Anda di halaman 1dari 74

1

O baco

Na medida em que os clculos foram se

complicando e aumentando de tamanho, sentiuse a necessidade de um instrumento que viesse

em auxlio, surgindo assim h cerca de 2.500 anos


o BACO.

Este era formado por fios paralelos e contas ou


arruelas deslizantes, que de acordo com a sua

posio, representava a quantidade a ser


trabalhada.
3

Origem do Binrio:
1847 - criado o sistema binrio pelo matemtico ingls George Boole. O desenvolvimento do computador continuou, mas s com a inveno do transistor de silcio, em 1947, tornou-se possvel aumentar a velocidade das operaes na computao.

Os transistores substituram as vlvulas: so mais rpidos, mais exatos e no geram calor. Assim como as vlvulas, so interruptores eletrnicos que se ligam e desligam e podem representar os algarismos 0 e 1 do cdigo binrio.

Primeira Calculadora: Pascalina

Blaise Pascal, matemtico, fsico e filsofo francs inventou a primeira calculadora mecnica em 1642, aos 18 anos de idade, talvez para ajudar o pai

fiscal de impostos.

A calculadora trabalhava perfeitamente; transferia os nmeros da coluna de unidades para a coluna de dezenas por um dispositivo, parecido com o velocmetro de automvel. Pascal chamou a inveno de Pascalina.

A Pascalina, como ficou conhecida, foi a

primeira calculadora mecnica do mundo.


Pascal recebeu uma patente do rei da Frana para que lanasse sua mquina no

comrcio.

A comercializao de suas calculadoras no foi satisfatria devido a seu funcionamento pouco confivel, apesar de Pascal ter construdo cerca de 50 verses. As mquinas de calcular, descendentes da Pascalina, ainda hoje podem ser encontradas

em uso por algumas lojas de departamentos.


10

Blaise Pascal

Pascalina

11

Charles Babbage e seus cartes perfurados

1822 - O matemtico ingls projeta um computador mecnico.

12

No sculo XIX, muito tempo antes da era eletrnica, o ingls Charles Babbage chegou to perto das funes de um computador que hoje em dia ele conhecido como o pai do computador.

Calculadora de Babbage.
13

A primeira mquina construda segundo as especificaes de Babbage, a Mquina de Diferenas, era alimentada por um motor vapor. ela calculava tbuas de logaritmos pelo mtodo da diferena constante e registrava os resultados em uma placa de metal. O modelo de trabalho que ele produziu em 1822 era uma calculadora de seis dgitos capaz de preparar e imprimir tbuas numricas.
14

Em 1833, Charles divulgou o plano de uma mquina para efetuar uma ampla escala de tarefas de computao em um estoque de 100 unidades de 40

dgitos.
Um engenho composto de engrenagens e rodas

manipularia os nmeros, obedecendo s instrues


fornecidas por um operador atravs de cartes

perfurados.
15

Joseph-Marie Jacquard
A idia de perfurar cartes no era nova. Joseph-Marie Jacquard, um tecelo de seda francs, inventara esse recurso para seu tear de seda automatizado. A tecnologia de Jacquard chegou a tal grau de refinamento que a tecelagem de um intrincado padro na seda requeria a perfurao de 10 mil cartes.
16

Infelizmente, a tecnologia do tempo de

Charles no estava ao alcance do notvel


maquinrio que ele projetou. Ele jamais conseguiu terminar sua Mquina Analtica, mas concebeu os princpios

fundamentais do moderno computador.

17

Herman Hollerith
O inventor que registrou os
nmeros da populao

americana em cartes e fundou


a maior empresa de

computadores do mundo (IBM).

18

Herman Hollerith construiu o que tem sido considerado como o primeiro processador de dados do mundo, para contar e tabular o censo americano de 1890. A histria dessa realizao comeou em 1880, quando Hollerith trabalhava como agente especial do censo.

19

Ele observou a penosa lentido do processo

de contagem, no qual um exrcito de


funcionrios trabalhou manualmente

durante cinco anos para analisar, organizar e


publicar os resultados.

20

Hollerith desenvolveu a idia de utilizar cartes do tamanho das notas de dlar, com 12 fileiras de 20 furos, correspondendo a idade, sexo, lugar de nascimento, estado civil, nmero de filhos e outros dados do cidado. Os apuradores transferiam as respostas para

os cartes, perfurando os lugares adequados.


21

Depois colocavam os cartes em uma Mquina de Tabulao: cada vez que um

pino encontrava um furo, a informao


era registrada em um quadro de

mostradores.
Assim foram computadas as informaes acerca de 62.622.250 pessoas, no censo americano de 1890.
22

Hollerith aperfeioou depois sua

inveno e para a fabricao de suas


mquinas fundou a empresa que veio a

fazer parte da corporao conhecida hoje


como IBM.

23

Ada LoveLace e sua Mquina Analtica.

Ada Byron King, a condessa de Lovelace.

24

Filha de Lord Byron, junto com seu

companheiro Charles Babbage, iniciou o


ambicioso projeto de construo da Mquina Analtica. Ada uma das poucas mulheres a figurar na

histria do processamento de dados.

