Anda di halaman 1dari 28

A Educao no contexto do Neoliberalismo

Santa F, 12 de fevereiro de 2014

A Educao no contexto do Neoliberalismo

Liberalismo e neoliberalismo: comparaes

Neoliberalismo: origem, evoluo e teses centrais A Educao na perspectiva neoliberal

PRINCIPAIS IDEIAS DO LIBERALISMO

Liberdade individual Igualitarismo (de direitos) Contratualismo Concepo de cidadania como intitulao de direitos No interveno do Estado Limitao do poder poltico Livre mercado (ordem espontnea) Neutralidade do Estado Representao poltica

IMPLICAES BSICAS DO LIBERALISMO

Quando aplicado rea social, o liberalismo sustenta a tese de que a livre iniciativa privada que deve prover, com exclusividade, servios. (CHAVES, 2007).

Welfare State

Estado de Bem-Estar Social:


Estado interventor/regulador da economia; Estado empresrio:produtor de bens e prestador de servios; Estado provedor dos direitos sociais
(sade, educao, previdncia social,etc)

A Educao no contexto do Neoliberalismo

Neoliberalismo

Surgiu logo depois da 2 Guerra Mundial, na Europa e na Amrica do Norte.

A Educao no contexto do Neoliberalismo

POR QUE SURGIU?

Foi uma reao terica e poltica contra o Estado de Bem-Estar Social, adotado por pases de capitalismo avanado no psguerra.

A Educao no contexto do Neoliberalismo


ADOO DO PROGRAMA NEOLBIERAL

Em 1979, no Governo Thatcher, na Inglaterra Em 1980, no Governo Reagan, nos EUA Em 1982, no Governo Khol, na Alemanha

A Educao no contexto do Neoliberalismo

CRTCA PRINCIPAL

O Estado de Bem-Estar Social anula a liberdade econmica.

Entrega do PBO dia 26 de maro de 2014

A Educao no contexto do Neoliberalismo

PROPOSTA CENTRAL

Redefinio do papel e da atuao do Estado, tanto no campo econmico quanto no social.

A Educao no contexto do Neoliberalismo

DEFENDE

CONDENA

Economia de mercado autoregulvel Estado-Mnimo, com pouqussimas funes (cuidar da justia e da defesa nacional, por exemplo). Privatizao; Abertura comercial; Corte de gastos pblicos no setor social.

Economia de mercado regulada pelo Estado Estado de BemEstar Social (interventor, regulador da economia e provedor dos direitos sociais)

A Educao no contexto do Neoliberalismo

ANOS 1980 AMRICA LATINA equilbrio oramentrio, sobretudo mediante a reduo dos gastos pblicos; abertura comercial; liberalizao financeira-ingresso de capital estrangeiro; eliminao dos instrumentos de interveno do estado, como controle de preos, incentivos, etc.; privatizao das empresas e dos servios pblicos.

A Educao no contexto do Neoliberalismo NO BRASIL

Governo Collor (1990): inicio da implementao do iderio neoliberal, com a abertura do mercado domstico aos produtos internacionais e com um programa de privatizaes de empresas estatais. Governo FHC (1995): a adoo do iderio neoliberal tem continuidade e ganha notvel consistncia.

LIBERALISMO

NEOLIBERALISMO

Combater as restries prcapitalistas; Na agricultura, o Liberalismo promovia um desmantelamento das unidades agrcolas autosuficientes Abriam mercados; Converteu os camponeses em proletrios; Forado a aceitar a legislao trabalhista, a previdncia social e as empresas pblicas; Estimulou o crescimento das cidades e dos complexo urbano-industrial.

Luta contra o capitalismo sujeito s influncias do sindicalismo. Prejudicam a indstria nacional, pblica e privada.Mudam o mercado domstico para o mercado externo, para atender consumidores internacionais. Convertem os trabalhadores assalariados em setores informais ou autnomos. Prejudica o movimento trabalhista, elimina a legislao social e representa um retorno a fase inicial do liberalismo. Prejudica as cidades, transformando-as em enormes favelas, dividindo-as entre muito ricos/muito pobres.

