Anda di halaman 1dari 24

ETNOGRAFIA

PRINCPIOS E EXPERINCIAS
Thiago Oliveira petraios@hotmail.com

Contextualizando
Etnografia

como Antropologia.

mtodo

por

excelncia

da

Etnografia, evolucionismo e a fenomenologia; Elementos basilares: como se faz etnografia na

antropologia?

ALTERIDADE
A alteridade o jogo atravs do qual se constitui e se delimita a diferena em antropologia. Tambm a medida do contato com o outro, com o (por vezes nem to) diferente. Na pesquisa etnogrfica a alteridade no apenas o jogo de interao, de deixar dizer e aprender a ouvir, mas tambm a sntese da prpria experincia, o encontro.

RELATIVISMO
O relativismo um dos conceitos mais controversos da Antropologia na contemporaneidade. Se por um lado um dos seus conceitos constituintes em termos histricos, por outro lado tem sofrido duras crticas na emergncia de uma cincia social pautada pela crtica da cultura. O relativismo em princpio se prope a uma fuga ao modelo racionalista etnocntrico e compreende a interpretao da experincia humana a partir dos referenciais sociais, culturais e histricos dos grupos estudados.

PONTO DE VISTA
O ponto de vista a chave de articulao entre a experincia da alteridade e a tentativa de relativismo. A etnografia descrita por atures com Clifford Geertz como um olhar sobre os ombros das experincias dos grupos sociais: o que esse grupo pensa que faz, por que pensa que faz e como pensa que faz? A construo da pesquisa se estabelece desde o ponto de vista nativo e atravs da vivncia do pesquisador. Impe um deslocamento, um descentramento.

O QUE NO ETNOGRAFIA

Detalhismo Crena na etnografia como um processo de descrio exaustiva;


nfase no olhar pesquisador sobre experincia do outro; do a

Observao Participante Etnografia enquanto metodologia x observao participante enquanto tcnica da antropologia clssica; nfase no processo;

(Transcries de) Entrevistas O paradigma da tcnica e a busca das fontes; Transcrio como legitimidade, ou autoridade etnogrfica De quem etnografia? a

Invisibilizao da vivncia do pesquisador nesse outro contexto cultural.

Construo do cenrio: quem faz o qu na experincia social etnografada?

A CONSTRUO DA ETNOGRAFIA

Quais elementos esto envolvidos na construo da pesquisa etnogrfica?

Biografia do pesquisador

Opes tericas
Experincia vivida

Biografia do Pesquisador
Por que pesquisar esse tema e no outro? Que relao o pesquisador tem com o tema ou com o

grupo que pesquisa?


Como contornar a percepo individual prvia

experincia?

Trabalho de Campo
Na pesquisa etnogrfica, o trabalho de campo

inserido e incentivado a partir da escola de Cambridge, em especial com antroplogos como Haddon, Seligman, Malinowski e Rivers.
Trabalho de campo como rito de passagem: estar aqui e

estar l.
Etnografia como experincia vivida

Referenciais Tericos
A distino entre o trabalho de campo do pesquisador

e a experincia de qualquer outro, a exemplo de um viajante, a reflexo estabelecida pela experincia e mediada atravs de referenciais tericos pertinentes dentro da literatura especializada.
A etnografia, como disse Geertz, se caracteriza pelo

esforo intelectual que se empreende.

Imparcialidade e Objetividade
A etnografia no um mtodo positivo, tampouco se pretende

representatividade estatstica.

A imparcialidade na pesquisa etnogrfica remete tentativa de

construo de um cenrio to amplo e ao mesmo tempo especfico quanto possa ser possvel. da experincia humana. No se trata de isolar um elemento para sua posterior verificao, mas de registrar, em um determinado contexto e momento uma forma particular de ser e agir no mundo.

