Anda di halaman 1dari 18

Eu sei que voc acha que entendeu o que voc pensa que eu disse, mas no estou certo de voc

tenha percebido que o que voc ouviu, no precisamente o que eu quis dizer
Aviso na Sala de Imprensa do Pentgono

A palavra Comunicao vem do latim Comunicare que significa POR EM COMUM. O ser humano tem a necessidade natural de se agrupar em sociedade. Por isso, existe a propenso inata colocar o seu em comum com o prximo.

Trocar experincia atravs sentimentos e emoes.

de

idias,

Segundo Chiavenato, Comunicao o processo de transmisso de uma informao de uma pessoa para outra ento compartilhada por ambas. Para que haja comunicao, necessrio que o destinatrio da informao a receba e a compreenda. A informao simplesmente transmitida, mas no recebida, no foi comunicada. Para tanto, o autor prope que o processo de comunicao seja estruturado com base em 5 etapas:

O EMISSOR OU FONTE: a pessoa, coisa ou processo que emite a mensagem. O TRANSMISSOR OU CODIFICADOR: o equipamento ou mecanismo que liga a fonte ao canal.

O CANAL: o espao situado entre o transmissor e o receptor.


O RECEPTOR OU DECODIFICADOR: o equipamento que liga o canal ao destino. (ex: audio). O DESTINO: a pessoa, coisa ou processo para o qual a mensagem enviada.

Fundamental: no h comunicao unilateral. A comunicao , basicamente, um ato de partilha, o que implica, no mnimo, bilateralidade.

1. A REALIDADE OU SITUAO o contexto no qual est ocorrendo a interao. 2. OS INTERLOCUTORES - emissor e receptor 3. A MENSAGEM so informaes ou emoes que queremos passar. 4. OS SIGNOS so os sinais ou smbolos utilizados na emisso da mensagem 5. OS MEIOS so veculos que utilizamos para passar a informao: os gestos, palavras, expresses faciais, distncias mantidas, objetos, adornos, etc.

Verbal refere-se s palavras expressas por meio da fala (oral) ou escrita. No-verbal ocorre por meio de gestos, silncios, expresses faciais, postura corporal, etc...

Vocal verbal As Palavras


Vocal no verbal Sinais paralingusticos (tom e volume da voz, ritmo da fala,..) No-vocal verbal Palavras escritas (comunicao escrita)

O valor da vrgula
Campanha de 100 anos da ABI

Vrgula pode ser uma pausa... ou no. No, espere. No espere.. Ela pode sumir com seu dinheiro. 23,4. 2,34.

Pode criar heris.. Isso s, ele resolve. Isso s ele resolve. Ela pode ser a soluo. Vamos perder, nada foi resolvido. Vamos perder nada, foi resolvido. A vrgula muda uma opinio. No queremos saber. No, queremos saber. A vrgula pode condenar ou salvar. No tenha clemncia! No, tenha clemncia!

Uma tarefa para voc! Adicione a vrgula no local correto: SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO SUA PROCURA.

Se voc for mulher, certamente colocou a vrgula depois de MULHER... Se voc for homem, colocou a vrgula depois de TEM...

1. Neguei-o eu e nego. (Rui Barbosa) Neguei-o eu, e nego. Regra: objeto direito pleonstico, enftico ou redundante.
2. Misael tirou Maria Elvira da vida instalou-a num sobrado no

Estcio pagou mdico dentista manicura. (Manuel Bandeira) Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado no Estcio, pagou mdico, dentista, manicura. (Manuel Bandeira) Regra: separao de oraes e caso de enumerao. 3. A poltica no uma cincia mas uma arte. (Otto Von Bismarck) A poltica no uma cincia, mas uma arte. (Otto Von Bismarck) Regra: conjuno coordenativa adversativa.

a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) l) m) n)

Mrio, o moo que traz o po, no veio hoje. De um modo geral, no gostamos de pessoas estranhas. Joo, Maria, Ricardo, Pedro e Augusto foram almoar. Eu e voc, que somos amigos, no devemos brigar. L fora, o sol est de rachar! Os candidatos sero atendidos, das sete s onze, pelo prprio gerente. Eu gosto muito de chocolate, porm no posso comer para no engordar. O sol j ia fraco, e a tarde era amena. (Graa Aranha) (sujeitos diferentes); Dona Slvia, aquela mexeriqueira do quarto andar, ficou presa no elevador. Rafael, o gnio da pintura italiana, nasceu em Urbino. Eles viajaram para a Amrica do Norte, alis, para o Canad. A multido foi, aos poucos, avanando para o palcio. Foi um grande escndalo. s vezes gritava; outras, estrebuchava como um animal. (elipse) No se sabe ao certo. Paulo diz que ela se suicidou, a irm, que foi um acidente.

I. Os problemas advindos da explorao indiscriminada dos recursos naturais e das prticas predatrias em determinadas culturas; pode em muito pouco tempo, inviabilizar o uso de terras e a extrao desses recursos naturais. II. O aquecimento global e o desequilbrio que provocam, a apario de pragas e de catstrofes climticas passa, com toda certeza pelo desrespeito e por ms prticas, em relao ao meio ambiente e aos processos adotados em nossas lavouras e criaes. III. O efeito estufa, potencializado pela queima de combustveis fsseis, tem colaborado com o aumento da temperatura no globo terrestre nas ltimas dcadas. Pesquisas recentes indicaram que o sculo XX foi o mais quente dos ltimos 500 anos. a) I e II b) I e III c) III d) I

Tpico frasal a orao que introduz a ideia central a ser desenvolvida em um pargrafo. Pode ser desenvolvido por descrio de detalhes; por confronto;por razes;por anlise e por exemplificao. o processo tpico do desenvolvimento de um pargrafo descritivo: Era o casaro clssico das antigas fazendas negreiras. Assobradado, erguia-se em alicerces o muramento, de pedra at meia altura e, dali em diante, de pau-a-pique (...) porta da entrada ia ter uma escadaria dupla, com alpendre e parapeito desgastado. (Monteiro Lobato)

Ideias principais e ideias secundrias


Para distinguir uma ideia principal de uma ideia secundria podem seguir-se as seguintes regras:

em qualquer pargrafo existe, usualmente, uma frase que exprime uma ideia principal; as frases que exprimem as ideias principais caracterizam-se por conter afirmaes mais genricas e amplas; as frases que exprimem as ideias secundrias transmitem informaes mais detalhadas; se se retirarem as frases que exprimem as ideias principais, o texto deixa de fazer sentido; se se retirarem as frases que exprimem as ideias secundrias, o sentido do texto no alterado.

Coeso e coerncia

Coeso ligao textual atravs de elementos lingusticos Especficos.


Coerncia relao harmnica que se estabelece entre as partes de um texto, em um contexto especfico, e que responsvel pela percepo de uma unidade de sentido.

Coeso forma argamassa textual


Coerncia compreenso - sentido textual contexto

Anda mungkin juga menyukai