Anda di halaman 1dari 21

Dayane Arruda de Carvalho

SISTEMAS

Segundo o Dicionrio:
1. Conjuntos de elementos, materiais ou ideais,

entre os quais se possa encontrar ou definir alguma relao. 2. Disposio das partes ou dos elementos de um todo, coordenados entre si, e que funcionam como estrutura organizada. Ex.: sistema penitencirio. 3. Reunio de elementos naturais da mesma espcie que constituem um conjunto intimamente relacionado. Ex.: sistema fluvial.

SISTEMAS

Segundo o Dicionrio:
4. O conjunto de instituies polticas ou sociais,

e dos mtodos por elas adotados, encarados quer do ponto de vista terico, quer do de sua aplicao prtica. Ex.: sistema de ensino. 5. Conjunto ordenado de meios de ao ou de ideias, tendente a um resultado. Ex.: plano,mtodo, sistema de defesa.

SISTEMAS

Segundo o Dicionrio:
6. Tcnica ou mtodo empregado para um fim

precpuo. Ex.: sistema Braille. 7. Modo, maneira, forma , jeito. Ex.: sistema de fazer churrasco. 8. Qualquer mtodo ou plano especialmente destinado a marcar, medir ou classificar alguma coisa. Ex.: sistema mtrico, sistema decimal.

SISTEMAS

Segundo o Dicionrio:
9. Conjunto de rgos compostos dos mesmos

tecidos e que desempenham funes similares. Ex.: sistema nervoso. 10. A prpria lngua quando encarada sob o aspecto estrutural.

SISTEMAS
um conjunto de objetos com um determinado conjunto de relaes entre seus objetos e seus atributos. (OPTNER) um conjunto de partes inter-relacionadas. (TILLES) um conjunto de partes que interagem de modo a atingir um determinado fim, de acordo com um determinado plano ou princpio. (INPE)

SISTEMAS
um conjunto de unidades entre as quais existe relaes. (BERTALANFFY) um conjunto de partes coordenadas, para realizar um conjunto de finalidades. (CHURCHMAN) um conjunto de elementos dinamicamente relacionados entre si, formando uma atividade para atingir um objetivo, operando sobre entradas e fornecendo sadas processadas. (CHIAVENATO)

SISTEMAS
Em sentido mais bsico, qualquer grupo de partes interdependentes que interagem entre si e se inter-relacionam, formando um todo complexo e unificado com um propsito especfico. Sem uma interdependncia, ns temos uma coleo de partes.

SISTEMAS
Um sistema algo que mantm a sua existncia e funciona com um todo atravs da interao de suas partes. Ex.: Corpo humano. Sistemas tm propriedades emergentes que no so encontradas em suas partes. Voc no pode dizer as propriedades de um sistema completo considerando partes e analisando estas partes.

SISTEMAS: Anlise
Se voc dividir um sistema em partes ele perde as propriedades. Dividir alguma coisa em suas partes para ver como ela funciona o que se chama de ANALISAR. Isto muito til para certos tipos de problemas, ou para ver como um sistema grande feito de pequenos subsistemas. Voc ganha conhecimento atravs da anlise.

SISTEMAS: Sntese
Entretanto, voc no pode compreender as propriedades do sistema todo, dividindo o sistema em suas partes constituintes. O complemento da anlise a sntese construindo um todo com o somatrio das partes. Voc ganha compreenso atravs da sntese. O nico modo de descobrir como um sistema funciona e quais so suas propriedades emergentes, v-lo em ao como um todo.

ATIVIDADE

ANLISE X SNTESE
Como a empresa onde eu trabalho?

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS

A Teoria Geral dos Sistemas (TGS) foi desenvolvida pelo bilogo austraco, Ludwig von Bertalanffy, em 1936. Sua ideia central o desenvolvimento de uma teoria de carter geral, de modo que possa ser aplicada a fenmenos bastante semelhantes que ocorrem em uma diversidade de campos especficos de conhecimento. Se diversas disciplinas desenvolvessem conjuntamente seus esforos de pesquisa, seriam capazes de identificar leis e princpios que poderiam ser aplicados com vantagem em vrios sistemas. Com o uso de conceitos globais, os diversos campos cientficos poderiam melhor comunicar seus desenvolvimentos, com ganhos mtuos, por minimizar-se a duplicao de esforos.

