Anda di halaman 1dari 30

INTRODUO AO ESTUDO DO TEXTO

Prof. Alex Dax

Linguagem Verbal e No Verbal

A rosa de Hiroshima (Vinicius de Moraes)


Pensem nas crianas Mudas telepticas Pensem nas meninas Cegas inexatas Pensem nas mulheres Rotas alteradas Pensem nas feridas Como rosas clidas Mas oh no se esqueam Da rosa da rosa Da rosa de Hiroshima A rosa hereditria A rosa radioativa Estpida e invlida A rosa com cirrose A anti-rosa atmica Sem cor sem perfume Sem rosa sem nada.

O conceito de Texto
A palavra texto vem do latim textus e derivada do verbo tecere que significa tecer, fazer tecido, tranar, construir entrelaando. Aplicado ao trabalho intelectual, esse verbo passa a representar a atividade de compor ou organizar o pensamento em obra escrita ou falada. Como se v pelo sentido de origem, o texto sinnimo de tecido e, consequentemente, no um amontoado de palavras e frases combinadas aleatoriamente. Ele produto de combinao programada de palavras e frases.

Compreender x Interpretar
H diferena no objetivo das questes compreenso e de interpretao de textos de

Compreenso de Texto Consiste em analisar o que realmente est escrito, ou seja, coletar dados do texto. Interpretao de Texto Consiste em saber o que se infere (conclui) do que est escrito, percebendo a inteno comunicativa do autor e as ideias postas nas entrelinhas.

Os Castelos
Mensagem - Fernando Pessoa

A Europa jaz, posta nos cotovelos: De Oriente a Ocidente jaz, fitando, E toldam-lhe romnticos cabelos Olhos gregos, lembrando. O cotovelo esquerdo recuado; O direito em ngulo disposto. Aquele diz Itlia onde pousado; Este diz Inglaterra onde, afastado, A mo sustenta, em que se apoia o rosto. Fita, com olhar esfngico e fatal, O Ocidente, futuro do passado. O rosto com que fita Portugal.

Verbo Ser - Carlos Drummond de Andrade

Que vai ser quando crescer? Vivem perguntando em redor. Que ser? ter um corpo, um jeito, um nome? Tenho os trs. E sou? Tenho de mudar quando crescer? Usar outro nome, corpo e jeito? Ou a gente s principia a ser quando cresce? terrvel, ser? Di? bom? triste? Ser; pronunciado to depressa, e cabe tantas coisas? Repito: Ser, Ser, Ser. Er. R. Que vou ser quando crescer? Sou obrigado a? Posso escolher? No d para entender. No vou ser. Vou crescer assim mesmo. Sem ser Esquecer.

As sem-razes do amor
Carlos Drummond de Andrade

Eu te amo porque te amo, No precisas ser amante, e nem sempre sabes s-lo. Eu te amo porque te amo. Amor estado de graa e com amor no se paga. Amor dado de graa, semeado no vento, na cachoeira, no eclipse. Amor foge a dicionrios e a regulamentos vrios.

Eu te amo porque no amo bastante ou demais a mim. Porque amor no se troca, no se conjuga nem se ama. Porque amor amor a nada, feliz e forte em si mesmo. Amor primo da morte, e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam) a cada instante de amor.

CAMINHOS PARA A INTERPRETAO TEXTUAL

Associar o sentido do texto lido a outros j produzidos


A revista Veja, em matria publicada, traz uma reportagem sobre um caso de corrupo que envolvia, como suspeitos, membros ligados administrao do governo do Estado de So Paulo e dois cidados portugueses dispostos a lanar um novo tipo de jogo lotrico, designado pelo nome de Raspadinha. Entre os suspeitos figurava o nome de Otvio Ceccato, que, no momento, ocupava o cargo de secretrio de Indstria e Comrcio e que negava sua participao na negociata.

Na sua posse como secretrio de Indstria e Comrcio, Ceccato, nervoso, foi infeliz ao rebater as denncias. "Como So Pedro, nego, nego, nego", disse a um grupo de reprteres, referindo-se conhecida passagem em que So Pedro negou conhecer Jesus Cristo trs vezes na mesma noite. Esqueceu-se de que So Pedro, naquele episdio, disse talvez a nica mentira de sua vida. (Ano 20, 22:91.)

Associar o sentido do texto lido com um conjunto de informaes que circulam na sociedade

Associar o sentido do texto lido poca em que foi escrito

ELEMENTOS NECESSRIOS CONSTRUO DO TEXTO

Autor/Planejador e Leitor/Ouvinte
A construo do texto necessita, em primeiro lugar, de algum que planeje a mensagem, um produtor que procura viabilizar o seu "projeto de dizer", recorrendo a uma srie de estratgias de organizao textual e orientando o interlocutor, por meio de sinalizaes textuais (indcios, marcas, pistas) para a construo dos (possveis) sentidos. Alm disso, deve-se estar atento ao leitor/ouvinte que, a partir do modo como o texto se encontra linguisticamente construdo, das sinalizaes que lhe oferece, bem como pela mobilizao do contexto relevante interpretao, vai proceder construo dos sentidos.

