Anda di halaman 1dari 68

Avaliao de Polticas Pblicas

Parte V Modelos Empricos de Avaliao

Modelos Economtricos de Avaliao de Polticas/Programas

Orientaes gerais

Construir um modelo terico/intuitivo Observar literatura Identificar tipo de plano (experimental, quase-experimental, ou no experimental). No modelo emprico observar:

Tipo de modelo (linear, probabilstico, de contagem...) Unidade de referncia (pessoas, famlias, escolas, municpios, estados, pases) Identificar variveis (dependentes e explicativas) Identificar o mtodo de estimao e/ou correo das propriedades estatsticas. Interpretar os resultados encontrados.

Modelo de equao reduzida e modelos estruturais de dois estgios


Viso insumo-produto da economia, aplicados a funes de produo de sade, educao... Distinguir entre varivel de resultado (endgena) e varivel de controle. Varivel de controle indica disponibilidade de recursos (nmero de mdicos disponveis para prnatal, etc) Varivel de resultado indica modificaes no comportamento ou uso dos recursos (demanda por pr-natal das mes).

Exemplo de modelo terico de efeitos do PSF


Efeitos do PSF na Mortalidade Infantil e nos seus Condicionantes intermedirios

Exemplo de modelo de efeitos do PSF apenas com tratados (efeito do nvel da poltica)

H = Varivel de Resultado (TMI, desnutrio) Y = Varivel endgena de comportamento (pr-natal, aleitamento) X = Variveis exgenas de controle (poltica (PSF), condies scio-econmicas, estrutura de sade) Z = Variveis exgenas definidoras de comportamento (cultura, localizao)

Modelo Hbrido (estudos epidemiolgicos):


H = F(Y,X, Z) - endogeneidade de Y

Uso do mtodo de MQO inadequado. Estimativas viesadas e ineficientes.

Quando temos uma varivel que resultado de uma poltica no lado direito da equao, esta varivel endgena e, portanto, no podemos estimar o modelo hbrido por MQO. Alternativa 1 Estimamos equaes reduzidas, com todas as variveis explicativas exgenas includas no modelo. Alternativa 2 Estimamos equaes estruturais via Mnimos quadrados ordinrios em dois estgios (MQO2E).

Exemplo de modelo de efeitos do PSF


Modelo de Equaes Reduzidas (Corman and Grossman, 1985): H = G(X,Z)

Ex. TMI = f(PSF, estrutura scio-econmica, estrutura de sade, localizao) Ex. Pre-natal = f(PSF, estrutura scio-econmica, estrutura de sade, localizao) Podemos utilizar MQO sendo as variveis explicativas exgenas. Em caso de possibilidade de causalidade reversa entre a varivel dependente e a varivel de poltica, podemos utilizar a varivel dependente defasada para minorar este problema. Seus coeficientes mostram o efeito direto das variveis de poltica nas variveis de resultado.

Y = W(X,Z)

Exemplo de modelo de efeitos do PSF


Modelo Estrutural (Rosenzweig and Shultz, 1983): H = F(Y*)


TMI = f(pr-natal) Ex. Pre-natal = f(PSF, estrutura scio-econmica, estrutura de sade, localizao)

Y* = G(X, Z)

Devemos utilizar o MQ2E. Provem o efeito direto e indireto das variveis de poltica. ***Exerccio Prtico****

Exemplos: Equaes Reduzidas

Exemplo: Modelo Estrutural

Modelo de Resultados Potenciais


- O problema emprico central da rea de avaliao de programas construir o contrafactual do grupo tratado pelo programa. - A escolha desse grupo envolve o uso de procedimentos e hipteses cuja finalidade minimizar o vis de seleo.

Modelo de Resultados Potenciais: Exemplos de Anlises Parciais


1. Comparando os tratados antes e depois. Problema potencial: O aumento no rendimento mdio dos tratados de 1000 para 1100 pode no ter sido causado exclusivamente pela participao no programa. possvel e provvel que variaes cclicas no mercado de trabalho, possam tambm ter contribudo para a variao na renda.