Sua objetividade reside no esforo de tornar visvel a diversidade

ETNOGRAFIA E TRABALHO DE CAMPO

por uma razo muito profunda, que se prende prpria natureza da disciplina e ao carter distintivo de seu objeto, que o antroplogo necessita da experincia do campo. Para ele, ela no nem um objetivo de sua profisso, nem um remate de sua cultura, nem uma aprendizagem tcnica. Representa um momento crucial de sua educao, antes do qual ele poder possuir conhecimentos descontnuos que jamais formaro um todo, e aps o qual, somente, estes conhecimentos se "prendero" num conjunto orgnico e adquiriro um sentido que lhes faltava anteriormente. (LVI-STRAUSS, 1991, p. 415-416).

Claro que no possvel, nem necessrio, que o mesmo homem conhea por experincia todas as verdades de que fala. Basta que tenha, algumas vezes e bem longamente, aprendido a deixar-se ensinar por uma outra cultura pois, doravante, possui um novo rgo de conhecimento, voltou a se apoderar da regio selvagem de si mesmo, que no investida por sua prpria cultura e por onde se comunica com as outras.
(MERLEAU-PONTY, 1984, p. 199, 200, grifo meu)

Segundo a opinio dos livro textos, praticar a etnografia estabelecer relaes, selecionar informantes, transcrever textos, levantar genealogias, mapear campos, manter um dirio , e assim por diante. Mas no so essas coisas, as tcnicas e os processos determinados, que definem o empreendimento. O que o define o tipo de esforo intelectual que ele representa: um risco elaborado para uma descrio densa GEERTZ, Clifford. 2003, p.68)

A etnografia no um mtodo, tampouco uma tcnica, antes uma metodologia.

Enquanto produo acadmica est vinculada a uma produo deveras refinada, um equilbrio sutil entre a experincia do outro e a vivncia pelo pesquisador dessa outra experincia.
Como tal, a etnografia pode recorrer para sua constituio a um amplo arsenal de tcnicas e mtodos acessrios, dentro os quais o trabalho de campo e a observao participante so estratgias possveis, mas no indispensveis.

PENSANDO A RELAO DO HOMEM COM O MEIO: ETNOGRAFIA E MEIO AMBIENTE

Caso 1 as queimadas no serto paraibano


Silva, 2012

Qual a relao entre os alunos e a


A importncia de entender os fenmenos a partir das lgicas culturais por trs das Quais os atores envolvidos? aes dos grupos: qual o ponto de vista nativo sobre as queimadas?

experincia da queimada?

Pr-suposio

dos valores do A composio bom do cenrio: quempara est pesquisador: x ruim, envolvido na situao? quem?

Aproximao com os diferentes atores: A clivagem de saberes (eu x outro) qual o lugar ocupado pelo etngrafo?

quem ensina quem?

Qual a funo do etngrafo em campo?

Etnografia e mediao

Caso 2 Kamp a vacina do sapo


CARNEIRO DA CUNHA, 2009

tradio e tradio

Saberes populares x saberes cientficos?


A Circulao dos saberes: tcnicas x trocas

Propriedades: vises etnocntricas a

quem pertence esses saberes?

Fim
Obrigado
Thiago Oliveira petraios@hotmail.com

Referencial Bibliogrfico
CARNEIRO DA CUNHA, M. M. cultura e cultura: conhecimentos

tradicionais e direitos intelectuais. In.: Cultura com aspas e outros ensaios. So Paulo: Cosac Naify, 2009. GEERTZ, C. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1978. _____. Local knowledge: further essays in interpretive anthropology. Nova Yorque: Basic Books, 1983. LVI-STRAUSS, C. Antropologia estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1991. MERLEAU-PONTY, M. De Mauss a Claude Lvi-Strauss. In: MERLEAUPONTY, M. Textos selecionados. So Paulo: Abril Cultural, 1984. p. 193206. SILVA, Maria Andresa. Educao Ambiental em Unidades de Conservao na Caatinga: atividades educativas em escolas do entorno da RPPN Fazenda Almas . (Relatrio Final de Pesquisa). Joo Pessoa: UFPB, 2012.

Anda mungkin juga menyukai