Anda di halaman 1dari 19

Turismo na sociedade ps-moderna

Geog. e Turismo Prof.: Marcos Roberto P. Moura

A sociedade ps-moderna
A sociedade ps-moderna exige qualidade; Mas o que seria qualidade pra essa sociedade, dividida em regionalismos e tribalismo, propiciados pela globalizao? A sociedade ocidental ps-moderna a sociedade da indiferena, individualismo, do ceticismo. So pessoas que viram o mundo sofrer com duas guerras mundiais, uma guerra ideolgica, e agora guerra localizadas.

So sociedades que viram todos os sistemas polticos fracassarem no alvio das desigualdades sociais. Sangrentos golpes de estado pela Amrica Latina. Tais acontecimentos criaram a sociedade do decanto e da indiferena. Isso explica a procura por formas de lazer que envolvam certo risco.

Como o turismo de aventura, onde se arrisca a vida na prtica de alpinismo, rafting, floating, bungee jumping.

A sociedade do ceticismo deixa de acreditar em promessas e s em experincias concretas. O boca a boca vale mais do que a mdia publicitria. Fornecedores e consumidores atuam dentro de uma espcie de cultura da esperteza, onde so distorcidas ou omitidas informaes e desconfiana generalizada.

Qualidade
Para Beni (1991) trs so os elementos importantes para o futuro do turismo:

Inovao

Desempenho

Qualidade

Como o turismo abrange uma gama muito grande de servios apresentar qualidade em toda a cadeia no tarefa fcil. A qualidade do turismo pode ser encontrada em trs aspectos: qualidade dos equipamentos, qualidade dos prestadores de servios e qualidade da interao.

1. Qualidade dos equipamentos a correspondncia entre o que o produto deveria ser e o que realmente ele . 2. Qualidade da formao profissional A dificuldade de se trabalhar com o turismo que os produtos so intangveis, heterogneos e perecveis. Mas dados mostram que, um de cada nove trabalhadores no mundo trabalham no turismo.

O componente humano importantssimo para o turismo, mas preparar essa pessoas para oferecer bons servios uma questo crucial. Em que pases que foram vtimas da escravido ainda confunde-se servio com servilismo. Como diz Drucker (1993), a produtividade est ligada qualificao e a escolaridade. Essa qualificao no deveria mais feita nos moldes da sociedade industrial (fordista), nas com caractersticas do ps-industrialismo (raciocnio integral).

Ocorrem com frequencia, uma baixa no consumo de produtos de massa e uma procura crescente por produtos diferenciados. A questo do tratamento dado aos turistas por parte dos consulados, balces de migrao e alfndegas, que as vezes chega a ser ofensivo, precisa ser revisto. A burocracia soma-se ao maltrato.

Qualidade da interao turista/ncleo receptor


Entre os anos 1950 e 1980 viveu-se a era do turismo de ver ( o turista sai dos EUA para Europa e come hambrguer e coca-cola). Gradualmente esse tipo de turismo foi substitudo pelo turismo do conviver. Mas com destaca Wahab, eles querem viver o extico mas tem medo do desconhecido.

Desfrutar o diferente implica um abandono da postura etnocntrica. A questo da convivncia entre o turista e o habitante do ncleo receptor extremamente complexa e vem sendo estudada por socilogos e antroplogos. Pode se notar que o comportamento da populao receptora em relao ao turismo, muda com o decorrer do tempo: 1 estgio perodo inicial de euforia (viso messinica). 2 estgio etapa de apatia (turista=lucro) 3 estgio etapa de irritao e antagonismo (turista=problemas). (Ruschmann, 1994)

Wahab (1973) atribui a hostilidade entre o turista e o ncleo receptor ao fato que o primeiro passa a ser visto apenas como fonte de renda e as relaes entre ambos passa a ser apenas comerciais. Como os agrupamentos humanos adquirem posturas conservadoras, o que Richard Sennet chama de solidariedade comunitria. H um repdio quele que no tem uma ligao histrica com o meio.

Tulik (1990) enumera os efeitos malficos que o turismo trouxe a vrios lugares: - destruio da cobertura vegetal; - comprometimento da qualidade da gua; - extino da fauna; - vandalismo; - poluio arquitetnica.

Outro assunto pouco abordado a utilizao de matriaprima para a produo de souvenirs. O importante trazer o desenvolvimento tecnolgico para os pases subdesenvolvidos, sem destruir a natureza e o patrimnio cultural. Entra a a proposta do turismo sustentado com alternativa ao turismo de massa. Padoxalmente o turismo a partir dos anos 1990, apresenta-se como alternativa a preservao.

Os benefcios que o turismo consciente pode gerar: - Estimula e reabilita stios histricos; - revitaliza atividades tradicionais; - estimula a conservao de recursos naturais; - estimula a conservao de paisagens e stios histricos e arqueolgicos.

No deve ser confundido turismo ecolgico com turismo de reas verdes. Cada local deve pesquisar as caractersticas e expectativas de seus visitantes e relacion-las a carrying capacity do ambiente. A capacidade de carga seria a capacidade da atrao turstica para receber visitantes. O turismo deve propiciar os lucros necessrios, sem sacrificar o meio ambiente e as populaes nativas.

TIMO FIM DE SEMANA A TODOS!

Anda mungkin juga menyukai