Suporte

Contexto
Todo texto emitido a partir de um contexto, as informaes que circundam a situao comunicativa do ao leitor as ferramentas necessrias para a interpretao da mensagem. Cada texto socialmente engajado a uma proposta ideolgica e no est livre das relaes que o meio lhe impe. Portanto, o contexto de produo deve ser considerado tanto quanto o de recepo do texto, podendo suas interpretaes mudarem de acordo com o contexto envolvido, mas nunca haver texto sem contexto.

POR QUE O FRANGO ATRAVESSOU A RUA PLATO: Porque buscava alcanar o Bem. ARISTTELES: da natureza do frango cruzar a estrada. FREUD: A preocupao com o fato de o frango ter cruzado a estrada um sintoma de insegurana sexual. MARX: O atual estgio das foras produtivas exigia uma nova classe de frangos, capazes de cruzar a estrada. DARWIN: Ao longo de grandes perodos de tempo, os frangos tm sido selecionados naturalmente, de modo que, agora, tm uma predisposio gentica a cruzar estradas. EINSTEIN: Se o frango cruzou a estrada ou a estrada se moveu sob o frango, depende do ponto de vista. Tudo relativo. NEWTON: 1) Frangos em repouso tendem a ficar em repouso; frangos em movimento tendem a cruzar a estrada. 2) por causa da atrao gravitacional exercida pelos outros frangos que j estavam do outro lado da estrada. MAQUIAVEL: a quem importa o porqu? Estabelecido o fim de cruzar a estrada, irrelevante discutir os meios que utilizou para isso. MARTIN LUTHER KING: Eu tive um sonho. Vi um mundo no qual todos os frangos sero livres para cruzar a estrada sem que sejam questionados seus

motivos. CHE GUEVARA: Hay que cruzar la carretera, pero sin jams perder la ternura... CAPITO KIRK: Para ir onde nenhum frango jamais esteve. MOISS: Uma voz vinda do cu bradou ao frango: "Cruza a estrada!" E o frango cruzou a estrada e todos se regozijaram. ESPRITAS: o frango cruzou a estrada porque incorporou um esprito aventureiro. FEMINISTAS: Para humilhar a franga, num gesto exibicionista, tipicamente machista, tentando, alm disso, convenc-la de que, enquanto franga, Jamais ter habilidade suficiente para cruzar a estrada. DATENA: uma pouca vergonha Uma Barbaridade Pe no ar Pe no ar a as imagens do frango atravessando a estrada. FERNANDO HENRIQUE CARDOSO: Por que ele atravessou a estrada, no vem ao caso. O importante que, com o Plano Real, o povo est comendo mais frango. PAULO MALUF: O meu governo foi o que construiu mais passarelas para frangos. Quando for eleito novamente vou construir galinheiros deste lado para o frango no ter mais que atravessar a estrada. LUIZ INCIO LULA DA SILVA: Porque queria se juntar aos outros mamferos.

Com o texto eletrnico, enfim, parece estar ao alcance de nossos olhos e de nossas mos um sonho muito antigo da humanidade, que se poderia resumir em duas palavras, universalidade e interatividade. As luzes, que pensavam que Gutenberg tinha propiciado aos homens uma promessa universal, cultivavam um modo de utopia. Elas imaginavam poder, a partir das prticas privadas de cada um, construir um espao de intercmbio crtico das ideias e opinies. O sonho de Kant era que cada um fosse ao mesmo tempo leitor e autor, que emitisse juzos sobre as instituies de seu tempo, quaisquer que elas fossem e que, ao mesmo tempo, pudesse refletir sobre o juzo emitido pelos outros. Aquilo que outrora s era permitido pela comunicao manuscrita ou a circulao dos impressos encontra hoje um suporte poderoso com o texto eletrnico. CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. So Paulo: Imprensa Oficial do Estado de So Paulo; Unesp, 1998. No trecho apresentado, o socilogo Roger Chartier caracteriza o texto eletrnico como um poderoso suporte que coloca ao alcance da humanidade o antigo sonho de universalidade e interatividade, uma vez que cada um passa a ser, nesse espao de interao social, leitor e autor ao mesmo tempo. A universalidade e a interatividade que o texto eletrnico possibilita esto diretamente relacionadas funo social da internet de A. propiciar o livre e imediato acesso s informaes e ao intercmbio de julgamentos. B. globalizar a rede de informaes e democratizar o acesso aos saberes. C. expandir as relaes interpessoais e dar visibilidade aos interesses pessoais. D. propiciar entretenimento e acesso a produtos e servios. E. expandir os canais de publicidade e o espao mercadolgico.

