Anda di halaman 1dari 6

Fazer o teste de HIV e SIDA

Vantagens de fazer o teste de HIV


Conhecer o seu estado de Sero - prevalncia Aceitao do seu estado de HIV positivo e enfrenta-lo; Promove e facilita a mudana de comportamento; Acesso aos cuidados mdicos especializados e aconselhamento, preveno da tuberculose e outras infeces oportunistas; Transmisso vertical (me para o Filho); Acesso aos grupos de apoio; Ajuda a planificar o futuro dos seus filhos.etc

CONHECER O SEU ESTADO DE SERO PREVALNCIA

HIV -Negativo

Conhecendo o seu estado de prevalncia , vai - te ajudar na mudana de comportamento , prucure ter apenas um parceiro ; Aconselha ao teu parceiro a fazer o teste, enquanto isso no podes fazer relaes sexuais sem PRESERVATIVO; Dialogar com seu parceiro sobre o HIV e SIDA, este assunto deve ser o prato de cada dia; Conversar com os seus filhos sobre o HIV e SIDA, fazer ver quais os riscos que eles podem correr ao iniciar a manter relaes sexuais; Fazer teste com frequncia, pelo menos uma vez por ano.

ACEITAO DO SEU ESTADO DE HIV POSITIVO E ENFRENTA-LO;

Sentimentos mais comuns apos o teste (HIV-POSITIVO)

Depresso,arrependimento,desespero,Negao,Conformismo,esperana,Desconfiana; autocondenao, aceitao, egoismo, vergonha,Agonia,medo, vingana etc.


Receio o que os meus colegas iro dizer quando souberem que sou HIV- Positivo; Porque que isto tinha que acontecer precisamente comigo? No pode ser verdade, no acredito que seja HIV- POSITIVO; Porque no dei ouvidos ao meu amigo, me ou activista? No me apetece fazer nada vou gastar todo o meu dinheiro, comer tudo que eu tenho; No vou morrer sozinho com este virus, mais pessoas viro comigo; Ser HIV Positivo no significa o fim do mundo, a vida continua.

Acesso aos cuidados mdicos especializados e aconselhamento, preveno da tuberculose e outras infeces oportunistas;

O que so doenas oportunistas?


As infeces oportunistas(IO) so doenas causadas por microbios que se aproveitam do enfraquecimennto do sistema de proteco do corpo. H muitas IO e as mais comuns so: a TB, a malria, diarreia, infeces na boca, pele, cerebro e pulmes. As PVHS no tem as mesmas IO. Quando fizeres o teste e acusar positivo, mesmo sem sintomas e sinais, importante fazer acompanhamento mdico para saber o seu nivel de defesa atraves do CD4; Nos servios de sade, podes receber os conselhos mdicos, como viveres positivamente,no compres medicamentos para te tratares por si prprio sem o conselho mdico, podes gastar muito dinheiro e ainda por cima piorar a sua condio( alguns medicamentos podem ser perigosos nas pessoas que tem HIV);

Planificar o futuro

Ajuda a planificar o teu futuro e dos seus filhos, se gastavas dinheiro desnecessariamente, comea a economizar guardando no banco, por exemplo: Abre conta no banco para os teus filhos e vai fazendo o deposito gradualmente; Se no tens casa comea a construir, e legaliza bem o terreno e deixa toda adocumentao bem organizada , conveniente que o seu filho mais velho ou a sua mulher saiba o local onde guardas os documentos; Faz documentos claros sobre a finalidade da tua casa por exemplo: para teus filhos estudarem podem arrendar a casa,o responsvel da casa etc.

Anda mungkin juga menyukai