.

34

Posterior - Onde localizam-se a ganacha e entre-ganacha. Laterais -(direita e esquerda) - Onde esto as orelhas, olhais, olhos, bochechas, narinas e fontes. II) As extremidades so: Superior - Limitada pela nuca, partida e pela garganta. Inferior - Constituda pela boca.

FRONTE, FRONTAL ou TESTA - Regio mpar que tem por base anatmica os ossos frontais, parietais e face anterior do occipital, localizada na parte nterosuperior da cabea. Limitada posteriormente pela nuca, inferiormente pelo chanfro, e lateralmente pelos olhos, olhais, fontes e orelhas. MARRAFA ou TOPETE - Regio mpar correspondente ao bordo caudal da fronte, situada medianamente insero dos cornos. Anatomicamente denominada protuberncia intercornual. Nos animais mochos, a marrafa saliente e arredondada. "Nimburi" o termo usado na ndia para designar a eminncia frontal. Na marrafa, s vezes est presente o topete ou tufo de pelos. CHANFRO ou CANA DAS VENTAS - Regio mpar que tem por base anatmica os ossos nasais. Seu limite caudal a fronte; o oral, o espelho e as narinas; e os laterais, as bochechas. O perfil da fronte juntamente com o do chanfro caracterizam o perfil da cabea, que segundo Neiva (1998) pode ser retilnea, concavilnea e convexilnea, sendo as duas ltimas sub-divididas em ultracncavo e subcncavo e ultraconvexo e subconvexo, respectivamente. A ttulo de exemplo, destacam-se os perfs ultra-convexo no Gir; sub-convexo no Indubrasil, no Sindi e no Nelore; e, sub-cncavo no Guzer. CORNO, ASPA ou ARMA - Regio par formada pelo estojo crneo que recobre o processo cornual. Varia quanto insero, dimetro, comprimento, seo transversal, forma e colorao, o que tem grande importncia na caracterizao das raas, devido alta hereditariedade dessas variaes. Podem estar ausentes em algumas raas, denominadas mochas, em ingls "polled". Outra variao o corno chamado "banana", mvel e pendente, onde a cavilha ssea na sua conjuno com a marrafa interrompe-se e um tecido fibro-cartilaginoso liga o corno cabea, explicando-se, assim, sua mobilidade, alis muito varivel, podendo chegar a ser nula. O animal que apresenta cornos denominado aspado. Por batoque se entende os tocos de cornos (em ingls, "scurs"), rudimentos de aspas, protuberncias, botes, no aderidos ao tecido sseo da caixa craniana, diferentemente dos cornos verdadeiros. ORELHA - Regio par implantada entre a fronte, a nuca e a partida. Anatomicamente corresponde ao pavilho auricular. Tem por base anatmica cartilagem e msculos. Serve para distinguir as raas, visto serem a forma, dimenso e posio altamente hereditrias. Nos bovinos europeus, no h grande variao em seu formato e tamanho, que normalmente so curtas e mdias e de pontas arredondadas. O posicionamento da orelha fator indicativo de temperamento e estado de higidez dos animais. OLHO ou VISTA - Regio par, situada entre a fronte, o chanfro e a bochecha. Consiste do globo ocular, protegidos pelas plpebras e pestanas; devem ser simtricos.

35

Constitui-se fator indicativo do tipo tnico e da sade dos animais. So elpticos (Guzer e Nelore) e mais aproximados da forma circular nas outras raas.

BOCA - Regio mpar. Limita-se com o focinho, as narinas e bochechas. Tem por base anatmica os intermaxilares, maxilares e palatinos. Nela encontram-se os lbios, os dentes, as gengivas, o cu da boca, palato ou palatino e a lngua. Nos bovinos, os incisivos superiores e os caninos so ausentes, onde se verifica uma cartilagem dura revestindo a gengiva, denominada almofada dentria. GANACHA ou PARTE POSTERIOR DO QUEIXO - Regio par, situada abaixo da bochecha, tem por base anatmica as bordas ventrais das mandbulas. GARGANTA, GORJA ou GOLA - Regio mpar, situada entre o pescoo e a fauce. Deve ser larga, correspondendo a um bom desenvolvimento da laringe e ao afastamento dos ramos do mandibular. Quando a garganta larga, a boca espaosa e o animal comedor. ESPELHO - Situado entre as narinas e acima do lbio superior. Corresponde anatomicamente regio naso-labial. As rugosidades do espelho apresentam variaes individuais que permitem identificao especfica, tal qual impresses digitais dos humanos. A colorao do espelho constitui-se em indicativo da pureza racial e tambm pode caracterizar o estado sanitrio do animal, devendo apresentar-se mido e brilhoso. Nos zebunos, o espelho deve ser preto. NUCA - Regio mpar que tem por base anatmica a articulao atlideo-occipital. Est situada entre as orelhas, posteriormente crista nucal(marrafa) e anteriormente ao bordo superior do pescoo. Deve ser espaosa. PARTIDA - Regio par compreendida pela glndula do mesmo nome. Situa-se entre a orelha, garganta, bochecha e tbua do pescoo. Deve apresentar ligeira depresso.

FONTE ou TMPORA - Regio par, em salincia, situada entre a orelha, a fronte, o olho e a bochecha. Tem por base anatmica a fossa temporal.
BOCHECHA - Regio par, situada entre a fonte, o chanfro, o olho, a partida, a boca e a ganacha. Divide-se em "chato da bochecha" e "bolsa" que tm por base anatmica, respectivamente, os msculos masseter e bucinador. NARINA ou VENTA - Regio par, correspondente abertura externa das vias respiratrias ou aberturas nasais. Tem por base anatmica cartilagens e msculos. Devem estar sempre bem abertas e saudveis. FAUCE, ENTRE GANACHAS ou CALHA - Regio mpar, limitada lateralmente pelas ganachas, posteriormente pela garganta e anteriormente pelo lbio inferior. Tem por base anatmica o hiide e msculos. GARGANTA, GORJA ou GOLA - Regio mpar, situada entre o pescoo e a fauce. Deve ser larga, correspondendo a um bom desenvolvimento da laringe e ao afastamento dos ramos do mandibular. Quando a garganta larga, a boca espaosa e o animal comedor.

36

2.2-PESCOO - Liga-se anteriormente nuca, partidas e garganta; posteriormente cernelha, escpula e peito. Tem por base anatmica as vrtebras cervicais, ligamentos cervicais e msculos. As tbuas direita e esquerda, apresentam a "goteira da jugular", depresso longitudinal por onde passa a veia de mesmo nome. As tbuas apresentam, ainda, dobras da pele que a reveste e que se mostra frouxa. No bordo superior ocorre, nos machos taurinos, uma massa msculo-gordurosa denominada cangote, diferente do cupim dos zebunos. No bordo inferior insere-se a barbela ou papada, prolongamento da pele que reveste este bordo, muito desenvolvida nos zebunos. Forma na parte anterior a papada e desce ao longo do pescoo at a extremidade deste. BARBELA - A barbela se inicia discretamente bifurcada em dois pequenos ramos que se juntam, at alcanar a inter-axila e atingir o refego, ou seja, a dobra de pele que percorre o esterno e liga, na maioria dos casos, a barbela ao umbigo. O desenvolvimento do refego, s vezes, acompanha o da barbela. 2.3-TRONCO CERNELHA, GARROTE ou CRUZES - Regio mpar, anatomicamente denominada regio inter-escapular. Situa-se entre o bordo superior do pescoo e o dorso. Tem por base anatmica as apfises espinhosas da segunda stima vrtebra torcica. elemento indicador do tipo zootcnico. GIBA ou CUPIM - Presente nos Zebunos. Situa-se no alto da cernelha, estendendo-se um pouco para frente, e sua base no deve ultrapassar posteriormente a vertical que passa pelo cotovelo, tangenciando-o. Tem por base anatmica os msculos rombide e trapzio. Varia de dimenses conforme o sexo e a raa. O cupim tombado constitui defeito. DORSO ou ESPINHAO - Regio mpar, localizada entre a cernelha e o lombo, acima dos costados. Tem por base anatmica as ltimas vrtebras torcicas e msculos correspondentes, conhecida como regio torxica dorsal. Deve ser retilneo, amplo e longo. LOMBO ou RIM - Regio mpar, situada entre o dorso e a garupa, acima dos flancos e adiante das ancas. Tem por base anatmica as vrtebras lombares e os msculos correspondentes(leo, espinais e psoas). Deve ser amplo e anguloso. comum no Zebu o lombo oblquo, ascendente, de que resulta uma garupa alta. ANCA, QUADRIL, COXAL ou CADEIRA - Regio par, em salincia, situada no limite entre o lombo e a garupa, posteriormente e acima dos flancos. Anatomicamente, corresponde ao ngulo anterior externo do osso leo, denominada tuberosidade coxal. Devem ser afastadas e ao nvel do lombo e da garupa. GARUPA - Est situada entre o lombo e a base da cauda, separada da coxa pela linha que liga a anca ponta da ndega. Tem por base anatmica o osso sacro, o coxal e msculos correspondentes, denominada regio gltea ou sacral. Apresenta forma trapezoidal, delimitada pelas linhas e ngulos que unem as

37

tuberosidades isquiticas entre si e os ngulos externos dos leos. Sua beleza est em ser ampla, em plano horizontal. Normalmente considerada "teto do bere". PEITO - Regio mpar, situada entre a base do pescoo, a ponta das escpulas e as interaxilas. Tem por base anatmica a extremidade anterior do esterno e respectivos msculos, denominada regio pr-esternal. Deve ser largo e musculoso nos bovinos de corte e mais discreto nos bovinos leiteiros. Em ambos os casos, deve apresentar o couro pregueado e frouxo. AXILA ou SOVACO - Regio entre o membro anterior e as inter-axilas. Nessa regio a pele mais flcida e os pelos mais ralos. INTER-AXILA - Regio situada entre as axilas, posteriormente ao peito e adiante do cilhadouro. Tem por base anatmica a poro mdia do osso esterno e msculos. COSTADO ou COSTELAS - Regio par abaixo do dorso, atrs da paleta, adiante do flanco e acima do ventre. Tem por base anatmica oito a nove pares de costelas e msculos correspondentes, denominada regio torxica lateral. Deve apresentar-se largo, profundo, longo e convexo, com costelas arqueadas, determinando amplitude torcica e abdominal. Envolve os principais rgos respiratrios e circulatrios. Nos bovinos de corte, deve ser bem revestido por massa muscular. FLANCO, VAZIO, ILHAL ou ILHARGA - Regio par situada posteriormente ao costado, adiante da anca e da coxa, abaixo do lombo e acima do ventre, anatomicamente denominada fossa paralombar.

CILHADOURO, CINCHA ou PASSAGEM DA CILHA - Regio mpar, situada entre as inter-axilas e o ventre, abaixo do costado. Corresponde parte posterior do esterno, mais cartilagens e msculos.
VENTRE, BARRIGA, PANA ou ABDOMEM - Regio mpar, abaixo do costado e do flanco, adiante da regio inguinal, atrs do cilhadouro. Tem por base anatmica os msculos abdominais. UMBIGO - Ponto da linha mdia onde se localiza a cicatriz umbilical.

VIRILHA - Regio par formada pela prega cutnea que une o ventre ao membro plvico. Anatomicamente corresponde regio inguinal.
REGIO INGUINAL - Regio mpar, situada entre o ventre e o perneo. Nesta regio esto localizados os rgos reprodutivos externos dos machos.

FONTE DO LEITE - Regio par, onde a veia mamria penetra no interior do abdmen. Sua forma e calibre podem estar associados capacidade circulatria do aparelho mamrio.
CAUDA, RABO ou COLA - Regio mpar inserida na poro mediana e distal da garupa, continuidade da linha dorso-lombar, na extremidade posterior do tronco, constituda pelas vrtebras coccigianas(18 a20) e respectivos msculos. A cauda possui duas partes: "sabugo" ou parte vertebrada e "vassoura da cauda" formada por um tufo de pelos longos, abundante no gado indiano. A insero da cauda, na garupa, pode ser alta (sacro elevado), ou baixa, quando se insere entre os squios, ao dobrar-se para baixo.

38

NUS - Regio mpar, correspondente abertura posterior do tubo digestivo. Localizase sob a cauda, acima do perneo, nos machos; nas fmeas situa-se acima da vulva. Deve ter colorao escura. PERNEO ou REGO - Situa-se entre as ndegas. Nos machos localiza-se do anus ao escroto. Nas fmeas, entre a vulva e o bere. NDEGAS - Regio par, situada posteriormente coxa, estendendo-se da tuberosidade isquitica ao tendo do jarrete. Tem como base anatmica a tuberosidade do squio e msculos. Deve ser saliente, espessa, descida, polpuda e arredondada. ESCROTO - Situado entre as coxas, na regio inguinal dos reprodutores. No deve ser muito desenvolvido e deve conter dois testculos, tambm conhecidos vulgarmente como bagos, gros ou ovos, onde so produzidos os espermatozides, os quais devem apresentar simetria e bom desenvolvimento, alm de mobilidade.

BAINHA, FORRO, BOLSA ou PREPCIO - Formada pela dobra de pele que recobre a verga em repouso. Nos zebunos, caracteriza-se pelo seu desenvolvimento. incorreto denomin-la de umbigo. Quando demasiadamente longa, corre o risco de traumatizar-se podendo surgir, em conseqncia, a acrobustite e a fimose.
VERGA, PNIS, MEMBRO ou PEA - Acha-se envolto pela bainha, quando em repouso. VULVA ou VASO - Regio mpar das fmeas. Localiza-se abaixo do nus, entre as ndegas. Mostra dois lbios ligados por comissuras em sentido vertical. Compem a abertura externa das vias genito-urinrias. Quando apresenta pelos demonstra baixa fertilidade. BERE ou MAMAS - Est situado na regio inguinal das fmeas. Anatomicamente corresponde s glndulas mamrias. Nas raas leiteiras, projeta-se para o ventre e para o posterior, atingindo a regio mdia do perneo. Subdivide-se em quatro quartos, cada qual com uma teta, simtricas, normais, cada uma com um pequeno orifcio na sua face inferior, onde h um esfncter responsvel pela liberao do leite. um rgo globoso, em forma de taa, de volume varivel com o estado em que a vaca se encontra, isto , produzindo leite ou seca, e ainda, apresenta-se bastante desenvolvido nas raas especializadas na produo de leite. 2.4-MEMBROS Os membros esto subdivididos em torcicos e plvicos. I) Torcicos - Apresentam as seguintes regies: escpula, brao, cotovelo, antebrao, joelho, canela, boleto, quartela e p. II) Plvicos - Apresentam as seguintes regies: coxa, patela, perna, jarrete, canela, boleto, quartela e p.

39

ESCPULA, P, APA ou PALETA - Regio par situada abaixo da cernelha, acima do brao, entre a base do pescoo e o costado. Est justaposta ao trax. Tem como base anatmica o omoplata e msculos da regio, correspondendo regio escapular. Nos bovinos de corte, deve apresentar-se bem revestida por msculos. BRAO - Regio par localizada entre a paleta e o antebrao. Seu limite posterior o codilho. A base anatmica constituda pelo osso mero e msculos. A beleza desta regio, nos bovinos de corte, est no desenvolvimento muscular. CODILHO ou COTOVELO - Limite entre o brao e o antebrao. Corresponde anatomicamente ao olcrano. ANTEBRAO - Regio par que se limita, superiormente, com o brao e o codilho e, inferiormente, com o joelho. Tem como base anatmica os ossos rdio e ulna. Deve apresentar-se musculoso nos bovinos de corte. JOELHO - Regio par localizada entre o antebrao e a canela. Tem como base anatmica os ossos do carpo. COXA - Regio par, limitada proximalmente com a garupa, distalmente com a perna, anteriormente com o flanco e posteriormente com a ndega. No limite com a perna, anteriormente, fica a patela. Tem como base ssea a articulao fmurtbio-patelar e msculos da regio. Deve ser bem desenvolvida e musculosa nos bovinos de corte. PERNA - Regio par localizada abaixo da coxa e da patela, acima do jarrete. Tem por base anatmica tbia, fbula e msculos respectivos. bela quando musculosa. JARRETE, GARRO ou CURVILHO - Regio par, situada inferiormente perna e acima da canela. Anatomicamente a ponta do jarrete corresponde tuberosidade do calcneo. 2.5-REGIES COMUNS AOS MEMBROS TORCICOS E PLVICOS CANELA ou CANA - Nos membros torcicos, est situada abaixo do joelho e acima do boleto. Nos membros plvicos, fica abaixo do jarrete e acima do boleto. Tem por base anatmica os ossos do metacarpo, no primeiro caso, e do metatarso, no segundo caso. Para ser bela, deve ser bem dirigida, em aprumo, curta, larga e espessa, apresentando bons ligamentos paralelos. BOLETO - Regio par localizada entre a canela e a quartela. Tem por base anatmica a articulao metacarpo-falangeana no membro anterior e metatarso-falangeana no membro posterior e os ossos grandes sesamoideanos em ambos os casos. Deve ser largo, espesso, seco e bem dirigido. QUARTELA ou MIDO - Regio par, situada entre o boleto e a coroa que circunscreve o casco. Tem por base anatmica as duas primeiras falanges ou falanges proximais. Apresenta uma forma estrangulada, em comparao com as regies limtrofes. Deve ser larga e espessa, seca, no alongada e bem

40

dirigida. O exagerado comprimento acarreta sobrecarga dos ligamentos e, se estes no forem resistentes, o animal pode se tornar "sapateiro" isto , baixojuntado. A quartela deve formar um ngulo de 45 a 50 com o solo. COROA - Regio que circunscreve o casco. uma parte da quartela que se articula com o casco. Est dividida em duas por um sulco que separa os dois dedos. Tem por base anatmica a poro da segunda falange que est fora do estojo crneo do casco. SOBRE-UNHAS - Rudimentos de unhas, localizados posteriormente aos boletos, apresentam-se duplos em cada membro. Anatomicamente corresponde aos paradgitos. UNHA, P ou CASCO - o estojo crneo que recobre e protege a extremidade de cada membro. Apresenta-se dividido em duas metades, constituindo as unhas com um espao central, denominado espao interdigital. Pode ser dividido em perioplo, muralha e sola. Perioplo a parte crnea que contorna o bordo superior da muralha. Muralha a regio visvel do casco, abaixo do perioplo. Sola ou palma a concavidade da face plantar. A colorao das unhas deve ser sempre preta ou escura nos zebus. As unhas posteriores so mais desenvolvidos que as anteriores. Os posteriores formam um ngulo de 55 com a horizontal e os anteriores so menos inclinados(50). As unhas externas so mais largas e um pouco mais curtas que as internas. A denominao "casco" no adequada no caso dos bovinos.

