Anda di halaman 1dari 20

A folha um rgo laminar, provido de clorofila e especializado na realizao da fotossntese.

. Nesse sentido, se torna um dos mais importantes rgos vegetais, pois a folha que realiza os processos vitais para as plantas, como fotossntese, respirao, transpirao e gutao.

Morfologia Externa da folha

Folha incompleta a denominao dada a folha em que faltam um ou mais dos elementos foliares .

Peciolada: folha sem bainha, o peciolo insere-se diretamente no caule. Ex. folha de abbora Sssil: folha sem pecolo e bainha, o limbo insere-se diretamente no caule. Ex. folha de tabaco. Fildio: folha sem limbo, neste caso o pecolo se achata fazendo as funes do limbo.Ex:Accias

As adaptaes especiais esto relacionadas com as funes desempenhadas pelas folhas. 1. Funes protetoras:
Espinhos: com funo de defesa e economia hdrica. Ex::cactus
Catfilos (ou escamas): folhas sesseis encontradas em rizomas e bulbos. Podem funcionar tabm como orgos de reserva. Ex. cebola ( Allium cepa). Brcteas: folhas modificadas, quase sempre coloridas, que protegem flores isoladas ou influorescncia. Muitas vezes funcionam como elemento de atrao. Ex: Flor-de-papagaio e primavera

2.Funo nutritiva
Cotildones: primeiras folhas embrionrias; podem acumular reservas (feijo) ou servir como rgo de transferncia de reservas do albmen para o embrio Ex: mamona Folhas insetvoras: formas especializadas para a captura de insetos Ex.: Drosera . Folhas coletoras: nas plantas epfitas comum a presena de estruturas semelhantes a ninhos ou bolsas , formada pelas folhas, com funo de acumular gua para a planta. Ex: bromlias epfitas

Folhas suculentas: folhas desenvolvido. Ex: babosa

com

parnquima

aqufero

bem

3. Funo de reproduo
Reproduo vegetativa: as folhas de certas plantas podem funcionar como elementos de reproduo vegetativa . Ex: begonia Soros: estruturas reprodutoras encontradas nas pteridfitas e que representam um conjunto de esporngios onde so formados os esporos. Antfilos: certos elementos florais( estames e carpelos) representam folhas modificadas adaptadas para a reproduo.

Caractersticas foliares:
As folhas so consideradas simples, quando o limbo indiviso. Quando o limbo apresenta uma reentrncia pronunciada, chegando quase a formar duas partes chamado geminado . Ex.: pata-de-vaca (Bauhinia spp). As folhas so compostas quando o limbo formado por vrias partes denominadas fololos, cada um com uma gema na base.

Folhas Simples

Folhas Compostas

Fotossntese (nutrio da planta)


Respirao Transpirao Gutao ou sudao

A Fotossntese
A fotossntese significa sntese pela luz. Excetuando as formas de energia nuclear, todas as outras formas de energia utilizadas pelo homem moderno provm do sol. A fotossntese pode ser considerada como um dos processos biolgicos mais importantes na Terra. Por liberar oxignio e consumir dixido de carbono, a fotossntese transformou o mundo no ambiente habitvel que conhecemos hoje. De uma forma direta ou indireta, a fotossntese supre todas as nossas necessidades alimentares e nos fornece um sem-nmero de fibras e materiais de construo.
luz 6H2O + 6CO2 ------------> 6O2 + C6H12O6 clorofila

A respirao o processo de obteno de energia mais utilizado pelos seres vivos. Na respirao, ocorre a libertao de dixido de carbono e energia e o consumo de oxignio e glicose, ou outra substncia orgnica. Do ponto de vista da bioqumica, respirao celular o processo de converso das ligaes qumicas de molculas ricas em energia em energia que possa ser usada nos processos vitais.

C6H12O6 + O2 -> 6 CO2 + 6 H2O + energia

Eliminao de gua no estado de vapor Funciona como um regulador de temperatura

Pode ocorrer pela cutcula e pelos estmatos


Transpirao = Transp. + Transp. Total Estomtica Cuticular

Eliminao de gua no estado lquido atravs dos


hidatdios(epidermal e eptemal)

Ocorre quando o solo est saturado de gua e a atmosfera


saturada de vapor dgua

Anda mungkin juga menyukai