Anda di halaman 1dari 12

Sistema Respiratrio

Prof Rodolfo D. Santos

Sistema Respiratrio
Formado por um conjunto de rgos que tm como funo principal captar oxignio e eliminar gs carbnico. constitudo por um par de pulmes e por vrios rgos que conduzem o ar para dentro e para fora do nosso corpo.

Funo Fossas Nasais


Aquecem e tornam mido o ar que passa a caminho dos pulmes;
Retm partculas de poeira funcionando como um filtro;

Transmitem sensaes olfativas ao crebro por nervos especializados

Faringe

Passa tanto o ar como o alimento. Assim que o alimento chega a parte superior da faringe, a epiglote fecha a passa o ar, deixando o caminho livre do alimento; Quem tentar engolir e respirar ao mesmo tempo vai engasgar e pode at se sufocar.

Laringe
rgo responsvel pela voz.
Constitui-se de duas membranas, as cordas vocais e um tubo sustentado por peas de cartilagem articuladas, situado na parte superior do pescoo, em continuao faringe. O pomo-de-ado, salincia que aparece no pescoo, faz parte de uma das peas cartilaginosas da laringe

Traquia
um tubo de aproximadamente 1,5 cm de dimetro por 10-12 centmetros de comprimento; Suas paredes reforadas por anis cartilaginosos.

revestida internamente por uma membrana que contm clulas produtoras de muco.(aquecer e umedecer o ar reter impurezas) So eliminadas pelo movimento dos clios existentes nas clulas da traquia.
Clios que revestem a parede interna das vias respiratrias

Brnquios
So duas ramificaes da traquia que penetram nos pulmes; Formados por anis de cartilagem semelhantes aos da traquia; Cada um penetra em seu respectivo pulmo; Bronquolos formando um conjunto de ramificaes que denomina-se rvore brnquica.

A rvore brnquica o conjunto de ramificaes das vias areas.

Pulmes
Principais rgos do sistema respiratrio; Dois rgos esponjosos envolvidos por membrana serosa pleura e localizadas no trax e protegidos pelas costelas; O ar chega aos pulmes por meio dos bronquolos; Estes carregam de ar os alvolos pulmonares (microscpicos "sacos de ar" de paredes finssimas); Nos alvolos, o ar inspirado ir oxigenar o sangue e receber deste o gs carbnico produzido por todas as clulas do organismo.

Pulmes
Nos alvolos pulmonares acontecem as trocas gasosas; O oxignio do ar inspirado passa dos alvolos para os vasos sangneos e pelo corpo; J o gs carbnico resultante da respirao deixa as clulas, passa para a circulao sangnea, atinge os alvolos e ento segue o caminho das vias areas para fora do corpo;

Diafragma
Base de cada pulmo apia-se no diafragma; rgo msculo-membranoso que separa o trax do abdome; Juntamente com os msculos intercostais, os movimentos respiratrios.

Cigarro

Pulmo Sadio

Pulmo Fumante

Obrigado!!!

Anda mungkin juga menyukai