3 - REGIES DO CORPO DOS EQUINOS


NUCA - Regio mpar que tem por base anatmica o occipital e msculos. Est situada entre a fronte, orelha e bordo superior do pescoo. Nela se implanta o topete. Deve ser alta, cheia e larga. GARGANTA - Regio mpar situada no ponto de ligao da cabea com o pescoo, entre as partidas. Deve ser larga correspondendo a um bom desenvolvimento da laringe e ao afastamento dos ramos do mandibular. Quando a garganta larga, a boca espaosa e o animal comedor. PARTIDA - Regio par compreendida pela glndula do mesmo nome. Situa-se de cada lado da cabea, em depresso entre as orelhas, garganta, bochecha e pescoo. Deve apresentar-se longa, lisa e moderadamente reentrante.

FRONTE - Regio mpar que tem por base anatmica os ossos frontais, parietais e face anterior do occipital. Situa-se entre nuca, chanfro, olho, fonte e orelha. Deve ser comprida, larga e chata, com perfil retilneo.
CHANFRO - Regio mpar que tem por base anatmica os ossos nasais. Seu limite caudal a fronte, o lateral so bochechas, olhos e narinas e o oral o focinho. FOCINHO - Est situado entre o chanfro, as narinas e a boca. Deve apresentar-se com aparncia delicada, suavidade ao tato e ntegro. ORELHA - Regio par implantada entre a nuca, o topete e a partida. Tem por base anatmica cartilagem e msculos. Devem ser curtas, delicadas, simtricas e

41

bem dirigidas. So conhecidas as orelhas dos tipos de lebre, de porco, cabanas, corajosas, medrosas e ms. FONTE - Regio par, em salincia reentrante, situada entre orelha, fronte, olho e bochecha. Tem por base anatmica a regio tmpro-maxilar. Deve apresentar profundidade reduzida. OLHO ou VISTA - Regio par situada entre fronte, chanfro e bochecha. Os olhos so formados pelo globo ocular, protegido pelas plpebras e pestanas. As plpebras devem ser finas, lisas, rasgadas, mveis, bem dirigidas e mostrando conjuntiva rosada. Os globos oculares devem ser grandes, simtricos, bem aflorados, medianamente convexos e brilhantes. BOCHECHA - Regio par situada entre a fonte, o focinho e a ganacha. Deve apresentar pele fina e musculatura lisa e firme. NARINA - Regio par correspondente abertura externa das vias respiratrias. Tem por base anatmica cartilagens e msculos. Localizam-se nas laterais do focinho, limitada pelo chanfro e lbio superior.

GANACHA - Regio par que tem por base anatmica o bordo inferior do ramo mandibular. Situada aos lados da fauce, acima da barba e abaixo da garganta. Devem ser secas e bem afastadas.
FAUCE - Regio mpar limitada pelas ganachas, garganta e barba. Deve ser larga, seca e cavada. BARBA - Situada entre o lbio inferior e a ganacha, adiante da fauce. Deve ser larga, arredondada e limpa. BOCA - Limita-se com focinho, narina e bochecha. Tem por base os intermaxilares, maxilares e palatinos. Nela encontram-se os lbios, os dentes, as gengivas, o cu da boca ou palatinos e a lngua. a poro inicial do aparelho digestivo. PESCOO - Liga-se anteriormente nuca, partidas e garganta; posteriormente cernelha, escpula e peito. Tem por base anatmica as vrtebras cervicais, ligamentos cervicais e msculos. As tbuas direita e esquerda, apresentam a "goteira da jugular", depresso longitudinal por onde passa a veia de mesmo nome. CRINEIRA - Situada no bordo superior do pescoo. Pode ser simples ou dupla, podendo ser cortada ou tranada. Deve apresentar fios lustrosos, no muito abundantes, macios e relativamente finos. CERNELHA - Regio mpar situada entre o bordo superior do pescoo e o dorso, acima das escpulas. Deve ser alta, longa, seca, musculosa, limpa, bem dirigida e dotada de base larga. DORSO - Regio mpar localizada entre a cernelha e o lombo, acima dos costados. Tem por base anatmica as ltimas vrtebras torcicas e msculos correspondentes. Deve ser direito, curto, largo e musculoso. LOMBO - Situado entre o dorso e a garupa, acima dos flancos e adiante das ancas. Tem por base anatmica as vrtebras lombares e os msculos correspondentes. Deve ser horizontal, curto, largo, musculoso, bem ajustado e flexvel.

42

ANCA - Regio par, situada no limite entre lombo e garupa, acima dos flancos. Anatomicamente, corresponde ao ngulo externo do osso lio. Devem ser salientes, simtricas e bem musculosas. GARUPA - Est situada entre o lombo e a base da cauda, separada da coxa pela linha que liga a anca ponta da ndega. Tem por base anatmica o osso sacro, o coxal e msculos correspondentes. Vista de cima, deve mostrar forma aproximada de um quadrado. PEITO - Situa-se entre a base do pescoo, a ponta das escpulas e as inter-axilas. Tem por base anatmica a extremidade anterior do esterno e respectivos msculos. Deve ser largo e forte, como indcios de trax e msculos bem desenvolvidos. AXILA - Regio situada entre as faces internas dos membros torcicos e o tronco. Deve apresentar pele fina, macia e elstica, livre de irritaes. INTER-AXILA - Regio situada entre as axilas, abaixo do peito e adiante do cilhadouro. Tem por base anatmica o osso esterno e msculos. Deve ser larga e saliente.

COSTADOS - Regio par abaixo do dorso, atrs da paleta, adiante do flanco e acima do cilhadouro e ventre. Tem por base anatmica oito a nove pares de costelas e msculos correspondentes. Deve apresentar-se alto, longo e convexo.
FLANCO - Regio par situada atrs do ltimo par de costelas, adiante da anca e da coxa, abaixo do lombo, acima da virilha e do ventre. Deve ser curto e cheio, com movimentos vagarosos e compassados. CILHADOURO - Regio situada entre a inter-axila e o ventre, abaixo do costado. Corresponde parte posterior do esterno, mais cartilagens e msculos. Deve ser largo e achatado, mas com as partes laterais convexas, indicando trax largo e musculoso. VENTRE - Regio situada na face inferior do tronco, abaixo do costado e do flanco, adiante da virilha e dos rgos genitais, atrs do cilhadouro. Deve apresentar volume mdio, forma cilndrica e ligaes corretas com regies adjacentes. VIRILHA - Regio par formada pela prega da pele que une a coxa ao ventre. Deve ser ntegra, com pele fina e elstica, recoberta por pelos curtos e delicados. CAUDA OU COLA - Regio que se insere na extremidade posterior do tronco, implantada na garupa. A beleza desta regio depende das partes que a constituem, isto , do sabugo e das crinas. NUS - Abertura posterior do tubo digestivo, localiza-se sob a cauda. Deve ser arredondado, saliente, rijo, bem fechado, apresentando superfcie untosa, glabra e escura. PERNEO - Situa-se entre as ndegas e vai do nus ao escroto nos machos e da vulva s mamas nas fmeas. Deve apresentar pele macia, fina, lisa e ntegra, com pelos delicados e curtos. ESCROTO - Localizado entre as coxas, na regio inguinal, tem a funo de alojar e proteger os testculos. Deve ser fino, macio, elstico, untoso e recoberto por pelos curtos e delicados. BAINHA - Formada pela dobra de pele que cobre a verga em repouso. Deve ser fina, macia, elstica, ampla, ntegra e isenta de verrugas.

43

VERGA ou PNIS - Acha-se envolto pela bainha, quando em repouso. VULVA - Parte posterior do aparelho genital das fmeas. Localiza-se abaixo do nus, entre as ndegas. Mostra dois lbios ligados por comissuras. Deve apresentar lbios serrados, firmes, sem verrugas, apresentando pele macia, fina, elstica, untosa, glabra e de cor escura. MAMAS - Situadas na regio inguinal, entre as coxas, formando duas salincias arredondadas. Cada mama prolongada por uma teta, cujo pice apresenta dois ou mais orifcios para sada do leite. Devem apresentar volume de acordo com a idade e estado da fmea, mostrando pele fina, lisa, macia e de cor escura. As tetas devem apresentar tamanho regular, forma perfeita e simtrica. ESCPULA, P ou PALETA - Regio par situada abaixo da cernelha, acima do brao, entre a base do pescoo e o costado. Tem como base anatmica o omoplata e msculos da regio. Deve ser longa, bem dirigida, musculosa e dotada de movimentos amplos. BRAO - Regio par localizada entre a paleta e o antebrao. Seu limite posterior o codilho. Deve ser longo, musculoso, embora esta musculatura deva ser seca nos cavalos galopadores. CODILHO - Regio par, situada entre o brao e o antebrao, na parte posterior do primeiro. Deve ser longo, alto e bem dirigido. ANTEBRAO - Regio par que se limita, superiormente, com o brao e, inferiormente, com o joelho. Tem como base anatmica os ossos rdio e cbito. Deve ser longo, largo, musculoso e bem dirigido.

JOELHO - Regio par localizada entre o antebrao e a canela. Tem como base anatmica os ossos do carpo. Deve ser volumoso, seco e bem sustentado.
COXA - Regio par que se limita superiormente com a garupa, inferiormente com a perna, anteriormente com o flanco e a patela e, posteriormente, com a ndega. No seu limite com a perna, anteriormente, fica a patela, cuja base ssea a rtula. Tem como base anatmica o fmur e msculos da regio. Deve ser longa, musculosa e bem desenvolvida. NDEGAS - Regio par situada posteriormente coxa, estendendo-se da tuberosidade isquitica ao tendo do jarrete. Tem como base anatmica a tuberosidade do squio e msculos. Deve ser saliente, musculosa e seca. PATELA - Regio par, situada na parte anterior da unio entre a coxa e a perna. A dobra da perna que forma a patela deve ser fina, macia e elstica. PERNA - Regio par localizada abaixo da coxa e da patela, acima do jarrete. Tem por base anatmica a tbia, a fbula e msculos respectivos. Sua beleza est em ser musculosa, longa e bem dirigida. JARRETE - Regio par situada abaixo da perna e acima da canela. A ponta do jarrete corresponde tuberosidade do calcneo. Deve ser volumoso, seco, com boa abertura e bem movimentado. 3.1 - REGIES COMUNS AOS MEMBROS TORCICOS E PLVICOS

44

CANELA - Nos membros torcicos, est situada abaixo do joelho e acima do boleto. Nos membros plvicos, fica abaixo do jarrete e acima do boleto. Tem por base anatmica os ossos do metacarpo no primeiro caso e do metatarso no segundo caso. Para ser bela, deve ser bem dirigida, em aprumo, curta, larga, espessa e apresentar bons tendes. BOLETO - Regio par localizada entre canela e quartela. Tem por base anatmica a articulao metacarpo-falangeana no membro anterior e metatarso-falangeana no membro posterior, e os ossos grandes sesamoideanos em ambos os casos. Deve ser largo, espesso, seco e bem sustentado. QUARTELA - Regio par situada entre o boleto e a coroa que circunscreve o casco. Deve ser volumosa, seca, regularmente longa, flexvel e bem dirigida. COROA - Regio que coroa o casco, situada entre a quartela e o casco. Deve ser larga, seca e bem ajustada quartela. CASCO - o estojo crneo que recobre e protege a extremidade de cada membro. Os cascos anteriores so mais desenvolvidos que os posteriores. So caracterizados quanto ao volume, forma, qualidade da matria crnea e aos aprumos.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
BATTISTON, W. C. Gado Leiteiro: Manejo, Alimentao e Tratamento. Campinas, SP. Instituto Campineiro de Ensino Agrcola, 1977. 404p. CAMARGO, M. X. de; CHIEFFI, A. Ezoognsia. So Paulo, Instituto de Zootecnia, 1971. 320p. DEGASPERI, S.A.R.; PIEKARSKI, P.R.B. Bovinocultura Leiteira; Planejamento, Manejo e Instalaes. Curitiba, Livraria do Chain, 1988. 429p. JARDIM, V. R. Curso de Bovinocultura. 4.ed. Campinas, Instituto Campineiro de Ensino Agrcola, 1988. 525p. MILLEN, E. Zootecnia & Veterinria; Teoria e Prticas Gerais. Campinas, Instituto Campineiro de Ensino Agrcola, 1975. 409p.

NEIVA, R.S. Produo de Bovinos Leiteiros. Lavras: UFLA, 1998. 534p.


RIBEIRO, D. B. O Cavalo; Raas, qualidades e defeitos. Rio de Janeiro, Globo, 1988. 318p. SILVA, A. L. Manual do Criador. So Paulo, J. L. Grfica Editora. 1963. 204p. VAL, L. J. L. do. Exterior dos Equdeos. Belo Horizonte, Escola de Veterinria da UFMG, 1982. 95p.

ESTUDO DIRIGIDO
Discorrer quanto importncia da ezoognsia para a Zootecnia e cincias afins. Identificar as principais regies do exterior dos animais domsticos. Apresentar a importncia das regies do exterior dos animais domsticos quanto caracterizao racial e ao tipo zootcnico.

45

MINISTRIO DA EDUCAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU CENTRO DE CINCIAS AGRRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

DISCIPLINA: 603-250 - Zootecnia Geral PROFESSOR: Dr. Arnaud Azevdo Alves TPICO: IDADE DOS ANIMAIS

I - CONSIDERAES GERAIS
Segundo CAMARGO e CHIEFFI (1971), a existncia do animal pode ser maior ou menor, passando o mesmo por trs fases distintas: a) Infncia, na qual o animal cresce e se desenvolve. Nesta fase, o animal emprega a quase totalidade dos alimentos ingeridos na formao e desenvolvimento de seus rgos, mas, medida que esta fase avana, aproximando-se da idade adulta, parte desses alimentos j pode ser transformada em rendimento econmico, aumentando-o; b) Idade adulta, na qual o desenvolvimento se mostra estacionrio. O animal emprega os alimentos ingeridos na sua produo econmica. Em geral, o valor econmico do animal atinge o mximo, porque o organismo completa o seu desenvolvimento e o aparelho digestivo, em plena atividade, est apto a extrair dos alimentos quase todos os princpios nutritivos. Desses princpios, pequena parte utilizada na manuteno do animal e o restante transformado em elementos explorveis economicamente, como fora, leite, gordura, l, etc., conforme a aptido de cada espcie ou raa; c) Velhice ou fase senil, perodo em que o animal vai definhando e perdendo a sua energia vital at a morte. O animal utiliza os alimentos ingeridos em menor proporo, pois grande parte dos alimentos no assimilada. A avaliao da idade dos animais importante em nosso meio criatrio, onde muitos animais no tm idade real conhecida, por falta de registro da data de nascimento e so comercializados com base na idade aproximativa, isto , avaliada atravs de indcios morfolgicos e anatmicos. Dentre tais indcios, os principais, porque permitem uma avaliao bastante aproximada da idade real, so fornecidos pela evoluo dentria. Quanto dentio, os animais podem ser classificados em heterodontes, apresentam desde o nascimento dentes diferenciados; e difiodontes, apresentam duas denties, uma de leite ou caduca e outra permanente ou definitiva.

46

II - CATEGORIAS DE BOVINOS QUANTO IDADE


Os bovinos apresentam quatro fases de vida. Denomina-se bezerro(a), desde o nascimento at a desmama, em condies naturais; da desmama ao incio da puberdade, o bovino denominado garrote(a); do incio da puberdade primeira cria, as fmeas so denominados novilhas, e os machos novilhos at atingirem a maturidade sexual; aps a primeira cria, as novilhas so consideradas vacas, enquanto, os novilhos maduros sexualmente so denominados touros. s vezes denomina-se novilha de primeira cria, s novilhas aps o primeiro parto, passando a ser denominadas vacas s aps o segundo parto.

III - PROCESSOS PARA DETERMINAO DA IDADE DOS BOVINOS

1 - Elementos primrios

Para se determinar a idade aproximativa ou o clculo etrio dos bovinos so utilizados indcios fornecidos principalmente pelos dentes e pelos cornos.

a) Dentes

O bovino jovem apresenta 20 dentes: 12 molares igualmente distribudos nas duas arcadas e 8 incisivos implantados na parte anterior do maxilar inferior. O adulto possui 32 dentes: 24 molares e 8 incisivos. No lugar dos incisivos superiores, os bovinos apresentam uma cartilagem fibrosa, denominada almofada gengival ou almofada dentria.
As frmulas dentrias dos bovinos, segundo a dentio, so as seguintes:

a) Dentio caduca

I: 0/4; C: 0/0; PM: 3/3; M: 0/0 = 20 dentes.

b) Dentio definitiva

I: 0/4; C: 0/0; PM: 3/3; M: 3/3 = 32 dentes.

