Anda di halaman 1dari 51

Bioenergia

Integrantes
Leonardo Sirino Samuel Guilherme Mello Diego Tyrka Leon

Definies bsicas

O projeto do grupo Bioenergia consiste em um estudo de caso para aplicao de um biodigestor no restaurante universitrio do centro politcnico. Mas o que um biodigestor?

Um biodigestor um sistema onde matria orgnica decomposta e os gases resultantes dessa decomposio (biogs) so utilizados. No caso do restaurante universitrio, a matria orgnica consiste nas sobras de comida.

Mas por que esse projeto vale a pena?

Vamos comear com um conceito importante..

O que sustentabilidade?
Ambiental Social

Econmico

Sustentabilidade

Mas como o projeto sustentvel?

Ambiental
Destino para a matria orgnica Queima do metano

Social
Emprego digno para algumas pessoas

Econmico
Economia com o gs da cozinha Fonte de energia renovvel Matria-prima de graa

Processo de formao do biogs

O biogs o gs gerado a partir da decomposio da matria orgnica, o principal constituinte desse gs o metano, este que lhe confere o poder queima. O metano se forma em quatro etapas: hidrlise, acidognese, acetognese e metanognese. Um fato importante que as bactrias participantes da etapa de metanognse so anaerbicas obrigatrias, ou seja, no sobrevivem na presena de oxignio!!

Propriedades do biogs
55-70% Metano Composio 30-45% Dixido de carbono Traos de outros gases Contedo energtico Limite de exploso Temperatura de ignio Presso crtica Temperatura crtica Densidade normal Cheiro Massa molar 6,0-6,5 3 6-12% de biogs no ar 650-750 C 75-89 bar -82,5 C 1,2 3 Ovos podres (na presena de gs sulfdrico) 16,043 1

Muitos outros fatores devem ser observados em um biodigestor, que podem alterar drasticamente seu funcionamento. Tais como a temperatura, pH, tamanho das partculas e entre outros. Um fator muito importante o tempo de reteno hidrulica, este basicamente o tempo que a matria orgnica vai ficar dentro do biodigestor, que vai depender do processo biolgico envolvido assim como a origem desta matria orgnica Algumas substncias devem ser evitadas, pois se caracterizam como inibidoras do processo, exemplos so compostos sulfurosos e cidos orgnicos.

Filtros

O processo de filtrao dos gases consiste basicamente na introduo de uma mistura gases suja numa srie de superfcies filtrantes. Filtrando o gs a fim de deix-lo mais refinado tecido feltros papis outras malhas

Tortas

As tortas com o passar do tempo, ao aumentarem sua espessura, passam a ter funo filtrante em conjunto com as superfcies.

Os parmetros analisados para a filtragem: Velocidade superficial do gs. A queda de presso no filtro durante o processo. (determina hora de limpeza das superfcies filtrantes ) A acumulao de p. ( torta acumulada = perda de carga no filtro ; mnimo 1500Pa ) Fora necessria para a limpeza da superfcie filtrante.

Estrutura do Biodigestor
O melhor modelo de biodigestor o canadense:

Isso se deve a sua facilidade de construo e eficincia. Possui 2 aberturas de grande porte e 1 para a retirada do gs.

Armazenamento do biogs
O biogs no poder ser liquefeito, uma vez que, para isso, necessrio temperaturas inferiores a -80 C.

Porm, possvel armazena-lo, na fase gasosa sob altas presses, como o GNV. Em automveis, esta presso algo prximo de 3600 psi. A alta presso inviabiliza este processo.

Fornecidos pela BGS, bales de armazenamento de biogs oferecem o melhor custo-benefcio.

Dimensionados exclusivamente para biogs, os bales oferecem a resistncia necessria com praticidade de manuseio e instalao.

Para evitar a contaminao do biogs por possveis resultantes da biodigesto, ser adotado um filtro de biogs simples.

Para adequar a vazo do balo com a aceita pelos queimadores, ser necessrio uma bomba controladora. Sua vazo de 26 L/min.

Principais vantagens
Tendo em vista a utilizao do balo de armazenamento, o preo de todo o sistema e sua complexidade inferior se comparado com os demais.

Possui capacidade de consumo instantneo, com grande demanda.

Principais Desvantagens
O local onde o balo ser alocado deve ser rigorosamente escolhido, com restrio ao acesso de pessoas no permitidas e sinalizao adequada (NR20 e NR23).

Segurana: Tubulao
Segundo a norma ABNT NBR 13523 as tubulaes devem ser feitas de: Ao carbono galvanizado, ferro fundido malevel, ao forjado, Mangueiras de borracha para alta presso ou cobre (com espessura mnima de 0,8mm e com presso tolerada de 1,7 Mpa.

Segurana: Vlvulas

As vlvulas devem ser compatveis com o GLP (no nosso caso o metano) e de classe apropriada para resistir s condies do projeto e vedado o uso de ferro fundido.

Segurana: Vlvulas
Todas as vlvulas devem ter estampadas em seu corpo sua classe de presso, o dimetro, a marca do fabricante e a indicao do sentido de fluxo (se necessrio).

Segurana: Vlvulas de segurana


As vlvulas de segurana devem ter comunicao direta com a fase vapor do GLP contido no recipiente. vedada a instalao de vlvulas de bloqueio interpostas entre as vlvulas de segurana e o recipiente. As vlvulas devem ser ajustadas para que sua descarga mnima e presso de abertura atendam as especificaes do fabricante. As vlvulas de segurana devem ser instaladas de forma que torne invivel a violao de sua regulagem.