Das irms os meus irmos sujando-se na lama e eis-me aqui cercada de alvura e enxovais eles se provocando e provando do fogo e eu aqui fechada provendo a comida eles se lambuzando e arrotando na mesa e eu a temperada servindo, contida os meus irmos jogando-se na cama e eis-me afianada por dote e marido QUEIROZ, S. O sacro ofcio. Belo Horizonte: Comunicao, 1980.

O poema de Sonia Queiroz apresenta uma voz lrica feminina que contrape o estilo de vida do homem ao modelo reservado mulher. Nessa contraposio, ela conclui que A) a mulher deve conservar uma assepsia que a distingue de homens, que podem se jogar na lama. B) a palavra fogo uma metfora que remete ao ato de cozinhar, tarefa destinada s mulheres. C) a luta pela igualdade entre os gneros depende da ascenso financeira e social das mulheres. D) a cama, como sua alvura e enxovais, um smbolo da fragilidade feminina no espao domstico. E) os papis sociais destinados aos gneros produzem efeitos e graus de autorrealizao desiguais.

O sedutor mdio Vamos juntar Nossas rendas e expectativas de vida querida, o que me dizes? Ter 2, 3 filhos e ser meio felizes?
VERISSIMO, L. F. Poesia numa hora dessas?! Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

No poema O sedutor mdio, possvel reconhecer a presena de posies crticas A) nos trs primeiros versos, em que juntar expectativas de vida significa que, juntos, os cnjuges poderiam viver mais, o que faz do casamento uma conveno benfica. B) na mensagem veiculada pelo poema, em que os valores da sociedade so ironizados, o que acentuado pelo uso do adjetivo mdio no ttulo e do advrbio meio no verso final. C) no verso e ser meio felizes?, em que meio sinnimo de metade, ou seja, no casamento, apenas um dos cnjuges se sentiria realizado. D) nos dois primeiros versos, em que juntar rendas indica que o sujeito potico passa por dificuldades financeiras e almeja os rendimentos da mulher. E) no ttulo, em que o adjetivo mdio qualifica o sujeito potico como desinteressante ao sexo oposto e inbil em termos de conquistas amorosas.

Ns, brasileiros, estamos acostumados a ver juras de amor, feitas diante de Deus, serem quebradas por traio, interesses financeiros e sexuais. Casais se separam como inimigos, quando poderiam ser bons amigos, sem traumas. Bastante interessante a reportagem sobre separao. Mas acho que os advogados consultados, por sua competncia, esto acostumados a tratar de grandes separaes. Ser que a maioria dos leitores da revista tem obras de arte que precisam ser fotografadas antes da separao? No seria mais til dar conselhos mais bsicos? No seria interessante mostrar que a separao amigvel no interfere no modo de partilha dos bens? Que, seja qual for o tipo de separao, ela no vai prejudicar o direito penso dos filhos? Que acordo amigvel deve ser assinado com ateno, pois bastante complicado mudar suas clusulas? Acho que essas so dicas que podem interessar ao leitor mdio. Disponvel em: http://revistaepoca.globo.com. Acesso em: 26 fev. 2012 (adaptado). O texto foi publicado em uma revista de grande circulao na seo de carta do leitor. Nele, um dos leitores manifesta- se acerca de uma reportagem publicada na edio anterior. Ao fazer sua argumentao, o autor do texto A) faz uma sntese do que foi abordado na reportagem. B) discute problemas conjugais que conduzem separao. C) aborda a importncia dos advogados em processos de separao. D) oferece dicas para orientar as pessoas em processos de separao. E) rebate o enfoque dado ao tema pela reportagem, lanando novas ideias.

E-mail com hora programada Redao INFO, 28 de agosto de 2007. Agende o envio de e-mails no Thunderbird com a extenso SendLater Nem sempre interessante mandar um e-mail na hora. H situaes em que agendar o envio de uma mensagem til, como em datas comemorativas ou quando o e-mail serve para lembrar o destinatrio de algum evento futuro. O Thunderbird, o timo cliente de e-mail do grupo Mozilla, conta com uma extenso para esse fim. Trata-se do SendLater. Depois de instalado, ele cria um item no menu de criao de mensagens que permite marcar o dia e a hora exatos para o envio do e-mail. S h um ponto negativo: para garantir que a mensagem seja enviada na hora, o Thunderbird dever estar em execuo. Seno, ele mandar o e-mail somente na prxima vez que for rodado. Disponvel em: http://info.abril.com.br. Acesso em: 18 fev. 2012 (adaptado). Considerando-se a funo do SendLater, o objetivo do autor do texto E-mail com hora programada A) eliminar os entraves no envio de mensagens via e-mail. B) viabilizar a aquisio de conhecimento especializado pelo usurio. C) permitir a seleo dos destinatrios dos textos enviados. D) controlar a quantidade de informaes constantes do corpo do texto. E)divulgar um produto ampliador da funcionalidade de um recurso comunicativo.