OS INCISIVOS - Os dois dentes centrais chamam-se pinas; os dois imediatos, um de cada lado das pinas, so denominados primeiros mdios; os seguintes, segundos mdios; e os extremos, cantos.

47

So denominados caducos ou "de leite", os incisivos da primeira dentio, e definitivos os da segunda. A diferena entre os dentes caducos e definitivos dada, principalmente, pelo volume, pois os primeiros so bem menores e no apresentam estrias longitudinais. O aparecimento dos incisivos substitutos coincide praticamente com a queda dos caducos correspondentes. Por ocasio da irrupo, o bordo anterior dos incisivos a primeira parte a aparecer e, somente depois de algum tempo surge o restante do dente. O dente incisivo apresenta as seguintes regies anatmicas: coroa, que se mostra livre, em forma de p, convexa na face labial e cncava na face lingual, apresentando a mesa dentria; colo bem acentuado, ainda mais no dente caduco; raiz, relativamente alongada e de seco circular, implantada no alvolo dentrio, recoberta pela gengiva e um tanto mvel, conforme sua implantao, evitando traumatismos na almofada gengival. Na mesa dentria de cada incisivo h uma depresso oval, mais ou menos profunda, denominada cavidade dentria externa ou corneto dentrio externo. No interior da cavidade dentria externa h depsito de uma substncia escura, conhecida por germe de fava. O dente constitudo por dentina (substncia fundamental), esmalte e cimento (substncias de revestimento) e polpa dentria. O esmalte, transparente e muito duro, recobre e protege a coroa, dando brilho e rigidez ao dente. Abaixo do esmalte, na coroa, e do cimento, na raiz, nota-se a dentina, substncia dura e ligeiramente amarelada que predomina na constituio do dente, na qual esto as cavidades dentrias externa e interna; a dentina de neoformao de um amarelo mais escuro. Envolvendo a raiz encontra-se o cimento, amarelo sujo e menos duro que a dentina, serve para dar maior consolidao ao dente no alvolo. Enchendo a cavidade dentria interna, est a polpa dentria, de cor avermelhada e incluindo vasos sangneos e filetes nervosos (substncia vsculo-nervosa), que gera a dentina de neoformao. A eminncia ou salincia avale representada pela salincia cnica existente na face lingual da coroa e est diretamente relacionada ao nivelamento dentrio.

A USURA - O desgaste do dente inicia-se pela mesa dentria, de modo que esta passa, com o tempo, a retilnea. Mais tarde, a ao da usura alcana toda a face lingual da coroa, quando a eminncia avale desaparece e a mesa dentria apresenta-se cncava.
Na fase do incisivo irrompido, observa-se a cavidade dentria externa, compreendida entre os bordos anterior e posterior, sendo o primeiro mais elevado que o segundo; devido a esta diferena de nvel, o bordo anterior atingido pela usura seis meses aps o incio da irrupo do dente, enquanto o bordo posterior sofre o mesmo fenmeno seis meses mais tarde, isto , um ano aps o incio da irrupo. Continuando o desgaste, as bordas da cavidade dentria externa tendem a desaparecer, verificando-se o rasamento do dente. Mais ou menos nesta ocasio aparece, entre o esmalte central e o bordo anterior do dente, a estrela dentria, inicialmente sob a forma de um trao amarelo escuro, paralelo ao bordo anterior, depois quadrada e, finalmente, arredondada e ocupando a parte central da mesa dentria. A estrela dentria constituda por dentina de neoformao, que preenche o fundo da cavidade dentria externa formando um

48

relevo sobre a mesa dentria, e ao desaparecer caracteriza a fase de nivelamento do dente. A forma da mesa dentria sofre modificaes com a usura, e passa de elptica a oval, desta a arredondada, depois triangular, e, finalmente, biangular.

INFLUNCIA DA PRECOCIDADE

Quanto precocidade, importante considerar os caracteres tnicos e as condies de manejo alimentar e sanitrio.
No Quadro 1, se observa a evoluo dentria em animais de raas bovinas precoces e tardias, considerando a irrupo dos dentes definitivos em funo da idade.

QUADRO 1: evoluo dentria em animais de raas bovinas precoces e tardias

Dentes Pinas 1os mdios 2os mdios Cantos

Raas precoces 14-16 meses 18-22 meses 26-28 meses 32-34 meses

Raas tardias 24 meses 36 meses 48 meses 60 meses

Fonte:INCHAUSTI e TAGLE citados por DEGASPERI e PIEKARSKI (1988).

importante observar que entre os zebunos aparecem animais cujas mudas coincidem com as de animais de raas altamente precoces. Nos zebunos a primeira muda mais tardia, em mdia aos 27 meses, e a ltima mais precoce, em mdia aos 51 meses. O nivelamento dos dentes definitivos tambm bastante adiantado nos animais precoces. No Quadro 2, so apresentados os valores de idade aproximativa dos bovinos pela arcada dentria. O bovino considerado de boca cheia aos cinco anos, quando o processo de muda estiver completo.

49

QUADRO 2 - Idade aproximativa dos bovinos pela arcada dentria

IDADE Pi nas Ao nascer Aos 20 dias Aos 2 anos Aos 3 anos Aos 3 anos Aos 5 anos Aos 7 anos Aos 8 anos Aos 9 anos Aos 10 anos Aos 11 anos Aos 12 anos 2 2 -

Dentes caducos M dios 2 4 4 2 C antos 2 2 2 2 nas 2 2 2 2 Pi

Dentes permanentes M dios 2 4 4 Can tos 2

Rasamento das pinas Rasamento dos 1os. mdios Rasamento dos 2os. mdios Rasamento dos cantos Nivelamento dos dentes Afastamento dos dentes

b) Cornos O bezerro nasce sem cornos, podendo ser verificados a partir da primeira semana duas proeminncias no frontal sensveis ao tato. Aos dois meses, os cornos comeam a apontar na forma de boto crneo e crescem cerca de um centmetro por ms, at a idade de um ano e meio. Aos seis meses, os cornos j esto fixados firmemente ao crnio. Todavia, estas indicaes variam com as raas; portanto, a determinao da idade unicamente pelo crescimento dos cornos torna-se um tanto imprecisa, alm de ser afetada pela recomendvel prtica da descorna e pela ocorrncia de raas mochas e de animais com batoques. A partir de um ano de idade, o crescimento dos cornos torna-se irregular, sendo maior nos perodos de disponibilidade alimentar e quase nulo, nos perodos de escassez. A cada perodo de escassez corresponde um sulco anular em torno do corno ocasionado pela menor produo de matria crnea. Os sulcos formados nos dois primeiros anos de vida logo desaparecem, porm, a partir do terceiro ano surgem sulcos persistentes. A avaliao da idade feita

50

somando-se dois ao nmero de sulcos existentes no corno. Por exemplo, cornos com seis sulcos indicam oito anos de idade. Nos animais velhos, o crescimento dos cornos lento, conseqentemente, os sulcos ficam muito aproximados. Neste caso, a palpao mais conveniente que a viso, para o exame e a contagem dos sulcos pouco ntidos. O desgaste dos cornos sobre superfcies speras e a limagem dos mesmos dificultam a apreciao. Perodos prolongados de doena podem provocar confuso, pois determinam a formao de sulcos secundrios mais ou menos profundos. Nas vacas mantidas em regime de estabulao, com alimentao suplementar permanente, os sulcos correspondem mais a perodos de gestao que escassez temporria e intermitente de alimentao. Mesmo assim, a contagem dos sulcos deve ser feita da forma j recomendada, pois, em geral, a primeira gestao ocorre at trs anos de idade e as subseqentes, se sucedem anualmente, sob condies normais. 2 - Elementos secundrios a) Ganachas: apresentam-se mais finas nos animais velhos; b) Olhais: mais profundos nos animais velhos; c) Prega da pele: quando feita nas bochechas e fronte, demora a se desfazer;

d) N da cauda: surge o primeiro n na base da cauda aos 13 anos, o segundo aos 17 anos e o terceiro aos 21 anos.

IV - CATEGORIA DOS EQINOS QUANTO IDADE


Considerando as ocorrncias fisiolgicas, as categorias dos eqinos quanto idade so: 1) Infncia ou perodo de crescimento: O organismo se completa e se aperfeioa anatmica e funcionalmente. Vai do nascimento aos cinco anos. Neste perodo o cavalo denominado potro; 2) Idade adulta ou perodo de estacionamento: O organismo, tendo alcanado o completo desenvolvimento, acha-se na plenitude de suas funes. Vai dos cinco aos doze anos e o cavalo denominado adulto; 3) Velhice ou perodo de decrescimento: O organismo, pouco a pouco, vai definhando, fsica e funcionalmente, perdendo a energia vital. Comea aos treze anos e vai at a morte, e o cavalo denominado velho.

51

V - PROCESSOS PARA DETERMINAO DA IDADE DOS OVINOS E CAPRINOS


A idade aproximada dessas espcies tambm pode ser determinada pela arcada dentria, em perodos caracterizados pelas modificaes especiais sofridas pela usura dentria. Embora, a precocidade de algumas raas destas espcies seja um fator de desequilbrio nas diversas fases de determinao da idade pelos dentes.

1o Perodo: Irrupo dos dentes caducos.


5 a 7 dias - irrompem as pinas e primeiros mdios;

14 dias - irrompem os segundos mdios;


30 dias - irrompem os cantos.

2o Perodo: Nivelamento dos dentes caducos que, embora se processe com certa irregularidade, segundo as raas, a natureza das forragens consumidas, etc., apresentam caractersticas ligadas conformao e ao tamanho dos dentes, as quais concorrem para uma determinao aproximada.
6 meses - nivelamento das pinas e primeiros mdios; 7 meses - nivelamento dos segundos mdios; 9 meses - nivelamento dos cantos.

3o Perodo: Mudas dos dentes caducos.


15 meses - caem as pinas e esto substitudas a 1,5 anos; 2 anos - muda dos primeiros mdios; 3 anos - muda dos segundos mdios; 4 anos - muda dos cantos. Para facilidade de determinao da idade, neste perodo da vida do animal, que, justamente, o mais importante sob o aspecto econmico, poderia se dizer que a idade do ovino ou caprino representa a metade do nmero de incisivos definitivos que apresentar. Assim, um carneiro chamado "de quatro dentes" (teria pinas e primeiros mdios crescidos) seria um animal de dois anos, etc.

4o Perodo: Nivelamento dos definitivos.


6 anos - pinas niveladas;

52

7 anos - primeiros mdios nivelados; 8 anos - segundos mdios nivelados; 9 anos - cantos nivelados. Do quarto perodo em diante, as modificaes sofridas pelos dentes so muito irregulares, o que dificulta as observaes para a determinao da idade. H citaes do aparecimento da cauda de andorinha nos dentes dos ovinos, proveniente do desgaste anormal das bordas adjacentes das pinas, ocasionado pela ao de forragens grosseiras. Assim, a cauda de andorinha no tem importncia na avaliao da idade dos ovinos pela arcada dentria.

VI - FASES DA VIDA DOS SUNOS


As crias sunas novas recebem a denominao de leites ou marrotes, os machos; e de leitoas ou marrs, as fmeas. O macho adulto reprodutor, denomina-se cachao ou varro e a fmea,

porca.
Os castrados so denominados capadetes, quando jovens; e capados, quando adultos.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
CAMARGO, M.X., CHIEFFI, A. Ezoognsia. So Paulo: Instituto de Zootecnia, 1971. 320p. GUIA RURAL. Cavalos. So Paulo: Abril, 1991. 170p. JARDIM, V.R. Curso de Bovinocultura. 4. ed. Campinas: Instituto Campineiro de Ensino Agrcola, 1988. 525p. MILLEN, E. Zootecnia & Veterinria: teoria e prticas gerais. Campinas: Instituto Campineiro de Ensino Agrcola, 1975. 409p.

RIBEIRO, D.B. O Cavalo: raas, qualidades e defeitos. Rio de Janeiro: Globo, 1988. 318p.
SEIXAS, V.N.C.; CARDOSO, E.C.; ARAJO, C.V. et al. Determinao da cronologia dentria dos machos bubalinos (Bubalus bubalis) criados no estado do Par. Cincia Animal Brasileira, v.8, n.3, p.529-535, 2007. SILVA, A. L. Manual do Criador. So Paulo: J. L. Grfica Editora. 1963. 204p. TORRES, A.D.P., JARDIM, W.R. Criao do Cavalo e de outros Eqinos. So Paulo: Nobel, 1977. 654p. VAL, L.J.L. Exterior dos Eqdeos. Belo Horizonte: Escola de Veterinria da UFMG, 1982. 95p.

ESTUDO DIRIGIDO
Discorrer quanto importncia do conhecimento da idade aproximativa dos animais.

53

Identificar os elementos que caracterizam a idade aproximativa dos animais. Caracterizar as fases da vida dos animais. Identificar as categorias animais quanto s fases da vida. Identificar elementos primrios e secundrios para determinao da idade aproximativa dos animais. Identificar os tipos de dentes como elementos primrios envolvidos na determinao da idade aproximativa dos animais. Apresentar as frmulas dentrias das espcies difiodontes de interesse zootcnico. Identificar a idade de animais quanto cronologia dentria, considerando os processos de irrompimento, mudas e usura dos dentes. Discutir quanto aos fatores que limitam a preciso de idade aproximativa.

MINISTRIO DA EDUCAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU CENTRO DE CINCIAS AGRRIAS

54

DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA
DISCIPLINA: 603-250 - Zootecnia Geral PROFESSOR: Dr. Arnaud Azevdo Alves TPICO: APRUMOS

Os aprumos so determinados pela direo dos segmentos dos membros considerados isolados e em conjunto, ou seja, a exata direo que tm os membros em relao ao solo, de maneira a melhor distribuir o peso do animal sobre seus membros.

1 - CLASSIFICAO DOS APRUMOS


1. Aprumos

regulares - So aqueles que permitem ao animal bom equilbrio, slida sustentao e correta distribuio de presses sobre as superfcies articulares dos membros, facilitando assim execuo de movimentos firmes, amplos e livres. 2. Aprumos irregulares - So os aprumos defeituosos, prejudiciais ao equilbrio, boa sustentao e distribuio das presses, portanto, manuteno do animal.

2 - APRECIAO DOS APRUMOS


1. Anteriores - vistos de perfil e de frente. 2. Posteriores - vistos de perfil e pela parte

de trs.

1.1. APRUMOS ANTERIORES a) Aprumos regulares:

VISTOS DE PERFIL

Quando a vertical baixada da ponta da espdua toca o solo uns 5 cm adiante das unhas. Quando a vertical baixada do meio da articulao do brao com o antebrao divide ao meio o joelho, canela e boleto, caindo atrs dos tales.

b) Aprumos irregulares: Desvios totais: Para diante - Acampado-de-diante (estacado). O animal se torna imprprio para o servio de sela. Para trs - Sobre-si-de-diante (debruado). Provoca o abaixamento dos tales ou o levantamento da pina. Desvios parciais: Nos joelhos Para diante: ajoelhado Para trs: transcurvo. tolervel no cavalo de trao. Nos boletos

55

Para diante: boletado (acarreta fraqueza extrema dos anteriores e anula o amortecimento das reaes). Nas quartelas Para diante: longe de quartela ou sapateiro (baixo de quartela). Sobrecarrega os tales e ligamentos. Para trs: curto de quartela (fincado-sobre-a-quartela). Nos ps Para diante: p comprido (oferece mau apoio). Para trs: p pinadeiro (recai sobre a pina e acarreta andamentos encurtados). Para trs: p boto (rene inconvenientes do boletado e pinadeiro, apresentando ainda retrao dos tendes flexores).

1.2. APRUMOS ANTERIORES VISTOS DE FRENTE


a) Aprumos

regulares: Quando a vertical baixada da ponta da espdua divide joelho, canela, boleto, quartela e p ao meio.

b) Aprumos irregulares: Desvios totais: Para fora - Aberto-de-frente. Provoca m distribuio de presses nas superfcies articulares e os ligamentos externos so sobrecarregados. Para dentro - Fechado-de-frente. Torna o equilbrio instvel e expe o animal a leses.

Desvios parciais: Nos joelhos e boletos Para fora: arqueado Para dentro: cambaio
Nestes casos h comprometimento da firmeza de apoio e da beleza dos andamentos. Nos ps Para fora: arqueados Para dentro: cambaios Nestes casos h frequncia de leses, principalmente nos ps cambaios. Tores Para fora: esquerdo. Apresenta toro para fora, isto conduz ao desgaste prematuro. Para dentro: caravanho. Nestes casos h freqncia de leses, principalmente nos ps cambaios.

