Anda di halaman 1dari 79

Gesto Pblica

2. Administrao Estratgica. 4. Departamentalizao; descentralizao; desconcentrao. 5 Os agentes pblicos e a sua gesto, normas legais e constitucionais aplicveis. 8 Gesto de conflitos.

O ESTADO

O Estado uma sociedade natural, no sentido de que decorre naturalmente do fato de os homens viverem necessariamente em sociedade e aspirarem realizar o bem geral que lhes prprio, isto , o Bem Comum. Por isso e para isso a sociedade se organiza em Estado. O Estado a organizao poltico-jurdica de uma sociedade para realizar o bem pblico/comum, com governo prprio e territrio determinado.

A palavra Estado um conceito poltico que designa uma forma de organizao social soberana e coercitiva. Desta forma, o Estado o conjunto das instituies que possuem a autoridade e o poder para regular o funcionamento da sociedade dentro de um determinado territrio.

ESTADO E GOVERNO
O Estado de direito aquele que enfoca a sua organizao na diviso de poderes (Executivo, Legislativo e Judicial). importante esclarecer que os conceitos de Estado e governo no so sinnimos. Os governantes so aqueles que, temporariamente, exercem cargos nas instituies que conformam o Estado.

ESTADO E NAO
Por outro lado, h que distinguir o termo Estado do termo nao, j que existem naes sem Estado (nao palestina, nao basca) e Estados que renem e abarcam vrias naes. Vrias correntes filosficas opem-se existncia do Estado tal como o conhecemos.

Elementos Constitutivos do Estado


I Povo: a populao do Estado, considerada pelo aspecto puramente jurdico, sujeitos s mesmas leis, detentores de direitos e deveres. Nao: (entidade moral) um grupo de indivduos que se sentem unidos pela origem comum, pelos interesses comuns, e principalmente, por ideias e princpios comuns.

Elementos Constitutivos do Estado


II Territrio: a base espacial do poder jurisdicional do Estado onde este exerce o poder coercitivo estatal sobre os indivduos humanos, sendo materialmente composto pela terra firme, incluindo o subsolo e as guas internas (rios, lagos e mares internos), pelo mar territorial, pela plataforma continental e pelo espao areo.

Elementos Constitutivos do Estado


III Governo: o conjunto das funes necessrias manuteno da ordem jurdica e da administrao pblica. A palavra governo possui dois sentidos; coletivo e singular. O primeiro, como conjunto de rgos que orientam a vida poltica do Estado. O segundo, como poder executivo, rgo que exerce a funo mais ativa na direo dos negcios pblicos.

Sociedade
Sociedade, em sentido amplo, uma reunio de indivduos, povos, naes etc. Estritamente falando, quando dizemos de sociedade, nos referimos a um grupo de pessoas que tm a mesma cultura e tradies, e esto localizados no mesmo espao e tempo. Todo homem est imerso na sociedade circundante, o que influencia a sua formao como pessoa. Este conceito se aplica no apenas raa humana, uma vez que tambm so sociedades, aquelas conformadas pelos animais, como as formigas.

Sociedade
A sociedade humana surgiu como uma soluo para atender s necessidades do homem, por meio de ajuda mtua, por isso que, por meio da sociedade, o homem pode ser educado, obter emprego e criar uma famlia, incluindo milhares de possibilidades. Mas, esta no a nica finalidade da sociedade, como tambm serve de quadro para a organizao e os benefcios da relao entre os indivduos.

Sociedade
Antigamente, nos tempos pr-histricos, a sociedade foi organizada hierarquicamente e a mobilidade social era inconcebvel, isto , se uma pessoa era nascida em uma posio muito baixa da sociedade, mudana de faixa social, ou progresso, eram negados. Mais tarde, os gregos, em Atenas, comearam a deixar de utilizar este absolutismo, dando origem ao conceito de democracia, a qual, apenas aqueles considerados como cidados atenienses tinham participao.

Sociedade
Foi com a Revoluo Francesa que a mobilidade social foi um fato, e agora as pessoas podem ascender (e descender) socialmente, visto isso como uma coisa cotidiana. Esta revoluo fez surgir novas formas de organizao, tais como o socialismo, onde o Estado tem grande interveno ou o anarquismo, onde o Estado no existe, e as pessoas so totalmente livres.