25

Matemtica talentosa, compreendeu o


funcionamento da Mquina Analtica e

escreveu os melhores relatos sobre o


processo.

Criou programas para a mquina, tornando-se


a Primeira Programadora de computador do

mundo.

26

As centenas de engrenagens, barras e rodas apresentavam problemas ao serem acionadas, pois a tecnologia do metal da poca no era suficientemente boa. Ao construir um modelo menor, as pequenas imperfeies podiam ser desprezadas, mas, feita a mquina no tamanho real, essas imperfeies tornaram-se enormes.
27

Contudo, Babbage estava no caminho certo;

se tivesse montado as peas de modo


satisfatrio, sua mquina analtica

provavelmente teria funcionado.


Grande parte da arquitetura lgica e da

estrutura dos computadores atuais provm


dos projetos de Charles Babbage, que

lembrado como um dos fundadores da


computao moderna.
28

Leibnitz

29

Em 1671, o filsofo e matemtico alemo de Leipzig, Gottfried Wilhelm von Leibnitz, introduziu o conceito de realizar multiplicaes e divises atravs de adies e subtraes sucessivas. Em 1694, a mquina foi construida, no entanto, sua operao apresentava muita dificuldade e sujeita a erros.
30

Leibnitz (ou Leibniz), perdeu seu pai quando tinha apenas 5 anos, e como o ensino na sua escola era muito fraco, aos 12 anos j estudava Latin e Grego como autodidata. Antes de ter 20 anos j possua mestrado em matemtica, filosofia, teologia e leis.

31

arles Xavier Thomas

omas de Colmar

32

Em 1820, Charles Xavier Thomas, projetou e construiu uma mquina capaz de efetuar as 4 operaes aritmticas bsicas: a Arithmometer. Esta foi a primeira calculadora realmente comercializada com sucesso. Ela fazia multiplicaes com o mesmo princpio da Calculadora de Leibnitz e com a assistncia do usurio efetuava as divises.

33

mometer:

34

35

Alan Mathison Turing nasceu em 23 de junho de 1912 em Londres, filho de um oficial britnico, Julius Mathison e Ethel Sara Turing. Seu interesse pela cincia comeou cedo, logo que aprendeu a ler e escrever, distraia-se fatorando nmeros de hinos religiosos e desenhando bicicletas anfbias.

36

A maior parte do seu trabalho foi desenvolvido no servio de espionagem, durante a II Grande Guerra, levando-o somente por volta de 1975 a ser reconhecido como um dos grandes pioneiros no campo da computao.

37

Depois de concluir o mestrado em King's College (1935) e receber o Smith's prize em 1936 com um trabalho sobre a Teoria das Probabilidades. Turing se enveredou pela rea da computao. Sua preocupao era saber o que efetivamente a computao poderia fazer.

38

As respostas vieram sob a forma terica, de uma mquina conhecida como Turing Universal Machine (TUM), que possibilitava calcular qualquer nmero e funo, de acordo com instrues apropriadas.

39

Quando a II Guerra Mundial surgiu, Turing foi trabalhar no Departamento de Comunicaes da Gran Bretanha em Buckinghamshire, com o intuito de quebrar o cdigo das comunicaes alems, produzido por um tipo de computador chamado Enigma. (O filme: Uma mente Brilhante, foi baseado nestes fatos verdicos).

40

41

Este cdigo era constantemente trocado, obrigando os inimigos a tentar decodifica-lo correndo contra o relgio. Turing e seus colegas cientistas trabalharam num sistema que foi chamado de Colossus, um enorme emaranhado de servo-motores e metal, considerado um precursor dos computadores digitais.

42

O Colossus, em operao durante a II Grande Guerra, possua 1.500 vlvulas e processava 5.000 caracteres por segundo.

43

Durante a guerra, Turing foi enviado aos EUA a fim de estabelecer cdigos seguros para comunicaes transatlnticas entre os aliados. Supe-se que foi em Princeton, (New Jersey), que conheceu Von Neumann e da ter participado no projeto do ENIAC na Universidade da Pensilvnia..

44

Terminada a guerra, Alan se juntou ao National Physical Laboratory para desenvolver um computador totalmente ingls que seria chamado de ACE (Automatic Computing Engine).

45

te de Turing
O teste consistia em submeter um operador, fechado em uma sala, a descobrir se quem respondia suas perguntas, introduzidas atravs do teclado, era um outro homem ou uma mquina. Sua inteno era de descobrir se podamos atribuir mquina a noo de inteligncia.

46

e Turing

47

QUINAS M PENSAR?
Para responder a esta pergunta, Turing props seu famoso teste chamado logo da imitao, mais conhecido como Teste de Turing. Um homem fica numa sala no controle de uma teleimpressora (teclado e impressora). Esta ligada a uma teleimpressora (em outra sala e operada por outro homem) e tambm ligada ao computador em teste.
48

Ao primeiro homem permitido fazer qualquer pergunta ao segundo ou mquina. Se ele for incapaz de saber quando est em comunicao com o homem e quando com o computador, ento a mquina pode ser considerada inteligente.