56

2.1. APRUMOS POSTERIORES VISTOS DE PERFIL


a) Aprumos

regulares: Quando a linha do aprumo baixada da ponta da ndega, passa pela ponta do jarrete, tangencia a poro posterior na parte superior e alcana o solo a 5 cm atrs das unhas.

b) Aprumos irregulares: Desvios totais: Para frente - sobre-si-de-trs (acurvilhado). Sobrecarrega os tales e as articulaes do jarrete e do boleto, facilitando o aparecimento de exostoses. Para trs - acampado-de-trs. O animal torna-se facilmente selado com as pinas e mamas sobrecarregadas e os andamentos prejudicados. Desvios parciais: Nos jarretes Para trs: jarrete aberto (maior que 160o) Para diante: jarrete fechado (menor que 140o) Nos boletos, quartelas e ps, os desvios recebem as mesmas denominaes e apresentam os mesmos inconvenientes j identificados em relao aos membros anteriores. 2.2. APRUMOS POSTERIORES VISTOS PELA PARTE DE TRS
a) Aprumos

regulares: Quando a linha de aprumo baixada da ponta da ndega divide o jarrete, a canela, o boleto, a quartela e o casco em duas partes praticamente iguais.

b) Aprumos irregulares: Desvios totais: Para fora - Aberto-de-trs. Apresenta andamentos encurtados. Para dentro - Fechado-de-trs. O animal torna-se imprprio a todos os servios, pois seus membros apresentam m distribuio de presses e traes. Desvios parciais: Nos jarretes Para fora: jarretes arqueados. Apresenta m sustentao, jarretes vacilantes, m impulso, etc. Para dentro: jarretes ganchudos. Apresenta andamentos defeituosos e gasto normal do casco. Nos boletos e ps Para fora: zambro. Apresenta soldra afastada, jarretes ganchudos e pinas desviadas para fora.

57

Para dentro: cambaio. Torna os andamentos defeituosos e expe o animal runa. Obs.: O cambaio pode ocorrer a partir dos jarretes e boletos, ou somente nos ps.

3 - ESTAO
A estao verificada quando o animal repousa em p. Existe dois tipos de estao: *0 Estao livre - Quando o animal se apoia em trs membros e descansa um dos posteriores fletido e apenas com a pina tocando o solo. *1 Estao forada - Quando o apoio se d sobre os quatro membros. Exige tanto, que o cavalo procura voltar logo estao livre. Em estao forada, o animal apresenta-se: Em posio: Quando os membros so mantidos verticalmente, com os aprumos regulares. Juntado: Com os membros dirigidos para baixo do corpo, diminuindo a base de sustentao e forando os msculos flexores. Acampado: se os ps se afastam da projeo do corpo, aumentando a base de sustentao, mas sobrecarregando alguns msculos extensores e facilitando o enselamento.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
CAMARGO, M.X.; CHIEFFI, A. Ezoognsia. So Paulo: Instituto de Zootecnia, 1971. 320p. JUNQUEIRA, A. Podologia eqina. In: Equinocultura: Curso de Atualizao. Joo Pessoa: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1991. p.36-132. TORRES, A.P.; JARDIM, W.R. Criao do Cavalo e de outros Eqinos. So Paulo: Nobel, 1977. 654p. VAL, L.J.L. Exterior dos Eqdeos. Belo Horizonte: Escola de Veterinria da UFMG, 1982. 95p.

ESTUDO DIRIGIDO
Caracterizar aprumos. Identificar os aprumos regulares e irregulares dos animais e as conseqncias que podem acarretar sobre seu desempenho produtivo.

58

MINISTRIO DA EDUCAO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU CENTRO DE CINCIAS AGRRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

DISCIPLINA: 603-250 - Zootecnia Geral PROFESSOR: Dr. Arnaud Azevdo Alves TPICO: CONCEITOS ZOOTCNICOS

Na apreciao ou julgamento dos animais domsticos, devem ser considerados os conceitos zootcnicos determinantes da beleza, defeitos, vcios e taras dos animais. A seguir, so apresentadas as principais definies destes elementos.

1 - BELEZA
Em zootecnia, o conceito de beleza est mais relacionado com o fim utilitrio que com a esttica. Beleza um termo empregado para determinar a eficincia das regies do corpo do animal em relao sua utilidade. Uma regio considerada bela quando, por sua conformao, preenche os requisitos para o desempenho de seu papel, e uma funo bela quando fisiologicamente perfeita. A beleza pode ser classificada em absoluta, relativa e convencional. a) Beleza absoluta

Indispensvel a todos os animais, tornando-os eficientes a qualquer fim utilitrio, no importando a aptido, raa ou idade.

Ex.: Aprumos perfeitos, olhos normais.


b) Beleza relativa Exigida para um determinado fim utilitrio. Determinada em funo do tipo zootcnico.

Ex.: O cavalo de trao deve apresentar tronco amplo, peito largo, pescoo musculoso, garupa macia, membros curtos e grossos; enquanto, o cavalo de sela deve apresentar tronco delgado, cabea pequena, pescoo fino e longo, membros longos e com canelas delgadas. O bovino tipo carne deve apresentar culote cheio e o tipo leite, corpo anguloso.

59

c) Beleza convencional
Imposta pela moda, ou apresentada para fim comercial. Determinada apenas pela preferncia pessoal.

Ex.: Pelagens exticas ou raras, andamentos naturais ou adquiridos. 2 - DEFEITO


Conformao imprpria ou m qualidade fsica do animal. um atributo antagnico beleza. O defeito pode ser classificado em absoluto, relativo, convencional, congnito e adquirido.

a) Defeito absoluto
Prejudica o animal em qualquer fim utilitrio. No pode ser compensado.

Ex.: Cegueira, maus aprumos, cifose (coluna vertebral convexa), lordose (coluna vertebral cncava, selada), escoliose (curvatura lateral da coluna vertebral, que pode ser nica ou mltipla).
b) Defeito relativo Prejudica parcialmente o animal, no influenciando muito no seu fim utilitrio. Pode ser compensado, segundo a utilizao do animal.

Ex.: Cavalo de sela com pescoo grosso devido castrao tardia.


c) Defeito convencional Determinado pela moda ou fim comercial, levando o animal rejeio pela preferncia pessoal.

Ex.: Pelagens que no se enquadram na pretenso do indivduo.


d) Defeito congnito So anomalias do crescimento e da forma do esqueleto, devidas a fatores que atuam em um momento qualquer do desenvolvimento do embrio ou do feto, desde a diferenciao dos segmentos mesodrmicos at o nascimento. O defeito congnito ocorre por inibio de um ou mais estgios da complexa seqncia do desenvolvimento fetal e poder afetar uma simples estrutura anatmica ou funcional, ou um sistema como um todo, ou ainda poder haver combinao, tanto de alteraes estruturais como funcionais ou sistmicas (DENNIS & LEIPOLD, 1986 e LEIPOLD, 1986).

Ex.: Agnatismo (ausncia de maxilar inferior), Prognatismo (maxilar inferior proeminente), Criptorquidismo(ausncia de testculos), Monorquidismo (presena de apenas um testculo na bolsa escrotal), Hipoplasia testicular (testculos pouco desenvolvidos), etc.
e) Defeito adquirido

60

Surge aps o nascimento. Adquirido durante a fase de vida ps-natal do animal.

Ex.: Cegueira por acidente ou doena. 3 - OBJEO


Falha de menor importncia que o defeito. Ocorre no exterior do animal.

Ex.: Membros compridos, orelhas grandes, falta de brilho natural das cerdas, presena de tetos rudimentares. 4 - VCIO
Corresponde m qualidade de comportamento, que deprecia parcial ou totalmente o animal para determinado fim. um defeito de ordem moral. A hereditariedade, em grande parte, e tambm o carter, o temperamento, o medo, a imitao, os corretivos brutais, o manejo incorreto, os defeitos de aprumos, a viso anormal, a doma incompleta e a ociosidade, so as causas predominantes dos vcios nos animais. Como exemplos de vcios, merecem destaque: Vacas que mamam em si mesmas ou nas demais; Bezerros que comem os prprios pelos ou dos demais; Bois de trao que amuam, escoiceiam ou jogam a canga; Cavalos que mordem, escoiceiam, disparam ou tomam o freio, empacam, masturbam-se, comem cola ou apresentam coprofagia e geofagia.

5 - VCIO REDIBITRIO
Anormalidade grave oculta, capaz de tornar o animal imprprio a determinado gnero de explorao.

Considera-se vcio redibitrio todas as doenas, defeitos e vcios que possam ser encobertos enganosamente.
A existncia de vcio redibitrio, quando constatada dentro do prazo estipulado no contrato de venda, d ao comprador o direito de intentar ao redibitria contra o vendedor. Os casos de vcios redibitrios so regidos pelo Cdigo Civil Brasileiro e previstos em Medicina Legal Veterinria. O Cdigo Civil Brasileiro inclui algumas disposies quanto aos vcios redibitrios, a seguir resumidas:

61

[O contrato oneroso permite a ao redibitria nas seguintes bases: salvo clusula expressa, a ignorncia de tais vcios pelo vendedor no o exime de responsabilidade; se o vendedor conhecia o vcio ou o defeito, restituir o que recebeu com perdas e danos; se no o conhecia, to somente restituir o valor recebido, mais as despesas do contrato; a responsabilidade do vendedor subsiste ainda que o animal perea em poder do comprador, se perecer de vcio oculto j existente poca da transao; quando o vcio no inutiliza por completo o animal, o comprador pode reclamar abatimento no preo, em vez de rescindir o contrato; se o animal for vendido em hasta pblica, no cabe ao redibitria, nem a de pedir abatimento no preo; quando os animais forem comercializados em conjunto, parelhas ou lotes, o defeito oculto de um no autoriza a rejeio de todos; a ao redibitria, ou pedido de abatimento no preo, s podem ser intentada dentro do prazo de quinze dias, contados a partir da data da transao.] Como exemplos de vcios redibitrios, previstos em Medicina Legal Veterinria, podem ser citados: Enfermidade ou defeito transmitido hereditariamente; Enfisema pulmonar; Asma determinada por alteraes crnicas do aparelho respiratrio ou do circulatrio; Esterilidade (180 a 200 dias de garantia); Claudicao crnica intermitente.

6 - FRAUDE
Mascaramento de defeitos visveis ou adulterao de conformaes normais que poderiam desvalorizar o animal. Em exposies, qualquer indcio de fraude acarreta desclassificao sumria

do animal.
Como exemplos de fraudes, podem ser citados: Raspagem de feridas antigas para que passem por novas, e, conseqentemente, menos graves; Raspagem dos cornos para aparentarem mais novos; Suspenso da ordenha por um ou dois dias, para que o bere apresente maior volume; Ordenha de novilhas antes do parto, a fim de que apresentem bere maior; Limagem dos dentes, arrasando-os ou nivelando-os artificialmente, para impingir animais jovens por adultos e vice-versa; Extrao de dentes, dando aparncia idosa aos potros novos; Engorda do animal para encobrir alguns defeitos; Aplicao de ungentos ou insuflar de ar nas covas.

7 - TARA

62

qualquer sinal visvel exteriormente que deprecia o animal. Tumores moles ou duros que se desenvolvem geralmente nos membros, ao longo dos raios sseos e em torno das articulaes. So provocados por esforo em trabalho ou por acidente. Muitas vezes determinam manqueiras, conforme a localizao. Algumas cicatrizes acidentais ou cirrgicas so denominadas taras. Quanto textura, as taras podem ser classificadas em tara mole e tara dura. a) Tara mole Provocada pelo derrame de sinvia articular ou tendinosa (lquido existente na bainha sinovial articular ou tendinosa). Constitui-se de tumores flutuantes, tomando as denominaes de hidartose ou hidropisia. So denominadas vulgarmente de ovas ou ventos, quando localizadas na regio do boleto. b) Tara dura Ocorre notadamente nos membros. Provocada por ostete ou periostite, proveniente de traumatismos violentos nos ossos ou de origem hereditria, de fadiga ou de trabalho exagerado em animais novos ou predispostos. So denominadas exostoses, pois resultam de tumores sseos de tamanho varivel. A origem hereditria das taras duras um tanto controvertida. Embora seja mais aceitvel a hiptese de que no h transmisso hereditria direta do tumor sseo e sim uma predisposio para o surgimento da tara nos primeiros esforos ou traumatismos.

8 - CONSTITUIO
Resulta do conjunto do organismo e das relaes mtuas entre suas partes, das quais depende o comportamento do indivduo diante das condies ambientes. Engloba as caractersticas que determinam parcialmente a capacidade alimentar, a eficincia reprodutiva, a sade, e o vigor do animal, conseqentemente, sua longevidade. A constituio tem grande reflexo sobre a rusticidade, a reproduo e o rendimento, portanto, deve ser considerada nos animais de reproduo e de produo. O animal que suporta condies adversas possui boa constituio, em caso contrrio, tem m constituio. A boa constituio pode ser dividida em robusta e seca. O animal com constituio robusta se apresenta com cabea larga e olhos expressivos, narinas bem abertas, pescoo, peito e trax amplos, musculatura bem desenvolvida e rija; aparncia saudvel e bom apetite; ossatura forte e seca; pele flexvel e elstica; plos em cobertura uniforme, bem assentados; boas ligaes entre as regies do corpo; temperamento dcil, porm enrgico; resistncia s influncias desfavorveis do ambiente; alta capacidade reprodutiva. O animal dotado de constituio seca mostra notvel refinamento; regies, ossos e articulaes delicadas, secas, leves, elegantes, porm fortes; pele fina, com pelos

63

lisos, finos, macios e brilhantes, em cobertura uniforme; tendes ntidos e fortes; aprumos regulares; olhar vivo e atento; atitudes alertas; movimentos fceis, vivos, enrgicos e elegantes; boas ligaes e harmonia geral. A m constituio pode ser dividida em grosseira e dbil. A constituio grosseira revelada por cabea empastada; olhos encovados e plpebras grossas; ossos volumosos e articulaes bem definidas; tendes pouco ntidos; pele grossa; pelos grosseiros e irregularmente distribudos; musculatura sem relevos salientes; ms ligaes entre as regies do corpo; falta de harmonia geral; atitudes indiferentes e movimentos pouco enrgicos. A constituio dbil pode ser caracterizada por cabea estreita; olhos apticos; orelhas finas; pescoo longo e fraco; trax estreito e ossatura dbil; articulaes salientes; musculatura geral deficiente; regies mal definidas e mal conformadas; aprumos irregulares; pele fina e pelos mal assentados, com falhas visveis em torno das cavidades naturais; m simetria geral; predisposio a adquirir vcios; fraca resistncia a doenas e ao ambiente desfavorvel; baixa capacidade reprodutiva.

9 - TEMPERAMENTO
a expresso da organizao nervosa do animal, que se traduz na sua reao psquica s condies ambientais. Segundo as reaes do indivduo s impresses exteriores, o temperamento classificado em vivo ou enrgico e linftico ou calmo; o primeiro, quando muito acentuado, nervoso; o segundo, quando em grau exagerado, indolente. Alguns animais tm temperamento prprio, bem adaptado ao exerccio de uma determinada funo. Por exemplo: o cavalo de tipo pesado mostra em geral temperamento linftico, enquanto que o corredor nervoso e o bom cavalo de sela, vivo. O linfatismo acusado por reaes lentas e atitudes calmas; a indolncia revelada por grande indiferena aos estmulos do meio; a vivacidade demonstrada por atitudes alertas, movimentos rpidos e fceis, principalmente dos olhos e orelhas; e, o temperamento nervoso exteriorizado por grande inquietao, constante excitao, sensibilidade, sinais de medo e reaes instantneas.

10 - DISPOSIO
Indica a ndole do animal e revelada pelo seu comportamento. Pode ser boa ou m.

11 - QUALIDADE
verificada pela estrutura do organismo e apreciada atravs do refinamento geral do animal. Consiste na delicadeza das partes do conjunto do corpo do indivduo, sem chegar debilidade. A ausncia de regies grosseiras, a nitidez dos relevos e a

64

lisura das superfcies do corpo so indcios de qualidade. Os animais podem ser considerados de boa ou m qualidade. Nos bovinos tipo corte, considera-se de boa qualidade, o animal que apresentar pouco desenvolvimento nas regies que apresentam cortes de carcaa de baixo valor comercial.

12 - SUBSTNCIA
avaliada pelos desenvolvimentos sseo e muscular do animal, englobando constituio, qualidade, forma e tamanho. Um animal dotado de boa substncia possui peso e tamanho de acordo com a raa e a idade, corpo forte e bem delineado, e ossos bem desenvolvidos mas no grosseiros, formando articulaes amplas, porm secas. Este um atributo importante em cavalos de tiro.

13 - CONFORMAO
determinada pela configurao das regies do corpo do animal e pelo seu conjunto, abrangendo propores, dimenses e relaes entre as diversas regies. O julgamento tem por base a conformao do indivduo.

14 - SIMETRIA
Resulta do equilbrio entre as diferentes regies e das propores do corpo, dando ao conjunto uma aparncia atraente, equilibrada e harmnica.

15 - TIPO ZOOTCNICO
o conjunto dos caracteres morfolgicos do animal em relao sua finalidade produtiva.

16 - TIPO SEXUAL
evidenciado pela integridade e desenvolvimento normal dos rgos genitais, assim como pela presena de caracteres sexuais secundrios bem definidos, dos quais resulta a aparncia masculina ou feminina. importante no julgamento de reprodutores.

17 - ESTILO
Envolve as atitudes e a esttica das regies do corpo do animal e de seu conjunto.

65

Atitudes imponentes, linhas elegantes, andamentos regulares, assim como aparncia de fora e energia, so indispensveis ao estilo.

18 - APARNCIA GERAL
a soma dos diversos atributos do animal, principalmente altura e peso segundo a idade, conformao, estado de sade, condio, temperamento, disposio, estilo e qualidade.

19 - INTEGRIDADE
Ausncia de taras e defeitos.

