Anda di halaman 1dari 18

RESENHA

Glucia Maria dos Santos

MAMA
O ttulo pode no ser dos mais atraentes, mas esta coproduo, com Guillermo del Toro emprestando seu nome como produtor, um dos melhores filmes de terror que saiu no ocidente nos ltimos anos, apesar de ser preenchido com os habituais clichs, na verdade, contm uma histria adequada, e entrega muito bem em termos de calafrios, emoes e tudo o que necessrio para rastejar para fora e fazer voc saltar no seu assento.

Co-escrito e dirigido por Andres Muschietti, Mama mostra como ele resume-se a histria, construindo sobre seu curtametragem de mesmo nome, a cerca de 5 anos atrs, e um elenco slido para criar uma atmosfera impressionante. Muitos dos clichs foram postos a bom efeito, onde em alguns aspectos voc j espera que certas coisas aconteam de uma certa maneira, e de fato elas acontecem. Embora possa ser anulado em termos de antecipao e construo, o filme manteve um bom trabalho na elaborao e edio para o mximo impacto quando o momento chamado para o mergulho ousado nos sombrios elementos, trazendo sustos realmente impactantes. O uso liberal de CG tambm ajudou, mas nunca caiu no deslize de m qualidade, onde adicionou uma camada de valores positivos para o filme. Todos os ingredientes de um bom filme de terror esto presentes no filme fazendo o bom uso dos elementos que nos trazem tanto medo.

A histria do filme fala de quando o pai de Victoria e Lilly mata a me das garotas, as crianas fogem assustadas para uma floresta. Durante cinco anos, ningum tem notcia do paradeiro delas, at o dia em que elas reaparecerem, sem explicarem como sobreviveram sozinhas. Os tios das duas, Lucas e Annabel adotam Victoria e Lilly e tentam dar uma vida tranquila s duas, mas logo eles percebem que existe algo errado. As duas conversam frequentemente com uma entidade invisvel, que chamam de Mama. Lucas e Annabel no sabem se acreditam nas meninas, ou se devem culp-las pelos estranhos acontecimentos na casa. interessante notar o que Jessica Chastain realmente est fazendo de tudo para assumir vrios papis em diferentes gneros, apesar de suas tendncias mais recentes. Aqui, ela a rainha do grito por excelncia, embora s agora, dado o seu papel de Annabel, ostentando tatuagens no corpo quase completos que traem um comportamento bastante suave, quando os seus instintos maternais quando chamado a cuidar dos sobrinhos de seu namorado Lucas (Nikolaj Coaster-Waldau). Eles foram encontrados depois de ter desaparecido por cinco anos, que a seqncia de abertura e crditos que tm apontado para uma educao natural sob as mos do vampiro Mama titular. Lutando pela custdia, com relutncia que o casal levar as crianas sob sua custdia, provavelmente porque Annabel sabe que ela vai finalmente ser despejada com as crianas, o que aconteceu.

E para o meio do filme quando a diverso realmente comea para os fs de filmes de terror, parece um passeio de montanha-russa de sustos. Muschietti e seus colaboradores para a histria Neil Cruz e Barbara Muschietti, conseguiram manter uma histria cheia de mistrios, para revel-los de forma provocante, que muito bem trabalhada para manter os telespectadores envolvidos. E o crdito deve ir para Muschietti e Antonio Riestra por ter moldado a introduo inicial com elementos macabros que agregam valor ao filme, especialmente com passe de tcnicas que no atrapalham a narrativa. Ela cresce, lentamente, e isso um golpe de mestre em Mama. Em geral podemos dizer que esse filme ir agradar a todos os amantes de filmes de terror, com uma histria interessante, timo desenvolvimento, surpresas, sustos, e todos os ingredientes de um filme assustador. http://www.criticasdefilmes.com.br/mama/

LUCKESI, C. FILOSOFIA DA EDUCAO. SO PAULO: CORTEZ, 1992. CAP.2


A educao pode ser discutida em sua conexo com a sociedade a partir de trs dimenses, que passaremos a tratar a seguir. Cada dimenso tem caractersticas especficas e o autor garante que ainda esto presentes no atual contexto educacional. Concordamos com essa afirmativa pois temos presenciado as trs posturas em diversos ambientes de ensino. A primeira dimenso apresentada pelo autor com a denominao de Redentora. Nessa dimenso a escola ativa em relao sociedade (Escola Sociedade). Essa ao da escola para integrar os elementos sua estrutura, ao todo social. Nessa perspectiva, caber educao: adaptar o indivduo ao meio; curar as mazelas sociais; recuperar a harmonia perdida; restaurar o equilbrio; reordenar o social; regenerar os que esto margem da sociedade. Entendemos que tais atribuies dadas educao colocam-na na posio de salvadora e realmente redentora dessa sociedade conturbada e confusa. O alvo dessa educao so as crianas. O principal mentor intelectual Comnio e sua obra sobre a didtica. Tais caractersticas so evidentes na educao tradicional e na escolanovista.