Modelo de Resultados Potenciais: Exemplos de Anlises Parciais


2. Comparando os tratados com os no tratados. Problema potencial: Os grupos podem ser diferentes, e o diferencial na renda pode ser devido a estas diferenas. Ainda que os grupos possuam caractersticas mdias (observadas) parecidas, a prpria auto-seleo dentro do programa pode evidenciar um diferencial de caracterstica entre os grupos.

Modelo de Resultados Potenciais: Arcabouo Formal

Convenes

Algorismo 1 representa a situao de tratado. Algorismo 0 representa a situao de no tratado. Y a varivel de resultado sobre a qual o programa/poltica deve ter influncia. Yi, significa o valor da varivel Y para o indivduo i. Ento: Yi(1) representa o valor da varivel de resultado para o indivduo i, se o mesmo estiver na situao de tratado. O valor Yi(0) portanto o quanto este mesmo indivduo alcanaria caso ele no tivesse sido tratado (participado do programa). Se fosse possvel observar o indivduo nas duas situaes, a diferena i = Yi(1) Yi(0), forneceria o impacto do programa para este indivduo.

Modelo de Resultados Potenciais: Arcabouo Formal

Convenes Cada indivduo i possui um par de resultados potenciais (Yi(1), Yi(0)) e caractersticas observadas pelo avaliador, denotadas por meio do vetor Xi (ex. gnero, idade, escolaridades,...). Assumindo uma funo de produo linear na formao dos resultados potenciais, temos:

Onde i o componente de erro aleatrio. Seja Ti, uma varivel dummy que assume o valor um se o indivduo participar efetivamente do programa e zero caso contrrio, ento a equao de resultados potenciais ser:

Modelo de Resultados Potenciais: Arcabouo Formal

Subst. (1) e (2) em (3) temos:

Esta uma equao de regresso linear, com uma nica diferena que o parmetro que captaria o efeito do programa, i, varia entre os indivduos. Se, adicionarmos a hiptese que o efeito do programa igual (ou muito parecido) entre os indivduos, ento o modelo se tornaria:

O maior problema em estimar corretamente o impacto do programa por meio da equao 5, que a varivel T potencialmente correlacionada com o componente no observado . Isto ocorre, por exemplo, quando a condio de ser tratado foi uma escolha do indivduo. Ex. Indivduos mais motivados seriam aqueles que demandariam programas de treinamento. Esta motivao seria uma caracterstica que afetaria tambm o desempenho do indivduo, e que no seria observada pelo pesquisador.

Modelo de Resultados Potenciais: Arcabouo Formal


Efeito Mdio do Tratamento (EMT) Considere as seguintes mdias populacionais da varivel de resultado para os

grupos de tratados e no tratados:

As avaliaes de impacto normalmente esto interessadas em estimar o EMT que dado por:

No entanto, somente D11 e D00 podem ser computados a partir dos dados.

Modelo de Resultados Potenciais: Arcabouo Formal


Fazendo:

Como se observa, D no igual ao EMPT, sendo o diferencial V = E(Yi(0)|T=1) E(Yi(0)|T=0), o chamado vis de autosseleo. Os modelos de avaliao se desenvolvem na tentativa de solucionar este vis de seleo.

Modelo de Resultados Potenciais: Arcabouo Formal


Em um modelo de regresso linear do tipo: Sabemos que a mdia condicional dada por: O parmetro deve captar o efeito do programa e do vis de seleo ao mesmo tempo se E(i|Ti) for diferente de zero. Isto ocorre, por exemplo quando a maior motivao dos indivduos (caracterstica no observada) confere a estes uma maior probabilidade de participar de um programa de treinamento. Os mtodos/modelos de avaliao buscam formas de solucionar este vis de autosseleo.

Mtodo I Aleatorizao dos Participantes


Considerado o padro ouro dos mtodos de avaliao de impacto. A aleatorizao confere um balanceamento de caractersticas entre os dois grupos formados (tratamento e controle). A entrada/participao no programa independente das caractersticas no indivduo. Desta forma, o vis de autosseleo eliminado.