20 - ESTADO DE SADE
Um animal s desempenha satisfatoriamente suas funes quando em bom estado de sade, resultante do perfeito funcionamento de seus rgos. Por esta razo, o indivduo doente no deve ser submetido a julgamento comparativo. O exame do estado de sade do animal iniciado pela inspeo, isto , pela observao dos olhos, narinas, boca, mucosas, pele, taras mais visveis, alm das atitudes, movimentos e reaes. O animal sadio apresenta movimentos desembaraados e enrgicos. Suas atitudes, calmas ou enrgicas, so firmes. Suas orelhas so mantidas bem dirigidas e ativas. A cabea e o pescoo so bem sustentados. Os olhos, alm de apresentarem conjuntivas rosadas, so vivos, limpos, brilhantes e expressivos. As cavidades naturais apresentam mucosas rosadas. O espelho e as narinas devem se apresentar limpas e midas e, finalmente, os plos so bem assentados e luzidios. O animal doente se movimenta sem energia e mostra atitudes inexpressivas. Suas orelhas so pouco firmes e indiferentes a rudos. A cabea e o pescoo so mantidos um tanto cados. Os olhos parados e sem expresso, esto geralmente lacrimejantes. As mucosas adquirem colorao plida ou vermelha. As narinas ficam secas ou com corrimento e os pelos, mal assentados e sem brilho. Mediante palpao, verifica-se a consistncia e a sensibilidade de algumas regies do corpo, especialmente rins e articulaes. A percusso e a auscultao, tambm so elementos teis no exame do estado de sade do animal.

21 - CONDIO
Estado geral do indivduo em relao ao fim a que se destina por ocasio de sua apreciao.

66

22 - DESEMPENHO, PERFORMANCE OU RENDIMENTO


Execuo das atividades para as quais o animal especializado.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
MILLEN, E. Zootecnia & Veterinria: Teoria e Prticas Gerais. Campinas, SP: Instituto Campineiro de Ensino Agrcola, 1975. 409p. RIBEIRO, D.B. O Cavalo: Raas, qualidades e defeitos. Rio de Janeiro, RJ: Globo, 1988. 318p. SANTA ROSA, J. Malformaes congnitas em ovinos. Braslia: EMBRAPA/CNPC, 1989. 13p. (Documentos, 9). VAL, L.J.L. Exterior dos Eqdeos. Belo Horizonte, MG: Escola de Veterinria da UFMG, 1982. 95p.

ESTUDO DIRIGIDO
Identificar os conceitos zootcnicos da beleza, defeito, objeo, vcio, vcio redibitrio, fraude, tara, constituio, temperamento, disposio, qualidade, substncia, conformao, simetria, tipo zootcnico, tipo sexual, estilo, aparncia geral, integridade, estado de sade, condio e desempenho produtivo. Apresentar exemplos e situaes prticas para os conceitos zootcnicos apresentados no item anterior. Determinar dentre as atividades zootcnicas, situaes em que estes termos sero utilizado

67

MINISTRIO DA EDUCAO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU CENTRO DE CINCIAS AGRRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

DISCIPLINA: 603-250 - Zootecnia Geral PROFESSOR: Dr. Arnaud Azevdo Alves TPICO: PELAGENS DOS ANIMAIS

Pelagem o termo usado no estudo do exterior para designar o conjunto formado por pele, pelos e crinas que revestem a superfcie do corpo e determinam a cor dos animais. A pele quase sempre pigmentada. Quando esta despigmentada se constitui em defeito absoluto, denominado "albinismo". A melanina tem a funo de proteo da pele contra os raios ultravioleta, que so eficazmente absorvidos por este pigmento. Os pelos merecem destaque tanto pela colorao quanto pelo tipo, ou seja, sua expresso morfolgica quanto dimenso, espessura e densidade. Os pelos e crinas variam de cor, segundo a idade, o sexo, os cuidados de limpeza, a nutrio, o estado de sade, o clima, a exposio ao sol, etc. A pelagem dos animais novos se modifica com o avanar da idade. Nos eqinos, os garanhes tm a cor mais viva e brilhante, tal como os demais animais, quando bem alimentados e sadios, apresentando pelos finos e sedosos.

PELAGENS PARA OS TRPICOS


Quanto adaptao dos animais aos trpicos, a cor da pele to importante quanto a colorao dos pelos. Os pelames branco amarelo ou vermelho, com uma pele preta, constituem uma combinao ideal para tornar o animal resistente temperatura ambiente elevada, radiao intensa de calor e radiao ultravioleta nos trpicos. Essa

68

combinao encontrada entre as raas de bovinos e eqinos dos trpicos, como por exemplo, as raas zebunas e os eqinos da raa rabe.

CLASSIFICAO EM GRUPOS, TIPOS E VARIEDADES


Na cromotricologia ocorre grande diversidade de termos regionais, dificultando a resenha dos animais. A - PELAGENS DOS EQDEOS O principal sistema para classificar pelagens de eqinos o Sistema Francs, a seguir apresentado e modificado em alguns pontos, permitindo a utilizao de termos generalizados no Brasil. A pelagem do cavalo primitivo, segundo se supe, era alaz. As diferentes "nuances", com que as pelagens dos eqinos foram se apresentando posteriormente, permitem enquadr-las em quatro grupos principais:

GRUPOS
Pelagens simples e uniformes

TIPOS
Preto
Branco Amarelo Vermelho

Pelagens simples com crinas e extremidades escuras ou pretas Baio Castanho Cardo

Pelagens compostas

Tordilho Rosilho Lobuno Ruo

69

Pelagens conjugadas ou justapostas

Pampa ou tobiano Persa Apaloosa

I - PELAGENS SIMPLES E UNIFORMES


Apresentam pelos de uma s cor, sendo chamadas tambm de uniformes. As extremidades do corpo podem ser mais claras ou mais escuras. A direo dos pelos importante na resenha destas pelagens, onde so destacados: *2 Rodopios ou remoinhos: Pelos concntricos, formando um pequeno borro, que ocorrem geralmente na fronte, nuca, pescoo, peito e flancos. *3 Espigas ou espadas: Pelos em forma de costuras alongadas. Ocorrem geralmente nas bordas e tbuas do pescoo. a)TIPO PRETO - Constitudo por pelos exclusivamente pretos. s vezes representa beleza comercial nos animais de elite. Variedades: preto mal tinto ou macaco, um tanto descorada; preto comum, sem reflexos; preto azeviche ou retinto, de colorao carregada e brilhante; preto murzelo ou franco, com reflexos arroxeados. A pelagem "pelo de rato", que se caracteriza pela colorao acinzentada dos pelos, pode ser considerada como variedade da pelagem preta; comum nos asininos e muares, que apresentam, como complemento, as extremidades dos membros, crinas e cauda pretas. b)TIPO BRANCO - Apresenta exclusivamente pelos brancos, s observada nos eqinos adultos. Quando h incidncia de pelagem branca nos animais jovens est quase sempre condicionada ao albinismo. Fatores hereditrios podem ocasionar o fenmeno do "embranquecimento". Variedades: branco fosco, pombo ou leite, opaca, sem reflexo brilhante; branco porcelana, com reflexo azulado, devido pele escura; branco rosado, com reflexos rosados de pele rosada; branco sujo, com tonalidade levemente amarelada ou encardida. c)TIPO AMARELO - Pelos variando do amarelo bem claro (loiro) ao escuro. Variedades: alazo dourado ou douradilho, amarelo com tonalidades de ouro; alazo amarilho ou sopa de leite, amarelo esbranquiado com crinas e cauda quase brancas, particularizando-se por caracterizar um tipo de cavalos dos Estados Unidos, o "Palomino"; alazo ordinrio ou alazo propriamente dito, apenas amarelo. d)TIPO VERMELHO - Constitudo por pelos vermelhos. Variedades: alazo cereja, pelagem loira avermelhada, semelhante cor da cereja; alazo sangneo, vermelho

70

intenso ou retinto; alazo escuro, vermelho escuro quase castanho, porm com crinas e extremidades dos membros da mesma cor do corpo.

II - PELAGENS SIMPLES COM CRINAS E EXTREMIDADES ESCURAS OU PRETAS


a) TIPO BAIO - Apresenta pelos amarelos com crinas, cauda e extremidades dos membros escuras ou pretas. Variedades: baio sujo, pelos amarelos sem brilho; baio claro, pelos amarelos cor de palha de milho; baio escuro ou baio encerado, pelos amarelos enegrecidos ou cor de bronze; baio apatacado, quando a tonalidade baia apresenta manchas mais claras ou escuras, de formato circular.

b) TIPO CASTANHO - Apresenta pelos vermelhos com crinas, cauda e extremidades dos membros escuras ou pretas. Variedades: castanho claro, pelos vermelho intenso; castanho tostado ou escuro, vermelho quase preto, com reflexos avermelhados no ventre, axilas, flancos e regio perineal.
c) TIPO CARDO - Apresenta pelos brancos uniformes com crinas, cauda e extremidades dos membros escuras ou pretas.

III - PELAGENS COMPOSTAS


a) TIPO TORDILHO - Mistura uniforme de pelos brancos e pretos. Variedades: tordilho escuro, predominam pelos pretos; tordilho claro, predomina pelos brancos; tordilho frrico,composio das cores d tonalidade acinzentada; tordilho apatacado, sobre fundo mais claro ou mais escuro surgem pequenas manchas circulares escuras ou mais claras; tordilho ordinrio, as duas cores se apresentam com igual intensidade. b) TIPO ROSILHO - Mistura uniforme de pelos brancos e vermelhos. Variedades: rosilho claro, quando ocorre predominncia de pelos brancos; rosilho escuro, quando predomina pelos vermelhos; rosilho ordinrio, com igualdade relativa de pelos de ambas as cores; rosilho cardo, o vermelho se apresenta salpicado pelo corpo do animal, sobre fundo branco. c) TIPO LOBUNO - Apresenta duas cores no mesmo pelo, preta ou escura na extremidade e amarela na base. Raramente apresentam as duas cores em pelos diferentes, mas nas duas situaes deve apresentar tonalidade pardo-amarelada, ou seja, cor do lobo selvagem. Variedades: lobuno claro, predomina tonalidade amarela; lobuno escuro, predominam pelos pretos, com focinho, axilas e ventre amarelados. d) TIPO RUO - Mescla uniforme de pelos brancos, vermelhos e pretos. Variedades: clara, predomina a cor branca; comum; avinhada, ordinria ou vinhosa, predomina a cor vermelha; escura, predomina a cor preta. Esta pelagem mais comum nos asininos nacionais e nos muares.

IV - PELAGENS CONJUGADAS

71

a) TIPO PAMPA, TOBIANO, OVEIRO (no RS), REMENDADO ou MALHADO Conjugao da cor branca com a preta, castanha, baia ou alaz, sendo necessrio citar a cor que predomina. Quando predomina a cor branca, o termo pampa citado primeiro: pampa preto, pampa castanho, pampa baio, pampa alazo; quando as demais cores predominam, cita-se no incio a cor que assume maior rea no corpo do animal: preto pampa, castanho pampa, baio pampa, alazo pampa. H estudos que revelam a existncia de comportamento diferente sob o ponto de vista gentico desta pelagem. Admite-se que se comporta como dominante hereditariamente a pelagem pampa em que o branco predomina sobre a face dorsal do corpo, sendo recessiva aquela em que as malhas brancas se distribuem na face inferior do tronco. b) TIPO PERSA - Pelagem conjugada predominantemente branca, apresentando pequenas placas circulares de cor preta ou vermelha, distribudas por todo o corpo.

c) TIPO APALOOSA - Pelagem conjugada onde predominam as cores escuras (preta ou vermelha), com pequenas placas brancas na regio da garupa. Variedades: leopardo, mantado e nevado).

V - PARTICULARIDADES DAS PELAGENS


Para se tornar mais eficiente a resenha de um animal, necessrio citar as particularidades que o mesmo apresenta na pelagem. Quando se trata de animais jovens, certas pelagens simples, tm tendncia para modificar-se, sendo importante observar a colorao dos pelos que circundam os olhos dos potros, os quais fornecem elementos mais seguros para a identificao da colorao.

A. PARTICULARIDADES NA CABEA
Alguns pelos brancos - Apresentam-se na fronte pelos brancos esparsos ou em forma de coroa ou pena.
Estrela ou flor - Malha ou mancha branca na fronte, que recebe denominaes variadas de acordo com a intensidade e a forma: estrela apagada, quando h apenas um vestgio; estrela pequena ou estrelinha; estrela grande; estrela irregular; estrela redonda; estrela triangular; estrela em losango; estrela em meia lua; estrela em "V"; estrela piriforme; estrela cordiforme; estrela bordada ou rendilhada, quando forma desenhos em seus bordos; estrela arminhada, quando mostra pintas pequenas, escuras, dentro da estrela; etc. Luzeiro - Quando a mancha branca toma propores maiores que a estrela, abrangendo quase toda a fronte.

72

Frente aberta - Quando o eqino apresenta listra branca da fronte at o lbio superior, tomando toda a regio frontal da cabea ou quando a mesma se dirige para um dos lados (direito ou esquerdo), o que diferencia do Malacara. Malacara ou mascarado - Eqino com mais de dois teros da cabea branca, incluindo face lateral, chanfro, fronte e focinho, apresentando o restante do corpo escuro. Segundo alguns autores, basta apresentar a fronte branca abrangendo os olhos, com uma larga lista da mesma cor at o focinho, para ser considerado Malacara. Nilo - Eqino com cabea branca e o resto do corpo de cor mais escura, lembrando a pelagem dos bovinos Hereford. Cabea de mouro - Quando o eqino apresenta a pelagem da face anterior ou de toda a cabea negra, em contraste com a pelagem do corpo, caracterstica do tipo de pelagem moura. Cabeada de mouro - Se a mancha preta abrange apenas a extremidade inferior da cabea. Lista no chanfro ou cordo - Faixa branca, percorrendo o chanfro at as narinas, que pode ser estreita (denominada filete), larga, interrompida, prolongada, bordada e arminhada. Faalvo - Quando a malha abrange uma ou as duas faces. Ladre ou beta - Quando as manchas brancas ou despigmentadas esto localizadas entre as narinas. Bebe em branco do lbio superior ou inferior - Quando o ladre ou beta abrange um dos lbios.

Bocalvo ou boca de leite - Quando o ladre ou beta atinge os dois lbios.


Celhado - Quando tem sobrancelhas brancas. Bornal, embornal branco ou bico branco - Quando apresenta mancha esbranquiada ou descorada envolvendo a extremidade inferior da cabea, ou seja, o focinho (freqente nos muares castanhos-escuros ou pretos mal-tintos). Afogueado - Quando os pelos descorados, amarelados ou avermelhados circundam os olhos e o focinho nas variedades escuras dos tipos preto, castanho e baio.

B. PARTICULARIDADES NO PESCOO
Crinalvo ou crinas lavadas - Quando as crinas so, total ou parcialmente, bem mais claras, em pelagens mais escuras, comum no amarilho ou douradilho. Ruano - Idntico ao caso anterior, mas s se emprega esta designao a certas variedades do tipo alazo ou na variedade baio amarilho ou amarelo, tambm chamado de palomino.

C. PARTICULARIDADES NO TRONCO
Lista de mulo ou de burro - Lista escura acentuada ou apagada, larga ou estreita, prolongada ou interrompida, que vai da crineira insero da cauda, freqente nos muares.

73

Banda crucial, faixa crucial, raia crucial ou lista crucial - Faixa escura acentuada ou apagada, larga ou estreita, prolongada ou interrompida, franjeada ou regular, que cruza a cernelha descendo pelas espduas, de modo a formar quase sempre com a lista de mulo uma cruz. Obs.: Quando o eqino apresenta a pelagem baio com a particularidade lista de mulo, recebe a denominao especial de "Baio Isabel". Meia banda crucial - Quando a faixa est presente em um dos lados do tronco. Ventrilavado, ventre-de-veado ou pangar - Quando h descoramento dos pelos da regio ventral, notadamente em algumas variedades dos tipos castanho, baio e alazo. Caudalvo ou branco-crinado - Apresenta cola branca, contrastando com o resto da pelagem. Rabico - Animal de pelagem uniforme que apresenta a cauda mesclada de pelos brancos. Tigrado - Quando o animal apresenta listas pretas alongadas e irregulares. Marca de fogo - Caracterizada por manchas vermelhas, maiores ou menores, na regio ventral.

D. PARTICULARIDADES NOS MEMBROS


Zebruras (zebrado) - Raias ou estrias escuras que cortam transversalmente os membros. Cana-preta ou cabo-preto - Animal com canelas pretas ou escuras, nas pelagens que no as incluem. Calado - Quando a cor branca aparece nos membros. Conforme a extenso do branco, esta particularidade recebe as seguintes denominaes: a) Cascalvo - Quando apenas os cascos so despigmentados. b) Calado-sobre-coroa - Quando o branco est situado circunferncia da coroa;

c) Baixo calado - O branco vai at o boleto;


d) Mdio calado - O branco abrange qualquer parte da canela, sem contudo atingir o joelho ou o jarrete; e) Alto calado ou arregaado - O branco atinge o jarrete ou joelho, podendo ultrapass-lo. f) Trao de calado - Quando a mancha branca circunda parcialmente uma regio do membro. g) Manalvo - Calamento dos membros anteriores. h) Pedalvo - Calamento dos membros posteriores. i) Quadralvo - Calamento dos quatro membros.

j) Calamento diagonal - So calados um membro anterior e um posterior de lados opostos.

74

k) Calamento lateral - So calados um membro anterior e um posterior do mesmo lado.

OBS.: Quando uma dessas particularidades ocorre necessrio incluir na resenha o membro em que se verifica.

