Anda di halaman 1dari 21

A IMPORTNCIA DA AERAO NOS SISTEMA DE PRODUO AQUCOLAS

UFMG LIMNOLOGIA NOME: MARIA JOS DE FREITAS ANTUNES PROFESSOR: RICARDO PINTO COELHO

Introduo

A aquacultura est crescendo cada vez mais e sua cadeia produtiva bastante complexa, envolvendo a biologia e a ecologia de peixes e de outros organismos aquticos. O correto manejo de suas guas, visando uma boa qualidade da mesma, fundamental. Um dos fatores que mais interfere nessa qualidade a quantidade de oxignio dissolvido.

A morte de toneladas de peixe provocadas pela eutrofizao dos corpos de gua se deve, principalmente pela poluio, isso devido, reduo do oxignio dissolvido na gua.

A quantidade mxima de oxignio que pode ser

dissolvido na gua (100% de saturao) determinada pela temperatura, concentrao de ons dissolvidos e a elevao

Em sistemas com gua parada ou de baixa renovao ou, onde h restries ao uso da mesma. A oxigenao dependente da fotossntese realizada pelo fitoplncton. Em sistemas de fluxo contnuo ou Raceway o abastecimento de gua contnuo nos tanques de cultivo, mas a quantidade de entrada de gua deve ser suficiente para promover a limpeza rpida dos tanque , sem, contudo, exigir dos peixes um esforo exagerado para a natao, o que extremamente desfavorvel para seu pleno desenvolvimento, uma vez que a energia que seria usada para crescimento estar direcionada para o exerccio. Se os sistemas so mais intensivos, requerem o uso de aeradores para promover uma aerao de emergncia durante os perodos em que se prev um dficit de oxignio.

Aeradores

Aeradores so aparelhos que fazem reoxigenao da gua. A aerao dos tanques e viveiros uma ferramenta fundamental para manuteno de nveis adequados de oxignio dissolvido, assegurando uma melhor sobrevivncia e desempenho dos animais, ao mesmo tempo em que possibilita um aumento na capacidade de suporte e, consequentemente, na produtividade do cultivo.

Estratgias de aerao se dividem em quatro modalidades:


A aerao de emergncia, na qual os aeradores so acionados somente quando necessrio; Aerao suplementar, onde a partir de uma certa biomassa ou taxa de alimentao os aeradores so acionados todas as noites; Aerao continua, na qual os aeradores permanecem ligados o tempo todo; Circulao de gua, onde os aeradores so ligados nos horrios de pico de fotossntese com o objetivo de melhorar a qualidade da gua em profundidade.

Representao grfica da concentrao de oxignio ao longo da coluna de gua de um viveiro.

Os aeradores so utilizados:

Com mais freqncia durante o perodo noturno; Tambm pode haver a necessidade de uso dos aeradores durante os dias nublados; Os aeradores tambm so usados para impedir uma forte estratificao qumica e trmica da gua. Durante e aps os episdios de morte sbita do fitoplncton Durante o inverno, em regies frias; No cultivo de camares; Os aeradores tambm so teis para auxiliar na aplicao e homogeneizao de fertilizantes e produtos profilticos ou teraputicos na gua dos viveiros.

Os principais tipos de aeradores so:


Aeradores de ps; Propulsores de ar; Bombas verticais; Bombas aspersoras; Ar difuso.

Aeradores de ps.

Tecnologia Brasileira.

Modelo Americano.

Propulsores - Aspiradores

Bombas verticais

Ar difuso

Posicionamento do aerador e circulao de gua em viveiros

Posicionamento dos aeradores e circulao de gua em viveiros retangulares

Nmero de aeradores necessrios

No caso de tanques e viveiros pequenos (rea menor que 3000 m2), aeradores de pequeno porte so empregados, podendo ser transferidos de um viveiro a outro quando necessrio. Assim, um nmero mnimo de 3 aeradores deve estar disponvel para cada 10 viveiros. Viveiros maiores demandam aeradores de maior porte, portanto mais pesados e difceis de serem transferidos de um viveiro para outro. Cada viveiro , portanto, deve ter seu prprio sistema de aerao, a no ser que sejam usados aeradores montados sobre trailers e acionados pela tomada de potncia (TDP) de tratores ou por motores estacionrios.

Concluso

Conclui-se deste trabalho que a produo aqucola necessita de sistemas de aeradores, uma vez que a produo em larga escala promove uma demanda de oxignio ininterrupta. Entretanto, a escolha do tipo de aerador, bem como a quantidade, vai depender do sistema que se estiver trabalhando. Recomenda-se que essa informaes sejam includas em um pr-projeto, de forma a evitar prejuzos econmicos.

Bibliografia

_ Boyd, C.E.and Watter, B.J., 1989. Aeration Systems in A quaculture.CRC critical review sim A quatic Science. _ Fast, A.; Boyd, C.E. 1992 Water Circulation, Aeration na Other Management Practices. _Kubitza F., 2003 Qualidade da gua no Cultivo de Peixes e Camares. _Neto, J.F.B., Apostila do Regime de Oxignio em Corpos Aquticos.

Obrigada!!!

Anda mungkin juga menyukai