EVOLUO DO ESTADO
O Estado, pode ter sempre existido, surgindo por meio das mltiplas relaes mtuas em prol de um bem comum at que conseguiu se organizar estruturalmente, ou pode nunca ter existido sendo fruto apenas de uma acepo ontolgica do que na verdade sempre existiu com outro nome, o Poder; pode ainda ser uma inveno moderna que evoluiu das teses poltico filosficas de diversos pensadores e ativistas polticos no curso da histria e pode estar fadado a desaparecer como pregou Karl Marx.

EVOLUO DO ESTADO
Basicamente, o Estado na Idade Mdia surge da luta contnua travada pelo territrio, uma vez que, o sistema feudal de aproveitamento da terra garantiria o controle e monoplio do poder. As lutas entre a nobreza, a Igreja e os prncipes por suas respectivas parcelas no controle e produo da terra prolongaram-se durante toda a Idade Mdia. Nos sculos XII e XIII, emerge mais um grupo como participante nesse entrechoque de foras: os Privilegiados moradores das cidades, a burguesia.

EVOLUO DO ESTADO
Este monoplio do poder, pelo soberano, afora a ingerncia da Igreja, foi evoluindo para o absolutismo ao mesmo tempo em que a classe burguesa igualmente evolua, mas achacada pelos altos tributos cobrados de todos os meios e de todos os lados, evoluindo para uma situao, quem em torno do sculo XVIII j seria insustentvel.

A capacidade do funcionrio central de governar toda a rede humana, sobretudo em seu interesse pessoal, s foi seriamente restringida quando a balana sobre a qual se colocava se inclinou radicalmente em favor da burguesia e um novo equilbrio social, com novos eixos de tenso, se estabeleceu. S nessa ocasio, os monoplios pessoais passaram a tomar-se monoplios pblicos no sentido institucional. Apesar da transformao do monoplio, do pessoal ao pblico, quem detm efetivamente este monoplio a burguesia, que assume o controle do Estado.

Passando o monoplio para o Estado, corresponde a dizer que a riqueza do Estado proveniente da cobrana de tributos, fonte de receita, que anteriormente constitua a riqueza, agora passaria a ser recolhida e administrada, pelas instituies, contudo sem ainda ter uma estrutura organizacional que pudesse administrar esse capital de modo a estabelecer uma relao de deveres e obrigaes entre o Estado, por suas instituies, e o pagador de tributos, onde no houvesse mais privilgios, intervenes eclesisticas, confiscos, desperdcio de dinheiro alheio e se realizasse o mnimo necessrio de aporte capital para as polticas de desenvolvimento social.

Do ponto de vista da historiografia considera-se a Revoluo francesa, em 1789, como o marco inicial do surgimento do Estado de Direito estado burgus como visto acima , mormente pela clebre Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado e porque foi o incio da queda do absolutismo e das dinastias, gozando, portanto, de importncia histrica especial, entretanto, a primeira organizao estruturada de Estado surgiu em 1778 com o pacto das 13 colnias americanas e a edio de uma constituio confederativa, com estados soberanos e, mais tarde, em 1787 com a unificao da soberania, sancionando uma constituio federativa.

EVOLUO DO ESTADO DE DIREITO


a) Estado Liberal Surge com a revoluo burguesa na Frana, suas caractersticas bsicas so a no interveno do Estado na economia, igualdade formal, autonomia e diviso dos poderes, Constituio como norma suprema e limitadora dos poderes pblicos e garantia de direitos fundamentais individuais, surgindo os denominados direitos de primeira gerao.

b) Estado Social Surge com a Revoluo Russa, em 1917, aps constantes reivindicaes dos trabalhadores por melhores condies de vida, suas caractersticas bsicas so a interveno do Estado na economia para garantir um mnimo necessrio ao cidado, aproximao a uma igualdade material, autonomia e diviso dos poderes, Constituio como norma suprema e limitadora dos poderes pblicos e garantias de direitos sociais como, educao, sade, trabalho, moradia, entre outros, surgindo os direitos de segunda gerao.

c) Estado Democrtico Surge aps a Segunda Guerra Mundial, sendo suas caractersticas principais a representatividade poltica pelo voto do povo, detentor da soberania e uma Constituio no apenas limitadora de poderes e polticas pblicas, mas regulamentadora das prestaes positivas do Estado em prol do cidado e da coletividade.