E - PELAGENS DOS BOVINOS


A pelagem dos bovinos constitui quase sempre atributo tnico. Nos bovinos, a colorao da vassoura da cauda no tem importncia para caracterizao da pelagem. considerada como caracterstica da raa e acompanha a descrio da pelagem. As pelagens dos bovinos apresentam os seguintes categorias, tipos e variedades:

GRUPOS
Pelagens simples Preto Branco Vermelho Amarelo

TIPOS

Pelagens compostas

Moura
Rosilho Cinza

Pelagens conjugadas

Chita de vermelho Vermelho chitado

Chita de amarelo
Amarelo chitado Malhado, Remendado ou oveiro

I - PELAGENS SIMPLES
Apresentam pelos de uma s cor, sendo chamados tambm de uniformes.

75

a) TIPO PRETO - Constitudo por pelos pretos. Variedades: mal tinto ou macaco, um tanto descorada; azeviche, de colorao carregada e brilhante; murzelo, reflexos arroxeados. b) TIPO BRANCO - Apresenta somente pelos brancos. Variedades: leitosa ou prola, sem reflexo brilhante; porcelana, com reflexos azulados; rosado, com reflexos rosados de pele rosada ou despigmentada; suja, com tonalidade levemente amarela; fumaa, com aglomerao de pelos escuros em certas regies do tronco e dos membros. c) TIPO VERMELHO - Constitudo por pelos vermelhos nas vrias tonalidades, desde a clara at a castanha, quase preta. d) TIPO AMARELO - Pelos variando do amarelo bem claro ao escuro. Variedades: baia, variedade do tipo amarelo, claro ou escuro, que ocorre no indubrasil; camura, amarelo com tonalidade de palha de milho.

II - PELAGENS COMPOSTAS
Formada por duas cores no mesmo pelo ou por diversas cores distribudas em pelos diferentes. a) TIPO MOURA - Mistura uniforme de pelos brancos e pretos. As variedades clara, comum e escura resultam da proporo maior ou menor de cada uma dessas cores. A cabea e as orelhas so total ou parcialmente pretas ou escuras. b) TIPO ROSILHO - Mistura uniforme de pelos brancos e vermelhos, surgindo as variedades clara, comum e escura conforme a distribuio dos pelos. A rosilha clara tambm chamada moura de vermelho.

c) TIPO CINZA - Formada de pelos brancos e pretos ou pelos apresentando essas duas cores (ponta branca e base preta). Na variedade prateada a extenso da ponta branca de metade ou mais do comprimento do pelo, enquanto, na variedade azulega, os pelos das extremidades (canela, quartela, etc. e da vassoura da cauda), bem como os das partes escuras apresentam-se pigmentados, s vezes at a ponta.

III - PELAGENS CONJUGADAS


a) TIPO CHITA DE VERMELHO - Consiste na presena de pequenas manchas, numerosas, de pelos vermelhos em fundo branco ou rosilho. b) TIPO VERMELHO CHITADO - Consiste na presena de pequenas manchas, numerosas, de pelos brancos ou rosilhos em fundo vermelho. c) TIPO CHITA DE AMARELO - Fundo branco e pintas amarelas. d) TIPO AMARELO CHITADO - Fundo amarelo e pintas brancas e) TIPO MALHADO, REMENDADO ou OVEIRO - Quando as manchas ocorrem em uma grande rea, constituindo malha. Dependendo da cor de fundo, a pelagem pode ser dita malhada de preto, malhada de vermelho ou malhada de amarelo, quando o

76

fundo for branco; ou amarela malhada, preta malhada ou vermelha malhada, quando o branco constituir malhas.

IV - PARTICULARIDADES DAS PELAGENS


Para tornar mais eficiente a identificao de um animal, necessrio citar as particularidades que o mesmo apresenta na pelagem. A seguir apresentamos algumas particularidades de pelagens, mais importantes nos bovinos de origem indiana. A) Sarapintada - pelagem com pintas pequenas de cor diferente do resto do pelame. desclassificante no Guzer e no Indubrasil. A colorao castanha no aceita no Indubrasil. B) A pele do zebu deve ser pigmentada (preta), permitindo melhor adaptao aos trpicos. A despigmentao ocorre, s vezes, sob a forma de manchas rosas circulares, muito visveis nas mucosas, indesejvel por ser hereditria. C) Lambida - despigmentao da mucosa do focinho do bovino, podendo ser total ou parcial. A lambida parcial se tolera mas, a total desclassifica o animal para registro. D) Kolea ou culeia - Termo empregado na ndia para designar o animal de pele e de focinho claros. E) A pelagem preta e a malhada (de preto, de vermelho, de amarelo) desclassifica os zebunos para registro. Atualmente se faz exceo, no caso do Nelore malhado.

V - COLORAO DA VASSOURA DA CAUDA


A colorao da vassoura complementa a pelagem. Assim, as pelagens branca e cinza dos zebunos e suas variedades apresentam a vassoura preta. A pelagem vermelha dos zebunos dever apresentar vassoura preta, podendo ser mesclada, com uma mistura de crinas vermelhas e brancas, mas, para o animal ser registrado, o sabugo deve ser preto. As pelagens chitadas podem apresentar vassoura mesclada. A pelagem moura admite vassoura mesclada e mesmo branca mas, com sabugo preto.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

77

CAMARGO, M.X., CHIEFFI, A. Ezoognsia. So Paulo: Instituto de Zootecnia, 1971. 320p. GUIA RURAL. Cavalos. So Paulo: Abril, 1991. 170p. RIBEIRO, D. B. O Cavalo: raas, qualidades e defeitos. Rio de Janeiro: Globo, 1988. 318p. VAL, L.J.L. Exterior dos Eqdeos. Belo Horizonte: Escola de Veterinria da UFMG, 1982. 95p.

ESTUDO DIRIGIDO
Discorrer quanto a importncia do conhecimento de pelagem em Zootecnia. Caracterizar o termo pelagem quanto aos elementos que a constituem. Identificar as pelagens ideais para os trpicos e climas temperados. Relatar quanto aos elementos que influenciam na variao da pelagem dos animais. Caracterizar as pelagens dos eqinos, asininos, bovinos, ovinos, caprinos e sunos quanto a grupos, tipos e variedades. Identificar as particularidades das pelagens dos eqinos.

78

MINISTRIO DA EDUCAO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU CENTRO DE CINCIAS AGRRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA
DISCIPLINA: 603-250 - Zootecnia Geral PROFESSOR: Dr. Arnaud Azevdo Alves TPICO: NORMAS PARA A EXECUO DE SERVIO DE REGISTRO GENEALGICO

Portaria no 7 de 26 de setembro de 1978.

O SECRETRIO NACIONAL DA PRODUO AGROPECURIA, no uso das atribuies que lhe confere o item IV, do artigo 21, do Regimento Interno aprovado pela Portaria Ministerial no 654, de 26.07.78, publicada no D.O.U. de 04.08.78 e o constante da Portaria Ministerial no 294, de 13.04.78, publicada no D.O.U. de 19.04.78, RESOLVE:

Aprovar as normas, anexas a esta portaria, para a execuo dos servios de registro genealgico aplicveis aos bovinos e bubalinos, elaboradas pela Secretaria de Produo Animal - SPA.
Revogar a Portaria no 20, de 05 de setembro de 1977- DNPA -publicada no D.O.U. de 20 de janeiro de 1978. ANDRS TRONCOSO VILAS Secretrio Nacional de Produo Agropecuria SNAP - SECRETARIA DE PRODUO ANIMAL - SPA.

79

NORMAS PARA A EXECUO DE SERVIOS DE REGISTROS GENEALGICOS 1. CATEGORIAS E REGISTROS


Artigo 1o - O servio de registro genealgico para bovinos e bubalinos dever obedecer as seguintes normas: 1 - Das Categorias 2 - Dos Registros Artigo 2o - As associaes mantero os registros de bovinos e bubalinos, de acordo com as seguintes categorias:

a) Animais Puros de Origem (PO),


b) Animais do Livro Aberto (LA), c) Animais do Livro Auxiliar (LX), d) Animais Puros por Cruzamento (PC), e) Fmeas Mestias (FM), f) Produtos de Cruzamento sob Controle de Genealogia (CCG).

ANIMAIS PUROS DE ORIGEM (PO)


Artigo 3o - Recebero a inscrio como puros de origem: a) os animais importados portadores de documentos que asseguram sua origem, como registro genealgico oficial do pas de onde provm e aps submetidos inspeo zootcnica por comisso de julgamento ou juiz nico do servio de registro genealgico, alm do atendimento das normas estabelecidas pelas entidades detentoras dos registros; b) os produtos originrios de animais puros de origem, nascidos no Pas, obedecidas as condies normais sobre comunicaes de padreao e de nascimento; c) os produtos de inseminao artificial, descendentes de reprodutores puros de origem, devidamente registrados nos livros oficiais das respectivas raas, alm do atendimento das normas estabelecidas pelo Ministrio da Agricultura e pela entidade detentora do registro: d) nas raas zebunas, os animais inscritos no livro fechado e seus descendentes.

ANIMAIS DO LIVRO ABERTO (LA)

80

Artigo 4o - Sero inscritos no livro aberto os animais de ambos os sexos pertencentes a agrupamentos tnicos em variao, desde que portadores de caracterizao racial definida, de produo e tipo, dentro das exigncias estabelecidas pelas entidades detentoras do registro genealgico, devidamente homologadas pelo Ministrio da Agricultura.

Pargrafo nico - Nas raas bubalinas, os animais registrados de acordo com as normas estabelecidas pela entidade detentora do respectivo registro.

ANIMAIS DO LIVRO AUXILIAR (LX)


Artigo 5o - O Livro Auxiliar da Raa Holandesa Variedade Vermelha e Branca destina-se a receber os animais filhos PO da Variedade Preta e Branca, desde que as ocorrncias de cobertura e nascimento tenham sido controladas pela entidade de registro oficial.

ANIMAIS PUROS POR CRUZAMENTO (PC)


Artigo 6o - So considerados puros por cruzamento os animais que no podendo ser includos na categoria de puros de origem(PO), sejam, entretanto, portadores de caracterizao racial definida de tipo, dentro das exigncias estabelecidas pelas entidades detentoras do registro genealgico, e devidamente homologadas pelo Ministrio da Agricultura. 1o - Sero inscritos como de registro inicial puros por cruzamento de origem desconhecida (PCOD) somente as fmeas no registradas, porm portadoras de exigncias mnimas, estabelecidas atravs de avaliao pelas entidades detentoras de registro genealgico. 2o - Sero inscritos como puros por cruzamento de origem conhecida (PCOC), com identificao das geraes controladas(CG 1, CG 2, etc.), os machos e fmeas, filhos de fmeas puras por cruzamento e de reprodutores puros de origem. 3o - As entidades detentoras de registro genealgico baixaro instrues para o registro de puros por cruzamentos, j citadas, podendo estabelecer modificaes, consideradas as condies regionais indispensveis para o melhoramento zootcnico dessa categoria, com a devida homologao do Ministrio da Agricultura.

81

4o - Se a seleo de animais puros por cruzamento de uma raa o exigir, com a finalidade de dar objetivo certo ao registro do PC, podero as entidades instituir um agrupamento de animais, estabelecido entre as faixas do PO e PC, dando-lhe identificao que julgarem adequada, encaminhando a respectiva regulamentao ao Ministrio da Agricultura para a necessria aprovao.

FMEAS MESTIAS (FM)


Artigo 7o - Na categoria de fmeas mestias, para as inscries iniciais, a adjudicao de grau de sangue ser feita pelo tcnico da inspeo, face informao ou documentao que o interessado apresentar, obedecendo classificao inicial de 1/2, 3/4, 7/8 e 15/16 de grau de sangue.

PRODUTOS DE CRUZAMENTO PARA FINS DE CONTROLE DE GENEALOGIA (CCG)


Artigo 8o - Sero inscritos nesta categoria, somente para efeito de confirmao de genealogia e autenticao do documento particular do criador, os produtos devidamente identificados, nascidos de acasalamento entre bovinos de qualquer raa, atendendo o previsto em regulamento das entidades detentoras da concesso do registro genealgico.

DOS REGISTROS DO REGISTRO INDIVIDUAL


Artigo 9o - As Associaes de Criadores expediro os certificados:

- REGISTRO PROVISRIO OU DE NASCIMENTO - REGISTRO DEFINITIVO


1o - Do certificado constar a raa, nmero do registro, nome, sexo e data de nascimento do animal, nome e nmero dos ascendentes at a 4 gerao, diagrama de manchas ou fotografias, tatuagem ou marca de fogo (quando for o caso), dados de "performance" do animal e dos ascendentes, bem como nome e endereo do criador e do proprietrio. 2o - Tendo em vista que o Ministrio da Agricultura j no registra marcas arbitrrias particulares, as entidades detentoras do registro genealgico somente aceitaro, como marca a fogo de identificao, as enquadradas no

82

Sistema "ORDEM E PROGRESSO", institudo pelo Ministrio da Agricultura.

Artigo 10 - Sero inscritos no registro provisrio ou de nascimento os filhos de animais registrados, cuja padreao e nascimento, tenham sido comunicados dentro dos prazos estabelecidos, nos regulamentos das respectivas entidades detentoras da Carta Patente da Raa. Artigo 11 - O registro definitivo s ser concedido ao animal devidamente identificado, aps completar a idade estabelecida nas normas especiais previstas no regulamento das entidades de registro.

DO REGISTRO SELETIVO
Artigo 12 - Fica institudo o registro seletivo, objetivando a classificao de reprodutores e matrizes de boa conformao, para produo, mediante os critrios estabelecidos pelo art. 16 destas Normas.

RAAS LEITEIRAS
Artigo 13 - Podero ser avaliados para registros seletivos todos os animais registrados.

Artigo 14 - As fmeas devem ser classificadas a partir da 1 pario e em plena lactao.

Artigo 15 - Os machos podero ser classificados aps 18 meses de idade.

Artigo 16 - Os animais sero classificados em 6 classes assim discriminados: - Classificados com 90 pontos ou mais - EXCELENTE (E) - Classificados com 85 pontos at 89 - MUITO BOM (MB) - Classificados com 80 pontos at 84 - BOM para MAIS (B+) - Classificados com 75 pontos at 79 - BOM (B)

- Classificados com 65 pontos at 74 - REGULAR (R)


- Classificados com menos de 65 pontos - MAU (M)

Pargrafo nico - Os regimentos internos dos registros genealgicos de cada associao nacional ou brasileira, apresentaro tabelas que possibilitem tais classificaes, disciplinando o processo seletivo.

83

Artigo 17 - Para as raas zebunas, sero adotadas as normas de registro seletivo, a partir de 1980.

RAAS DE CORTE

Artigo 18 - O sistema de classificao (registro seletivo), a ser determinado pela entidade detentora do registro genealgico, devidamente homologado pelo Ministrio da Agricultura, passar a fazer parte das instrues para o registro genealgico das raas zebunas de corte.
Pargrafo nico - Para as raas de corte ou de dupla aptido, de origem europia, o registro seletivo, que tambm dever ser institudo, poder adaptar-se aos critrios internacionais, cabendo a cada entidade de registro estabelecer as normas a serem aprovadas pelo Ministrio da Agricultura.

ESTUDO DIRIGIDO

1- O que significa e de que se compe um registro genealgico (RG)? 2- Quais as finalidades do servio de RG? 3- Quais as atribuies do inspetor, produtor, Associao e Servio de RG do Ministrio da Agricultura diante das diretrizes do RG? 4- Porque os RG s trazem informaes dos animais at a quinta gerao?

5- Quais as categorias animais e como se caracterizam segundo o servio de RG?


6- Como se obtm animais PCOC e PCOD? 7- Qual a diferena entre livro fechado e livro aberto para RG de animais? 8- Quais as diferenas entre registros provisrios (RGN) e definitivos (RGD) e quais as categorias animais includas nos RGN e RGD? 9- No RG, qual a diferena entre proprietrio e criador? 10- Porque o sistema de marcas denominado ordem e progresso? 11- Como se apresenta o sistema de marcas segundo os tipos de registros para zebunos (ABCZ)?

84

MINISTRIO DA EDUCAO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU CENTRO DE CINCIAS AGRRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

DISCIPLINA: 603-250 - Zootecnia Geral PROFESSOR: Dr. Arnaud Azevdo Alves TPICO: SISTEMAS DE CRIAO

I - CONSIDERAES GERAIS
Dependendo da espcie animal, das condies ambientais, das condies financeiras, da disponibilidade de insumos(alimentos, medicamentos, etc), da disponibilidade de mo-de-obra e das condies de mercado para os produtos gerados pela explorao pecuria, determinados sistemas de criao ou de manejo podem ser adotados, sendo estes representados por basicamente trs categorias: sistema extensivo, sistema semi-extensivo ou semi-intensivo e sistema intensivo de criao ou confinamento.