Mtodo I Aleatorizao dos Participantes


Ex. Considere uma situacao hipotetica em que ha 2000 individuos elegiveis para frequentar um programa de treinamento bsico para o uso de planilhas eletronicas em computadores. Suponhamos que, nesse total de duas mil pessoas, 1200 (60%) sejam homens,1000 (50%) tenham cabelo preto e 400 (20%) sejam hbeis com nmeros. Admita que esta ultima caracteristica seja dificil de medir e, nesse sentido, torna-se no observada para ns. O que deveriamos esperar do balanceamento dessas caracteristicas, se os 2000 potenciais participantes fossem aleatorizados em dois grupos com 1000 individuos em cada? E intuitivo esperar que cada grupo fosse composto de aproximadamente 60% de homens, 50% de pessoas de cabelo preto e 20% com habilidades com numeros, ou seja, devemos esperar que os dois grupos sejam semelhantes entre si (e com o conjunto total de individuos). Se a entrada no programa fosse por fila formada por iniciativa prpria dos candidatos, possvel que este balanceamento no fosse atendido, com o grupo de tratados com um percentual de pessoas com habilidades maiores superior a 20%.

Mtodo I Aleatorizao dos Participantes

A aleatorizao garante que no modelo economtrico do tipo: Ns temos que: Portanto, o parmetro , neste caso, tornase o indicador de impacto. Ou seja, este parmetro o Efeito Mdio de Tratamento.

Mtodo I Aleatorizao dos Participantes

Dificuldades do Mtodo de Aleatorizao A seleo aleatria de pessoas, geralmente pobres, para receber um benefcio social pode ser questionada eticamente. Em pelo menos duas situaes, no entanto, esta compreenso pode ser revertida.

Quando existe escassez de vagas para atender toda a demanda do pblico alvo. Incluso de todo pblico alvo, mas em etapas distintas

Alto custo em relao ao oramento global do projeto.

Mtodo I Aleatorizao dos Participantes

Dificuldades Tcnicas do Mtodo de Aleatorizao No comparecimento dos potenciais tratados.

Pode comprometer a estimao do EMT se os desistentes tiverem caractersticas comuns (menos motivao, por exemplo). Neste caso, para encontrar o EMT pode-se utilizar a tcnica de variveis instrumentais.

Mtodo I Aleatorizao dos Participantes

Dificuldades Tcnicas do Mtodo de Aleatorizao Tratamento do Grupo de Controle (Substituio)

Pode comprometer a estimao do EMT se o grupo de controle comear a ser tratado por programas parecidos. Neste caso, para encontrar o EMT pode-se utilizar a tcnica de variveis instrumentais, identificando aqueles que passaram a receber o programa.

Mtodo I Aleatorizao dos Participantes

Dificuldades Tcnicas do Mtodo de Aleatorizao Atrito (desistncia no decorrer do projeto)

Tambm pode comprometer a estimao do EMT, principalmente se a taxa de atrito dos grupos de controle e tratamento forem diferentes. Neste caso, para encontrar o EMT pode-se utilizar a tcnica de variveis instrumentais ou estimar um sistema de equao incluindo o atrito.

Mtodo I Aleatorizao dos Participantes

Dificuldades Tcnicas do Mtodo de Aleatorizao Externalidades

Contaminao dos no tratados pelos tratados. Ex. Programa de combate a obesidade infantil dentro um escola. Neste caso, deve-se tomar o cuidado para que o grupo de controle tenha pouca possibilidade de contgio comportamental, ou definir nveis de exposio ao tratamento. Efeito de equilbrio geral. Ex. Bolsa Famlia representando mais de 50% da renda municipal. Alteraes compromentem toda a estrutura de preos local, gerando um efeito indireto nos no-beneficirios.

