Anda di halaman 1dari 32

CNBB

A FAMLIA COMO VAI ? MEU IRMO, VENHA E RESPONDA ! QUEM PERGUNTA O PAI, A VERDADE NO ESCONDA! (BIS) Vem igreja, reza e pede um amor que sempre mede, Quando hora de doar? Sufocando o seu desejo, vai vivendo o varejo, No templo nem altar? Vai levando a vida em curso, pregadora de discurso, Sem combate opresso? Nada falta, tem de tudo, tem at corao mudo E jamais reparte o po?

A FAMLIA COMO VAI ? MEU IRMO, VENHA E RESPONDA ! QUEM PERGUNTA O PAI, A VERDADE NO ESCONDA! (BIS) Num viver de alegria, da e noite, noite e dia Num eterno agradecer. Com o pouco que se tem, se trabalha ara o bem, Sem deixar ningum sofrer Corao que se faz templo, modelando o bom exemplo De amor puro e profundo. Abram templo e corao, para que na comunho Se devolva a paz do mundo.

1. O QUE NOS DIZ A LETRA DA MSICA?


2. ELA NOS DIZ DOIS TIPOS DE FAMLIAS, COMO SO ELAS ?

3. COM QUAL DOS DOIS TIPOS SE PARECEM AS NOSSAS FAMLIAS ?

Famlia: primeira Igreja e


clula-me da sociedade
A Igreja a nossa casa, esta a nossa casa! (DAp, 261) medida que a famlia crist acolhe o Evangelho e amadurece na f, torna-se comunidade evangelizadora. (J. Paulo II) Como educar na f, hoje?

Famlia e Igreja devem educar para os valores essenciais da vida; - educar para a verdade, o amor, a justia, para a vida sexual etc; - No AT, o pai tinha funo sacerdotal, proftica e educativa da famlia. No NT, a famlia deve ser um caminho de f, lugar prprio da evangelizao; - Jesus fala de outro tipo de famlia, que surge da f (Mt 12,46-50); - Paulo identifica a famlia com a Igreja (Ef 5,31-32); - alm de ser caminho de f, a famlia escola para seguir Cristo (FC 39); - a catequese na famlia educao crist mais testemunhada do que ensinada: ela mais criadora de hbitos cristos do que doutrinao; escola das virtudes sociais e crists; mas pesa sobre ela a idolatria da subjetividade com nfase na privacidade; - a catequese deve despertar a famlia para a vida de comunidade;

Chamada a ser o Santurio da Vida e o lugar privilegiado para experimentar o amor, a famlia hoje ameaada pelo: consumismo, relativismo, atesmo, individualismo, utilitarismo, subjetivismo e hedonismo (culto ao prazer). O mundo hoje plural, mas tambm fragmentado. As cincias e tecnologias se desenvolveram tanto que acabam passando por cima dos princpios da tica e da religio. E quem acaba sofrendo os impactos da sociedade psmoderna a famlia, por vezes mergulhada num horizonte cheio de dramas. As presses do mundo globalizado so tantas que s vezes a famlia fica num beco sem sada. Quais as dificuldades que passam as nossas famlias? O que influencia as famlias hoje?

Falta uma espiritualidade conjugal mais profunda de dilogo e de comunho. Ausncia dos pais na educao de seus filhos. Meios de comunicao assumindo a rdea da educao dos filhos. O culto ao corpo e a busca do prazer pelo prazer, banalizando a sacralidade do ato conjugal. Valores familiares como amor, fidelidade e respeito sendo relativizados. Aumento de relacionamentos instveis. Nas primeiras dificuldades, casais optam por trocar os parceiros. Nmero crescente de separaes e divrcios. Direito liberdade colocado acima do direito inviolvel vida, incentivando assim a prtica do aborto.

Apesar dos aspectos positivos que nos alegram na esperana, observamos sombras, entre as quais mencionamos as seguintes: DAp, 100 d) Na evangelizao, na catequese e, em geral, na pastoral, persistem tambm linguagens pouco significativas para a cultura atual e em particular, para os jovens. Muitas vezes as linguagens utilizadas parecem no levar em considerao a mutao dos cdigos existencialmente relevantes nas sociedades influenciadas pela ps-modernidade e marcadas por um amplo pluralismo social e cultural. As mudanas culturais dificultam a transmisso da F por parte da famlia e da sociedade. Frente a isso, no se v uma presena importante da Igreja na gerao de cultura, de modo especial no mundo universitrio e nos meios de comunicao.

e) O nmero insuficiente de sacerdotes e sua no equitativa distribuio impossibilitam que muitssimas comunidades possam participar regularmente na celebrao da Eucaristia. Recordando que a Eucaristia faz Igreja, preocupa-nos a situao de milhares destas comunidades privadas da Eucaristia dominical por longos perodos de tempo. A isto se acrescenta a relativa escassez de vocaes ao ministrio e vida consagrada. Muitos catlicos vivem e morrem sem assistncia da Igreja, qual pertencem pelo batismo. Enfrentam-se dificuldades para assumir a sustentao econmica das estruturas pastorais.