II - SISTEMAS DE CRIAO SEGUNDO A ESPCIE ANIMAL


A) BOVINOS a) Extensivo o predominante no Brasil. Caracteriza-se pelo mximo aproveitamento dos recursos naturais, objetivando economia de instalaes, equipamentos e mo-de-

85

obra. Consiste em manter os animais em liberdade durante todo o ano, divididos em lotes. Em geral, os animais so mestios e dotados de baixa aptido produtiva. Quando bovinos leiteiros, realiza-se uma ordenha diria, em virtude da qualidade dos animais e da no suplementao alimentar. O rebanho levado ao curral duas vezes ao dia, pela manh para ordenha e tarde para separao dos bezerros. As condies higinicas so precrias e os cuidados profilticos mnimos. Em geral, procedida apenas vacinao contra o carbnculo sintomtico. Neste sistema predominam as pastagens de gramneas e o pastejo contnuo, de modo que a alimentao insuficiente durante a maior parte do ano. A mineralizao base de sal comum e quase sempre com irregularidades no fornecimento. Os animais so ordenhados no prprio curral ou em galpes rsticos, quase sempre sem a devida higiene. A ordenha procedida com brezerro ao p, ficando este com o leite mais gorduroso ou, na maioria dos casos, se retirando todo o leite, prejudicando o desenvolvimento ponderal da cria. O touro permanece em promiscuidade com o rebanho, ocorrendo coberturas descontroladas e fecundaes fora de poca. Este sistema de criao susceptvel de grande melhoramento, no sendo aconselhvel para raas especializadas, cujas exigncias so grandes. Os principais fatores que afetam a produo de leite ou carne no sistema extensivo so ms de pario, idade da vaca, poca do ano, perodo de lactao, perodo de servio e a proteo contra as altas temperaturas.

b) Semi-intensivo Aproveita em menor quantidade os recursos naturais e exige mais capital, mais mo-de-obra, rebanho aperfeioado e pessoal habilitado. De maneira geral, os animais so mantidos no estbulo nas horas mais quentes do dia, saindo para o pasto nas horas mais frias, pela manh e ao final da tarde. Em alguns casos, as vacas so presas somente para ordenha e para a distribuio de raes, duas vezes ao dia. Exige que os pastos disponham de boas sombras nas zonas quentes. Neste sistema a suplementao alimentar com volumosos e concentrados mais cuidadosa. So feitas duas ordenhas por dia. As coberturas so controladas, de modo que as paries podem ser distribudas de maneira racional durante o ano. Os cuidados higinicos e profilticos so maiores.

c) Intensivo
S admissvel em casos especiais, quando h falta de espao e o preo da terra muito elevado. recomendvel somente para vacas de alta produo, pois toda a alimentao volumosa e concentrada deve ser fornecida no cocho. Os animais so mantidos presos durante todo o dia. As condies de boa higiene e sanidade so mais difceis de serem mantidas. O requerimento de mo-de-obra muito maior e prprio de zonas urbanas. B) EQINOS a) "Em regime de campo" ou "a campo"

O animal permanece praticamente todo o tempo em liberdade no pasto. o melhor para o animal e mais saudvel, pois o cavalo neste sistema de criao pode movimentar-se vontade. O acesso rao suplementar (fenos e/ou concentrados),

86

quando necessrios, pode ser feito por meio de cochos colocados no pasto, podendo serem colocados vrios cochos individuais ou um s cocho com divisrias para alimentao individual. s vezes, quando no muito caro, vivel cobertura da rea de cochos. O sistema de criao a campo pode ser adotado por criadores que disponham de estbulos j construdos, devendo os animais, durante as horas em que no estejam se alimentando, sendo tratados, etc., estarem em liberdade no campo ou no piquete. Neste sistema de criao podem ser construdos abrigos de proteo contra o frio ou calor, devendo o cavalo ter livre acesso a estes locais. b) Em regime de semi-estabulao O cavalo permanece recolhido s instalaes durante a noite e/ou durante as horas de sol quente, passando o restante do tempo a campo.

c) Regime de estabulao total O cavalo mantido nas instalaes durante todo o dia, saindo apenas para exerccio ou trabalho. C) SUNOS a) "A campo" ou "solta controlada" O exerccio ao ar livre importante fonte de vigor para sunos, enquanto a criao em pocilgas fechadas faz com que o animal viva em ambiente viciado e atmosfera mida. Este sistema muito recomendado na cria e engorda de sunos. Requer bons pastos em combinao com concentrados. Devem ser tomadas providncias, no sentido de evitar enfermidades no rebanho, mediante rotao de pastagens. O regime de pastoreio tem como vantaqens: o exerccio fator importante para o desenvolvimento dos animais; a criao a campo proporciona melhores condies higinicas aos animais, que se beneficiam dos raios solares; o pastejo proporciona reduo na distribuio de alimentos concentrados, resultando em economia de 3O a 4O%, se os animais utilizam pastos de gramneas e leguminosas; e, o suno restitui grande parte dos nutrientes necessrios fertilidade do prprio pasto. As plantas forrageiras devem ser tenras, recomendando-se a leguminosa alfafa e as gramneas capim pangola, grama de burro, quicuio e capim rhodes, entre outras. b) Semi-confinamento Utiliza instalaes e equipamentos em menor escala e aproveita as vantagens do sistema de criao a campo. Os animais so criados em piquetes gramados, dotados de um abrigo, que serve tambm de maternidade. Machos e fmeas so criados em piquetes separados, para evitar a excitao sexual. Em geral, so mantidos lotes de doze matrizes e trs reprodutores. c) Confinamento total ou intensivo

87

Tem como vantagem aumentar a eficincia de produo e prevenir ou controlar as doenas, requerendo alto custo com equipamentos e instalaes. Os sunos so criados em instalaes especficas conforme a fase de vida. Assim, so necessrias reparties(para gestantes, maternidade, creche, recria, engorda, terminao e para reprodutores). Essas instalaes so construdas em alvenaria, e suas dimenses dependem do tamanho do plantel, da rea aproveitvel da propriedade, etc. D) CAPRINOS a) Extensivo Consiste basicamente na criao a pasto, com baixa lotao e alimentao obtida exclusivamente no pastoreio direto. A produtividade, em geral, baixa. No caso de cabras leiteiras, o leite insuficiente para a comercializao, na maioria dos casos. Este sistema mais apropriado produo de carne e pele. b) Semi-intensivo ou semi-confinamento Parte da alimentao obtida no pastoreio direto e parte nos cochos. Os animais passam a noite e parte do dia confinados no aprisco. recomendvel a rotao de pastagens. Se obtm boa produo de leite, sendo recomendadas as raas tropicais, como a anglo-nubiana. c) Intensivo ou confinado Os animais no tm acesso aos pastos. Possui a vantagem de utilizao de pequenas reas (o suficiente para a construo do aprisco, solrios, capineiras, reas de beneficiamento de leite e depsito de alimentos), melhor controle do fornecimento de alimentos e maior controle de doenas. Porm, exige mais mo-de-obra e s compensa se a criao for de cabras altamente produtivas, de raas leiteiras especializadas.

III - NOVOS SISTEMAS DE CRIAO


Atualmente, visando-se atender demandas de mercado, peculiaridades tm surgido em relao aos sistemas de produo, adotando-se prticas de manejo sustentvel e de bem-estar animal, visando-se direcionar prioritariamente o segmento de produtores com propriedades regidas por gesto e fora familiar para a produo pecuria orgnica, visando melhoria das suas condies scio-econmicas, sustentabilidade de suas unidades produtivas e fornecimento de produtos diferenciados, saudveis e com maior valor agregado. Assim surge o sistema de produo pecuria orgnica. Uma outra modalidade de sistema de criao que vem se estruturando e sendo adotado em vrios estados brasileiros a produo de leite ou carne em sistema rotacionado, adotando-se tcnicas de manejo de pastagem preconizadas inicialmente por Voisin (Mtodo de Voisin), e atualmente adotado na produo de leite e de carne, sendo considerado sistema de produo pasto.

88

MINISTRIO DA EDUCAO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU CENTRO DE CINCIAS AGRRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

DISCIPLINA: 603-250 - Zootecnia Geral PROFESSOR: Dr. Arnaud Azevdo Alves TPICO: CONTENO

I - CONSIDERAES GERAIS
Ao lidar com um animal visando coleta de material para exame, efetuar curativos ou realizar prticas de manejo como vacinaes, vermifugaes, castrao, descorna, entre outras, imprescindvel sua conteno, sujeio ou imobilizao. Desta forma, busca-se segurana para o operador e facilidade na execuo da operao. A conteno tambm importante no processo de doma de animais jovens ou pouco habilitados s prticas de manejo. Os mtodos de conteno variam entre as espcies, podendo inclusive apresentar diferenas dentro das espcies, considerando-se a idade, o porte, o sexo e o temperamento individual. A conteno comumente obtida com os animais de p ou, em casos especiais, deitados, para melhor segurana.

89

II - MTODOS DE CONTENO
1. Conteno de animais em p a) Bovinos A conteno de animais dceis pode ser procedida sem auxlio de cordas. O auxiliar pega o focinho do animal com o indicador e o polegar da mo esquerda, ao mesmo tempo que com a mo direita segura firmemente o corno esquerdo do animal. No caso de bovinos menos dceis, a conteno pode ser feita por argolas ou formigas j fixadas ao focinho do animal ou adaptveis ao mesmo (FIGURA 1). Quando o material a ser colhido e de obteno mais difcil, a conteno da cabea deve ser feita por meio de cordas. Para isso, a cabea do animal, previamente laado em um moiro ou em uma rvore, dando pelo menos trs voltas de corda na base dos cornos. A conteno completada segurando-se o focinho e o corno do animal, como j descrito. A conteno dos membros completa a imobilizao do bovino. Um dos meios a suspenso de um dos membros anteriores. Contido o animal pelo cabresto, um auxiliar fixa uma corda na quartela e, passando-a por cima da cernelha, a mo do animal tracionada pelo lado oposto. Outro meio a suspenso de um dos membros posteriores. Seguro o animal pela argola ou pelo cabresto, perto de uma cerca, o seu p suspenso por outra pessoa, por meio de uma vara com uma das extremidades apoiada sobre a cerca. Com um animal manso, os membros posteriores podem ser imobilizados apenas por meio de uma corda que um auxiliar segura (FIGURA 2), ou ainda atravs da passagem da cauda entre os membros e o envolvimento de um deles pela prpria cauda (FIGURA 3). O uso do tronco de conteno ou brete para conteno de bovinos muito eficiente, principalmente em se tratando de animais pouco dceis, evitando leses em tratadores, animais e facilitando em muito as prticas com animais em p. b) Eqdeos A conteno de eqdeos dceis obtida com muita facilidade, atravs do simples emprego das mos, segurando as orelhas do animal e por elas fixando a cabea para baixo. Em eqdeos mais vigorosos e menos dceis, necessrio a utilizao de material de conteno. A conteno do membro anterior conseguida segurando-se a canela e flexionando-a rapidamente contra o antebrao; de imediato seguramos a quartela com uma das mos, apoiando o dedo polegar sobre a sola e os outros dedos sobre a parede do casco. A conteno dos membros posteriores se torna indispensvel quando necessita-se ter acesso s regies posteriores do animal. Um dos recursos para este fim

90

o uso de peias ou de ns corredios: so fixadas duas cordas s canelas ou quartelas posteriores, levadas para a frente, cruzadas sobre o peito, conduzidas para cima de ambos os lados do pescoo, e amarradas ao nvel da cernelha por um n de roseta (FIGURA 4). bvio que, para maior facilidade de execuo dessa operao, o animal deve estar de olhos vendados. Outro processo, muito usado, o chamado "p de amigo": com a ponta de uma corda terminada em anel, formada uma ala passada em volta do pescoo e novamente para dentro do anel. Para suspenso do membro, basta puxar a corda (FIGURA 5). Em vez de flexionar o membro posterior para a frente, este pode ser contido flexionando-se para trs. Para isso, amarrada uma corda crina da cauda, a qual passada pelo anel de uma peia livre aplicada na quartela e puxada cautelosamente (FIGURA 6). c) Ovinos e caprinos Segurar o animal por um membro posterior, abaixo do jarrete, de preferncia o direito. Manter em posio de p, agarrando com as mos a l (em animais lanados) e a pele do dorso, ao nvel da cernelha e da regio lombar, aps ter soltado o membro posterior. A imobilizao tambm pode ser feita simplesmente fazendo-se passar a cabea e o peito do animal entre as pernas de um homem que o aperta energicamente.

d) Sunos

O suno um animal de muita agressividade; por este motivo, dois auxiliares geralmente so necessrios para a conteno do animal. Os operadores seguram, com firmeza, a cabea do animal, pelas orelhas, e no momento em que o mesmo se pe a grunhir, passam-lhe um lao por dentro da boca, atrs das presas, apertando-o sobre o maxilar superior. Para maior garantia, pode ser amarrado o animal num tronco de rvore ou mouro.
e) Caninos O co, quando dcil, obedece ao dono, no apresentando maiores dificuldades para sua conteno. Se o animal for menos dcil, deve ser passado um lao em torno do focinho, amarrando suas extremidades para trs das orelhas (FIGURA 7) e mantendo a cabea com as mos, enquanto um auxiliar segura os membros posteriores, apoiando-os ao solo. f) Felinos

91

O melhor mtodo de conteno do gato, de modo que o operador fique protegido de suas garras, se d pela cobertura de suas unhas por meio de esparadrapo (FIGURA 8) e imobiliz-lo com a ajuda de um ou dois auxiliares, para conteno dos membros anteriores e posteriores. 2. Conteno de animais deitados

a) Bovinos
Ao se derrubar um bovino, deve-se ter o cuidado de evitar que o animal caia bruscamente, o que poderia acarretar leses traumticas (fraturas, particularmente nos cornos). A queda dever ser atenuada com o uso de camas macias. Animais com a pana cheia ou matrizes em estgio avanado de gestao devem ser derrubados para o lado direito. O mtodo Rueff para a derrubada de bovinos, bastante eficiente, consiste no seguinte: com uma corda de aproximadamente 10 metros de comprimento, feito um anel em uma das extremidades, sendo estabelecido um anel corredio, que fica ao redor dos cornos; a seguir, procedida uma primeira volta em torno da base do pescoo, uma segunda atravs das espduas e uma terceira ao nvel do flanco (FIGURA 9). Isto feito, um auxiliar segura os cornos do bovino, enquanto a corda puxada do lado contrrio aquele para o qual o animal vai cair. A imobilizao do animal complementada com a ajuda de dois auxiliares: um que fixa o animal pelos cornos e narina e mantm a cabea estendida e outro que segura a cauda. Outra forma prtica para derrubar o animal consiste no mtodo Italiano para conteno, em que passa-se uma corda com cerca de 10 metros de comprimento pela parte superior do pescoo, de forma que esta intercepte o pescoo deixando duas partes iguais, as quais passam por entre os membros anteriores, cruzando-se neste ponto, em seguida, cruzam-se sobre o dorso e descem, passando entre os membros posteriores, e ao ser puxadas no sentido de trs do animal, derruba-o (FIGURA 10). Aps derrubado, o bovino deve ter os membros amarrados para evitar acidentes com coices. b) Eqdeos

Os cuidados preliminares dispensados aos bovinos so necessrios. H vrios processos de derrubada dos eqdeos, sendo descrito o mais simples.
Com uma corda de 10 metros de comprimento, aproximadamente, se estabelece um anel na base do pescoo do animal j encabrestado; por dentro do anel, passa-se de volta as duas extremidades, cruzando-as sobre o pescoo, dirigindo-as depois para trs, contornando as quartelas posteriores. Da so trazidas e puxadas diretamente para a frente. Com auxlio de ajudantes, o animal mantido de lado com a cabea estendida pela focinheira do cabresto ou pela ganacha, o que facilita a conteno. A cauda puxada por um outro auxiliar, que se firma com um dos ps sobre a regio dos quartos do animal (FIGURA 11). A corda que serviu para derrubar, continua segura, controlando os arrancos para que o animal no se machuque. Usar cordas suplementares se necessrio.

92

c) Ovinos e caprinos

Segurar com a mo direita o animal pelo membro posterior oposto ao lado sobre o qual pretendemos deit-lo; prender, em seguida, com a mo esquerda, o membro anterior do mesmo lado, suspendendo-o do cho e, por um movimento de balano, deitar o animal. Manter em posio deitado, por uma ligeira presso contra o solo, e amarrar os membros.
Em se tratando de animais menos dceis, para maior segurana e, a fim de evitarmos acidentes, devemos recorrer a outro tipo de conteno. Com uma corda grossa ou correia de couro, so amarrados os dois membros, cruzando-os em X e passando tambm a corda sobre estes membros cruzados. feita idntica conteno dos membros opostos e ficam sustentadas por um n as duas pontas da corda ou da correia. Mais simplesmente: os quatro membros podem ser reunidos em X com uma s corda, imobilizando-os com maior rapidez. d) Sunos Tambm para conter o suno deitado, so necessrios dois auxiliares. Os operadores seguram, com firmeza, a cabea do animal, pelas orelhas, e no momento em que o mesmo se pe a grunhir, passam-lhe um lao por dentro da boca, atrs das presas, apertando-o sobre o maxilar superior; este lao, em seguida, circunda um dos membros posteriores e, por fim, puxado para cima da regio do quarto correspondente (FIGURA 12). e) Caninos Amordaado o animal, deve ser o mesmo deitado sobre o cho ou sobre uma mesa, mantido por dois auxiliares, um dos quais fixar a cabea e o outro imobilizar os membros. f) Felinos Fazer a cobertura das unhas por meio de esparadrapos, como j foi descrito, e imobiliz-lo com a ajuda de um ou dois auxiliares, pela conteno dos membros anteriores e posteriores. 3. Conteno em tronco de conteno O tronco de conteno ou brete, ligado ao curral por uma seringa destinado conteno de animais em p. de fcil construo e apresenta como vantagens a facilidade de trabalho, exigncia de menos mo-de-obra, reduo do risco de acidentes e facilidade de manejo do rebanho. Na FIGURA 13 esto apresentadas as perspectivas para construo de um tronco de conteno rstico para quatro bovinos, recomendado pelo Servio de Sade Animal (SESAN) do Ministrio da Agricultura, sendo necessrio o seguinte material: 10 moures com 2,5 metros de comprimento e 20 cm de dimetro; 48 vares com 2 metros de comprimento e 10 cm de dimetro; 5 travessas com 1,35 metros de comprimento e 10 cm de dimetro; 80 metros de arame para amarrio; pregos.