Mtodo II Diferenas em Diferenas


Procura mimetizar o mtodo experimental Mtodo bastante utilizado em avaliaes de programas/polticas, podendo ser utilizado em isolado ou em combinao com outros mtodos. Aplicao recorrente em experimentos naturais, que ocorrem quando um evento fortuito (muitas vezes imprevisto) permite formar grupos de tratamento e controle. Estes eventos podem ocorrer:

Na prpria natureza (terremotos, enchentes, etc). Nas condies institucionais (modificaes inesperadas nas leis ou programas) Por fatores de imprevistos tcnicos ou circusntanciais (problemas operacionais na gesto do programa ou especulaes sobre o fim do mesmo)

Mtodo II Diferenas em Diferenas

Necessidade de informaes para grupos de tratados e controle, antes e depois da interveno do programa/poltica. Comparado com os mtodos ingnuos que possuem informaes ou para o grupo de tratado em dois perodos de tempo, ou para tratados e controle em apenas um perodo, o mtodo de dif-dif procura identificar o impacto do programa capturando as virtudes destes dois.

Modelo de Diferena-da-Diferena

D C e B A, representam, respectivamente, como os grupos de tratamento e controle se alteram depois da mudana poltica. C A e B D, representam as diferenas inerentes entre grupos de controle e tratamento. Subtraindo D-C e B A (ou D-B de C A), temos: (D-C) (B-A) que o indicador de diferena-da-diferena.

Mtodo II Diferenas em Diferenas

Hipteses do Modelo de dif-dif


1.

Trajetria temporal da varivel de resultado para o grupo de controle representa o que ocorreria com o grupo tratado caso no houvesse interveno. Grupos podem ser diferentes mas devem ter a mesma tendncia temporal. Esta condio pode ser aproximada por uma anlise antes do programa.

Mtodo II Diferenas em Diferenas

Hipteses do Modelo de dif-dif 2. A composio dos grupos de tratamento e controle no deve se alterar de forma significativa entre os perodos anterior e posterior interveo. 3. Os grupos de tratamento e controle no devem ser afetados de forma heterognea por mudanas de qualquer natureza aps o programa. Ou seja, outros fatores (polticas, fenmemos econmicos) no devem afetar de forma diferente os dois grupos.

Mtodo II Diferenas em Diferenas

Possibilidades/Vantagens do modelo

Obedecendo as hipteses o modelo consegue identificar impacto com uma simples especificao de modelo economtrico. Pode ser utilizado com planos experimentais ou quaseexperimentais. possvel utilizar o mtodo com diferentes tipos de modelos economtricos (linear, no linear, contagem, etc). Pode ser utilizado com dados em painel ou com dados transversais repetidos. Pode ser utilizado com unidades de informao ao nvel de indivduos/famlias ou com dados mais agregados (municpios, estados, por exemplo) Permite controlar para fatores no observados dos indivduos invariantes no tempo (no caso de dados em painel)

Modelo Economtrico da diferena-dadiferena

Onde Tit uma varivel binria que assume o valor 1 se o indivduo tratado, e 0 de outra forma. tit uma varivel binria que assume o valor 1 se o perodo da informao posterior ao programa e 0 para o perodo anterior ao programa. X uma matriz de variveis explicativas que potencialmente afetam a varivel de resultado. Caractersticas observadas dos indivduos como idade, educao, sexo, etc... Tittit o cruzamento (multiplicao) das variveis Tit e tit. , , e so parmetros estimados para as variveis do modelo e o erro aleatrio do modelo.

Modelo Economtrico da diferena-dadiferena


-

o parmetro indicador de impacto. Se a estimao do mesmo for estatisticamente significante uma evidncia de impacto do programa investigado. A magnitude e direo do parmetro informa o tamanho do Impacto. tratados antes do programa (A) tratados depois do programa (B) no tratados antes do programa (C) no tratados aps o programa (D)

Modelo Economtrico da diferena-dadiferena


A estimao da diferena da diferena temos:

Mtodo III Modelo de Pareamento

O mtodo de pareamento procura construir um grupo de controle semelhante ao grupo de tratamento, olhando para as caractersticas observadas dos indivduos. Cada indivduo no grupo de tratamento possui pelo menos um par no grupo de controle que possui caractersticas parecidas com as suas. O desempenho deste par, portanto, seria o contrafactual desejado.