49

Afinal, prossegue o argumento: No podemos dizer ao certo se outras pessoas esto pensando e conscientes, a no ser observando suas reaes s circunstncias e comparando-as com as nossas.

50

n Von Neumann
Suas habilidades matemticas foram reconhecidas quando ainda era muito jovem: aos 25 anos tinha acumulado duas graduaes e um doutoramento, e discutia problemas matemticos em p de igualdade com cientistas eminentes, como Linstem e David Hilbert.

51

Com a entrada dos EUA na guerra, foi posto a par do Projeto Manhattan, ao qual aderiu, colaborando no estudo de produo da bomba atmica. Ainda se encontrava ligado ao Manhattan, quando soube que se faziam tentativas de construo de um computador eletrnico e ele prprio foi convidado para o projeto ENIAC (Electronic Numeric Integrator And Calculator).

52

oto 1

53

oto2

54

O trabalho estava sob a orientao de engenheiros eletrnicos, mas, como primeiro matemtico envolvido, analisou o problema de modo diferente e redigiu um relatrio que estruturou e viabilizou o moderno computador.

55

Aps o ENIAC, foi desenvolvido o projeto de outro computador o EDVAC (Electronic Discrete Variable Computer). Neste, pela primeira vez foi aplicada a idia de programao interna proposta por John von Neumann.

56

Esse conceito inovador , ainda hoje, um dos elementos essenciais na construo de computadores.

57

Manteve-se empenhado na pesquisa matemtica e idealizou o projeto do primeiro computador o JOHNIAC para a Universidade de Princeton. John von Neumann colaborou de modo decisivo para o desenvolvimento da computao.

58

J na dcada de 40, concebeu os elementos bsicos que viriam a inovar decisivamente a arquitetura dos computadores.

59

60

EMA BINRIO
Existem duas maneiras de representar uma informao:

Analogicamente ou Digitalmente.

61

gicamente
Ex.: A gravao de uma msica feita na forma analgica, codificada na forma de uma grande onda sonora, assumindo um nmero infinito de freqncias. Assim um som grave representado por um ponto mais baixo e um som mais agudo seria o ponto mais alto.

62

ente
O sistema digital por sua vez, permite guardar qualquer informao na forma de uma seqncia de valores positivos e negativos, ou seja, na forma de uns e zeros.

63

m do Binrio:
1847 - criado o sistema binrio pelo matemtico ingls George Boole. O desenvolvimento do computador continuou, mas s com a inveno do transistor de silcio, em 1947, tornou-se possvel aumentar a velocidade das operaes na computao.

64

Os transistores substituram as vlvulas: so mais rpidos, mais exatos e no geram calor.

Assim como as vlvulas, so interruptores eletrnicos que se ligam e desligam e podem representar os algarismos 0 e 1 do cdigo binrio.
65

Por isso o sistema binrio mais confivel, pois a possibilidade de um valor 1 ser alterado para um valor 0, ou o oposto, muito pequena. Sua velocidade tambm maior, pois lida apenas com dois valores diferentes.

66

Elementos Reais

Representao Decimal 0

Representao Binria 0000

1
2 3

0001
0010 0011

4
5 6 7 8 9 10

0100
0101 0110 0111 1000 1001 1010
67

es
Bit =Binary Digit = Dgito Binrio

Ex.: 0 e 1
Byte = Binary Term =Termo Binrio Ex.: 00001111

68

plos do Byte
0 e/ou 1 = Bit. 8 Bits = 1 Byte.

Unidades de Medidas:
Bytes 1.024 bytes 1.024 bytes x 1.000 1.024 Mbytes x 1.000 1.024 Gbytes x 1.000 Mltiplos do byte 1 KiloByte 1 MegaByte 1 Gigabyte 1 Terabyte Siglas 1K 1M 1G 1T Dicas Mil Letras Milhes de Letras Bilhes de Letras Trilhes de Letras
69

:
PALAVRA
POLLY

QTDE DE LETRAS
5

QTDE DE BYTES
5

Portanto temos:
PALAVRA POLLY QTDE VEZES RESULTADO EM BITS = 40 BITS 5 BYTES (LETRAS) X 8 BITS

70

dos bits e bytes


Utilizamos os mltiplos dos bits e do s bytes para medir a capacidade de armazenamento dos dados ou informaes nos disquetes, na memria, nos hds e cd-roms. Ex.: Memria 512 Mb. Hd de 80 Gb. CdRom de 700 Mb. Disquete / Floppy de 1.44 Mb. PEN DRIVE DE 256 MB

71

mprimento da Palavra

a quantidade de bits processados pelo operador das instrues do processador. Os primeiros processadores tinham o comprimento da palavra de 4 bits, 8 bits, 16 bits e 32 bits.

72

Teste sua memria:


QUAL O NOSSO PRINCIPAL SISTEMA NMERICO? QUAL O SISTEMA NMERICO UTILIZADO NOS PCS? O QUE O BIT? O QUE O BYTE?. PARA QUE USAMOS OS MLTIPLOS DO BYTE?

73

FIM DO CAPTULO 1.

74

Anda mungkin juga menyukai