Anda di halaman 1dari 17

Biossegurana em DST/AIDS: condicionantes da adeso do trabalhador de enfermagem s precaues

GIR, Elucir et al. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2004, vol.38, n.3, pp. 245-253

Discente: Diogo Rodrigues, Elisabete Neves, Igor Costa, Isaelba Keila, Jaqueline Meira e Ygor Barboza. Disciplina: Biossegurana Docentes: Clcia Capibaribe

Inmeros esforos tm sido despendidos na busca de meios para diminuir os riscos de transmisso. No atendimento ao paciente, muitas vezes impossvel identificar com segurana e rapidez o seu estado de portador.

Introduo

A adoo de normas de biossegurana no trabalho em sade condio fundamental para a segurana dos trabalhadores. Ao longo do tempo, a adoo das medidas de biossegurana nas atividades profissionais tem sido um desafio para a enfermagem.

Introduo

Todos aceitam teoricamente as normas de biossegurana, no entanto, elas ainda no permeiam a prtica diria com a mesma intensidade.

A adeso s medidas de proteo recomendadas , por vezes, descontnua e at contraditria.

Introduo

Constituiu-se populao alvo deste estudo enfermeiros, chefes de unidades ou membros da Comisso de Controle de Infeco Hospitalar. 79 instituies hospitalares.

hospital deveria estar em atividade e ser de mdio (51 a 150 leitos) ou grande (151 a 500) porte.

Metodologia

Os profissionais de sade, estes deveriam participar efetivamente de uma reunio agendada para a coleta de dados. 35 instituies aceitaram inicialmente, das quais dez se fizeram representar, indicando enfermeiras como participantes da investigao.

Metedologia

Coleta

de dados:

reunio com essas enfermeiras. Entrevistas gravadas. Entrevista transcritas pelo pesquisadores. Foram definidas duas categorias de anlise, denominadas de condicionantes institucionais e condicionantes individuais.

Metedologia

Condicionantes institucionais Identificao de diferentes prticas, muitas vezes, distintas das recomendaes. A prtica do isolamento/precaues em instituies pblicas diferente da realizada em algumas instituies privadas.

Resultados e discusso

Condicionantes institucionais Algumas instituies a que esto vinculadas ainda adotam alguns procedimentos ultrapassados. destacam-se a fonte de informao, a dificuldade de acesso e a falta de reviso/desatualizao de normas/recomendaes sobre a prtica das precaues.

Resultados e discusso

Condicionantes institucionais
A dificuldade de acesso foi mencionada como entrave. o a ltima orientao sobre o isolamento em doenas contagiosas muito antiga, de 1984, no se tem nada recente, est completamente desatualizada.
o

Resultados e discusso

Condicionantes individuais O tempo de exerccio profissional parece ser determinante para o sentimento de imunidade ou vulnerabilidade. ...s o paciente com AIDS tem isolamento, h dois apartamentos para eles...

Resultados e discusso

Condicionantes individuais O entendimento de que somente o outro vulnervel infeco, est presente tanto no profissional da sade quanto na populao em geral.

Falta de conhecimento sobre magnitude das doenas profissionais.

Resultados e discusso

Condicionantes individuais

necessrio que aps o perodo de formao, o profissional participe de programas de educao continuada para prosseguimento do processo de conscientizao.

Resultados e discusso

Entre as implicaes da baixa adeso s precaues se destaca o aumento do risco da infeco hospitalar. A subestimao da vulnerabilidade. Poltica pblica precaues/isolamento sobre

Consideraes finais

Promoo de aes efetivas de proteo sade do trabalhador, privilegiando a biossegurana.

A desconstruo invulnerabilidade.

da

percepo

de

Comodismo e as prticas de risco sejam substitudos por comportamentos que resultem em assistncia de qualidade ao usurio e na maior proteo possvel ao trabalhador da sade.

Consideraes finais

Trabalhar com segurana no apenas um dever mas tambm a valorizao de nossas vidas, ento torne a biossegurana parte do seu dia a dia. Obrigada!

Anda mungkin juga menyukai