Anda di halaman 1dari 37

Polticas Pblicas Educacionais para o Ensino Fundamental e Mdio no Estado de Mato Grosso

Ento, o que so: POLTICAS PBLICAS??


So diretrizes e medidas pelas quais o Pas se moderniza, adquire as condies de insero no mundo globalizado e, assim, se ajusta s exigncias de globalizao da economia estabelecidas pelas instituies financeiras e corporaes internacionais.
(Libneo, et. al., 2009)

Com que bases se elaboram as Polticas Pblicas Educacionais??

O sistema educacional brasileiro no opera no vcuo, ele reflexo direto da situao social internacional.

E qual seu objetivo??


Atender as necessidades do povo e solucionar problemas educacionais diversos, inclusive alguns que esto presentes em nossa realidade h muito tempo e ainda representam grande desafio ao poder pblico.

Um desses problemas o fracasso escolar.


(SOUSA, 2009)

No Estado de Mato Grosso....


EMIEP: Ensino Mdio Integrado a Educao Profissional

PROEMI: Programa do Ensino Mdio Inovador

ENSINO FUNDAMENTAL: ciclos de formao humana

A partir da promulgao da LDB 9394/96, considerando os artigos 23, 26 e 27, o Estado de Mato Grosso organizou a Educao Bsica, no mbito do Ensino Fundamental, em ciclos de formao humana em suas dimenses

(psicolgicas, biolgicas e culturais) -

baseando-se no

princpio de acesso e permanncia dos cidados no processo


educativo.

Desafios da organizao da Escola por Ciclos de Formao


Busca de uma educao de qualidade reafirmando a funo social da escola (educar para a cidadania). Superao da concepo de educao seriada.

Superao do ndice de repetncia/reprovao.


Concepo de formao humana global e de incluso.

A construo da identidade: infncia, pradolescncia, adolescncia (agrupamento por idades). A organizao curricular e didtica por rea de Conhecimento.

Novos tempos e espaos escolares


Em cada ciclo do ensino fundamental as turmas sero organizadas considerando as idades/ciclo vital dos educandos. O que possibilita a interao, a troca de saberes, a construo da auto-imagem e da identidade de sujeitos histricos.

1 ciclo = Infncia = 6 8 anos


(alfabetizao)

2 ciclo = Pr-adolescncia =
9 11 anos

3 ciclo = Adolescncia =
12 14 anos Maior de 15 anos = EJA DO EF.

4 ciclo = Juventude =
15 17 anos (ensino mdio)
Maior de 18 anos = EJA DO EM.

ORIENTAES CURRICULARES
O documento Orientaes Curriculares pode suscitar
novos dilogos e re-elaboraes, tornando-se assim, instrumento para orientar os profissionais da Educao Bsica na elaborao da proposta poltico- pedaggica da escola, bem como, no planejamento das aes pedaggicas e curriculares, em consonncia com a Poltica Educacional de Estado.

Neste sentido, a organizao escolar pensada, proposta


e trabalhada a partir da contextualizao e

problematizao da realidade articulando as reas de Conhecimento e seus respectivos componentes

curriculares com bases aliceradas no entrelaamento de trs eixos estruturantes que se constituem como pilares filosficos das OCs: conhecimento, trabalho e cultura.

ORIGEM DA PROPOSIO DO COMPLEXO TEMTICO


Adaptao dos slides de Silvio Rocha

I O CONTEXTO BRASILEIRO

As vrias mudanas pelas quais passamos na histria brasileira criam e fortalecem posicionamentos pedaggicos em cada poca, e que se transformam em polticas de Estado.

Em 1964, o golpe militar aborta todas as

iniciativas de se revolucionar a educao


brasileira, sob o pretexto de que as

propostas

eram

"comunizantes

subversivas.

A partir de 1985 - Perodo de grande efervescncia poltica, no qual os movimentos sociais notadamente aqueles de carter popular e com perspectivas de transformao social foram uma presena constante e forte no palco dos grandes debates e mobilizaes polticas, e na luta por direitos humanos.

Constituio de 1988 A Constituio Cidad. Ampliou os

direitos sociais e as atribuies


do poder pblico. Encontramos na seo I, do Captulo III da Constituio Federal, todas as referncias legais que norteiam at hoje a Educao Nacional.

Com a abertura poltica consolidam-se os estudos marxistas e os questionamentos sobre o carter ideolgico da educao. Acentuam-se estudos crticos denunciando o quanto o sistema educacional estava a servio do poder econmico e poltico.

Parecer CNE/CEB n 04/1998 Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.


Lei n 10.172/2001 Plano Nacional de Educao (PNE)
Decreto n 6.094/2007 Plano de Desenvolvi mento da Educao (PDE)

Leis, Decretos, Resolues, Portarias, Pareceres complementares

Lei n 9.394/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educao Nacional.