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS

Os postulados da TGS vm sendo aplicados na prtica de forma parcial, mas mesmo assim com resultados excepcionais, nos desenvolvimentos decorrentes de grupos multidisciplinares. As hipteses de Bertalanffy, desde o incio, evidenciavam sua descrena em uma viso meramente mecanicista dos fenmenos biolgicos, os quais deveriam ser ampliados por uma viso que considerasse o todo, as suas interrelaes e as com o seu ambiente. Estava dado o passo inicial da concepo de complexidade mltiplas relaes e interconexes a qual foi posteriormente levada tambm para os sistemas de cunho social tais como os governos e as empresas.

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS


A partir destas concepes genricas passou a elaborar sua Teoria Geral dos Sistemas. Esta foi por ele definida como sendo uma cincia geral de totalidade. Em forma elaborada, ela seria o raciocnio matemtico aplicvel s varias cincias empricas. A teoria dos sistemas de Bertalanffy, com slido embasamento biolgico, procurou evidenciar inicialmente as diferenas entre sistemas fsicos e biolgicos.

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS: Princpios


Segundo Bertalanffy, a Teoria Geral dos Sistemas segue os seguintes princpios: H uma tendncia geral integrao das varias cincias naturais e sociais; Esta integrao parece girar em torno de uma teoria geral dos sistemas; Esta teoria poder ter um recurso importante ao buscar uma teoria exata em campos no fsicos da cincia; Ao elaborar princpios unificadores que correm pelo universo das cincias, esta teoria nos remeter meta da unificao da cincia, o que poder conduzir a uma integrao cientfica.

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS: componentes


Objetivos: As metas do sistema Entradas: a diferena entre entradas e sadas mnima, e depende do ponto de vista e circunstncia. Os recursos so aplicados na converso das entradas. Sadas: as sadas so os resultados do processo de converso e so consideradas como resultados, xitos ou benefcios. Controles e avaliaes (importante para se estabelecer medidas de desempenho). Retroalimentao ou Feedback (permitindo avaliar as respostas obtidas em funo dos parmetros previamente definidos).

SISTEMAS DE INFORMAO

A informao sempre foi importante para a tomada de deciso e, portanto, para qualquer ato de gesto. Mas hoje, o volume de informao disponvel sofreu um crescimento exponencial. Atualmente no h falta de informao mas sim excesso de dados. Uma consequncia desta realidade que preciso organizar essa mesma quantidade de dados. E para isso que existem os Sistemas de Informao. Podem dar-se vrias definies de Sistemas de Informao. Trata-se, em linhas gerais, de um conjunto, composto por vrias componentes como computadores, pessoas, documentos, processos, etc., que permite produzir, recolher e armazenar dados. Esses dados constituem a informao que essencial para a grande maioria das tomadas de decises.

SISTEMAS DE INFORMAO: Elementos


Input: os dados brutos, sem tratamento; Hardware: todos os equipamentos que permitem recolher, tratar e armazenar os dados; podem ser informtico ou no. Software: o conjunto de programas informticos que permitem, por um lado, tratar os dados presentes, transformando-os em informao e, por outro lado, funcionar com os equipamentos informticos. Pessoas: fazem parte dos sistemas de informao na medida em que so os recursos humanos que esto focados para tudo o que tem a ver com a informao (recolhimento, tratamento utilizao). Output: trata-se do produto final, depois das fases de recolhimento, de tratamento e de armazenagem dos dados, ou seja a informao, arrumada de forma lgica e til para a empresa e tambm de fcil acesso.

SISTEMAS DE INFORMAO: Objetivos

Os sistemas de informao, se bem concebidos e bem trabalhados numa empresa podem trazer vantagens aos mais variados nveis. Por exemplo:
Reduzir custos;
Aumentar a oferta; Melhorar a satisfao dos clientes; Detectar nichos de mercado; Melhorar a qualidade dos produtos e servios.

SISTEMA DE INFORMAO: Funes

O recolhimento de informao:
Os dados relevantes para a ajuda na tomada de

deciso nos vrios nveis da empresa podem ser externos e internos.

O tratamento da informao: O armazenamento da informao:

Anda mungkin juga menyukai