Anda di halaman 1dari 25

CARACTERSTICAS

A palavra vrus originria do latim e significa toxina ou veneno. O vrus um organismo biolgico com grande capacidade de automultiplicao, utilizando para isso sua estrutura celular. um agente capaz de causar doenas em animais e vegetais. Estrutura de um vrus Ele formado por um capsdeo de protenas que envolve o cido nuclico, que pode ser RNA (cido ribonuclico) ou DNA (cido desoxirribonuclico). Vida Um vrus sempre precisa de uma clula para poder replicar seu material gentico, produzindo cpias da matriz. Portanto, ele possui uma grande capacidade de destruir uma clula, pois utiliza toda a estrutura da mesma para seu processo de reproduo. Podem infectar clulas eucariticas (de animais, fungos, vegetais) e procariticas (de bactrias).

DE MODO BEM SIMPLES...

...PODEMOS DESCREVER UM VRUS COMO SENDO FORMADO POR UM ENVOLTRIO EXTERNO, DENTRO DO QUAL SE ABRIGA O QUE CHAMADO

MATERIAL GENTICO.

OS VRUS SO VISVEIS SOMENTE AO MICROSCPIO ELETRNICO

SO CONSIDERADOS COMO UMA FORMA DE VIDA POR SE MULTIPLICAREM, REALIZAREM MUTAO E APRESENTAREM CIDO NUCLEICO : DNA E RNA.

VIROSES SO AS DOENAS CAUSADAS POR VRUS, DENTRE ELAS: Varola - Dengue Poliomelite - Febre Amarela Raiva - Herpes Sarampo - Hepatite Rubola - Gripe Caxumba - AIDS Catapora

VAPORASARUCACA DEFEHEHE GRIPE AIDS

ALGUNS VRUS... VRUS HIV HEPATITE C

Vrus da Imunodeficincia Humana, conhecido como HIV (sigla originada do ingls: Human Immunodeficiency Virus )

Ao entrar no organismo humano, o HIV age no interior das clulas do sistema imunolgico, responsvel pela defesa do corpo. As clulas de defesa mais atingidas pelo vrus so os linfcitos CD4+, justamente aquelas que comandam a reposta especfica de defesa do corpo diante de agentes como vrus e bactrias.

Na figura apresentado um esquema do vrus influenza.

A Co-infeco de uma mesma clula por dois vrus diferentes pode resultar na troca dos segmentos correspondentes. Essa recombinao criar novas linhagens de vrus. Essas trocas provocam modificaes que eventualmente no so reconhecidas pelo sistema imunitrio do hospedeiro. Assim podemos explicar as pandemias de gripe que surgem no globo. Pelo menos uma dessas linhagens foi identificada como sendo devido a aquisio de um gene (da hemaglutinina de influenza) de um vrus de pato pela linhagem humana. Vale aqui ressaltar que a gripe espanhola do incio do sculo (1918) foi a pior epidemia infecciosa conhecida pelo homem.

Vrus H1N1

Adote medidas de higiene e sade: Ao tossir ou espirrar cubra o nariz e a boca com um leno, preferencialmente descartvel; Ou ento, utilize o brao, e no a mo, para cobrir a boca; Lave as mos frequentemente com gua e sabo; No compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; Evite tocar os olhos, nariz ou boca aps contato com superfcies; Aumente o consumo de gua; Evite aglomeraes; Procure prontamente uma unidade de sade em caso de suspeita de infeco pela Influenza A (H1N1), para diagnstico e tratamento adequado.

Varola

Varola

Foi considerada erradicada pela Organizao Mundial de Sade (OMS) em 1980 e era uma das mais devastadoras enfermidades que a humanidade presenciou. Causada pelo Orthopoxvirus variolae, era transmissvel pelas vias respiratrias e caracterizada pelas tpicas pstulas (pequenos aglomerados de pus na pele).

Catapora
uma doena infecciosa causada pelo vrus VaricelaZoster. Altamente contagiosa e geralmente benigna era uma das doenas mais comuns da infncia antes do advento da vacina.Uma vez adquirido o vrus, a pessoa fica imune por toda a vida, porm ele permanece no organismo e, futuramente, provocar uma doena conhecida como Herpes-Zoster, tambm conhecida por cobreiro. Os primeiros sintomas so febre , mal-estar, inapetncia, dor de cabea, cansao. De 24 a 48 horas mais tarde, surgem leses de pele caracterizadas por manchas avermelhadas que do lugar a pequenas bolhas ou vesculas cheias de lquido que posteriormente formaro crostas, e que provocaro muita coceira. A vacinao recomendada para crianas a partir de um ano, a adolescentes e adultos com baixa imunidade ou que passaro por tratamentos de quimioterapia.

Rubola

uma doena causada pelo Rubivirus, que pode ser assintomtica. Pode causar febre e manchas vermelhas na pele. O cuidado maior com essa doena deve-se ao fato de o vrus atacar o feto de mulheres grvidas causando-lhes m formao.
A doena contagiosa e pode-se adquiri-la pelas vias respiratrias em contato com pessoas doentes. O tratamento baseado no simples controle dos sintomas, quando possvel.

Sarampo
uma doena perigosa (principalmente para crianas e idosos) causada pelo Morbillivirus. Mesmo sendo uma doena que no costuma trazer maiores problemas, ela continua sendo uma das principais causas de bitos em pases com acesso ineficiente sade.

Transmitida pelas vias respiratrias, comea com sintomas como febre alta e tosse rouca e persistente para depois aparecer erupes cutneas. A preveno feita por vacinao.

Poliomielite
Mais conhecida como Paralisia Infantil, foi considerada erradicada no Brasil em 1 994. O vrus pode ser transmitido pela saliva ou pela ingesto de gua e/ou alimentos contaminados com fezes de pessoas portadoras. Causa paralisia muscular assimtrica principalmente nos membros inferiores.

Dengue

uma doena infecciosa febril aguda causada por um vrus da famlia Flaviridae e transmitida atravs do mosquito Aedes aegypti, tambm infectado pelo vrus. Atualmente, a dengue considerada um dos principais problemas de sade pblica de todo o mundo. A dengue pode se apresentar clinicamente de quatro formas diferentes formas: Infeco Inaparente, Dengue Clssica, Febre Hemorrgica da Dengue e Sndrome de Choque da Dengue. Dentre eles, destacam-se a Dengue Clssica e a Febre Hemorrgica da Dengue.

Febre Amarela
a virose que ganhou espao na mdia nos ltimos dias graas a uma seqencia de infeces e mortes que ocorreram por essa doena no Brasil. De acordo com a Folha Online foram 13 mortes at o dia 07/02/2008. Em 2007 a doena matou 5 pessoas.
o mesmo tipo de vrus que o da dengue (flavivirus) e transmitido pelo mesmo vetor (Aedes aegypti). Tem como reservatrios naturais os macacos.

Os sintomas iniciais so febre, dores de cabea, nuseas e vmitos. O vrus causa uma leso no fgado e pigmentos biliares so liberados no sangue deixando a pele amarelada. O tratamento feito pelo controle dos sintomas. A melhor forma de preveno a vacinao e a eliminao dos mosquitos.

Transmissor: Aedes aegypti

Anda mungkin juga menyukai