Sujeitos e luta social


Noo de um sujeito fragmentado Impede a compreenso da noo de classe social Impede a constituio de laos de solidariedade de segmentos que poderiam, por sua condio de classe, organizarem-se na luta contra o capital.

A Educao no contexto do Neoliberalismo

A Educao na perspectiva Neoliberal

A Educao no contexto do Neoliberalismo

O GRANDE CULPADO:

Na perspectiva neoliberal, o principal culpado e promotor da crise educacional dos sistemas de ensino dos paises em desenvolvimento , naturalmente, o prprio Estado interventor, centralizado e burocrtico.

A Educao no contexto do Neoliberalismo

Expanso dos sistemas de ensino dos pases em desenvolvimento se deu em termos quantitativos. Crise de eficincia e eficcia. Incapacidade do Estado para administrar a educao e ofert-la em qualidade. Como qualquer outra atividade comercial,

obedecer somente s regras do mercado.

Professores

Esvaziamento do trabalho pedaggico na escola. Bandeiras do professor facilitador, professor reflexivo, afetividade, motivao, aprender a aprender, empregabilidade, qualidade total na educao. Discursos neoliberais.

A Educao no contexto do Neoliberalismo

Diminuio do gasto pblico no setor social O Neoliberalismo evidencia, ideologicamente, um discurso de crise e

de fracasso do sistema educacional pblico,

Propondo sua transferncia para a iniciativa privada, que, naturalmente, busca a eficincia e a qualidade.

A Educao no contexto do Neoliberalismo

deveria ser encarada como um direito social de todos, cada vez mais associada a ideia de um servio prestado e adquirido no mercado ou na filantropia. Amigos da escola

educao

bsica,

por

exemplo,

que

A Educao no contexto do Neoliberalismo

As elites econmicas definem o nvel de ensino obrigatrio: a escola bsica ou fundamental. O ensino mdio e o superior sero organizados segundo as exigncias do mercado. O sistema educacional deve se ajustar s demandas de seu pblico, que pagar o preo determinado pelas leis de mercado. Os filhos de diferentes classes estudam em escolas separadas: segregao educacional.

Qualidade Total

Diante deste cenrio, a educao tambm foi contaminada pelo mesmo discurso falacioso de qualidade total Escola e o professor em prestadores de servios; e quem aprende no cliente, e a educao num produto a ser produzido com alta ou baixa qualidade.

A Educao no contexto do Neoliberalismo COMO SUPERAR A CRISE EDUCACIONAL:

o iderio neoliberal aponta como proposta para a superao da crise educacional a combinao de duas lgicas aparentemente contraditrias: a centralizao e a descentralizao, binmio constantemente veiculado pelos documentos formulados pelo Banco Mundial.

A Educao no contexto do Neoliberalismo


COMO SUPERAR A CRISE EDUCACIONAL:

Descentralizao: Repassar os fundos pblicos para nveis cada vez mais micro (esfera municipal) Evitando a interferncia perniciosa do centralismo estatal Desarticulam-se os mecanismos unificados de negociao com as organizaes associativas dos trabalhadores da educao.

A Educao no contexto do Neoliberalismo


COMO SUPERAR A CRISE EDUCACIONAL: Mas, por outro lado e ao mesmo tempo, leva-se a cabo uma no menos poderosa estratgia centralizadora, fundada: a) no desenvolvimento de programas nacionais de avaliao dos sistemas educacionais altamente centralizados em seu planejamento e implementao (basicamente, provas de rendimento aplicadas populao estudantil; b) no planejamento hipercentralizado de reformas curriculares a partir das quais se chega a estabelecer os contedos bsicos de um Currculo Nacional.

A Educao no contexto do Neoliberalismo ENTRA EM CENA O ESTADO AVALIADOR:

Mediante a estratgia de mesclar aspectos de centralizao e descentralizao, O Estado descentraliza apenas as responsabilidades (financiamento, por exemplo), deixando de ser o principal executor das polticas educacionais, e centraliza o controle sobre as decises estratgicas (como o currculo e avaliao), passando a constituir-se numa instncia apenas controladora ou avaliadora.

Anda mungkin juga menyukai