Mtodo III Modelo de Pareamento

Hipteses do modelo de pareamento:

Seleo nos observveis: o vetor de caractersticas observadas (X) possui todas as informaes sobre o resultado potencial (Y(0)) na ausncia de tratamento.

Sobreposio das caractersticas dos indivduos: As caractersticas dos indivduos do grupo de controle no podem ser muito diferentes daquelas dos indivduos tratados. (H2)

Mtodo III Modelo de Pareamento

Pareamento com Escore de Propenso

A implementao do estimador de pareamento torna-se cada vez mais difcil quanto maior for o nmero de variveis observadas (X). Em vez de parearmos os indivduos por todo o conjunto de X, podemos parear com uma funo de X que resume toda a informao contida neste vetor. Esta funo a probabilidade de receber o tratamento que chamamos de escore de propenso.

Mtodo III Modelo de Pareamento

Pareamento com Escore de Propenso

Se as hipteses H1 e H2 forem atendidas, e se conhecermos os escores de propenso para todos os indivduos, podemos estimar o EMT fazendo o pareamento entre indivduos tratados e no tratados com base neste escore de propenso.

Na prtica no conhecemos o escore de propenso, e precisamos estim-lo. A forma mais utilizada para gerar os escores a estimao de modelos paramtricos como o Logit ou Probit.

Metodologia de Pareamento com Escores de Propenso

Dois estgios

Estgio 1 Clculo dos propensity scores que determinado por um modelo logit (ou probit) de probabilidade de recebimento do financiamento dado as caractersticas da firma. P(y=1/x) = F(X). Se o modelo estiver bem especificado, as probabilidades sero adequadas, e tanto o problema de comparao espria quanto de seleo adversa sero minimizados. Estgio 2 Comparao (estratificao, funo kernel, outros), ou regresso ponderada.

Metodologia de Pareamento com Escores de Propenso

Torna comparvel os desempenhos das empresas recebedoras (tratamento) e no recebedores (controle) do financiamento a partir de seus escores de propenso. Compara os desempenhos de empresas com escores parecidos (pareamento por estratificao). O estimados de EMT igual:
B Y i NB Y j

Se

iS ( e ) B e

jS ( e ) NB e

B m N e S S e B e 1 N

Exemplo Ilustrativo de Clculo do Impacto do Programa de Financiamento

Metodologia de Pareamento com Escores de Propenso

Tambm possvel utilizar o escore de propenso junto com regresso linear para estimar o Efeito Mdio de Tratamento. Neste caso, o modelo estimado por Mnimos Quadrados Ponderados, onde o peso dado por:

Onde P o escore de propenso.

Mtodo IV Regresso Descontinuada

Pode-se dizer que o mtodo da regresso descontinuada tambm passa por um processo de seleo amostral como no pareamento por escore de propenso. Usa-se a hiptese que existe uma relao contnua entre os determinantes da varivel de resultado e uma varivel Z - que determina a participao em um programa a partir de um determinado valor (c) -, e uma relao descontnua entre a participao no tratamento e Z.

Mtodo IV Regresso Descontnua

Mtodo IV Regresso Descontinuada

Modelo de regresso descontinuada (Ex. Ferraz e Finan(2011)).

Onde R o indicador de corrupo, Z a diferena percentual de votos do prefeito para o mais prximo, I o indicador de eleito, X um conjunto de caractersticas do municpio, W, um conjunto de caractersticas que podem afetar o nvel de corrupo . Na estimao do modelo utilizou-se uma seleo amostral apenas para aqueles prefeitos com margem de votos muito prximo de 50%. Isso selecionou prefeitos parecidos, pelo menos em impresso popular.

