Anda di halaman 1dari 18

Rochas

Prof. Dra. Cristiane Miranda Martins

Tipos de rochas
Magmticas - originam-se do magma, sob altas temperaturas (800 a 1000C), por resfriamento e consolidao. O resfriamento do magma gera uma srie de fenmenos da mais alta complexidade, porque nele existe uma infinidade de minerais em estado potencial. Cada um deles surge, no momento em que sua estrutura interna possa manter-se intacta, isto , em equilbrio com as condies do meio, naquele exato momento.

Tipos de rochas
Sedimentares - so oriundas do acmulo de materiais de outras rochas que lhes precederam. Elas se formam, ento, devido destruio natural de todas as rochas na camada mais superficial da litosfera, o fenmeno responsvel por esta destruio chama-se intemperismo ou meteorizao, e o material assim originado pode ser transportado e depositado, seguindo-se a sua transformao em rocha atravs da consolidao dos sedimentos.

Tipos de rochas
Metamrficas - so rochas que surgem do metamorfismo (transformao) de outras rochas, sejam elas magmticas, sedimentares ou mesmo metamrficas. O metamorfismo devido, principalmente, a calor, presso e fludos, e ocorre no interior da crosta terrestre. O metamorfismo pode levar a rocha a sofrer alteraes apenas fsicas como crescimento dos cristais, ocasionando novas texturas, ou a alteraes qumicas como o surgimento de novos minerais por recombinao; ou fsicas e qumicas em conjunto.

Rochas Magmticas

Rochas gneas intrusivas ocorre quando o magma se resfria lentamente sob a superfcie da Terra. Rochas gneas extrusivas - ocorre quando o magma se resfria na superfcie da Terra.

Rochas Sedimentares
Numa primeira fase, as rochas so alteradas atravs da meteorizao. A meteorizao pode ser fsica, originando partculas cada vez mais pequenas, ou qumica, que modifica os seus minerais. A eroso, por ao de vrios agentes, remove das rochas as partculas que foram alteradas - os sedimentos. Os sedimentos sofrem, seguidamente, transporte pelas correntes (gua ou vento) para outros locais. Quando as condies do meio so propcias, os sedimentos sofrem deposio, sendo acumulados em camadas horizontais designadas estratos. Finalmente, atravs da compactao dos estratos, ocorre a diagnese transformao dos sedimentos em rochas sedimentares estratificadas.

Resumindo, as rochas sedimentares resultam da meteorizao e eroso de rochas pr-existentes, seguida de transporte, deposio e diagenese, organizando-se, genericamente, em estratos dispostos, inicialmente, na horizontal.

Rochas Sedimentares

Rochas Sedimentares

Rochas Metamrficas

Tipos de Metamorfismo

Tipos de Metamorfismo

Metamorfismo de contato ocorre quando um corpo de magma modifica a rocha encaixante. Metamorfismo dinmico associada a zonas de falha (fraturas ao longo dos quais o movimento ocorreu), onde as rochas so sujeitas a presses diferenciais elevadas. Metamorfismo regional ocorre sobre uma grande rea e normalmente causado pelas elevadas taxas de temperatura, presso e deformao localizadas nas pores mais profundas da crosta.

Rochas Metamrficas

Metamorfismo de algumas rochas

Ciclo das Rochas

Ciclo das Rochas

Resumindo

Anda mungkin juga menyukai