A estrutura do Estado de direito passa a ser sistematizada como: 1. Estrutura formal do sistema jurdico: garantia das liberdades fundamentais com a aplicao da lei geral-abstrata por parte de juzes independentes. 2. Estrutura material do sistema jurdico: liberdade de concorrncia no mercado, reconhecida no comrcio aos sujeitos da propriedade.

A estrutura do Estado de direito passa a ser sistematizada como: 3. Estrutura social do sistema jurdico: a questo social e as polticas reformistas de integrao da classe trabalhadora. 4. Estrutura poltica do sistema jurdico: separao e distribuio do poder.

BLOCO 2
FORMAO DO ESTADO BRASILEIRO

1824 Primeira Constituio do Pas Redige o mandato do novo Imperador, uma Carta Magna que estabelece um governo monrquico, isto , vitalcio, hereditrio e representativo que outorgada, quer dizer, imposta ao povo, pois no houve eleies para a escolha dos representantes constituintes, vez que em 1823, D. Pedro I dissolveu a Assembleia Constituinte que ele prprio convocara, porque esta no se curvou s suas exigncias. A Constituio foi ento outorgada sem a adoo da clssica diviso de Poderes de Montesquieu, a chamada tripartite, a Constituio do Imprio, como ficou conhecida, tinha um Poder Moderador, exercido pelo Imperador, o Poder Judicirio, o Executivo e o Legislativo.

O Poder Legislativo era bicameral, a dos deputados, eletiva e temporria e a dos senadores, vitalcia e os seus membros nomeados pelo Imperador, dentre uma lista trplice indicada pela Provncia. As eleies eram indiretas e censitrias. O Poder Executivo era exercido pelos ministros de Estado tendo como Chefe o Imperador. O Poder Judicirio era independente, mas o Imperador, como Chefe do Poder Moderador, podia suspender os juzes.

As Provncias (hoje estados) eram subordinadas ao Poder Central, na pessoa de seu presidente (atual governador), e do Chefe de Polcia, ambos eram escolhidos pelo Imperador. Embora marcado pelo intenso centralismo poltico e administrativo, adotava oficialmente a religio catlica como oficial e foi o Texto Constitucional mais longo da nossa histria, tendo durado sessenta e cinco anos e paradoxalmente, uma das constituies mais liberais para a poca.

A Constituio da Repblica dos Estados Unidos do Brasil de 24 de Fevereiro de 1891 O Estado brasileiro no mais monrquico, mas republicano. Em 24/2/1891, se outorga uma nova constituio. As Provncias foram transformadas em Estados Membros e o Municpio Neutro, em Distrito Federal. Adotou-se o Federalismo com a consagrao da unio indissolvel, o que revelava o temor que houvesse secesso. Os Estados-Membros passaram a gozar de autonomia com competncias governamentais prprias de um Estado Federalista.

Presidencialismo como forma de governo, cujo mandato era de quatro anos, extinguindo-se com o Poder Moderador da constituio monrquica, adotando tambm a tripartio de Poderes. O Poder Legislativo continuou bicameral, extinguindo-se com o voto censitrio e adotando-se o sufrgio direto, um grande avano democrtico. O Poder Judicirio fortaleceu-se, conferindo-se aos seus membros a vitaliciedade e a irredutibilidade de vencimentos. Assumiu o controle dos atos legislativos e administrativos.

A Constituio da Repblica dos Estados Unidos do Brasil de 16 de Julho de 1934 Promulgada em 16/7/1934, durante o Governo de Getlio Vagas, fruto da Revoluo Constitucionalista de 1932, inseriu a democracia social com inspirao na constituio alem de Weimar. Manteve os princpios fundamentais formais como a Repblica, a Federao, a diviso de Poderes, o Presidencialismo e o Regime Representativo, criou a Justia Eleitoral, admitindo o voto feminino.

A Constituio da Repblica dos Estados Unidos do Brasil de 16 de Julho de 1934 Seu principal caracterstico, est na declarao de direitos e garantias individuais, dedicando um ttulo sobre a ordem econmica e social, sobre a famlia, a educao e a cultura, normas de contedo programtico fortemente influenciada pela democrtica Constituio de Weimar.

A Constituio dos Estados Unidos do Brasil de 10 de Novembro de 1937 Outorgada por Getlio Vargas, em 10/11/1937, aps a dissoluo do Congresso Nacional e a revogao da constituio de 1934, a nova Carta Magna tinha inspirao fascista sendo, por bvio, extremamente autoritria.

