Anda di halaman 1dari 12

CETEP

Professor: Everlnio Moreira

Estatstica

Conceito

uma parte da Matemtica aplicada que fornece mtodos para a coleta, organizao, descrio, anlise e interpretao de dados e para a utilizao dos mesmos na tomada de decises.

A Estatstica mantm com a Matemtica uma relao de dependncia, solicitando-lhe auxlio, sem o qual no poderia desenvolver. Com a outras Cincias mantm a relao de complemento, quando utilizada como instrumento de pesquisa. Com a Administrao, Cincias Contbeis e Economia, mantm uma relao de instrumento auxiliar na tomada de deciso .

Origem
O termo Estatstica provm da palavra grega STATIZEN, de ESTADO, e foi utilizado originalmente para denominar levantamentos de dados, cuja finalidade era orientar o Estado em suas decises. A palavra adquiriu um significado de coleta e classificao de dados, no incio do sculo 19.

Surgimento
O aparecimento da Estatstica acompanha o surgimento do prprio
homem, apesar de que eram feitas simples enumeraes para atender s necessidades do momento.

O Povo rabe se preocupava com a coleta numrica das cidades


dominadas, cmputo de suas populaes e fbricas e de cada espcie de seus produtos, para controle das conquistas territoriais.

Uma Noo de Estatstica na Bblia


Evangelho de So Lucas Quem de vs, querendo fazer uma Capitulo 14 construo , antes no se senta para calcular os gastos que so necessrios, a fim de ver se Versculos 28-32
tem com que acab-la? Para que, depois que tiver lanado os alicerces e no puder acabla, todos os que vierem no comecem a zombar dele, dizendo: Este homem principiou a edificar, mas no pode terminar. Ou qual o Rei que, estando para guerrear com outro Rei, no se senta primeiro para considerar se com dez mil homens poder enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? De outra maneira, quando o outro ainda est longe, envia-lhe embaixadores para tratar da paz.

Objetivo da Estatstica
a anlise e interpretaes dos fenmenos sociais de qualquer natureza, com intuito de fornecer ao homem dados suficientes para planejamento de aes futuras.

Estatstica Descritiva e Estatstica Indutiva ou Inferencial


Estatstica Descritiva Tem como objetivo a coleta, organizao e a descrio dos dados. Estatstica Indutiva ou Inferencial Tem como objetivo a anlise e a interpretao dos dados.

Campo de Aplicao
Estado e Sociologia Fornece dados sobre a populao: como sexo, idade, nacionalidade, profisso e etc. Agricultura Fornece informaes sobre colheitas, rendimentos das terras, valores da produo e outros. Industria e Comrcio Pode-se comparar produes e volumes de venda em relao ao total por regio, estudar a situao dos mercados e suas tendncias. Metereologia Estudos de temperaturas, quedas de chuva, ventos, etc. Informaes importantes para a navegao area e martima.

Geografia Fornece informaes sobre as correntes migratrias, climas, etc.

Estatstica nas Empresas


A direo de uma empresa, de qualquer tipo, exige de seu administrador a importante tarefa de tomar decises, e o conhecimento e o uso da Estatstica facilitaro seu trabalho de organizar, dirigir e controlar a empresa. Por meio de sondagem, de coleta de dados e de recenseamento de opinies, podemos conhecer a realidade geogrfica e social, os recursos naturais, humanos e financeiros disponveis, e as expectativas da comunidade sobre a empresa.

Estatstica na Minerao
O objetivo desta disciplina demonstrar a importncia do uso da anlise estatstica enquanto meio de controle da produo bem como ferramenta indispensvel na tomada de deciso na gesto em empresas de minerao. O fato do processo produtivo ser controlado por ferramentas estatsticas auxilia na tomada de deciso para diminuir a variabilidade do processo, o que consequentemente garante a reduo dos custos de produo, aumento da produtividade e melhoria da qualidade.

Fenmenos Estatsticos
O fenmeno em Estatstica relaciona-se com qualquer evento que pretenda analisar, cujo estudo seja passvel da aplicao da tcnica estatstica.

Variveis
Varivel o conjunto de resultados possveis de um Fenmeno.

A varivel pode ser: Qualitativa ou Quantitativa

Tipo de Variveis
Qualitativa Quando seus valores so expressos por atributo: Sexo (masculino feminino); Classe social (alta, mdia, baixa). Dentre as variveis qualitativas, ainda podemos fazer uma distino entre dois tipos: varivel qualitativa nominal, para qual no existe nenhuma ordenao nas possveis realizaes, e a varivel qualitativa ordinal, para qual existe uma ordem nos resultados.
Quantitativa Quando seus valores so expressos em nmeros: nmeros de filhos, salrios dos operrios. Uma varivel quantitativa pode assumir duas categorias: Varivel Discreta: Os nmeros dos filhos de uma pessoa pode assumir um dos nmeros N = {0,1,2,...} e a Varivel Continua: J o peso desses filhos pode ser de 32kg, como 50,5kg, como 68,5kg.

Populao e Amostra
Populao
o conjunto constitudo por todos os indivduos que apresentam pelo menos uma caracterstica comum, cujo comportamento interessa analisar.

Amostra um subconjunto, uma parte


selecionada da totalidade de observaes abrangidas pela populao, atravs da qual se faz um juzo sobre as caractersticas da populao.

Exemplos de Populao e Amostra:


Exemplo: Queremos fazer uma pesquisa sobre a
preferncia dos eleitores de Jequi para o novo governador da Bahia. A Populao de interesse o conjunto de todos os eleitores de Jequi. A Amostra o conjunto dos eleitores entrevistados.

Exemplo: O estado de Jequitib deseja saber o valor


mdio do preo da gasolina dos postos de combustveis. A Populao de interesse o conjunto de todos os postos de combustveis do estado de Jequitib. A Amostra o conjunto dos postos de combustveis que foram pesquisados.

Anda mungkin juga menyukai