Anda di halaman 1dari 12

Configurao de Jumpers

Pecinhas to pequenas que passam quase desapercebidas, mas exercem uma funo importante.

As placas e demais componentes presente em um

computador possuem centenas de circuitos, soldas, parafusos e peas pequenas que muitas vezes nem notamos, mas sem as quais o computador no funcionaria corretamente. Os jumpers so um exemplo destas pecinhas minsculas, mas necessrias. Um jumper uma pea plstica que contm um pequeno filamento de metal responsvel pela conduo de eletricidade. De acordo com a disposio destas peas nos chamados pinos, o fluxo de eletricidade desviado, ativando configuraes distintas.

Este o tipo de configurao que ocorre por

meio fsico, e no utilizando um software como o mais comum. Em computadores mais antigos, as voltagem e velocidade da CPU eram totalmente configuradas por meio de jumpers. Caso algum pino fosse configurado de maneira errada, as placas queimavam ou o computador ficava muito lento.

Nas placas-me mais antigas os jumpers tinham

funes predefinidas de acordo com a cor dos mesmos: White (branco)configura o tipo de CPU (processador) que ser conectado na placa; Yellow (amarelo) seleciona a velocidade do Barramento externo (FSB), como 50, 60, 66 MHz; Red (vermelho) seleciona a voltagem interna (core) utilizada pela CPU, como 2.8 volts, voltagem esta utilizada pelo processador Pentium MMX, por exemplo. J em muitas placas-me modernas o jumper de cor "red" tem como funo limpar configuraes gravadas na

No Hard Disc
Os jumpers podem ser usados no HD, pois
pinos no lugar errado vo fazer com que eles no sejam reconhecidos corretamente. A qual podemos configurar em MA Master, SL Slave, CS Cabo Select.

Primeiramente, analise se o HD est com jumpers


inseridos, o que pode alterar as configuraes. Se seu HD for do tipo SATA 2, ele poder estar configurado de modo que velocidade dele fique limitada para SATA 1. Se o modelo for do tipo PATA, voc dever configur-lo como MASTER, caso o HD que voc est inserindo seja o disco primrio ou o nico utilizado pelo computador, ou como SLAVE, no caso do disco ser secundrio.

O modo como os jumpers afetam a


configurao do disco pode ser localizado na etiqueta que fica na parte superior do disco rgido. Sempre leia a etiqueta e analise como os jumpers esto no disco antes de inserir um HD novo no computador.

No CD ROM

Atravs desse jumper voc pode definir a

posio de sua unidade na BIOS do computador. Deixando o jumper do lado esquerdo, a posio definida de acordo com o cabo IDE. Caso voc deixe o jumper no meio, a unidade ser definida como Slave, dando prioridade a HDs para serem unidades Master. J se voc colocar o jumper no lado direito, ele ser definido como uma unidade Master.

Na Placa Me
importante notar que existem placasme AT que possuem tanto o conector para fonte AT quanto para fonte ATX (em alguns casos necessrio mudar um jumper de posio na placa-me para configurar qual dos dois conectores ser usado; um jumper um pequeno conector que funciona como uma minscula chave).

Na BIOS

Usado para as configuraes da BIOS (setup), para

voltar as configuraes para as originais de fbrica, mude o Jumper "clear cmos"de posio por alguns segundos (20 segundos por exemplo) e coloque-o devolta no lugar, depois tente ligar o computador novamente. este "jumper" fica sempre prximo da bateria da placa-me, tem 3 pinos, o jumper sempre conecta 2 deles, basta mudar a posio do jumper ligando o pino do meio com o pino do outro lado. (note que na imagem tem um pino "sobrando")

Para configurar processadores


Existem configurao com jumper para processadores onde
podemos configurar a tenso do processador, da sua freqncia de operao externa e do seu fator de multiplicao, significa que a placa-me aceita o processador - mesmo que no manual no haja qualquer referncia ao processador que voc deseja instalar.

As placas-me mais novas no tm jumpers de configurao, sendo

a sua configurao efetuada atravs do setup do micro. Nesse caso, o procedimento de configurao idntico; a nica diferena ser que, em vez de mudar jumpers de posio na placa, devero ser alteradas opes do setup. Vocs poder configurar esse tipo de placa aps o micro estar montado, j que precisar lig-lo para : efetuar a sua configurao no setup.

Atividades
1. 2. 3. 4.
O que so jumpers? Onde os jumpers so usados? Explique o uso do jumper na BIOS? Explique o uso do jumper para configurar processadores?

Anda mungkin juga menyukai