A Constituio dos Estados Unidos do Brasil de 10 de Novembro de 1937 A tripartio de Poder foi enfraquecidas. O Poder Executivo, na pessoa do Presidente da Repblica, chamado de Chefe Supremo do Estado, concentrava a maior parte dos poderes. O Poder Legislativo podia ser colocado em recesso, com o Chefe do Estado acumulando suas funes. O Judicirio tornou-se submisso ao Executivo e o Congresso sob seu controle podia anular suas decises.

A Constituio da Repblica dos Estados Unidos do Brasil de 18 de Setembro de 1946 Promulgada em 18/9/1946, por meio de uma assembleia nacional constituinte eleita democraticamente, retomou as questes sociais da constituio de 1934, afinal o mundo respirava o ps-guerra tendo derrotado o nazi-fascismo, inclusive com ajuda brasileira cujas tropas lutaram a favor dos Aliados contra o Eixo.

A Constituio da Repblica dos Estados Unidos do Brasil de 18 de Setembro de 1946 Retornou o Brasil ao regime democrtico depois do estado novista getulista, com um modelo democrtico, com eleies livres e diretas para presidente da repblica com mandato de cinco anos. Sofreu apenas trs emendas at 1961, dado ao seu carter altamente de estabilidade. Com a renuncia de Jnio Quadros, o pas volta a viver crises institucionais que se refletem no campo constitucional, sendo que em 1/9/1961, institui-se o parlamentarismo por desconfiana da ideologia do vice-presidente eleito Joo Goulart, perdurando esse regime at 23/1/1963.

A Constituio Brasileira de 1967 Joo Goulart cassado por meio de um Golpe Militar consolidado em 1 de abril de 1964. O governo militar necessitou de uma nova Carta Constitucional para consolidar o seu poder, dentro de um alinhamento mais direita, motivo pelo qual a democrtica constituio de 1946 pereceu, sucedeu-lhe a forte ideologia da teoria da segurana nacional prevalecendo dominantemente.

A Constituio Brasileira de 1967 Poder Executivo se fortaleceu de forma eminentemente centralizadora em detrimento dos demais ambos, que tiveram impositivamente reduzidas muitas de suas competncias e atribuies. As garantias e direitos individuais tiveram um rebaixamento quase ao nvel zero de forma sobremodo exagerada, pois havia a possibilidade de suspenso at dos direitos polticos de quaisquer cidados.

A Constituio Brasileira de 1967 Outorgou-se a emenda constitucional n 01, de 1969, para garantir ao Regime todos os poderes. O perodo da ditadura militar brasileira, perdurou at abril de 1985, quando ainda que atravs de eleies indiretas no Colgio Eleitoral do Congresso Nacional, um civil foi eleito Presidente da Repblica. Com o fim da ditadura, houve eleies diretas para uma nova Assembleia Nacional constituinte congressual em 1986, que redigiu a atual Constituio Cidad de 1988.

A Constituio Cidad da Repblica Federativa do Brasil de 5/10/1988 Promulgada democraticamente em 5/10/1988, por meio de uma legtima Assembleia Nacional constituinte. Instituindo um Estado de Direito assentado resumidamente nos seguintes valores: direitos sociais e individuais, liberdade, segurana, bem-estar, desenvolvimento, igualdade e justia.

A Constituio de 5/10/1988 A a Educao mereceu tratamento minucioso: A Educao consiste num processo de desenvolvimento do indivduo, que implica a boa formao moral, fsica, espiritual e intelectual, visando o seu crescimento integral. De acordo com a atual Constituio, a educao direito de todos e dever do estado e da famlia. A organizao jurdica no plano constitucional atual da educao solidificou enquanto princpio bsico, a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, o conhecimento e a arte.

BLOCO 3
ADMINISTRAO ESTRATGICA

Estratgia
Peter Wright Estratgia refere-se aos planos da alta administrao para alcanar resultados consistentes com a misso e os objetivos gerais da organizao.
Michael A. Hitt uma estratgia um conjunto integrado e coordenado de compromissos e aes definidos para explorar competncias essenciais e obter vantagem competitiva. (...) uma empresa tem vantagem competitiva quando implementa uma estratgia que os concorrentes no conseguem copiar ou acham custosa demais para imitar.