Falta solidariedade na comunho de bens no interior das igrejas locais e entre elas. Em muitas das nossas Igrejas locais no se assume suficientemente a pastoral penitenciria, nem a pastoral de menores infratores e em situaes de risco. insuficiente o acompanhamento pastoral para os migrantes e itinerantes. Alguns movimentos eclesiais nem sempre se integram adequadamente na pastoral paroquial e diocesana; por sua vez, algumas estruturas eclesiais no so suficientemente abertas para acolh-los.

f) Nas ltimas dcadas vemos com preocupao, por um lado, que numerosas pessoas perdem o sentido transcendental de suas vidas e abandonam as prticas religiosas e, por outro lado, que um nmero significativo de catlicos esto abandonando a Igreja para entrar em outros grupos religiosos. Ainda que este seja um problema real em todos os pases latinoamericanos e caribenhos, no existe homogeneidade no que se refere a suas dimenses e sua diversidade.

g) Dentro do novo pluralismo religioso em nosso continente, no se tem diferenciado suficientemente os cristos que pertencem a outras igrejas ou comunidades eclesiais, tanto por sua doutrina como por suas atitudes, dos que fazem parte da grande diversidade de grupos cristos (inclusive pseudocristos) que se tem instalado entre ns. Isto porque no adequado englobar a todos em uma s categoria de anlise. Muitas vezes no fcil o dilogo ecumnico com grupos cristos que atacam a Igreja Catlica com insistncia.

Luzes e esperanas para a famlia do sculo XXI Nem tudo so s espinhos e sombras. Temos presente em nossa realidade familiar luzes que nos do muitas esperanas: - Cresceu a conscincia da liberdade pessoal e maior ateno qualidade das relaes interpessoais no matrimnio. - A promoo da dignidade da mulher. - Maior ateno na educao dos filhos no exerccio da paternidade e maternidade responsvel. - Maior unio da famlia nas relaes de ajuda, nos momentos de necessidade. - Descoberta da importncia da famlia e sua misso na Igreja e na sociedade.

114. Proclamamos com alegria o valor da famlia na Amrica Latina e no Caribe. O Papa Bento XVI afirma que a famlia, patrimnio da humanidade, constitui um dos tesouros mais importantes dos povos latinoamericanos e caribenhos. Ela tem sido e escola da f, palestra de valores humanos e cvicos, lar em que a vida humana nasce e se acolhe generosa e responsavelmente... A famlia insubstituvel para a serenidade pessoal e para a educao de seus filhos. 115. Agradecemos a Cristo que nos revela que Deus amor e vive em si mesmo um mistrio pessoal de amor e, optando por viver em famlia em meio a ns, eleva-a dignidade de Igreja Domstica.

118. No seio de uma famlia, a pessoa descobre os motivos e o caminho para pertencer famlia de Deus. Dela, recebemos a vida que a primeira experincia do amor e da f. O grande tesouro da educao dos filhos na f consiste na experincia de uma vida familiar que recebe a f, conserva-a, celebra-a, transmite-a e d testemunha dela. Os pais devem tomar nova conscincia de sua alegre e irrenuncivel responsabilidade na formao integral de seus filhos. 119. Deus ama nossas famlias, apesar de tantas feridas e divises. A presena invocada de Cristo atravs da orao em famlia nos ajuda a superar os problemas, a curar as feridas e abre caminhos de esperana. Muitos vazios de lar podem ser atenuados atravs de servios prestados pela comunidade eclesial, famlia de famlias.

O snodo indicou que o principal, no momento, no perder o el missionrio, para evangelizar, ou re-evangelizar a cidade e o campo, os ambientes e as pessoas, com ateno especial aos jovens e famlia. Diante do crescimento de numerosas propostas religiosas nos dias atuais, dos mais variados tipos, algumas mais prximas de ns, outras contraditrias ou at agressivas a Cristo, somos chamados pelo Snodo a ir atrs dos que no esto ainda integrados na vida comunitria, ir em busca dos desanimados e decepcionados, para que reencontrem o Cristo que anunciamos.