Lugar de mulher tambm na oficina. Pelo menos nas oficinas dos cursos da rea automotiva fornecidos pela Prefeitura, a presena feminina tem aumentado ano a ano. De cinco mulheres matriculadas em 2005, a quantidade saltou para 79 alunas inscritas neste ano nos cursos de mecnica automotiva, eletricidade veicular, injeo eletrnica, repintura e funilaria. A presena feminina nos cursos automotivos da Prefeitura que so gratuitos cresceu 1 480% nos ltimos sete anos e tem aumentado ano a ano.
Disponvel em: www.correiodeuberlandia.com.br. Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado).

Na produo de um texto, so feitas escolhas referentes a sua estrutura, que possibilitam inferir o objetivo do autor. Nesse sentido, no trecho apresentado, o enunciado Lugar de mulher tambm na oficina corrobora o objetivo textual de A) demonstrar que a situao das mulheres mudou na sociedade contempornea. B) defender a participao da mulher na sociedade atual. C) comparar esse enunciado com outro: lugar de mulher na cozinha. D) criticar a presena de mulheres nas oficinas dos cursos da rea automotiva. E) distorcer o sentido da frase lugar de mulher na cozinha.

Verbo ser QUE VAI SER quando crescer? Vivem perguntando em redor. Que ser? ter um corpo, um jeito, um nome? Tenho os trs. E sou? Tenho de mudar quando crescer? Usar outro nome, corpo e jeito? Ou a gente s principia a ser quando cresce? terrvel, ser? Di? bom? triste? Ser: pronunciado to depressa, e cabe tantas coisas? Repito: ser, ser, ser. Er. R. Que vou ser quando crescer? Sou obrigado a? Posso escolher? No d para entender. No vou ser. No quero ser. Vou crescer assim mesmo. Sem ser. Esquecer.
ANDRADE, C. D. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992.

A inquietao existencial do autor com a autoimagem corporal e a sua corporeidade se desdobra em questes existenciais que tm origem A) no conflito do padro corporal imposto contra as convices de ser autntico e singular. B) na aceitao das imposies da sociedade seguindo a influncia de outros. C) na confiana no futuro, ofuscada pelas tradies e culturas familiares. D) no anseio de divulgar hbitos enraizados, negligenciados por seus antepassados. E) na certeza da excluso, revelada pela indiferena de seus pares.

E como manejava bem os cordis de seus tteres, ou ele mesmo, ttere voluntrio e consciente, como entregava o brao, as pernas, a cabea, o tronco, como se desfazia de suas articulaes e de seus reflexos quando achava nisso convenincia. Tambm ele soubera apoderar-se dessa arte, mais artifcio, toda feita de sutilezas e grosserias, de expectativa e oportunidade, de insolncia e submisso, de silncios e rompantes, de anulao e prepotncia. Conhecia a palavra exata para o momento preciso, a frase picante ou obscena no ambiente adequado, o tom humilde diante do superior til, o grosseiro diante do inferior, o arrogante quando o poderoso em nada o podia prejudicar. Sabia desfazer situaes equvocas, e armar intrigas das quais se saa sempre bem, e sabia, por experincia prpria, que a fortuna se ganha com uma frase, num dado momento, que este momento nico, irrecupervel, irreversvel, exige um estado de alerta para a sua apropriao. RAWET, S. O aprendizado. In: Dilogo. Rio de Janeiro: GRD, 1963 (fragmento). No conto, o autor retrata criticamente a habilidade do personagem no manejo de discursos diferentes segundo a posio do interlocutor na sociedade. A crtica conduta do personagem est centrada A) na imagem do ttere ou fantoche em que o personagem acaba por se transformar, acreditando dominar os jogos de poder na linguagem. B) na aluso falta de articulaes e reflexos do personagem, dando a entender que ele no possui o manejo dos jogos discursivos em todas as situaes. C) no comentrio, feito em tom de censura pelo autor, sobre as frases obscenas que o personagem emite em determinados ambientes sociais. D) nas expresses que mostram tons opostos nos discursos empregados aleatoriamente pelo personagem em conversas com interlocutores variados. E) no falso elogio originalidade atribuda a esse personagem, responsvel por seu sucesso no aprendizado das regras de linguagem da sociedade.

Anda mungkin juga menyukai