Anda di halaman 1dari 48

Pensamentos Sociais do sculo XIX

Prof Andressa Villar Histria 2 EM

Liberalismo Econmico

Surge na Europa e na Amrica no final do Sc. XVIII associado ao liberalismo poltico nascido nas Revolues Americana e Francesa. Segundo esta doutrina econmica, deve ser colocada a nfase na liberdade de iniciativa econmica, na livre circulao da riqueza, e na economia de mercado (defesa da livre concorrncia, do livre cambismo e da lei da procura e da oferta como mecanismo de regulao do mercado), opondo-se assim ao intervencionismo do Estado e adopo de medidas restritivas e protecionistas defendidas pelo Mercantilismo.

O capitalismo industrial apoiou-se teoricamente no liberalismo econmico, que expressa os trs princpios bsicos do capitalismo, a livre iniciativa, a livre empresa e o livre comrcio. Essa doutrina , portanto, o sustentculo do capitalismo como sistema econmico. Seus maiores defensores foram o escocs Adam Smith (1723-1790) e o ingls David Ricardo (1772-1823), economistas que colocavam o interesse do indivduo acima daqueles do Estado.

Reaes ao capitalismo

Todos os movimentos operrios/camponeses/sociais so movimentos de reao explorao da classe burguesa classe trabalhadora. Primeiramente com o Ludismo e o Cartismo, movimentos mais ingnuos, para depois chegar ao pice da contestao com o Anarquismo e o Socialismo, que pregavam o fim do capitalismo.

MOVIMENTO OPERRIO

LUDISMO; CARTISMO; SOCIALISMO UTPICO; SOCIALISMO CRISTO; SOCIALISMO CIENTFICO; ANARQUISMO; SINDICALISMO; ANARCO-SINDICALISMO INTERNACIONAIS.

LUDISMO

Movimento do sculo XIX de contestao a nova ordem social e econmica surgida aps a revoluo industrial. O termo ludismo deriva de Ned Ludd, seu lder. O movimento ludita focou sua revolta nas mquinas culpando-as pelo desemprego dos trabalhadores manuais dispensados com a mecanizao.

CARTISMO

O Cartismo recebeu esse nome porque as reivindicaes dos trabalhadores eram feitas por carta como a famosa Carta do Povo de 1838 que reivindicava sufrgio universal, Voto secreto, Elegibilidade dos no proprietrios, Igualdade dos distritos eleitorais, Renovao anual do parlamento, etc...

Socialismo Utpico

Na obra Cartas de um habitante de Genebra, o conde francs Claude de Saint-Simon, acreditava que uma sociedade estaria dividia entre os ociosos e produtores. Para que o desequilbrio social fosse superado todos os indivduos deveriam contribuir com trabalho, mantendo assim o progresso. No entanto, ele se opunha a qualquer tipo de explorao entre as classes. Charles Fourier (1772 1837) era filho de comerciantes e acreditava que o indivduo era bom, mas acabava sendo pervertido pela sociedade e as instituies. A sociedade poderia organizar-se por meio de falanstrios, que consistiam em unidades agroindustriais articuladas pelo trabalho coletivo e organizao cooperativa. Robert Owen (1771 1858). Trabalhando em uma fbrica de algodo em Manchester, ele pde observar de perto o cotidiano da classe trabalhadora. Enxergando o comunismo como fim mximo do trabalho, Owen reduziu a carga horria de seus trabalhadores e incentivou a instruo de seus empregados. O modelo por ele empreendido alcanou sucesso, porm suas crticas propriedade privada e religio o obrigaram a mudar-se para os Estados Unidos. Chegando ao continente americano, criou uma comunidade chamada New Harmony. A falncia de suas cooperativas na Inglaterra e nos Estados Unidos o fez, no fim da vida, dedicar-se formao de cooperativas de trabalho chamadas trade-unions (foram o embrio dos sindicatos).

O projeto do Falanstrio de Fourier

Socialismo Cristo
Atenta a todas as transformaes do sculo XIX, a Igreja Catlica

decidiu reunir seus principais dirigentes para discutir as questes envolvendo a relao entre burguesia e proletariado. No ano de 1891, o papa Leo XIII publicou a encclica Rerum Novarum. Segundo este documento, o papa estabelecia sua expressa oposio luta entre classes defendida pela doutrina marxista. Em seu lugar, o lder mximo da Santa S colocava a religio como um instrumento capaz de arrefecer as desigualdades no mundo. Dessa forma, a moral e o amor cristo de empregados e empregadores poderiam ser ponto fundamental para que a justia social fosse paulatinamente alcanada. Adentrando o sculo XX, o envolvimento da Igreja com esses temas se aprofundou quando o Conclio Vaticano II (1962 - 1965) reafirmou o papel social e poltico a ser exercido pelo cristo. Nessa mesma poca, o movimento da chamada Teologia da Libertao fez com que muitos clrigos e fiis realizassem projetos sociais e organizassem discusses polticas no interior