Lei N 8.069/1990 Dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente

Os anos 90 tiveram como principal caracterstica o fortalecimento de grupos e movimentos sociais pouco visveis na cena poltica brasileira de perodos anteriores.

Resoluo CNE/CEB n 02/1998 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Ensino Fundamental de 9 anos Lei 11.114/2005 Torna obrigatrio o incio do ensino fundamental aos seis anos de idade. Parecer CNE/CEB n 18/2005 Orientaes para a matrcula das crianas de 6 (seis) anos de idade no Ensino Fundamental obrigatrio. Resoluo CNE/CEB n 03/2005 Define normas nacionais para a ampliao do Ensino Fundamental para nove anos de durao.

Resoluo CNE/CEB n 02/2001 Institui Diretrizes Nacionais para a Educao Especial na Educao Bsica.

...

Destacando algumas ideias:

ECA/90
Art. 53. A criana e o adolescente tm direito educao, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exerccio da cidadania e qualificao para o trabalho, assegurando-lhes: I - igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; II - direito de ser respeitado por seus educadores; III - direito de contestar critrios avaliativos, podendo recorrer s instncias escolares superiores Art. 58. No processo educacional respeitar-se-o os valores culturais, artsticos e histricos prprios do contexto social da criana e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criao e o acesso s fontes de cultura.

Destacando algumas ideias:

LDB/96
Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, tero a incumbncia de: (...) VI - articular-se com as famlias e a comunidade, criando processos de integrao da sociedade com a escola;

1 compreenso de que a educao um direito de todos; Deve-se reconhecer os direitos dos outros, pois assim os seus tambm sero reconhecidos. 2 a escola estatal compreendida como servio pblico, no sentido de que a educao uma ao de interesse pblico, mas vai alm disso j que a escola torna-se um espao de cidadania.

3 A relao entre as pessoas uma relao horizontal, uma relao entre Iguais. 4 O poder pode (e deve) ser socializado, isto , as relaes humanas podem ser controladas por todos os envolvidos nelas mesmas. 5 Organizao formal da democracia com os devidas instncias e procedimentos que garantem a efetivao do princpio, nos procedimentos de gesto da coisa pblica e das relaes sociais.

A chegada dos excludos no sistema educacional requer novas respostas, pois visvel o despreparo da escola brasileira para lidar com esses alunos.

Perspectiva Terica Metodolgica


Dilogo mediador Poltica cultural Pedagogicidade crtica da materialidade do espao escolar Participao criativa

INTERDISCIPLINARIDADE: AQUILO QUE COMUM A DUAS OU MAIS DISCIPLINAS.


Matemtica

Cincias da natureza

Complexo Temtico

Linguagens

Cincias humanas

Numa perspectiva interdisciplinar o conhecimento se baseia na busca de relaes, que ajudem a compreender o mundo em que vivemos, a partir de uma dimenso de complexidade.
A exigncia interdisciplinar impe a cada especialista que transcenda sua prpria especialidade, tomando conscincia de seus prprios limites para acolher as contribuies das outras disciplinas.

O trabalho interdisciplinar supe atitude e metodologia que implica:

1 integrao de contedos;
2 passar de uma concepo fragmentria para uma concepo unitria do conhecimento; 3 superar a dicotomia entre ensino e pesquisa, considerando o estudo e a pesquisa, a partir da contribuio das diversas cincias; 4 ensino-aprendizagem centrado numa viso de que aprendemos ao longo de toda a vida (educao permanente).

Assim, a Interdisciplinaridade no Complexo Temtico: Descreve, explica, conhece um fenmeno da realidade atual estudando-o e analisando-o do ponto de vista de diferentes disciplinas Reconstri um fenmeno da realidade atual a partir do conhecimento que dele se tem em cada disciplina.

Referncias Bibliogrficas

ARROYO, Miguel. Ofcio de mestre: imagens e auto-imagens. Petroplis, RJ: Vozes, 2000.
BRASIL/MEC/SEB. Curso Tcnico de formao para os funcionrios da educao (Coleo Profuncionrio).Braslia: Universidade de Braslia, 2009. KRUG, Andra. Ciclos de formao: uma proposta transformadora. Porto Alegre: Mediao, 2001. LIBNEO, J. Carlos (et.al.). Educao escolar: polticas, estrutura e organizao. So Paulo:Cortez, 2009. MATO GROSSO/SEDUC. Orientaes Curriculares. Cuiab: Defanti, 2010. ROCHA, Silvio. Complexos Temticos: Coletnea de material produzido para assessoria SMED/POA. Porto Alegre: SMED, 1995-98, digitado. ___________. Uma organizao possvel a partir de uma perspectiva dialtica do currculo. Porto Alegre, SMED, 1994, texto n/p. 21p.

Anda mungkin juga menyukai