Anda di halaman 1dari 15

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS

CONSTITUIO UM SISTEMA DE NORMAS


O conjunto de normas constitucionais foram um sistema, que deve ser harmnico e coeso. Bobbio: Para que se possa falar em ordem necessrio que os entes que a constituem no estejam somente em relacionamento com o todo, mas tambm num relacionamento de coerncia entre si. Quando nos perguntamos se as normas que compem esto num relacionamento de coerncia entre si, e em que condies possvel essa relao.

SISTEMA CONSTITUCIONAIS

Somatrio de normas que subdivide-se em : REGRAS E PRINCPIOS Regras:

- Imperativos categrico, mandatos definitivos, ordenaes de vigncias;

E OS PRINCPIOS ???
Os princpios constitucionais, portanto, servem de vetores para a interpretao vlida da Constituio
- Ivo Dantas: princpios so categoria lgica e, tanto quanto possvel, universal, muito embora no possamos esquecer que, antes de tudo, quando incorporados a um sistema jurdico-constitucionalpositivo, refletem a prpria estrutura ideolgica do Estado, como tal representativa dos valores consagrados por uma determinada sociedade.

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS

No h hierarquia entre os princpios apenas a dignidade da pessoa humana como valor-fonte dos demais valores, valor fundante da experincia tica, ou se preferirmos, princpio e fim de toda ordem jurdica.Gilmar Mendes.

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS FUNDAMENTAIS


Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constituise em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo poltico.

Pargrafo nico. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio.

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS FUNDAMENTAIS


PRINCPIO REPUBLICANO: o modo pelo qual as autoridades pblicas relacionam-se com os seus cidados, tendo as seguintes caractersticas:
Eletividade; Temporariedade; Necessidade de prestao de contas pela administrao pblica;

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS FUNDAMENTAIS


PRINCPIO DO ESTADO DEMOCRTICO DE DIREITO:
Poder emana do Povo que o exerce diretamente ou atravs de representantes eleitos em eleies livres e peridicas, atravs do voto para um mandato temporrio.

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS FUNDAMENTAIS


PRINCPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: A dignidade da pessoa humana, sendo considerada sobreposta a todos os bens, valores e princpios constitucionais, revestida com a capa de princpio pr-constituinte, em nenhuma hiptese pode se confrontar com outro princpio, bem ou valor, que no seja o prprio princpio da dignidade da pessoa humana, naqueles casos limites em que dois ou mais indivduos entrem em conflito causando danos a este supremo valor de forma mtua.

No Brasil h o esforo pela concretizao desse princpio, tanto no plano legislativo,quanto no jurisprudencial e doutrinrio, em que pesem, nunca demais insistir, nossas dificuldades materiais e socioculturais para tornar efetivo o respeito dignidade da pessoa humana.

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS FUNDAMENTAIS


PRINCPIO DA SEPARAO DOS PODERES:
ARISTTELES (DIVISO DE FUNES ESTATAIS);
Separao da Funo Estatal em: Funo Executiva, Judicial e Legislativa

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS FUNDAMENTAIS


S O PODER LIMITA O PODER. PRECISO QUE O GOVERNO DO ESTADO ESTEJA SEPARADO EM PODERES DISTINTOS

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS FUNDAMENTAIS


CHALES DE MONTESQUIEU: Sedimento a Teoria da Separao dos Poderes a) Poder Executivo;

b) Poder Legislativo;
c) Poder Judicirio

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS FUNDAMENTAIS


PRINCPIO DO PLURALISMO POLTICO:
O pluralismo poltico no se limita a uma escolha poltica ou ideolgica, sua Genesis outra, maior, significando pluralismo na polis , em outros termos, um direito fundamental diferena em todos os mbitos da convivncia humana escolhas da natureza poltica, s. ideolgica, econmica, religiosa, social e cultural, entre outra. O Pluralismo Poltico a convivncia de ideologias dissonantes, que tem como consequncia o pluripartidarismos.

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS FUNDAMENTAIS


PRICPIO DA ISONOMIA

Tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade.


IGUALDADE MATERIAL

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS FUNDAMENTAIS


PRINCPIO DA LEGALIDADE

II - ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei; A funo desta vinculao a garantia ao destinatrio dos atos estatais a previsibilidade, Estabilidade e a equanimidade

Anda mungkin juga menyukai