Misso: eis a proposta central do Snodo. Tanto a famlia quanto a catequese tem uma misso em comum: educar para o Amor, transmitindo valores humanos e cristos. Diante das ameaas do mundo capitalista, preciso no perder a esperana e abrir-se ao dilogo, revendo nossos mtodos para educar os filhos no lar. Nos diversos momentos da histria da Igreja, ela mereceu bem a bela designao aprovada pelo II Conclio do Vaticano: Igreja domstica. Isso quer dizer que, em cada famlia crist, deveriam encontrar-se os diversos aspectos da Igreja inteira. Por outras palavras, a famlia, como a Igreja, tem por dever ser um espao

onde o Evangelho transmitido e donde o Evangelho irradia.

No seio de uma famlia que tem conscincia desta misso, todos os membros da mesma famlia evangelizam e so evangelizados. Os pais, no somente comunicam aos filhos o Evangelho, mas podem receber deles o mesmo Evangelho profundamente vivido. E uma famlia assim torna-se evangelizadora de muitas outras famlias e do meio ambiente em que ela se insere.

A futura evangelizao depende em grande parte da Igreja domstica. Esta misso apostlica da famlia
tem as suas razes no batismo e recebe da graa sacramental do matrimnio uma nova fora para transmitir a f, para santificar e transformar a sociedade atual segundo o desgnio de Deus.

O mistrio de evangelizao dos pais cristos original e insubstituvel: assume as condies tpicas da vida
familiar, entrelaada como deveria ser com o amor, com a simplicidade, com o sentido do concreto e com o testemunho do cotidiano. - A famlia deve formar os filhos para a vida, de modo que cada um realize a vocao recebida de Deus. De fato, a famlia que est aberta aos valores do transcendente, que serve os irmos na alegria, que realiza com generosa fidelidade os seus deveres e tem conscincia da sua participao cotidiana no mistrio da Cruz gloriosa de Cristo, torna-se o primeiro e o melhor seminrio da vocao vida consagrada ao Reino de Deus.

S. Domingo (cf. n. 214) apresenta a identidade e a misso da famlia atravs de quatro aspectos: a) A misso da famlia viver, crescer e aperfeioar-se como comunidade de pessoas chamadas a testemunhar a unidade por toda a vida. b) Ser santurio da vida, serva da vida, conservando o direito vida como a base de todos os direitos humanos. Nela deve-se transmitir e educar para os valores autenticamente humanos e cristos. c) Ser clula primeira e vital da sociedade. Por natureza e vocao, a famlia deve ser promotora do desenvolvimento, protagonista de uma nova cultura que valorize a famlia. d) Ser Igreja domstica que acolhe, vive, celebra e anuncia a Palavra de Deus. Lugar privilegiado para a fazer catequese, aprofundando e dando razes para a f, no discipulado de Jesus.

Na famlia, cada um chamado a tornar-se responsvel pelos outros. Ela o primeiro lugar onde somos tratados pela nossa identidade pessoal, pelo que somos, no pelo que fazemos, pelo que temos, ou pela beleza fsica. nesta clula da sociedade que tambm nos passado o valor da hospitalidade crist, recebendo a quem nos visita como irmo, levando-nos a reconhecer que h outras famlias e outras pessoas que precisam de ns: os pobres, as crianas, os idosos, os doentes, A famlia a comunidade em que, desde a infncia, pode-se aprender os valores morais, comear a honrar a Deus e a fazer bom uso da liberdade. A vida da famlia iniciao vida em sociedade (CIC 2207).

Importantssima e insubstituvel para a formao da pessoa, a famlia h de ser valorizada e defendida por todos. Onde falta famlia, falta muita coisa para a consolidao da personalidade daquele novo indivduo. Nela aprendemos a nos importar com os semelhantes, a conviver com diferentes personalidades e a estabelecer vnculos e afetos entre as geraes. No seio da famlia a criana tem chances de fazer a experincia da partilha quando, por exemplo, aprende a dividir roupas e brinquedos com os irmos; aprende a ser sbrio, no desperdiando a comida; tm-se as primeiras lies para o desenvolvimento dos valores humanos e cristos.

