Anda di halaman 1dari 25

SURGIMENTO

Les Demoiselles d'Avignon ( The Young Ladies of Avignon , and originally titled The Brothel of Avignon ) [ 2 ] is a large oil painting created in 1907 by the Spanish artist Pablo Picasso (18811973).

Geometrizao

das formas e volumes Renncia perspectiva O claro-escuro perde sua funo Representao do volume colorido sobre superfcies planas Sensao de pintura escultrica Cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.

Representa os objetos selecionados em cubos como se fossem cristais. Descreve uma natureza morta por meio de uma monocromia definida por claros-escuros, sombras etc. No se utiliza da perspectiva, que representa a natureza atravs de um nico ponto de vista. Rene em uma tela nica diversos aspectos do mesmo objeto.

Cubismo

Pr-Analtico ou Cubismo Czanniano - uma espcie de "preparao" para o cubismo, onde as primeiras caractersticas surgem.

Cubismo

Analtico - que se caracterizava pela desestruturao da obra, pela decomposio de suas partes constitutivas;

Cubismo

Sinttico - foi uma reao ao cubismo analtico, que tentava tornar as figuras novamente reconhecveis.

Garrafa
Retrato de Josette

"O Tipgrafo" "Elementos Mecnicos"

O Viaduto de LEstaque

Houses at Lestaque

Instrumentos musicais

Auto retrato Fase azul

Kupka, Discos de Newton

Trs msicos

Moa com bandolim

Copos e Garrafa de Suze

Aps a Semana de Arte Moderna de 1922, o movimento cubista ganhou terreno no Brasil. Mesmo assim, no encontramos artistas com caractersticas exclusivamente cubistas em nosso pas. Muitos pintores brasileiros foram influenciados pelo movimento .

Ilogismo = Os textos cubistas so marcados pela supresso da lgica formal. O pensamento no racional, ele aparece entre o consciente e o inconsciente do escritor. Linguagem catica = Como no h uma lgica, as palavras so soltas, dispostas aparentemente de uma forma aleatria. Tempo presente = Para o escritor cubista, ansioso por viver o seu tempo, o tempo presente, tudo passa a ser tema para poesia, como por exemplo: viagens, paisagens e vises exticas. Humor = Muito comum nos textos cubistas, provocado no s pelas ironias, mas pela prpria disposio grfica das palavras

Saltos records Cavalos da Penha Correm jqueis de Higienpolis Os magnatas As meninas E a orquestra toca Ch Na sala de cocktails
ANDRADE, Oswald de. Poesias reunidas. In: Obras completas. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1974. v. 7, p. 129.

Guillaume Apollinaire

reconhea essa adorvel pessoa voc sem o grande chapu de palha olho nariz boca aqui o oval do seu rosto seu lindo pescoo

um pouco mais abaixo seu


corao que bate aqui enfim a imperfeita imagem de seu busto adorado visto como se atravs de uma nuvem

Il pleut, de Guillaume Apollinaire


Chovem vozes de mulheres como se estivessem mortas mesmo na recordao Chovem tambm encontros maravilhosos da minha vida gotculas E estas nuvens empinadas comeam a relinchar um universo de cidades mnimas Escuta se chove enquanto a mgoa e o desdm choram uma msica antiga Escuta carem os elos que te retm encima e embaixo

cubismo teve sua prpria fora e destaque, dependendo pouqussimo de outras influncias . Em agosto de 1914, os artistas deixaram a arte para combater na Guerra . Mesmo com a desintegrao do cubismo , sua influncia e seus traos permanecem em muitas obras e movimentos.

Giordana

Delmsquio Grasiele Santos Izabela Sampaio Jssica Lima Tathyane Damazo

Anda mungkin juga menyukai