Anda di halaman 1dari 36

REVISO

Comunicao Social

PROCESSO DE COMUNICAO

Consiste na transmisso de idias, signos atravs de um canal, utilizando-se de um cdigo.

PROCESSO DA COMUNICAO

Processo da Comunicao
mensagem
EMISSOR RECEPTOR

codificao

canal

decodificao

ELEMENTOS DO PROCESSO DA COMUNICAO

Emissor: A fonte da informao. a parte que codifica e envia a mensagem para o receptor. Mensagem: A informao a ser passada. Pode ser verbal ou no verbal.

Canal: Meio pelo qual a mensagem enviada pelo emissor ao receptor.


Receptor: A parte que recebe e decodifica a informao.

PROCESSO DA COMUNICAO

Codificao: feita pelo emissor. Ou seja, a parte que envia a mensagem escolhe um determinado cdigo (verbal ou no verbal) para dar forma mensagem desejada.

Decodificao: feita pelo receptor. o ato de cruzar o cdigo da mensagem enviada com o repertrio do receptor para compreender a mensagem.

MENSAGEM

So produtos do pensamento comunicados por meio de um sistema semitico chamado LINGUAGEM e que se expressam por enunciados. Linguagem: Lngua + Fala

Lngua: cdigo recobre a parte social da linguagem; passiva; no absolutamente um ato. Fala: recobre a fala individual da linguagem; dinmica, ativa, operacional.

EXEMPLOS DE CDIGOS

Lngua portuguesa, lngua inglesa, etc. Libras (Lngua Brasileira por Sinais). Demais gestos e expresses.

MEIO OU VECULO?

Meio: utilizado para a transmisso da mensagem, podendo contar com aparato tecnolgico. Veculo: a empresa, emissora ou entidade que faz uso de um determinado meio.

MEIO X VECULO
Um mesmo veculo pode utilizar diversos meios diferentes para se comunicar:

Rede Globo: TV, Rdio, Jornal, Internet.

CANAIS / MEIOS

Meios impressos: jornais, revistas, cartas, cartazes. Meios audiovisuais: TV, Cinema, etc. Auditivos: Fala. Mdias digitais: Internet, celulares, aparelhos eletrnicos, etc.

DIFERENAS ENTRE OS MEIOS


Aspectos a serem considerados:
Abrangncia Pblico-alvo Objetivos da mensagem

DIFERENAS ENTRE OS PRINCIPAIS MEIOS

TV: grande abrangncia, forte poder de penetrao na populao. Utilizado para mensagens que precisam atingir um grande pblico. Jornal: menor abrangncia, possui carter documental para pesquisa posterior. Tem grande credibilidade. Rdio: abrangncia mediana, porm de muita agilidade. Internet: gil, abrangncia relativa.

MDIAS

As mdias comeam a utilizar suportes de outras:


Rdio Web TV WEB Cmeras fotogrficas digitais Cinema na Internet TV digital interativa

RUDOS NO PROCESSO COMUNICATIVO

RUDOS NO PROCESSO COMUNICAIVO

Rudo tudo aquilo que afeta a transmisso da informao. No sinnimo de barulho. Pode interferir em qualquer um dos elementos do processo comunicativo.

Leva a um entendimento errado da mensagem.

RUDOS NO PROCESSO COMUNICATIVO

Ruido organizacional: empresas com setores que operam idependentes e at competem um com o outro - por exemplo, loja real versus loja virtual" versus "vendas por telefone". Funcionrios que trabalham em um canal tentam guardar clientes que usam s o seu canal. Ruido semntico: um problema com a lngua de interpretao. Ocorre quando um cliente telefona para uma empresa e o atendente no fluente na linguagem do cliente, confundindo-o mais do que ajudando.

Ruido tcnico: ocorre internamente e pode interromper um canal de comunicao. Um exemplo do rudo tcnico o bloqueador de imagens do Outlook em uma mensagem de email em HTML. O cliente no recebe a mensagem na sua forma desejada, ento literalmente no recebe a mensagem.

EXEMPLO DE RUDO

PROCESSO DE COMUNICAO

MODIFICAES DAS TCNICAS DE


COMUNICAO

Inovaes tecnolgicas Surgimento de novas mdias Novas formas de se comunicar

INDSTRIA CULTURAL

Consiste no processo de mercantilizao de bens simblicos.

SEMITICA

o estudo dos signos. a cincia que tem por objetivo investigar todas as linguagens possveis.
A cabea une-se ao tronco pelo pescoo. Ele o cabea da rebelio. Sabrina tem boa cabea.

SEMITICA

Signo:
tudo aquilo que representa algo para algum. algo que est no lugar de outra coisa. So, portanto, sinais representativos. Algo que est por outra coisa.

SIGNOS
Signo natural: traz significado pela sua prpria natureza. Signo arbitrrio: parte de uma regra ou conveno, definida, normalmente, por um conjunto de signos organizados.

CONTEXTUALIZAO DO SIGNO

O signo s tem sentido quando o repertrio do receptor permite compreender a idia. Ou seja, o signo precisa, de fato, trazer significao para o decodificador.

SIGNOS

Imagem acstica: o som da palavra Imagem mental: conceito.

PALAVRAS X IMAGENS

Cadeira

Significante: a parte material do signo (palpvel). Significado: o conceito ou idia veiculada pela parte material, a escrita.

SMBOLO
Funciona no por semelhana, mas por uma vaga sugesto ou alguma relao acidental ou convencional Objeto sucetvel de autentificar alguma coisa ou de marcar uma conveno

Anda mungkin juga menyukai