Anlise de Retorno Econmico do Projeto

A avaliao do retorno econmico do projeto visa a mensurao da viabilidade econmica de um projeto. Mesmo que um projeto tenha impacto positivo, pode acontecer do seu custo ser to alto que inviabilizaria sua replicao. A aplicao do conceito de viabilidade econmica em projetos sociais exige uma viso mais ampla do seu significado. Isso porque o mesmo envolve benefcios privados (para os participantes do programa) e benefcios pblicos (efeitos indiretos na sociedade).

Anlise de Retorno Econmico do Projeto

O benefcio do projeto social o valor do impacto expresso em termos monetrios. Portanto, necessariamente, a avaliao de impacto antecede a avaliao de retorno econmico. A transformao do impacto em benefcio monetrio uma das maiores dificuldades da avaliao de retorno econmico. preciso fazer hipteses que permitam a valorao, e estas valem para cada estudo de caso. O avaliador precisa conhecer a literatura a respeito do indicador de impacto, e precisa saber quanto a mudana causada neste indicador pelo programa economiza para a sociedade e quanto aumenta o bem estar. possvel e usual que a mensurao (valorao) dos benefcios sejam sub-estimadas, dado que nem benefcio social pode ser medido em termos econmicos.

Anlise de Retorno Econmico do Projeto

Os benefcios normalmente se extendem por mais de um perodo de tempo. Ele pode perdurara a vida toda (projetos de qualificao profissional, por exemplo), ou podem ter um efeito muito grande de curto prazo, e depois, se dissiparem rapidamente (campanhas contra a dengue, por exemplo). Se os benefcios so recebidos em momentos diferentes, ento preciso considerar o tempo no clculo do benefcio total. Monta-se ento o fluxo de caixa dos benefcios e utiliza-se a taxa de desconto intertemporal para deduzir o valor presente de todos os fluxos somados.

Anlise de Retorno Econmico do Projeto

O Valor Presente Total do Benefcio (VPTB) dado por: Onde, VBt0 o valor do benefcio no tempo inicial (se ocorrer de o benefcio ser imediato implementao), VFBtn o valor do benefcio recebido nos n perodos t, e i a taxa de desconto intertemporal.

Anlise de Retorno Econmico do Projeto

Pelo lado dos custos, devem ser considerados os fluxos relacionados no apenas aos custos contbeis, mas tambm, os custos de oportunidade devem ser includos. Custo econmico = custo contbil + custo de oportunidade. O custo contbel todo desembolso monetrio que aparece nos demonstrativos contbeis (Ex. pessoal, gua, luz, aquisio de material, etc) O custo de oportunidade o ganho alternativo que se poderia obter utilizando o recurso para outro fim. (Ex. Mo de obra voluntria, doaes de recursos, uso de espaos/aluguel no pago, etc.).

Anlise de Retorno Econmico do Projeto

Como os custos tambm aparecem em fluxos de tempo preciso descontar intertemporalmente os seus valores. O Valor Presente do Custo Total (VPTC) dado por:

Onde VCt0 o valor do custo no tempo inicial, e VFCtn o valor do custo incorrido nos n perodos t. Novamente, i a taxa de desconto intertemporal.

Anlise de Retorno Econmico do Projeto

Medidas de Retorno Econmico


Valor Presente Lquido (VPL) Taxa Interna de Retorno (TIR) Razo Custo-Benefcio Razo Custo-Efetividade

Anlise de Retorno Econmico do Projeto

Valor Presente Lquido: estima o retorno do projeto por meio da subtrao do valor presente dos benefcios e dos custos. Se os benefcios so maiores que os custos, ento o projeto vivel.

Se VPL > 0, retorno positivo (projeto vivel economicamente), se VPL < 0, retorno negativo (projeto invivel), e se VPL = 0, retorno neutro.

Anlise de Retorno Econmico do Projeto

Taxa Interna de Retorno: a taxa de oportunidade de investir no projeto, deixando-o indiferente.

