Anda di halaman 1dari 27

Espcies listadas pela IUCN Red list.

Gnero: Sphyrna

Academicas: Carla Guillen Bianca Tavares Raquel Pereira Ariane Albino

Tubaro Martelo
Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Chondrichthyes Ordem: Carcharhiniformes Famlia: Sphyrnidae Gnero: Sphyrna

Sphyrna corona
Lista Vermelha da categoria e critrios: Quase Ameaado.
A biologia desta espcie endmica regional pouco conhecida embora a informao disponvel sugere que ele tem uma baixa produtividade. Esta espcie aparentemente rara quase cumpre os requisitos para Vulnerveis (A4ad), no entanto, no h nenhuma evidncia direta para sugerir que a populao est em declnio devido aos baixos nmeros observados ao longo de sua gama. Declnios acentuados foram observados em Sphyrna tudes , ocorrendo em habitats semelhantes e sujeitos a pesca artesanal, e provvel que S. corona pescado de forma semelhante, embora com maior impacto devido sua menor fecundidade.

Distribuio Geografica
Faixa Descrio: Espcime do Panam, Pacfico Oriental. Pases/Nativo: Colmbia, Costa Rica, Equador, El Salvador , Guatemala, Honduras, Mxico, Nicargua, Panam, Peru.
reas Marinhas de pesca/Nativo: Pacifico - centroleste; Pacifico sudeste.

Habitat e Ecologia
Este provavelmente o menor da espcie martelo, residente na plataforma continental em habitat costeiros. Medem em cerca de 23 centmetros total , j os machos tem aproximadamente 67 cm ; e a espcie atinge um tamanho mximo de cerca de 92 cm. Como raramente visto, a informao biolgica inexistente, e a fecundidade baixa, com o mnimo de dois filhotes.

Sphyrna lewini
Sphyrna lewini (tubaro-martelo-entalhado). Status

de conservao: em perigo. O tubaro-martelo-entalhado (Sphyrna lewini), diferentemente das outras espcies do Gnero Sphyrna, nada em cardumes.

Distribuio Geografica
Pases/Nativo: Angola , Austrlia, Bahama, Brasil,

Cabo Verde, Ilhas Cayman, China, Uruguai, Venezuela, Vietn, Imen entre outros.

reas Marinhas de pesca: Atlntico - centro-leste; Atlntico - noroeste; Atlntico - sudeste; Atlntico sudoeste; Atlntico - Centro-Oeste; Oceano ndico Leste; Oceano ndico - ocidental; Pacifico - centroleste; Pacifico - noroeste; Pacifico - sudeste; Pacifico Centro-Oeste.

Habitat e Ecologia
tubares-martelo-entalhado formam grandes

cardumes em torno de elevaes submarinas e de ilhas ocenicas, tornando-se particularmente vulnerveis a pescarias dirigidas.
Esta espcie tambm exibe:

Crescimento lento Gestao prolongada (812 meses, possivelmente seguida de uma fase de repouso de um ano) Vida longa (estimada at 30 anos para o Atlntico Noroeste)

Sphyrna mokarran
Sphyrna mokarran (cao-pan). Status de

conservao: em perigo.

Distribuio Geografica
Pases/Nativo: Arglia, Anguilla, Antgua e Barbuda, Bahamas,

Brasil (Alagoas, Amap, Bahia, Cear, Esprito Santo, Fernando de Noronha, Maranho, Par, Paraba, Paran, Pernambuco, Piau, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, So Paulo, Sergipe); entre outros.

reas Marinhas de pesca: Atlntico - nordeste; Atlntico - centro-leste; Atlntico - sudoeste; Atlntico - sudeste; Atlntico - noroeste; Atlntico - centrooeste, Oceano ndico - Leste; Oceano ndico ocidental, do Mediterrneo e do Mar Negro; Pacifico Centro-Oeste; Pacifico - centro-leste , Pacifico noroeste; Pacifico - sudoeste; Pacifico - sudeste

Habitat e Ecologia
De maior porte da famlia Sphyrnidae, crescendo at mais de trs metros. Estas espcies so principalmente costeiras, encontram-se em profundidades de 275 metros ou mais e raramente so encontrados em mar aberto. Os tubares martelo so predadores de topo, alimentandose principalmente de peixes mais pequenos e de invertebrados

Sphyrna zygaena
Sphyrna zygaena (tubaro-martelo-liso). Status de

conservao, segundo a Unio Internacional para a Conservao da Natureza (IUCN): vulnervel.

Distribuio Geografica
Pases/Nativo: Albnia, Arglia, Argentina, Austrlia,

Blgica, Bsnia e Herzegovina, Brasil, Canad, Chile, China, Crocia, Chipre, Dinamarca, Egito, Estnia, Finlndia, Alemanha, Grcia, Groenlndia, Islndia, ndia, Ir, Repblica Islmica de, Iraque, Irlanda, Israel, Itlia, Japo, Coria, Repblica Popular Democrtica da, Coria, Madagascar, Mxico; entre outros.

Habitat e Ecologia
So encontrados em guas temperadas e tropicais em todo o mundo. Algumas espcies, como o grande tubaro-martelo, ficam em guas mais profundas; j outras ficam mais prximas costa. Eles gostam de guas mais frias e migram em cardumes na direo dos polos nos meses mais quentes de vero.

Ameaas:
Os tubares-martelo, particularmente S. lewini so um

alvo tanto de pescas pelgicas e costeiras dirigidas.


Surgem como pescaria acessria, sendo capturados por

uma variedade de artes em que se incluem palangre, cerco, redes de emalhar, e arrasto.

A procura de barbatanas no comrcio internacional o

principal motor da pesca ao tubaro-martelo. Apesar de ser consumida e mesmo preferida em alguns pases, a carne de tubaro-martelo geralmente considerada desagradvel. Como a procura por barbatanas de tubaro ultrapassa a procura pela carne, os tubares-martelo esto entre os mais sujeitos prtica de finning (cortar as barbatanas e rejeitar o corpo ao mar).

Aes de conservao:
Os tubares martelo-entalhado, martelo-gigante e martelo

liso esto includos no Anexo I da Conveno das Naes Unidas sobre o Direito do Mar (UNCLOS), o que indica um reconhecimento internacional da necessidade de uma gesto cooperativa das espcies, mas no acarreta regulamentos especficos e vinculativos de pesca. Os tubares-martelo no esto includos nos Apndices da CMS e consequentemente no so cobertos pelo Memorando de Entendimento para Tubares Migratrios da CMS.

Existem pouqussimos regulamentos de pesca

nacionais especficos para este tubaro. A Crocia proporciona proteo nacional para o tubaro-martelo. A Espanha proibiu a reteno de todas as espcies de tubares martelo em 2009. Os EUA limitam as capturas domsticas de tubares-martelo. Tanto os EUA como a UE, em linha com a medida de 2010 da ICCAT, proibiram a reteno de tubares martelo nas pescas pelgicas do Atlntico. A proibio da prtica de finning nos tubares, por si s, de todo insuficiente para reverter o declnio de tubares-martelo.

Anda mungkin juga menyukai