Em 1891, a Igreja Catlica, sob o pontificado de Leo XIII, publica a encclica Rerum Novarum

Capa do livro Socialismo Uma Utopia Crist, de Luiz Francisco F. de Souza

SOCIALISMO CIENTFICO

Karl Marx e Friedrich Engels

A Origem

O Socialismo Cientfico foi desenvolvido no sculo XIX por Karl Marx e Friedrich Engels. Recebe tambm, por motivos bvios, a denominao de Socialismo Marxista. Ele rompe com o Socialismo Utpico por apresentar uma anlise crtica da realidade poltica e econmica, da evoluo da histria, das sociedades e do capitalismo. Marx e Engels enaltecem os utpico pelo seu pioneirismo, porm defendem uma ao mais prtica e direta contra o capitalismo atravs da organizao da revolucionria classe proletria. Para a formulao de suas teorias Marx sofreu influncia de Hegel e dos socialista utpicos.

Infraestrutura e superestrutura

Segundo Marx a infraestrutura, modo como tratava a base econmica da sociedade, determina a superestrutura que dividida em ideolgica (ideias polticas, religiosas, morais, filosficas) e poltica (Estado, polcia, exrcito, leis, tribunais). Portanto a viso que temos do mundo e a nossa psicologia so reflexo da base econmica de nossa sociedade. As idias que surgiram ao longo da histria se explicam pelas sociedades nas quais seus mentores estava inseridos. Elas so oriundas das necessidades das classes sociais daquele tempo.

Dialtica

O modo dialtico de pensamento pondera que nenhum fenmeno ser compreendido se analisado isoladamente e independente dos outros. O mundo no pode ser entendido como um conjunto de coisas pr-fabricadas, mas sim como um complexo de processos. O processo de desenvolvimento resultante com a anterior acumulao de mudanas quantitativas, apresenta evidentes mudanas qualitativas. Assim, vemos que o desenvolvimento no segue um movimento circular, mas sim progressivo e ascendente, indo do inferior ao superior.

Luta de classes

A histria do homem a histria da luta de classes. Para Marx a evoluo histrica se d pelo antagonismo irreconcilivel entre as classes sociais de cada sociedade. Foi assim na escravista (senhores de escravos - escravos), na feudal (senhores feudais servos) e assim na capitalista (burguesia proletariado). Entre as classes de cada sociedade h uma luta constante por interesses opostos, eclodindo em guerras civis declaradas ou no. Na sociedade capitalista, a qual Marx e Engels analisaram mais intrinsecamente, a diviso social decorreu da apropriao dos meios de produo por um grupo de pessoas (burgueses) e outro grupo expropriado possuindo apenas seu corpo e capacidade de trabalho (proletrios). Estes so, portanto, obrigados a trabalhar para o burgus. Os trabalhadores so economicamente explorados e os patres obtm o lucro atravs da maisvalia.

Mais-Valia

Suponha que o operrio leve 2h para fabricar um par de sapatos. Nesse perodo produz o suficiente para pagar o seu trabalho. Porm, ele permanece mais tempo na fbrica, produzindo mais de um par de sapatos e recebendo o equivalente confeco de apenas um. Numa jornada de 8 horas, por exemplo, so produzidos 4 pares. O custo de cada par continua o mesmo, assim como o salrio do proletrio. Com isso ele trabalha 6h de graa, reduzindo o custo e aumentando o lucro do patro. Esse valor a mais apropriado pelo capitalista e constitui o que Marx chama de Mais-Valia Absoluta. Alm de o operrio permanecer mais tempo na fbrica o patro pode aumentar a produtividade com a aplicao de tecnologia. Com isso o operrio produz mais, porm seu salrio no aumenta. Surge a Mais-Valia Relativa.

Alienao

O capitalismo tornou o trabalhador alienado, isto , separou-o de seus meios de produo (suas terras, ferramentas, mquinas, etc). Estes passaram a pertencer classe dominante, a burguesia. Desse modo, para poder sobreviver, o trabalhador obrigado a alugar sua fora de trabalho classe burguesa, recebendo um salrio por esse aluguel. Como h mais pessoas que empregos, ocasionando excesso de procura, o proletrio tem de aceitar, pela sua fora de trabalho, um valor estabelecido pelo seu patro. Caso negue, achando que pouco, uma explorao, o patro estala os dedos e milhares de outros aparecem em busca do emprego. Portanto aceitar ou morrer de fome. Com a alienao nega-se ao trabalhador o poder de discutir as polticas trabalhistas, alm de serem excludos das decises gerenciais.