Para interpretarmos a TIR necessria a comparao desta com uma Taxa de Mnima de Atratividade (TMA), que a taxa de juros mnima que o investidor exigiria. Se TIR > TMA, projeto vivel, Se TIR < TMA, projeto invivel, se TIR = TMA, zona de indiferena.

Anlise de Retorno Econmico do Projeto


Razo Custo-Benefcio = VPTBt0/VPTCt0 Se a razo Custo-Benefcio for 1,5, por exemplo, isso significa que para cada real investido o retorno ser de um real e cinquenta centavos. Se quisermos saber o retorno em termos percentuais: Retorno(%) =(Razo Custo-Benefcio 1)*100. No caso, acima, por exemplo, o retorno de 50%.

Anlise de Retorno Econmico do Projeto

Razo Custo-Efetividade uma alternativa quando no se deseja, ou no possvel valorar monetariamente os benefcios. Razo Custo-Efetividade = impacto estimado/VPTCt0 Mais utilizado em estudos comparativos. Qual dos seguintes tratamentos mais custo-efetivo? Os custos so medidos em unidades monetrias (custos diretos e indiretos), e os benefcios so normalmente medidos em grau de sucesso de uma determinada interveno (programa): Exs. 90% de alcance da meta, ou ndices padronizados de condies de sade.

Anlise de Retorno Econmico do Projeto

Anlise de sensibilidade: Como os resultados mudam quando os parmetros so alterados. Os principais parmetros dos estudos so: a taxa de desconto (i), o perodo de tempo (t), as informaes dos custos, e dos benefcios.

Anlise de Retorno Econmico do Projeto


Exemplo: Nome do projeto: Trabalha Brasil Objetivo: inserir jovens no mercado de trabalho. Pblico alvo: jovens nos dois ultimos anos do ensino medio. Aes: curso profissionalizante com duracao de dois anos, oferecido no contraturno escolar. Nmero de beneficirios: 150 individuos. Indicador de impacto: empregabilidade dos jovens. Resultado da estimao de impacto um ano aps o fim do projeto: em media, 10% dos tratados conseguiram emprego por causa do projeto

Anlise de Retorno Econmico do Projeto

Para transformar o impacto em benefcio consideramos as seguintes hipteses: i. O beneficio de colocar o jovem no mercado de trabalho e o salario que ele recebe. Esse equivale ao que ele produz para a sociedade; ii. Na media os beneficiarios empregados recebem R$ 1.000,00. Esse valor foi calculado com base nas informacoes de salario informadas pelos jovens.

Para calcular o benefico do projeto por um ano multiplicamos o numero de jovens que estao empregados por causa do projeto (15) pelo salario medio que recebem por mes (R$ 1.000,00) por 12 meses perfazendo um total de R$ 180.000,00 por ano.

Anlise de Retorno Econmico do Projeto

Para elaborarmos o fluxo de caixa consideramos que: iii. Se nao fosse o projeto, os jovens beneficiarios entrariam no mercado de trabalho, de qualquer forma, cinco anos apos o fim do projeto. Entao, o beneficio perdura durante cinco anos. iv. A taxa de desconto intertemporal e de 5%.

Anlise de Retorno Econmico do Projeto

Calculando o Valor Presente Total do benefcio temos:

Anlise de Retorno Econmico do Projeto

Para o clculo dos custos, consideramos os seguintes valores:

Anlise de Retorno Econmico do Projeto


Custo econmico = custo contbil + custo de oportunidade = 137.000 + 220.450 = 357.450 Este custo se repete pelos dois anos do projeto.

Anlise de Retorno Econmico do Projeto

Clculo do valor presente lquido (VPL)

VPLt0 = VPTBt0 VPTCt0 = 742.196,00 697.878,57 = 44.317,43

Anlise de Retorno Econmico do Projeto

Clculo da Taxa Interna de Retorno. Clculo no Excel.

Anlise de Retorno Econmico do Projeto


Razo Custo-Benefcio = VPTBt0/VPTCt0 = 742.196/696.878,57=1,06

Anda mungkin juga menyukai