Estratgia
Mtodos Plano

Processos

Administrao Estratgica

O Processo de Administrao Estratgica o conjunto completo de compromissos, decises e aes necessrios para que a empresa obtenha vantagem competitiva e retornos acima da mdia

O Processo de Administrao Estratgica o conjunto Retornos maiores do que o investidor espera ganhar completo compromissos, decises e aes Risco em outrosde investimentos com risco semelhante. necessrios para a empresa obtenha vantagem a incerteza do que investidor quanto s perdas ou aos competitiva e financeiros retornos acima mdia . de um ganhos que da resultaro determinado investimento.

Direcionadores da Administrao Estratgica Estgios do Processo da Administrao Estratgica


O primeiro passo de uma empresa no processo analisar seus ambientes externo e interno para determinar seus recursos, suas capacitaes e competncias essenciais suas fontes de informaes estratgicas (inputs). essas informaes, a empresa desenvolve sua viso e misso e formula sua estratgia. Para implantar essa estratgia a empresa toma aes no sentido de obter vantagem competitiva e retornos acima da mdia.

Direcionadores da Administrao Estratgica

Direcionadores da Administrao Estratgica


Viso um retrato do que a empresa pretende ser e, em termos amplos, do que pretende realizar. (Michael A. Hitt). Existem, s centenas, questes de provas que misturam viso e misso organizacional. Segue uma dica para no errar: a viso da organizao deve responder s perguntas: Qual o nosso objetivo? Onde queremos chegar, no futuro?

Direcionadores da Administrao Estratgica

Direcionadores da Administrao Estratgica


Misso - A viso a base da misso da empresa. A misso especifica o negcio e onde pretende competir e os clientes aos quais a empresa pretende atender. A misso mais concreta do que a viso e explicita o porqu da existncia daquela organizao. O enunciado da misso uma declarao concisa do propsito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes e deve responder as perguntas: Por que a empresa existe? O que a empresa faz? Para quem?

Direcionadores da Administrao Estratgica

Direcionadores da Administrao Estratgica

Planejamento
O planejamento o processo derivado da funo da administrao de planejar, que significa especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as aes apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos. O planejamento tambm pode ser entendido como a formulao sistemtica de objetivos e aes alternativas, que ao final, desembocar na escolha sobre a melhor ao.

Planejamento
Tambm diz respeito a implicaes futuras de decises presentes, pois um processo de decises recprocas e independentes que visam alcanar objetivos anteriormente estabelecidos.

a. O planejamento estratgico est relacionado com a adaptao da organizao a um ambiente mutvel. Ou seja, sujeito incerteza a respeito dos eventos ambientais. Por se defrontar com a incerteza tem suas decises baseadas em julgamentos e no em dados concretos. Reflete uma orientao externa que focaliza as respostas adequadas s foras e presses que esto situadas do lado de fora da organizao.

b. O planejamento estratgico orientado para o futuro. Seu horizonte de tempo o longo prazo. Durante o curso do planejamento, a considerao dos problemas atuais dada em funo dos obstculos e barreiras que eles possam provocar para um almejado lugar no futuro.

c. O planejamento estratgico compreensivo. Ele envolve a organizao como uma totalidade, abarcando todos os seus recursos, no sentido de obter efeitos sinergsticos de todas as capacidades e potencialidades da organizao. A resposta estratgica da organizao envolve um comportamento global, compreensivo e sistmico. A participao das pessoas fundamental nesse aspecto, pois o planejamento estratgico no deve ficar apenas no papel, mas na cabea e no corao de todos os envolvidos. So eles que o realizam e o fazem acontecer.

d. O planejamento estratgico um processo de construo de consenso. Devido diversidade dos interesses e necessidades dos parceiros envolvidos, o planejamento deve oferecer um meio de atender a todos na direo futura que melhor convenha para que a organizao possa alcanar seus objetivos. Para isso, preciso aceitao ampla e irrestrita para que o planejamento estratgico possa ser realizado atravs dessas pessoas em todos os nveis da organizao.

e. O planejamento estratgico uma forma de aprendizagem organizacional. Por estar orientado para a adaptao da organizao ao contexto ambiental, o planejamento constitui uma tentativa constante de aprender a ajustar-se a um ambiente complexo, competitivo e suscetvel a mudanas.

Aprendizagem Organizacional

Adaptao ao Ambiente

Construo de Consensos

Viso do Futuro

Compreensivo e Adaptvel

BLOCO 4
EXERCCIOS

Anda mungkin juga menyukai