93

4. Conteno atravs de relaxantes musculares Os relaxantes musculares permitem conteno eficiente dos animais, devendo ser manipulados apenas por profissionais devidamente habilitados, familiarizados com o uso e que disponham de recursos apropriados para que possam fazer face a uma eventual intoxicao por tais substncias.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
MILLEN, E. Zootecnia & Veterinria: Teoria e Prticas Gerais. Campinas: ICEA, 1975. 409p. MILLEN, E. Guia do Tcnico Agropecurio: Veterinria e Zootecnia. Campinas: ICEA, 1988. 794p. SERVIO DE SADE ANIMAL/MINISTRIO DA AGRICULTURA (SESAN/MA). Construa voc mesmo um tronco rstico para manejar seu rebanho. Braslia: SESAN/MA. s.d. 1p. (Informativo tcnico).

ESTUDO DIRIGIDO
1) Discorrer quanto importncia da conteno dos animais.
2) Caracterizar os mtodos de conteno de animais. 3) Decidir quanto ao mtodo de conteno a utilizar diante de determinadas situaes, como por exemplo vacas gestantes, garrotes e reprodutores. 4) Identificar o material necessrio numa fazenda visando eventuais prticas de conteno, como por exemplo laar animais, peiar, derrubar animais de pequeno e grande porte, conter a cabea ou algum membro do animal.

94

DESCORNA
A descorna consiste na extirpao dos cornos mediante cirurgia ou no impedimento ao crescimento destes por mtodos fsicos ou qumicos, consistindo em uma prtica de manejo muito difundida, apresentando como principais vantagens: Maior facilidade de manejo dos animais, devido maior docilidade; Menores riscos de acidentes com tratadores, devido menor agressividade dos animais descornados; Reduo do espao nos estbulos, currais e veculos de transporte (cerca de 20%); Reduo de leses corporais e acidentes nos animais; Maior valorizao do couro. O animal amochado apresenta a mesma caracterstica gentica do animal com cornos e, para efeito de cruzamentos, o amochado deve ser considerado como com cornos.

MTODOS PARA DESCORNA


a) FSICOS Cauterizao a ferro candente Essa a descorna mais comum, por ter baixo custo, ser eficiente e de aplicao relativamente simples e rpida. Utiliza-se umferro de descorna, de ferro ou, preferencialmente, de cobre, em forma de martelo, com duas pontas, uma cncava (para queimar a bordadura do boto), e a outra convexa (para queimar a parte central), ou com apenas uma ponta, na mesma direo do cabo, aquecido em uma fonte de calor (uma fogueira, braseiro, fogo ou lana-chamas).

95

A descorna em cabritos deve ser feita precocemente, com cinco a dez dias de idade, no mximo20, pois ser menos traumtica para o animal. Em bezerros recomenda-se a descorna quando no apresentarem mais de trs meses de idade, devendo-se ser realizada nas primeiras semanas de vida. Para se efetuar a descorna, o animal deve ser bem contido. Uma vez determinada a posio exata do boto, os plos ao redor devem ser aparados (tricotomia). Quando o corno ainda no apontou, pode ser cauterizado diretamente, sendo recomendvel o seu corte com uma lmina (um canivete, por exemplo), quando esse boto estiver um pouco maior. Em seguida, cauterizar segurando o ferro de forma firme, inicialmente com a extremidade cncava e depois com a convexa ou plana. Ao concluir a cauterizao, passa-se uma pomada para queimadura e um repelente cicatrizante ao redor do local, para evitar a formao de miases. A cauterizao deve ser realizada de forma segura e definitiva, evitando-se crescimento do corno e a necessidade de repetio da interveno, o que ser muito mais doloroso para o animal, e caso no seja repetida deixar a apresentao do animal bastante prejudicada. Embora dolorosa no momento em que efetuada, essa descorna apresenta bons resultados e rapidamente os animais estaro recuperados. No se pode esquecer de deixar um ferro de reserva preparado, muito til em caso de hemorragias ocorridas quando os cornos esto um pouco maiores. Eletrocauterizao O descornador eltrico ou termocautrio tem um controle que conserva a temperatura da ponta a aproximadamente 154C. A aplicao do descornador eltrico ao boto por dez segundos suficiente para destruir as clulas geradoras de queratina e impedir o crescimento dos cornos. b) QUMICO Descorna com pasta custica Em cabritos, deve ser feita o quanto antes, com dois a cinco dias de vida. A partir dessa idade, sua eficincia se torna reduzida e o traumatismo para o animal maior. Para impedir o crescimento de cornos nos bezerros, recomenda-se o emprego de soda ou potassa custica quando o bezerro est com quatro a dez dias de idade. Nessa idade, os botes crneos ainda no esto implantados no crnio e podem ser facilmente movidos de um lado para outro com os dedos. Antes de aplicar o cautrio, tosa-se o pelo em volta dos botes dos cornos, untando-se a regio circundante com vaselina, a fim de evitar que a soda ou potassa custica entre em contato com a pele do animal e a queime. Envolve-se o basto de soda custica em papel, deixando uma das extremidades descobertas, a qual se molha e se esfrega alternadamente em cada um dos botes, fazendo uma mancha de um a dois centmetros de dimetro. No se deve prolongar a aplicao at sangrar, mas s durante

96

o tempo suficiente para uma ligeira escarificao da pele. Esta prtica ser mais fcil se o bezerro estiver imobilizado. Os cornos de bezerros de dois a trs meses de idade, tambm podem ser removidos pelo processo custico, mas a operao mais difcil e exige mais cautrio. Para cauterizar os cornos de bezerros mais idosos, se faz um crculo em torno da base de cada corno, junto insero. Isto impede o crescimento dos cornos, que se nutrem a partir da pele do animal. Ao aplicar o cautrio, usa-se pouca gua, para que no escorra pela cabea do animal e lhe cause danos. Depois da cauterizao, o bezerro deve ser resguardado da chuva por uns dois dias, devendo ficar isolado de outros animais para evitar leses. Os bastes custicos absorvem umidade, devendo serem guardados em vidros de boca larga e bem tampados. c) CIRRGICO Este mtodo executado por mdicos veterinrios. recomendado para animais desmamados e adultos, com cornos desenvolvidos.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
JARDIM, V. R. Curso de Bovinocultura. 4.ed. Campinas, Instituto Campineiro de Ensino Agrcola, 1988. 525p. MILLEN, E. Guia do Tcnico Agropecurio: Veterinria e Zootecnia. Campinas, Instituto Campineiro de Ensino Agrcola, 1983. 794p. RIBEIRO, S. D. A. Caprinocultura: Criao Racional de Caprinos. So Paulo: Nobel, 1997. 318p.

ESTUDO DIRIGIDO
Em que consiste a descorna e quais as vantagens de descorna dos animais. Discorrer quanto aos mtodos de descorna dos animais. Apresentar a importncia, vantagens, instrumental e procedimento do mtodo de descorna por cauterizao a ferro candente.

97

CASTRAO

A castrao pelos mtodos comumente empregados, consiste na retirada ou atrofia das glndulas sexuais, resultando na abolio da produo de clulas e hormnios sexuais. A finalidade da castrao varia com a espcie animal, podendo-se objetivar: Ausncia de odor e sabor na carne Os sunos machos adultos apresentam na carne odor e sabor caractersticos, que desaparecem com a castrao. Isto contribui para melhorar a qualidade da carne, alm de propiciar tambm melhor colorao. O Servio de Inspeo do Ministrio da Agricultura no permite abate de animais no castrados (inteiros). Facilidade de manejo Os animais castrados tornam-se mais dceis e, sendo indiferentes para com as fmeas, podem ser criados juntos com as mesmas. Preveno de reproduo no controlada Evita que animais no selecionados para reproduo fecundem fmeas de importncia para reproduo. Melhor rendimento de carcaa No caso de sunos, a castrao melhora o rendimento de carcaa.

98

Trabalhos de CHAMPAGNE et al. (1969), SEIDEMAN et al. (1982) e RESTLE et al. (1993, 1996), demonstraram que bovinos inteiros apresentam maior rendimento de carcaa, em funo da maior musculatura e menor deposio de gordura interna (plvica) removvel. Colorao e maciez da carne A caracaa de bovinos inteiros se apresenta mais escura ao resfriamento, em decorrncia da deficiente cobertura de gordura (RESTLE et al., 1994). A carne de bovinos inteiros menos macia, devido ao menor teor de gordura intramuscular, maior velocidade de maturidade fisiolgica, que acelera a formao de colgeno insolvel, e maior atividade de inibidores enzimticos durante o processo de maturao (ARTHAUD et al., 1977; SEIDEMAN et al., 1982; BURSON et al., 1986; GERRARD et al., 1987 e MORGAN et al., 1983). Segundo RESTLE et al. (1996) e MORAIS et al. (1993), bovinos castrados produzem maior proporo de traseiro, explicada pelo efeito hormonal da testosterona nos machos inteiros; maior quantidade de poro comestvel, devido menor proporo de ossos na carcaa; e carne de melhor textura e maciez, tambm relatada por MLLER; RESTLE (1983).

I - MTODOS DE CASTRAO
H vrios mtodos de castrao, desde a ablao dos testculos, at a castrao de volta e o esmagamento percutneo com torqus Burdizzo. Este ltimo um mtodo simples, rpido, seguro e prprio para animais de testculos pendentes, como os bovinos, ovinos e caprinos. O processo, em resumo, consiste no esmagamento dos cordes testiculares, por meio de um torqus especial, de modo que, por falta de circulao sangunea, os testculos se degeneram aps aproximadamente quarenta dias.

A tcnica de castrao por Burdizzo pode ser assim resumida: o animal pode ser castrado de p, imobilizado em um brete; o operador, colocado atrs do animal, sustenta o torqus aberto na mo direita e com o polegar e o indicador da mo esquerda desloca o cordo para o lado externo do escroto, colocando as mandbulas do instrumento sobre o mesmo, junto aos dedos que o segura; em seguida, apoiando o cabo do torqus no joelho direito, fecha-o com as duas mos, de maneira a esmagar o cordo, mantendo-o fechado por alguns momentos. Depois, abre o torqus, retira-o e repete a operao no outro cordo, para complet-la.
Se persistir qualquer dvida quanto ao esmagamento do cordo, deve ser procedida uma segunda compresso, um pouco acima da primeira, antes que a regio fique inchada. A castrao de um bovino feita em aproximadamente dois minutos e o animal pode ser solto em seguida no pasto, sem necessidade de grandes cuidados posteriores, exceto quando houver algum ferimento durante a prtica. O Burdizzo patenteado fabricado em diversos tamanhos, sendo os seguintes indicados para bovinos: de 12 polegadas, para bezerros com menos de 6 meses; de 13, para garrotes; de 16, para bovinos em geral; de 19, para touros.

99

III - CASTRAO DE BOVINOS


A castrao praticada precocemente retarda a ossificao dos ossos longos, que ento se tornam mais delicados e mais compridos; a cabea fica mais longa e fina; os msculos menos desenvolvidos, principalmente no trem anterior; a carne mais tenra e sem as caractersticas organolpticas da carne de touro. A castrao precoce mais recomendada para animais de engorda, devendo ser realizada aps a puberdade e, quando o abate for procedido somente aps 2,5 anos; a castrao de bovinos para trao deve ser mais tardia, aps o completo desenvolvimento do animal.

IV - CASTRAO DE SUNOS
Aconselha-se castrar os leites at 15 a 2O dias de idade, podendo a castrao ser realizada at mesmo aps o nascimento, quando so realizadas outras prticas de manejo com os leites recm-nascidos. A castrao precoce apresenta as seguintes vantagens:
a)Facilidade de execuo; b)Cicatrizao rpida e de pouco risco. A castrao deve ser evitada prximo desmama, administrao de vermfugos, proximidade de viagens e outras prticas de manejo. Os machos adultos sero castrados sempre que forem afastados da reproduo, merecendo maiores cuidados neste caso. A castrao dos sunos realizada pelo mtodo cirrgico, requerendo higiene e tcnica apropriada, embora se constitua em operao simples quando realizada precocemente.

ESTUDO DIRIGIDO

Discorrer quanto ao princpio da castrao dos animais.


Discorrer quanto a finalidade da castrao dos animais. Citar e relatar sobre os mtodos de castrao de animais. Apresentar as vantagens, limitaes, importncia, instrumental e procedimento de mtodo de castrao utilizando torqus de Burdizzo.

100

MINISTRIO DA EDUCAO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU CENTRO DE CINCIAS AGRRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

DISCIPLINA: 603-250 - Zootecnia Geral PROFESSOR: Dr. Arnaud Azevdo Alves

TPICO: ALIMENTOS

Em nutrio animal, assim como na prtica da alimentao e na descrio dos alimentos, comumente so usados termos e expresses, nem sempre de compreenso geral, e muitas vezes mal interpretados. A seguir so apresentados alguns termos de importncia em alimentao animal. 1) Alimentos - Substncias que podem ser ingeridas, digeridas e assimiladas, contribuindo para a manuteno e a produo do animal. So produtos vegetais ou animais, bem como subprodutos deles derivados, assim como de outros que podem ser sintetizados quimicamente, purificados como nutrientes ou preparados como suplementos para produtos naturais. 2) Nutriente ou princpio nutritivo - Constituinte ou grupo de constituintes dos alimentos de igual composio qumica geral, assim como certas substncias, que contribuem para a manuteno da vida do animal: carboidratos, lipdeos, protenas, etc.

101

{ gua Org

ALIMENTO

nica

Carboidratos Lipdeos Protenas Vitaminas

Matria seca

Inorg nica:

Matria mineral

3) Nutriente digestvel - Frao de um nutriente que pode ser digerida e aproveitada pelo organismo. Esta expresso aplicada mais comumente a constituintes orgnicos dos alimentos. 4) Rao - a quantidade de alimentos, volumosos e concentrados, que um animal consome no perodo de 24 horas, em uma ou mais refeies. 5) Rao balanceada - a mistura de alimentos calculada para satisfazer as necessidades dirias do animal, incluindo todos os nutrientes necessrios, nas quantidades e propores devidas. 6) Refeio - Parte da rao distribuda para ser consumida de cada vez ao dia. 7) Dieta - tudo que o animal ingere em 24 horas, capaz de atender ou no as suas necessidades.

8) Normas de alimentao - So especificaes das quantidades de elementos nutritivos que devem ser includos nas raes, consideradas a espcie e a categoria do animal, assim como a natureza e o volume de sua produo. Tais normas so baseadas em provas experimentais realizadas com as diversas espcies e categorias animais. Em geral, levam em considerao as necessidades nutritivas relacionadas com a manuteno, crescimento, produo e reproduo. So fundamentais nas necessidades de energia, protena, minerais e vitaminas.

I - IMPORTNCIA DOS ALIMENTOS

102

Como j estabelecido, os alimentos so fontes de nutrientes, os quais desempenham funes especficas ou em conjunto no organismo. Assim, destaca-se o papel dos principais nutrientes contidos nos alimentos: Os carboidratos e os lipdeos so utilizados de forma relativamente semelhante. Aps a absoro pelo organismo, so utilizados para produo de calor e energia. Os lipdeos so mais importantes na alimentao de monogstricos, devido baixa disponibilidade nas plantas forrageiras. As fibras, carboidratos de elevado peso molecular, so parcialmente digeridas por monogstricos, tendo maior importncia na alimentao de ruminantes, devido simbiose destes com a microflora ruminal. As protenas tm funo especfica. Nos animais jovens servem para formar novos tecidos ou desenvolv-los. Nas reprodutoras, para formao do feto e do leite. Nos adultos, servem para refazer as perdas constantes dos tecidos. Uma relao adequada entre o total de protena digestvel da rao e o seu teor em nutrientes digestveis totais necessria para seu melhor aproveitamento. Os minerais da rao geralmente satisfazem as necessidades em condies normais, exceto para o clcio e o fsforo, que costumam faltar. O dficit observado deve ser suprido com um suplemento que pode ser o calcrio (s para o clcio), a farinha de ossos ou o fosfato biclcico, ressalvando-se a proibio de uso de fontes alimentares de origem de ruminantes para esta classe de animais. As misturas de alimentos so tambm deficientes em cloreto de sdio ou sal, que sempre incorporado s raes ou fornecido separadamente. Entre as vitaminas, apenas o caroteno (uma provitamina A) costuma ser includa nas Tabelas, porque a vitamina que freqentemente pode faltar em determinados regimes alimentares.

II - CLASSIFICAO DOS ALIMENTOS


De maneira prtica, os alimentos so classificados em: 1) VOLUMOSOS - Pelo menos 25% de fibra em detergente neutro (FDN) ou mais de 18% de fibra bruta (FB) na matria seca (MS): a) Suculentos: pastos, capineiras, culturas forrageiras, silagens, frutos, razes e tubrculos; b) Secos: fenos, forragens desidratadas, palhas e cascas. 2) CONCENTRADOS - Em geral, mais de 60% de Nutrientes Digestveis Totais (NDT): a) Bsicos ou energticos (menos de 16% de protena bruta): gros de cereais e seus subprodutos (milho, aveia, trigo, cevada, centeio, arroz e sorgo). b) Proticos (mais de 20% de protena bruta):

103

*0 De origem vegetal - sementes de oleaginosas e seus subprodutos (algodo, soja, girassol, amendoim, gergelim, linho e cocos); *1 De origem animal - farinhas de carne, sangue, pescado, penas, crislidas e leite em p. 3) DIVERSOS: Subprodutos industriais (melaos, polpas, uria, etc.).

4) ADITIVOS: Antibiticos, graxas, hormnios, minerais (macro e microelementos) e vitaminas.

104

Anda mungkin juga menyukai