Segurana: Vlvulas de segurana

Tambm a instalao deve possuir vlvulas de excesso de fluxo, estas devem fechar automaticamente na vazo requerida pelo projeto e possuir um orifcio de equalizao de presso com dimetro menor que 1 mm.

Segurana: Proteo contra incndio


E para proteo contra incndio o biodigestor deve ter dois extintores de incndio de capacidade de quatro quilogramas cada em posies de fcil acesso.

Segurana: Proteo contra incndio


Tambm se devem ter avisos com letras maiores que 50 mm indicando: Perigo, inflamvel e proibido de fumar.

Adaptaes Cozinha RU

As adaptaes a serem feitas no espao da cozinha sero realizadas em foges e fornos, onde devero ser trocados os bicos alimentadores de gs e os reguladores de presso dos mesmos. Essa substituio deve ser feita devido necessidade de uma maior presso do gs na linha para entrar no fogo, e uma adequao na injeo do gs para a queima.

Reguladores de presso

O regulador de presso ter a funo de fornecer uma maior presso na linha cilindro armazenador / fogo. Para isso o regulador deve manter uma presso determinada na linha. O esquema a seguir mostra como ser feita a instalao do regulador com a vlvula de bloqueio automtico (utilizado na instalao de foges industriais). possvel a instalao de um manmetro entre o regulador de 2 estgio e a vlvula de segurana , para uma maior preciso de presso na linha.

VAZO DE 2 A 5 Kg/h

Bicos alimentadores

Os bicos alimentadores so selecionados conforme o coeficiente de descarga necessrio para o tipo do gs, isso porqu a escolha certa do bico define a homogeneizao da mistura ar/gs, logo tambm na eficincia da queima. O que diferencia os bicos so os dimetros de sada de cada um, no caso do biodigestor, o bico pode variar de a 1mm , de acordo com a eficincia do gs.

A imagem ao lado (modelada com base em um manual de biodigesto) demonstra a localizao do bico injetor num fogo de 1 boca. Sendo: 1 Regulador de gs. 2- Bico injetor/alimentador 3 Reguladore de entrada de ar 4 - Chama

Rascunho planta RU e Arredores

A seguir um esboo da rea de localizao do RU e do local de instalao do biodigestor, em escalas aproximadas de 1:200.

Mais algumas questes construtivas do biodigestor, como se faz a vala, materiais isolantes, inclinao e drenos.

O volume do biodigestor pode ser estipulado a partir de algumas variveis do biogs e a partir do tipo de biodigestor. O tipo de biodigestor seria o canadense, pois este modelo o de mais fcil construo e se mostra aplicvel para esta situao. O modelo canadense, grosso modo uma vala aberta no solo aonde ser depositado o substrato e em cima disso tudo uma lona que ir reter o biogs.

As imagens abaixo mostram um exemplo de biodigestor canadense usado para a gerao de biogs a partir de dejetos. O modelo usado para o caso do restaurante seria anlogo, o que mudaria seria o substrato.

O biodigestor tambm pode ter os agitadores, que servem para evitar a acumulao de slidos, de modo a otimizar a produo de biogs. Mas esse optativo, podendo ser instalado depois se for verificado necessrio.

Quanto ao dimensionamento do volume do biodigestor, precisamos de duas informaes principais: o tempo de reteno hidrulica e o volume de carga diria. Este ltimo pode ser estipulado a partir dos 200 kg por dia do restaurante, considerando que a densidade do substrato de 800kg/m chega-se a um volume de 250 litros por dia.

A carga de diria vai ser 250 litros, estipulado a partir dos dados do RU e o tempo de reteno hidrulica de 90 dias, obtido a partir da literatura disponvel. Substituindo esses valores na equao abaixo se obtm um volume do biodigestor de 22500 litros, ou 22.5 metros cbicos.

=
Onde: VB: volume do biodigestor (m) Q: vazo volumtrica (m/d) TRH: tempo de reteno hidrulica(d)

Um biodigestor com esse volume poderia ser obtido a partir, por exemplo, de uma vala de 3.5 metros de profundidade, 2 metros de largura e 3.5 de comprimento, essas medidas so baseadas em propores j consagradas na literatura existente. Esse um tamanho que tranquilamente poderia ser alocado nas proximidades do restaurante, j que existe um grande espao livre nas redondezas do RU.

QFD Matriz de converso

*Atendimento das necessidades do cliente

Anlise da severidade dos riscos

*Anlise das possveis falhas

Ensaio de potencial metanognico

O ensaio de potencial metanognico basicamente avalia a eficincia de uma matria orgnica em produzir metano. realizado em um ambiente controlado, onde o substrato misturado com o inculo e posto em um recipiente inerte ligado a uma tubulao que leva a um sistema de medio do gs. Inculo uma substncia que contm as bactrias necessrias para o incio da decomposio.

Os resultados para a amostra de resduos do RU so os seguintes: 8,53% de slidos totais volteis 0,025 m de metano produzido por grama de slido voltil Com esses dados poder ser estimada quantidade de metano produzida por dia no biodigestor. Se o fluxo dirio de 200 kg de resduos, se tem uma quantidade de 17,06 kg de slidos volteis adicionados diariamente no biodigestor. Essa massa de slidos volteis capaz de produzir 426,5 m de metano por dia. Claro que esse valor terico, sem considerar as perdas inerentes do processo que com certeza vo ocorrer.

Obrigado a todos!!

Anda mungkin juga menyukai