Materialismo histrico

Para Marx a raiz de uma sociedade a forma como a produo social de bens est organizada. Esta engloba as foras produtivas e as relaes de produo. As foras produtivas so a terra, as tcnicas de produo, os instrumentos de trabalho, as matrias-primas e o maquinrio. Enfim, as foras que contribuem para o desenvolvimento da produo. As relaes de produo so os modos de organizao entre os homens para a realizao da produo. As atuais so capitalistas, mas como exemplo podemos citar tambm as escravistas e as cooperativas. No processo de criao de bens estabelece-se uma relao entre as pessoas. Os capitalistas, donos dos meios de produo (mquinas, ferramentas, etc.), e o proletariado, que possui apenas sua fora de trabalho, estabelecem entre si a relao social de trabalho. A maneira como as foras produtivas se organizam e se desenvolvem dentro dessa relao de trabalho Marx chama de modo de produo. O estudo deste fundamental para a compreenso do funcionamento de uma sociedade. A partir do momento que as relaes de produo comeam a obstaculizar o desenvolvimento das foras produtivas cria-se condies para uma revoluo social que geraria novas relaes sociais de produo liberando as foras produtivas para o desenvolvimento da produo.

Marx afirma que a histria segue certas leis imutveis medida que avana de um estgio a outro. Cada estgio caracteriza-se por lutas que conduzem a um estgio superior de desenvolvimento, sendo o comunismo o ltimo e mais alto. A chave para a compreenso dos estgios do desenvolvimento a relao entre as diferentes classes de indivduos na produo de bens. Afirmava que o dono da riqueza a classe dirigente porque usa o poder econmico e poltico para impor sua vontade ao povo jamais abrindo mo do poder por livre e espontnea vontade e que, assim, a luta e a revoluo so inevitveis. Para Marx, com o desenvolvimento do capitalismo, as classes intermedirias da sociedade vo desaparecendo e a estrutura de classes vai polarizando-se cada vez mais. A alienao e a misria aumentam progressivamente. Com o auxlio dos partidos dos trabalhadores o proletariado vai tornando-se cada vez mais consciente de sua luta e de sua existncia como classe revolucionria. Portanto esses partidos no teriam o papel de apenas ganhar votos e satisfazer interesses pessoais, mas sim de educar e alertar os trabalhadores.

O ltimo estgio

Ditadura do proletariado

Aps a revoluo instalar-se-ia uma ditadura do proletariado. As empresas, fbricas, minas, terras passariam para o controle do povo trabalhador. A propriedade capitalista extinguiria-se. A produo no seria destinado ao mercado, mas sim voltada para atender s necessidades da populao. O socialismo, como essa fase denominada, deve ser profundamente democrtico. O Estado iria naturalmente dissolvendo-se. Porm Marx ressalta: "trazendo as marcas de nascimento da velha sociedade, a sociedade recm-nascida ser limitada, sob muitos aspectos, pelos legados da velha sociedade capitalista." Aps o socialismo uma fase superior se desenvolveria: o comunismo. O Estado desapareceria definitivamente, pois seu nico papel manter o proletariado passivo e perpetuar sua explorao. A distino de classes tambm deixaria de existir, todos seriam socialmente iguais e homens no mais subordinariam-se a homens. A sociedade seria baseada no bem coletivo dos meios de produo, com todas as pessoas sendo absolutamente livres e finalmente podendo viver pacificamente e com prosperidade.

ANARQUISMO

Ideologia libertria e profundamente individualista, o anarquismo defende a ruptura com todas as formas de autoridade poltica e religiosa, a propriedade privada e quaisquer outros tipos de normas institucionais que cerceiem a liberdade do indivduo em sociedade e na esfera da vida privada.

Origens do anarquismo

No h consenso entre os historiadores sobre as origens da ideologia anarquista. Mas possvel afirmar que alguns pensadores e tericos, como o ingls William Godwin, que em 1793 publicou o livro "Enquiry Concerning Political Justice" (cuja traduo Indagao relativa justia poltica), o francs Pierre-Joseph Proudhon, que em 1840 publicou "Qu'est-ce que la proprit?" (cuja traduo Que a propriedade?), e o alemo Max Stirner, que publicou "Der Einzige und sein Eigentum" (cuja traduo O indivduo e sua propriedade), influenciaram decisivamente o contedo da ideologia anarquista. O anarquismo influenciou importantes movimentos sociais no transcurso do sculo 19 at a metade do sculo 20.

