Anda di halaman 1dari 17

Caractersticas

Trabalho realizado por: Joo Peixeiro N 9 7 A 2 de Maio de 2011

Disciplina: Histria Professora: Cristina Raimundo

A arte romana sofreu duas fortes influncias: a da arte etrusca popular e voltada para a expresso da realidade vivida, e a da Grcia, orientada para a expresso de um ideal de beleza. Uma das heranas culturais mais importantes que os etruscos deixaram aos romanos foi o uso do arco e da abbada nas construes.

Fig. 1 Jardim de Beja

Fig. 2 Baslica de S. Pedro

Grandeza material, realando a ideia de fora;


Energia e sentimento; Predomnio da beleza; Originais: urbanismo, vias de comunicao, anfiteatro, termas.

Religio: Templos Os mais conhecidos so o templo de Jpiter, o de Saturno, o da Concrdia e o de Csar.

Fig. 4 - Templo de Saturno Fig. 3 - Templo de Jpiter Fig. 5- Templo de Csar

Comrcio e civismo: Baslica A princpio destinada a operaes comerciais e a actos judicirios, a baslica servia para reunies da bolsa, para tribunal e leitura de ditos. A baslica apresenta uma caracterstica inconfundvel: a planta rectangular dividida em vrias colunatas.

Fig. 6 Baslica de S. Pedro - Roma

Higiene: Termas Constitudas de ginsio, piscina, prticos e jardins, as termas eram o centro social de Roma. As mais famosas so as termas de Carcala que, alm de casas de banho, eram centro de reunies sociais e desportos.

Figura 7 Runas das termas de Carcala

Divertimentos:
Circo: Ligada aos divertimentos, foi de Roma que se originou o circo. Dos jogos praticados temos: Jogos circenses - corridas de carros; Ginsios - includos neles o pugilato; Jogos de Tria - aquele em que havia torneios a cavalo; Jogos de escravos - executados por cavaleiros conduzidos por escravos;
Figura 8 Circo de Roma

Teatro: imitado do teatro grego. O principal teatro o de Marcelus. Tinha cenrios versteis, giratrios e retirveis.

Figura 9 Teatro de Pompeu

Anfiteatro: o povo romano apreciava muito as lutas dos gladiadores. Essas lutas compunham um espectculo que podia ser apreciado de qualquer ngulo. Pois a palavra anfiteatro significa teatro de um e de outro lado. Assim era o Coliseu, certamente o mais belo dos anfiteatros romanos. Esse anfiteatro de enormes propores chegava a acomodar 40.000 pessoas sentadas e mais de 5.000 em p.

Figura 10 Coliseu de Roma

Monumentos decorativos:
Arco de Triunfo: prtico monumental feito em homenagem aos imperadores e generais vitoriosos. Coluna Triunfal: a mais famosa a coluna de Trajano, com seu caracterstico friso em espiral que possui a narrativa histrica dos feitos do Imperador em baixos-relevos no fuste.

Figura 12 Coluna Triunfal Figura 11 Arco do Triunfo

A pintura romana aparece muito ligada arquitectura pois um meio de revestir as paredes para no ficarem desprovidas de ornamentao. Eram feitas pinturas a fresco com temas muito variados, desde a natureza morta aos retratos.
Os mosaicos so uma diviso da pintura pois no passam de pinturas feitas com pequenas pedras coloridas em vez de serem pigmentos de tinta.

Figura 12 Retrato

Figura 13 Mosaico

Os romanos eram grandes admiradores da arte grega, mas por temperamento, eram muito diferentes dos gregos. Por serem realistas e prticos, as suas esculturas so uma representao fiel das pessoas e no a de um ideal de beleza humana, como fizeram os gregos. Retratavam os imperadores e os homens da sociedade.

Figura 15 Escultura Romana Figura 14 Escultura de Csar

Com este trabalho pude concluir que os romanos basearam a sua arte na arte grega, mas aperfeioaram-na de acordo com o seu prprio estilo. Fizeram grandes trabalhos e que ainda hoje podemos encontrar nalgumas runas.

Para realizar este trabalho pesquisei nos seguintes livros:

Novo Clube de Histria 7 Pedro Almiro Neves, Cludia Amaral Porto Editora Histria 7 Ana Oliveira, Paula Torro Texto Editores

Pesquisei tambm na Internet:


pt.wikipedia.org/wiki/Arte_da_Roma_Antiga www.historiadaarte.com.br/arteromana.html www.eb23sof.com/sites/projectoiepcp.../arte-romana.ppt

Contei ainda com a ajuda do meu irmo

Anda mungkin juga menyukai