Anda di halaman 1dari 9

Engenharia Qumica Responsvel

Grupo: Isabella Rangel, Stephany Fragoso e Vitria Cristina Curso: Engenharia Qumica

Responsabilidade Individual
O futuro dos negcios exige a compreenso das necessidades universais e depende fortemente do esprito das pessoas envolvidas. Deve-se respeitar qualquer diferena que possa existir no outro, ainda que o outro no seja da sua espcie.

tica
tica: o que se deve buscar para que se sinta e se pratique o bem (no prejudica o ser e nem a terceiros) e que seja bom (tudo o que favorece a vida). Empresas com fundamentos ticos possuem mais potencial de lucros.

tica na Engenharia Qumica

A indstria qumica, por sua prpria natureza, no goza de muito prestgio em relao ao grande pblico.

vtima de seus desenvolvimentos recentes, [a Industria Qumica] como que ultrapassada por seus prprios poderes: cada vez menos simples, ela cada vez mais dificil de vulgarir e cada vez menos compreendida. [...] apenar dos fantasmas alimentados por ameaas da guerra qumica, um produto txico s se torna uma arma entre as mos dos que quiserem que assim seja. (Jacque, 1995)

A responsabilidade do Engenheiro Qumico nasce do reflexo sobre tica em si, podendo considerar antitico qualquer coisa que pode causar mal s pessoas.

Responsabilidade Ambiental
A proteo ambiental uma tarefa que est presente em todos os processos tecnolgicos ou cientficos, desde a pesquisa at a eliminao dos resduos. Fatores: Compatibilidade ambiental Precaues de segurana no transporte e armazenamento Precaues para preveno de acidentes Grau de intensidade de matrias primas e de energia Lixo Reaproveitamento Tecnologias ecoeficientes Verificao do status quo por meio de revises

Responsible Care Program: sade, segurana e meio ambiente formam a base tica de processo que deve nortear as aes das empresas.

Organizao Internacional para Normatizao (ISO): coordenao e unificao de um padro internacional. Promove normas (sries ISO) para facilitar o comercio.

Responsabilidade Social

Desenvolvimento e o cultivo de valores morais para dar sustento tica individual para assim o engenheiro qumico entrar no meio social visando a sua sobrevivncia junto de tudo que o cerca.
Filantropia X Responsabilidade Social Empresarial (RSE)

Baseia-se do assistencialismo (tica absoluta)

Busca fomentar a cidadania (dever)

RSE um valor no qual a tica a base da relao com todos os pblicos


Filantropica (melhoria da qualidade de vida)

tica (honrar os direitos de todos)

Legal (seguir s Leis)

Econnima (realizar lucros)

Caractersticas do novo profissional de engenharia qumica


A conscincia de que aes individuas afetam, direta e indiretamente, pessoas e o meio que as cerca. Desenvolvimento e aprimoramento de valores morais. Conhecimento da Lei e de normas. Envolvimento proativo na comunidade.

Anda mungkin juga menyukai