A famlia continua sendo muito importante para os planos de Deus. Ela uma instituio divina, sonhada por Deus e fruto da sua benigna vontade. Ela no pode ficar desacreditada. Ela dom de Deus, por isso merece todo o nosso empenho e todo o nosso amor. Se a catequese no zela pela famlia, como vai cuidar pastoralmente dos seus catequizandos (crianas, adolescentes e adultos)? E se as famlias no se interessam pela catequese, que futuro podero dar a seus filhos no caminho da justia e da f?

Joo Paulo II, na encclica Familiaris Consortio, dirige algumas palavras significativas para a catequese: Amar a famlia significa saber estimar os seus valores e possibilidades, promovendo-os sempre. Amar a famlia significa descobrir os perigos e males que a ameaam, para poder super-los. Amar a famlia significa empenhar-se em criar um ambiente favorvel ao seu desenvolvimento, e por fim, forma eminente de amor famlia crist, de hoje, muitas vezes tomada por desconfortos e angustiada por crescentes dificuldades, dar-lhe novamente razes de confiana em si mesma, nas riquezas prprias que lhe advm da natureza e da graa na misso que Deus lhe confiou.

302. A famlia, patrimnio da humanidade, constitui um dos tesouros mais valiosos dos nossos povos. Ela lugar e escola de comunho, fonte de valores humanos e civis, lugar onde a vida humana nasce e acolhida. Para a famlia ser escola de f e ajudar os pais a serem os primeiros catequistas de seus filhos, a pastoral familiar deve oferecer espaos de formao que lhes permitam cumprir sua misso educativa. A famlia, pequena Igreja, deve ser, junto com a Parquia, o primeiro lugar para a iniciao crist das crianas. Ela oferece aos filhos um sentido cristo de existncia e os acompanha na elaborao de seu projeto de vida, como discpulos missionrios.

303. , alm disso, um dever dos pais, atravs de seu exemplo de vida, a educao dos filhos para o amor com dom de si mesmos e a ajuda que eles prestam para descobrir sua vocao de servio, seja na vida laica como na vida consagrada. Deste modo, d-se a formao dos filhos como discpulos de Jesus Cristo, nas experincias da vida diria na famlia crist. Os filhos tm o direito de poder contar com o pai e a me para que cuidem deles e os acompanhem at a plenitude de vida. A catequese familiar uma ajuda eficiente unidade das famlias, oferecendo uma possibilidade eficiente de formar os pais de famlia, os jovens e as crianas, para que sejam testemunhas da f em suas respectivas comunidades.

Na Albnia, dominada por um consumismo cruel, um lar corajoso conservou a f e embalou de modo cristo o bero da pequenina Agnes. Sua educao religiosa foi to bela, que esta menina, agora j adulta, foi para um grande pas, a ndia e revelou pelo exemplo e testemunho, a beleza da f crist e do seguimento de Jesus, como caminho verdade e vida. Seu trabalho foi respeitado no mundo inteiro e o seu nome ficou gravado como o grande nome da solidariedade crist, Madre Tereza de Calcut. Ela catequizou o mundo inteiro para a prtica da caridade e para a promoo da paz no mundo.

A famlia perde em qualidade quando no conta com a valiosa ajuda da catequese na educao da f de crianas, jovens e adultos. E a catequese no pode realizar um trabalho fecundo se no contar com o apoio e a ateno da famlia. Hoje, verifica-se na realidade pastoral da Igreja que praticamente impossvel imaginar uma catequese com jovens, adolescentes e crianas sem um trabalho especfico com os pais. Para a evangelizao nas famlias, preciso envolver a famlia com reunies, celebraes, visitas s famlias, encontros nas casas dos e outras iniciativas que possam colaborar no cultivo de valores e da responsabilidade da famlia na iniciao crist de seus filhos.

A famlia perde em qualidade quando no conta com a valiosa ajuda da catequese na educao da f de crianas, jovens e adultos. E a catequese no pode realizar um trabalho fecundo se no contar com o apoio e a ateno da famlia. Hoje, verifica-se na realidade pastoral da Igreja que praticamente impossvel imaginar uma catequese com jovens, adolescentes e crianas sem um trabalho especfico com os pais. Para ampliar a presena da catequese nas famlias, preciso, ento, envolver a famlia atravs de reunies, celebraes e confraternizaes, visitas s famlias, encontros nas casas dos catequizandos e outras iniciativas que possam colaborar no cultivo de valores e da responsabilidade da famlia na iniciao crist de seus filhos.

Anda mungkin juga menyukai