Anarquismo e comunidade fraterna

As doutrinas de inspirao anarquista defendem a idia de que a supresso de todas as formas de dominao e opresso vigentes na sociedade moderna daria lugar a uma comunidade mais fraterna e igualitria. Mas a igualdade e a solidariedade comunitria seriam resultados de um esforo individual a partir de um rduo trabalho de conscientizao. Os movimentos anarquistas do sculo 20 promoveram a criao de ncleos comunitrios denominados de "ateneus", para onde eram encaminhados os adeptos desta ideologia e que servia de aprendizagem e aperfeioamento intelectual. No Brasil, a primeira experincia desse tipo foi a criao da Colnia Ceclia, em 1890, que foi dirigida por imigrantes italianos.

Os italianos que sonharam implantar no Brasil uma colnia anarquista.

Em 1890 o anarquista italiano Giovanni Rossi, fundou onde hoje a cidade de Palmeira no Paran, a Colnia Ceclia, experincia libertria que durou apenas 4 anos.

Movimentos anarquistas

A crtica da propriedade privada e do Estado burgus feita pelos idelogos anarquistas resultou no desenvolvimento do trabalho de conscientizao e mobilizao das massas proletrias (ou seja, o operariado). Em muitos aspectos, a ideologia anarquista se assemelhava ideologia socialista - principalmente no tocante a luta de classes, a defesa das classes oprimidas, a crtica da propriedade privada, da sociedade e do Estado burgus. Por conta disso, durante dcadas os anarquistas e os comunistas se aliaram na organizao dos movimentos revolucionrios.

Na Europa do sculo 19, destacou-se o trabalho do intelectual e revolucionrio russo Mikhail Bakunin, responsvel pela sistematizao de muitos princpios, idias e valores que vo compor a ideologia anarquista. Bakunin inspirou inmeros movimentos anarquistas por todo o continente.

Anarquismo no Brasil

No Brasil, a ideologia anarquista foi introduzida pelos imigrantes europeus, principalmente os italianos e espanhis. Os anarquistas foram os responsveis pela organizao dos primeiros movimentos operrios e sindicatos trabalhistas autnomos. Eles lideraram as greves de 1917, 1918 e 1919, ocorridas em So Paulo e no Rio de Janeiro. Entre os militantes anarquistas brasileiros, destacam-se o jornalista Edgard Leuenroth, o fillogo e professor Jos Oiticica e o intelectual Neno Vasco. A partir da dcada de 1920, os anarquistas progressivamente se afastam dos socialistas e, cada vez mais, perdem influncia social e poltica.

Sindicalismo

Sindicalismo o movimento social de associao de trabalhadores assalariados para a proteo dos seus interesses. Ao mesmo tempo, tambm uma doutrina poltica segundo a qual os trabalhadores agrupados em sindicatos devem ter um papel ativo na conduo da sociedade. O movimento sindical no Brasil iniciou-se em So Paulo, onde os imigrantes integravam a massa de trabalhadores das fbricas e indstrias. Os sindicalistas ativos eram os anarquistas italianos que, surpreendendo os governantes, desencadearam uma onda de rebelies, que foi contida por uma violenta represso policial.

ANARCO-SINDICALISMO

Trata-se de uma corrente sindicalista que adquiriu esta denominao a partir da ciso provocada no 5 Congresso da AIT (Primeira Internacional dos Trabalhadores), em Haia, no ano de 1872, e que foi adotada por um grupo significativo os operrios brasileiros at a dcada de 1930. O anarco-sindicalismo pode ser considerado uma doutrina e um mtodo de luta. Em sua doutrina, o trabalhador visto como uma clula importante da sociedade e, por isso, deve ser aperfeioado e desenvolvido. Como mtodo de luta, busca a anulao do sistema capitalista pela ao direta, pela greve geral revolucionria e pela substituio por um novo tipo de sociedade fundada na autogesto. A fora do anarcosindicalismo est no conjunto de organizaes operrias (sindicatos, unies e federaes) voluntrias, livremente associadas.

Confederacin General del Trabajo (CGT

A histria das Internacionais

O Manifesto Comunista, escrito por Marx e Engels em 1847, termina com a frase: Proletrios de todos os pases, uni-vos!. O chamado se apoiava na anlise do carter mundial da economia capitalista. Foi o internacionalismo proletrio que guiou a formao das Internacionais.