A segunda dimenso apontada pelo autor a Reprodutora. Aqui, a escola totalmente passiva diante da sociedade (Escola Sociedade). Essa passividade reflete seu papel de mera reprodutora do meio. No h determinaes mas somente constataes. O autor aponta que: a educao reproduz a sociedade; reproduz a fora de trabalho; reproduz saberes prticos; ensina as regras dos bons costumes; reproduz a submisso/capacidade de manejar; enfim faz a sujeio ideolgica. Constatamos que nessa dimenso a educao deve priorizar o saber fazer e o saber comportar-se. Ensinam-se uns a obedecerem e outros a mandarem. A sociedade surge como condicionante do fazer educativo que restrito a ser um aparelho ideolgico do Estado. por meio da veiculao da ideologia do opressor que mantemos o oprimido submisso. O alvo dessa educao so todas as faixas de ensino. O mentor intelectual dessa anlise Louis Althusser e a tendncia tecnicista aquela em que mais presente.

A terceira dimenso referida pelo autor a Transformadora. Aqui, a escola volta a ser ativa, mas de uma maneira positiva pois poder: realizar e mediar um projeto de sociedade; trabalhar pela democratizao; partir dos condicionantes histricos; atingir objetivos sociais e polticos; criticar o sistema; propor mudanas; agir na realidade. Pensamos que essa dimenso o nosso maior desafio. Acreditamos que atravs de estratgias participativas e construtoras de novos saberes estaremos em melhores condies de propor transformaes e criar projetos concretos que visem um novo contexto social e humano. Urge uma nova educao, novos educadores, novos educandos. Eis o desafio!!

MACHADO (2007, p. 31) salienta que: ao escrever uma resenha escolar/acadmica, voc deve levar em considerao que estar escrevendo para seu professor que, se indicou a leitura, deve conhecer a obra. Portanto, ele avaliar no s sua leitura da obra, atravs do resumo que faz parte da resenha, mas tambm sua capacidade de opinar sobre ela. Ao produzir uma resenha, preciso considerar quem o leitor ou, em outras palavras, o interlocutor.

TIPOS DE RESENHA

SEVERINO (2002:131) afirma que a resenha constituda por vrias partes lgico-redacionais, a saber: 1. Cabealho: apresenta os dados bibliogrficos completos da obra resenhada. 2. Pequena informao sobre o autor da obra resenhada: desnecessria no caso de autor conhecido. 3. Exposio sinttica do contedo do texto: deve ser objetiva, restringindo-se aos pontos principais do texto analisado e, se for o caso, acompanhando os captulos ou parte por parte. 4. Comentrio crtico: uma avaliao que o autor da resenha faz em relao ao texto lido, podendo assinalar aspectos positivos ou negativos desse texto.

importante ressaltar que alguns cuidados ticos devem ser tomados em relao ao comentrio crtico. Os aspectos positivos devem fazer referncia relevncia da obra para um determinado campo de estudos, por exemplo. Os aspectos negativos a ser ressaltados podem evidenciar as lacunas observadas pelo leitor do texto ou mesmo inconsistncia ou incoerncia terica apresentadas. As crticas no devem ser dirigidas ao autor do texto, mas s suas ideias ou posicionamentos. SEVERINO (2004:132)

SITUAO DE PRODUO DA RESENHA NO ENSINO SUPERIOR


Antes de escrever a resenha, voc dever observar:

ORGANIZAO GLOBAL DA RESENHA

MACHADO (2004:42) afirma que a resenha tem uma organizao global constituda porestas partes: comentrios; objetivos; concluso; apreciao; informaes sobre o contexto e o tema/assunto do livro (ou texto acadmico)

A autora tambm explica:


no incio de uma resenha encontramos informaes sobre o contexto e o tema. Em seguida o (os) objetivo (os) da obra resenhada. Antes de apontar os comentrios do resenhista sobre a obra, importante apresentar a descrio estrutural da obra resenhada. Isso pode ser feito por captulos ou agrupamento de captulos. Depois, encontramos a apreciao do resenhista sobre a obra. Alis, importante que haja tanto comentrios positivos quanto negativos (se for o caso). Finalmente, a concluso, em que o autor dever explicitar/reafirmar sua posio sobre a obra resenhada.

ESTRUTURAO DE RESENHA
cabealho; indicao do nome do autor da resenha; pequena informao sobre o autor do texto (se for o caso); informaes sobre o contexto e o tema/assunto do livro (ou texto acadmico); objetivos da obra resenhada; exposio estrutural da obra resenhada; apreciao do resenhista sobre a obra resenhada; comentrios positivos e, se houver, negativos. concluso.

Anda mungkin juga menyukai