Anda di halaman 1dari 10

As contribuies de Bandura.

Introduo
Bandura nasceu no Canad em 1925 e doutorou-se em 1952 na

Universidade do Lowa, exercendo a partir de ento a atividade de professor na Universidade de Stanford. No incio da dcada de 1960 Bandura props a Teoria da Aprendizagem Social, segundo a qual, uma boa parte das aprendizagens que um indivduo adquire decorre da imitao ou modelagem. O ponto forte da Teoria da Aprendizagem Social o facto de ela reconhecer e combinar elementos das teorias comportamentalistas e cognitivistas. Para Bandura, as estruturas cognitivas, o comportamento e o meio interagem entre si, sendo cada uma destas influenciadas e influentes sobre as outras. Nesta perspectiva, as pessoas so o produto do seu meio, mas escolhem e moldam este meio por um processo de interaes que tem influncias recprocas. Nesta teoria emerge o conceito de Modelagem, segundo o qual, as pessoas podem aprender atravs da imitao do comportamento dos outros. Esta teoria ainda hoje algo consensual nomeadamente no desenvolvimento infantil.

As contribuies de Bandura
Albert Bandura adotava uma forma de behaviorismo diferente da

de Skinner. Ele questionava a total negao dos processos cognitivos e mentais e prope um aprendizagem social ou uma abordagem sociobehaviorista. A teoria de aprendizagem social marca o terceiro estgio (o estgio neo-neobehaviorista) no desenvolvimento da escola de pensamento behaviorista.
Como j foi visto, a teoria cognitiva social de Bandura uma

forma menos radical de behaviorismo que a de Skinner, entretanto Bandura ainda era behaviorista. Sua pesquisa tinha como objetivo observar o comportamento das pessoas durante a interao, o que antes era sempre enquadrado em comportamentos adquiridos por condicionamento operante.

Bandura enfatiza que a influncia dos esquemas de reforo externo

dos processos de pensamento, tais como crenas, expectativas e instruo. Para ele, as reaes aos estmulos so autoativadas, entretanto iniciadas pelo prprio indivduo. Quando um reforo externo altera um comportamento, porque a pessoa tem conscincia da resposta que est sendo reforada e antecipa a recepo do mesmo reforo ao repetir o comportamento da vez em que a situao novamente ocorrer.
Embora

ele concordasse com Skinner sobre a mudana de comportamento por meio do reforo. Bandura afirma que no necessrio receber sempre um reforo para se aprender algo. A aprendizagem tambm ocorre atravs do reforo vicrio (Ideia de que a aprendizagem pode ocorrer por observao dos comportamentos de outros e das consequncias deles decorrentes e no apenas experimentando o reforo diretamente), com isso ele diz que possvel controlar o prprio comportamento, ainda que no experimentado, observando as consequncias e fazendo uma opo consciente de agir ou no da mesma forma. A partir da, Bandura, comea a reconhecer a importncia do nosso processo cognitivo, o que antes era determinado apenas em E-R por Skinner.

Auto Eficcia
Auto eficcia: senso de uma pessoa de ser capaz de lidar

efetivamente com uma tarefa particular. Bandura realizou muitas pesquisas sobre a auto eficcia, descrita como o senso de autoestima ou valor prprio, o sentimento de adequao, eficcia e competncia para enfrentar os problemas (Bandura, 1982). Seu trabalho demonstrou que as pessoas com grau elevado de auto eficcia acreditam ser capazes de lidar com os diversos acontecimentos da vida. Elas imaginam ser capazes de vencer obstculos, procuram desafios, persistem e mantm um alto grau de confiana na sua capacidade de obter xito e de controlar a prpria vida.

As

pessoas com baixo grau de auto eficcia sentem-se inteis, sem esperana, acreditam que no conseguem lidar com as situaes que enfrentam e que tm poucas chances de mud-las. Diante de um problema, tendem a desistir na primeira tentativa frustrada. No acreditam que sua atitude faa alguma diferena nem que controlam e podem mudar o prprio destino.
A pesquisa de Bandura mostrou que a

crena no nvel de auto eficcia influencia vrios aspectos da vida. Por exemplo: pessoas com elevado grau de auto eficcia tendem a obter notas altas, a analisar mais opes de carreira, a obter maior sucesso profissional, a estabelecer metas pessoais mais altas e a apreciar mais a sade mental e fsica do que as com baixa auto eficcia.

A Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura


Alm de ser uma teoria behaviorista, o sistema de Bandura era

cognitivo. Ele enfatizava a influncia dos esquemas de reforo externo dos processos de pensamento, tais como crenas, expectativas e instruo. Para Bandura, respostas comportamentais no so disparadas automaticamente por um estmulo externo, como em uma mquina ou em um rob. Ao contrrio, as reaes aos estmulos so auto-ativadas, iniciadas pela prpria pessoa. Quando um reforo externo altera o comportamento, porque a pessoa tem conscincia da resposta da resposta que est sendo reforada e antecipa a recepo do mesmo reforo ao repetir o comportamento da prxima vez em que a situao ocorrer.

A capacidade de aprender por meio de exemplos e por meio de

reforo vicrio parte do princpio de que somos capazes de antecipar e avaliar as consequncias que observamos nas outras pessoas, mesmo no passando pela mesma experincia. possvel controlar o prprio comportamento, observando as consequncias, ainda que no experimentadas, de determinado comportamento e fazendo uma opo consciente de agir ou no da mesma forma. Bandura acredita no existir uma ligao direta entre estmulo e resposta, ou entre comportamento e reforo, como afirmava Skinner. Para ele, h um mecanismo interposto entre o estmulo e a resposta, que nada mais do que o processo cognitivo do indivduo.

Desse

modo, o processo cognitivo exerceu um papel importante na teoria social cognitiva de Bandura, diferenciando a sua viso da de Skinner. Na opinio de Bandura, no o esquema de reforo em si que produz efeito na mudana do comportamento de uma pessoa, mas o que ela pensa desse esquema. A aprendizagem ocorre no pelo reforo direto, mas por meio de "modelos", observando o comportamento de outras pessoas e nele fundamentando os prprios padres. Para Skinner, o controlador do reforo regula o comportamento. Para Bandura, o controlador do modelo social regula o comportamento.

A abordagem de Bandura consiste em uma

teoria de aprendizagem "social", porque estuda a formao e a modificao do comportamento nas situaes sociais. Bandura criticou Skinner por usar apenas um nico sujeito na observao (na maioria das vezes, ratos e pombos) em vez de pessoas interagindo umas com as outras. Poucas pessoas vivem isoladas socialmente. Bandura afirmava que os psiclogos no devem considerar relevantes para o mundo moderno as descobertas de pesquisas que ignorem as interaes sociais.

Anda mungkin juga menyukai