I Internacional
A primeira Internacional era uma confederao de tendncias ideolgicas diversas. Alm dos sindicalistas havia anarquistas proudhonianos, republicanos, democratas radicais, etc. A Internacional teve vida curta, deixando de existir aps a derrota da Comuna de Paris, em 1871. A Comuna foi considerada por Marx como a primeira experincia de revoluo e de governo operrios. O exemplo da Comuna aprofundou as polmicas internas, especialmente as que ocorriam entre Marx e o anarquista Bakunin sobre concepo de Estado, poder e funcionamento da prpria AIT. As fortes lutas internas e a prpria inexperincia dos operrios da poca levaram desintegrao da Internacional. Entretanto, a experincia da AIT foi uma prova viva de que a unidade internacional dos trabalhadores era possvel e necessria.

Marx, em mural de Diego Rivera

Karl Marx foi encarregado de escrever os estatutos e de fazer o discurso de fundao da Associao Internacional dos Trabalhadores (AIT).

II Internacional

Tambm conhecida como Internacional Socialista, a II Internacional foi criada em 1889, num momento bastante superior da organizao operria da Europa. A industrializao j tinha avanado enormemente, empregando uma grande massa de trabalhadores. Houve um grande fortalecimento dos sindicatos, crescimento dos partidos social-democratas e conquistas como a ampliao do direito ao voto e a jornada de oito horas.

No incio do sculo 20, a Internacional j estava dividida em trs grupos: direita, o grupo revisionista de Bernstein; no centro, os marxistas moderados de Kautsky; esquerda, os marxistas revolucionrios liderados por Lnin e por Rosa Luxemburgo.

Congressistas da II Internacional. 1913

Em 1889, ano da fundao da Segunda Internacional, Rosa Luxemburgo teve que fugir da Polnia a fim de no ser deportada para a Sibria.

Em 1914, teve incio a Primeira Guerra Mundial. Os principais partidos filiados II Internacional e sua direo apoiaram seus respectivos governos e, em nome do nacionalismo, foram guerra, provocando o colapso da Internacional. Nas palavras de Rosa Luxemburgo, a social-democracia adotara um novo lema: Proletrios de todos os pases, uni-vos em tempos de paz e degolai-vos em tempos de guerra. Aps a traio da social-democracia, os revolucionrios internacionalistas como Rosa, Lnin e Trotsky ficaram reduzidos a um pequeno grupo. Mas a vitria da revoluo socialista na Rssia, em 1917, deu um novo impulso ao internacionalismo proletrio e formao de uma nova Internacional.

III Internacional

A Internacional Comunista (IC - Comintern) foi fundada em maro de 1919. Se constituiu como um verdadeiro partido mundial da revoluo socialista, com um programa revolucionrio e guiada pelo centralismo democrtico. Enquanto Lnin viveu, foram realizados quatro congressos da III Internacional. Neles foram discutidas as condies para a adeso Internacional; o apoio do proletariado aos movimentos de libertao dos pases coloniais; as tticas de frente nica; o trabalho dos comunistas nos sindicatos e a participao dos comunistas nas eleies burguesas.

Abaixo, na imagem, Lnin na mesa da II Internacional

Cartaz da III Internacional

Mas, aps a morte de Lnin, os congressos anuais da IC foram abandonados. A ascenso do stalinismo na Unio Sovitica levou degenerao da Internacional. A III Internacional tornou-se um aparato contra-revolucionrio a servio da burocracia stalinista e da coexistncia pacfica com a burguesia e o imperialismo, at ser dissolvida por Stalin, em 1943, atendendo s imposies do imperialismo ingls e norte-americano, aliado da URSS na II Guerra Mundial.

IV Internacional

sobre os escombros da II e da III Internacionais que Trotsky dirigiu a construo de uma nova organizao internacional. De 1923 a 1928, com a Oposio de Esquerda, lutou dentro da URSS por uma poltica revolucionria para a III Internacional. J exilado, em 1930, organizou a Oposio de Esquerda Internacional. Em 1933, a poltica stalinista levou derrota do proletariado alemo e subida de Hitler ao poder. Trotsky concluiu, ento, que a III Internacional estava morta e era preciso construir uma nova internacional.

Acima, Trtsky em debate na IV Internacional, ao lado, cartaz pelo aniversrio do assassinato de Trtsky

V Internacional

O apelo do presidente Hugo Chvez para formar um V Internacional tem uma alta aceitao em grande parte da esquerda que se afirma herdeira da Quarta Internacional.

Anda mungkin juga menyukai