Anda di halaman 1dari 23

Capacitores

Um capacitor apresenta uma caracterstica eltrica dominante que simples, elementar. Apresenta uma proporcionalidade entre corrente entre seus terminais e a variao da diferena de potencial eltrico nos terminais. Ou seja, possui uma caracterstica eltrica dominante com a natureza de uma capacitncia. Um capacitor fundamentalmente um armazenador de energia sob a forma de um campo eletrosttico.

Aplicaes
Capacitores so utilizados com o fim de eliminar sinais indesejados, oferecendo um caminho mais fcil pelo qual a energia associada a esses sinais esprios pode ser escoada, impedindo-a de invadir o circuito protegido. Nestas aplicaes, normalmente quanto maior a capacitncia melhor o efeito obtido e podem apresentar grandes tolerncias. J capacitores empregados em aplicaes que requerem maior preciso, tais como os capacitores que determinam a freqncia de oscilao de um circuito, possuem tolerncias menores.

Capacitncia
C = e . d/A
Onde:

C: Capacitncia e: Constante dieltrica d: Distncia entre as superfcies condutoras A: rea dos condutores.

Rigidez e constante dieltrica


Material Ar Vidro Ebonite Mica Borracha Pura xido de alumnio Pentxido de Tantalo Cera de abelha Parafina Rigidez 30 75-300 270-400 600-750 330 1100 600 Constante 1 3,8 2,8 5,4-8,7 3 8,4 26 3,7 3,5

Processos de Fabricao
Os capacitores de filme metalizado so obtidos pela deposio de uma camada de material condutor, sobre um dos lados de uma pelcula de material flexvel isolante, em geral um filme plstico de baixas perdas dieltricas, por exemplo, polister. Isto feito, duas pelculas so enroladas uma sobre a outra, de maneira que as superfcies metalizadas no se toquem.. Conecta-se ento um terminal a cada superfcie metlica. O acabamento feito com cera fundida, ou com resina epxi, sobre o qual se faz a marcao dos valores.

Tipos de capacitores

Capacitores de mica Capacitores de papel Capacitores Stiroflex Capacitores de polipropileno Capacitores de polister Capacitores de policarbonato

Capacitores cermicos Capacitores eletrolticos (alumnio) (tntalo)

Capacitores de mica
So fabricados alternando-se pelculas de mica (silicato de alumnio) com folhas de alumnio. Sendo a mica um dieltrico muito estvel e de alta resistividade, estes capacitores so utilizados em circuitos que trabalham com alta frequncia (etapas osciladoras de radiofrequncia). Suas capacitncias variam de 5pF a 100 nF, apresentando elevada preciso.

Capacitores de papel
So fabricados enrolando-se uma ou mais folhas de papel entre folhas metlicas. Todo o conjunto envolvido em resina termoplstica.. Esse tipo de componente barato e aplicado em usos gerais. Para melhorar as caractersticas o papel pode ser impregnado com leo , o que ocasiona: Aumento da rigidez dieltrica Aumento da margem de temperatura de aplicao do capacitor Aplicao de altas tenses.

Capacitores Stiroflex
o primeiro capacitor a utilizar o plstico como dieltrico, neste caso o poliestireno. Este material apresenta a constante dieltrica mais baixa entre os plsticos e no sofre influncia das frequncias altas. Do mesmo modo dos anteriores so enroladas folhas de poliestireno entre folhas de alumnio. As principais vantagens deste tipo de capacitor so: o reduzido fator de perda, alta preciso, tolerncia baixa (em torno de 0,25 %), tenses de trabalho entre 30 e 600 V.

Capacitores de polipropileno
O polipropileno um plstico com propriedades anlogas ao polietileno, e apresenta maior resistncia ao calor, aos solventes orgnicos e a radiao. O modo de fabricao o mesmo utilizado no capacitor de poliestireno. Estes componentes so ideais para aplicao em circuitos de filtros ou ressonantes.

Capacitores de polister
Estes componentes foram criados para substituir os capacitores de papel, tendo como principais vantagens sobre os constitudos de papel: maior resistncia mecnica, no um material higroscpico, suporta ampla margem de temperatura (-50 C a 150 C) com grande rigidez dieltrica. Por apresentar variaes de sua capacitncia com a frequncia, no so recomendados para aplicaco em dispositivos que operem em frequncias superiores a MHz. Os valores tpicos so de 2pF a 10 F com tenses entre 30 e 1000 V.

Capacitores de policarbonato
Idnticos aos de polister com valores tpicos entre 1 nF e 10 F com tenses de trabalho entre 60 e 1200 V.

Capacitores cermicos
So os mais prximos aos capacitores ideais, pois apresentam:

Indutncia parasitria praticamente nula Fator de potncia nulo Alta constante dieltrica Capacitncias entre fraes de pF a 1 nF Ideais para circuitos sintonizadores.

Capacitores eletrolticos de alumnio


Componentes normalmente utilizados para grandes capacitncias (1 F a 20.000 F) O dieltrico consiste em uma pelcula de xido de alumnio (Al2O3) finssima que se forma sobre o polo positivo , quando sobre o capacitor se aplica uma tenso contnua. As principais desvantagens deste tipo de componente so a sua elevada tolerncia (chegando a 100 % maior que o valor nominal, e 10 % no sentido negativo) e o fato de ser altamente influenciado pela temperatura tanto na capacitncia como na resistncia de perda.

Capacitores eletrolticos de tntalo


Componentes de constituio idntica aos Capacitores eletrolticos de alumnio. O dieltrico utilizado o xido de tntalo (Ta2O5) que reduz a dimenso destes capacitores em relao aos outros eletrolticos. Estes componentes apresentam baixas tolerncias (20 %), tem baixa dependncia com a temperatura com mxima tenso de operao de 120 V, mas so mais caros.

Apresentao

Capacitores cermicos

Apresentao

Capacitores de polipropileno Capacitores de polister Capacitores de policarbonato

Apresentao

Capacitores eletrolticos (alumnio) (tntalo)

Capacitores ajustveis
Uma categoria importante a dos capacitores variveis. Nestes dispositivos, pode-se controlar a rea das superfcies condutoras submetidas ao campo eltrico, efetivamente controlando a capacitncia.

Capacitores ajustveis

Capacitor de sintonia

Trimmers e Padders
So capacitores variveis com pequenas dimenses normalmente utilizados em rdios portteis e em diversos dispositivos eletrnicos. Tem capacitncias mximas em torno de 500 pF. So utilizados principalmente para o ajuste do valor correto da capacitncia total de um circuito. O ajuste pode ser obtido : Variando a superfcie das placas Variando a distncia entre as placas Variando o material do dieltrico.

Trimmers

Trimmers

Cdigo de cores para capacitores


Os valores de capacitncia so indicados em pF.
Este cdigo em geral empregado nos capacitores de polister metalizado.

Anda mungkin juga menyukai