Anda di halaman 1dari 22

DITADURA MILITAR (1964-1985)

ABERTURA POLTICA

ERNESTO GEISEL (1974-79)


Este foi o primeiro presidente no catlico do Brasil. Gacho e Luterano, Geisel se alinhava a escola de Sourbone ala mais branda da ditadura. Coube a ela preparar o cenrio para a abertura do regime.

Nas eleies parlamentares de 1974, verificou-se uma expressiva vitria do MDB. Para impedir que o fato repetisse nas eleies municipais, foi criada a Lei Falco (n 6.639), que visava restringir a campanha pelo Rdio e TV.

CARACTERSTICAS
Foi feito o II Plano Nacional do Desenvolvimento: investimento Construo Civil, Energia (Itaipu), assinatura do acordo Nuclear BrasilAlemanha (Usinas de Angra). Na economia, sobretaxou a importao de produtos considerados suprfluos. Foi durante seu governo que a Lei do Divrcio foi assinada.

ABERTURA POLTICA
Geisel queria que o programa de aperfeioamento do regime democrtico fosse feito de maneira lenta e gradual para manter a ordem. Com isso possibilitaria a criao de novos partidos polticos.

MOVIMENTO OPERRIO
Foi no final da dcada de 1970 que surge uma nova fora sindical no Brasil. A partir de 1978, o cenrio poltico e social rico em experincias de organizao e luta da classe trabalhadora no Brasil, numa perspectiva de unidade e luta contra o governo e contra os patres. uma luta salarial, de carter generalizante, que envolve uma srie de categorias assalariadas. Principal lder foi Luis Incio da Silva

J. B. FIGUEIREDO (1979-85)
Foi considerado o presidente da abertura, com um estilo bem menos militar, foi ele quem assinou a Lei de Anistia, em 1979, que tambm permitiu a criao de novos partidos.

CARACTERSTICAS
Com as eleies diretas para governadores, em 1982, e a eleio de vrios membros da oposio por todo pas, o ano de 1983 iniciou com uma ampla campanha conhecida como Diretas J! No entanto, a Emenda Dante de Oliveira foi derrotada e o sonho mais uma vez foi adiado.

ELEIES DE 1985
A oposio resolveu enfrentar o regime e formou uma aliana que se valeu dos seguintes partidos: PFL-PMDB, que lanou para a disputa Tancredo Neves e Jos Sarney, que venceram o candidato da situao Paulo Maluf, no Colgio Eleitoral.

NOVA REPBLICA
Redemocratizao, liberdade, direitos e garantias individuais restabelecidas. Neste momento comea a elaborao de uma nova Constituio, que foi liderada por Ulisses Guimares.

CONSTITUIO DE 1988
Manteve o Republicanismo, sistema presidencialista, diviso harmnica dos 3 poderes, mandato presidencial para 5 anos. Voto secreto, universal e obrigatrio. Eleies diretas em dois turnos para presidente, governador e municpios com mais de 200 mil eleitores.

JOS SARNEY (1985-90)


Assumiu com a morte de Tancredo e teve uma dura misso, controlar a inflao galopante que assolou o Brasil durante toda dcada de 1980 e parte da 90.

CARACTERSTICAS
Cruzeiro perde trs zeros e vira cruzado (Plano Cruzado). Congelamento de preos dos produtos no varejo (tabelamento). Salrios seguem inflao semestral mdia. Plano Bresser (1987) e Plano Vero (1989).

ELEIES DE 1989
Primeira eleio geral direta depois de 25 anos. Disputada no primeiro turno por 22 candidatos, o segundo turno foi marcado pela disputa mais acirrada da Histria entre o sindicalista Luis Incio Lula da Silva (PT) e o Fernando Collor de Mello (PRN). Este ltimo, fabricado pela TV globo e pelas elites econmicas do Brasil.

COLLOR DE MELLO (1990-92)


Pertencente a velha oligarquia alagoana, foi o presidente mais jovem do Brasil e foi conhecido pela alcunha de O Caador de Maraj. Teve como objetivo acabar com a inflao com o Plano Brasil Novo.

CARACTERSTICAS
O Plano Brasil Novo (Plano Collor) fez retornar o Cruzeiro; congelou preos e salrios; bloqueou a maior parte do dinheiro das poupanas, contas e aplicaes; demitiu vrios empregados pblicos e reduziu os impostos sobre importaes, com o objetivo de modernizar o Brasil e tambm forar a queda nos preos dos produtos nacionais.

Denncias de corrupo envolvendo o alto escalo do seu governo fez com que ele fosse investigado por uma CPI e depois de acusado culpado, sofreu um processo de impeachment. Collor renunciou em 1992, tambm devido a forte presso da sociedade civil.

ITAMAR FRANCO (1992-95)


Assumiu como vice de Collor e completou o mandato, como previa a constituio. Seu governo foi marcado pelo Plebiscito que ocorreu em 1993 e pela aplicao do Plano Real, elaborado pelo seu ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso. O Sucesso do Plano Real garantiu a eleio de FHC, em 3 de Outubro de 1994.

F. H. C. (1995-2002)
Um dos principais lderes do movimento contra a Ditadura, o prof. FHC representou uma das mais expressivas lideranas da Social-Democracia brasileira.

CARACTERSTICAS
Seu governo colocou a economia Brasileira em rbita com a economia mundial e fez profundas reformas no setor trabalhista, econmico e bancrio. Foi o responsvel por enxugar a mquina pblica com a privatizao de empresas. Na economia, direcionou o Brasil para o neoliberalismo.

LULA (2002-2010)
Considerado o Salvador da Ptria, Luis Incio Lula da Silva, eleito diretamente, recebeu a faixa de FHC, presidente tambm eleito diretamente, em 1 de janeiro de 2003, fato este que entrou para a Histria, pois faziam 43 anos que isso no acontecia.

Anda mungkin juga menyukai