Anda di halaman 1dari 22

De modificador a conector: um estudo sincrnico de igual

Felippe de Oliveira Tota UFRJ Mestrando (Bolsista CNPq) 12/2012

Orientadora: Violeta Virginia Rodrigues

Apresentao
A pesquisa aborda o item igual em diversos usos, sobretudo aqueles que no so o de modificador, seu uso prototpico.
a palavra igual j apresenta o uso conjuncional, bastante comum atualmente na lngua falada. Esse uso , curiosamente, refreado pela escola e ignorado enquanto tal pelos professores de lngua portuguesa (Lima-Hernandes, 2005, p. 85) Como faz a equiparao entre duas circunstncias ou dois comportamentos que se formula em o fato A se parece, se assemelha em muitas de suas qualidades ou caractersticas com o fato B. Por isso, nesses casos, esta palavra pode ser substituda pela expresso equivalente igual que. (Rodrigues, 2001, p. 98) Note-se que h expresses lingusticas que estabelecem comparao, mas no so incluveis nas construes comparativas cannicas (Mateus et al, 2003, p. 732).

Justificativa do tema
Insuficincia verificada na listagem subordinativas adverbiais comparativas.

das

conjunes

Dicionarizao de igual como conjuno, adjetivo e advrbio.


Constatao do fenmeno da gramaticalizao em clusulas hipotticas.

Justificativa do tema
Objetiva-se, aqui, apresentar a hiptese de que igual passa por uma trajetria de gramaticalizao, utilizando dados da lngua em uso para fins de constatao. Desse modo, a pesquisa:
1) apresenta critrios que constituem a trajetria de gramaticalizao de igual; 2) defende que, de acordo com os estudos funcionalistas, h uso(s) de igual que introduzem uma hipotaxe adverbial de realce;
GRAMATICALIZAO = processo em que expresses lexicais tornam-se mais gramaticais.

Pressupostos terico-metodolgicos
1) Estudos de cunho tradicional e no-tradicional, no que se refere ao estudo de morfossintaxe, sobretudo s oraes subordinadas adverbiais comparativas, aos adjetivos e s conjunes;
VISO TRADICIONAL
Cunha & Cintra (1985) Rocha Lima (1983) Luft (2002) Bechara (2003)

OUTRAS TEORIAS
Rodrigues (2001) Mateus et alii (2003) Halliday (1985) Hopper (1991) Barreto (1999) Bybee (2010) Decat (2010)

Pressupostos terico-metodolgicos
2) Princpios Hopper (1991); de gramaticalizao postulados por

Especializao Decategorizao

Estratificao
Divergncia Persistncia

Pressupostos terico-metodolgicos
3) Quantificao de frequncia type/token, em (Bybee, 2010).

Frequncia token: frequncia de ocorrncia de uma unidade, seja palavra ou morfema, na anlise em um corpus.
Frequncia type: frequncia de padres, ou seja, o tipo de caracterstica gramatical a que pertencem os itens coletados..

Pressupostos terico-metodolgicos
Para utilizar-se da lngua em uso, o trabalho constituiu-se dos seguintes corpora, ainda em anlise:
Corpus Compartilhado do Projeto VARPORT: 1384 (um mil trezentos e

oitenta quatro) textos retirados tanto do Portugus Brasileiro quanto do Portugus Europeu; Jornal Adufrj-Ssind: textos escritos de abril de 1979, data de criao da ADUFRJ, a julho de 2001, com 554 (quinhentos e cinquenta e quatro) jornais e boletins, tendo, em mdia, 8 (oito) pginas cada um; Corpus do Grupo Discurso & Gramtica D & G: depoimentos de 131 (cento e trinta e um) informantes de 5 (cinco) diferentes cidades Juiz de Fora, Rio Grande, Natal, Niteri e Rio de Janeiro. Corpus Roteiro de Cinema (www.roteirodecinema.com.br): mais de 380 roteiros de inmeros filmes nacionais na ntegra, j produzidos ou inditos.

Pressupostos terico-metodolgicos
Marcuschi (2000, p. 17): a lngua falada e a lngua escrita so prticas e usos da lngua com caractersticas prprias, mas no suficientemente opostas para caracterizar dois sistemas lingusticos, nem uma dicotomia.

A trajetria de igual: anlises e resultados


Ao todo, foram analisados 503 dados de igual em todos os corpora.
Modificadores : 34% - 171 casos

Conectores: 66% - 332 casos

A frequncia de ocorrncia (token) de igual como conector comprova a vitalidade dessa estrutura em lngua portuguesa.

A trajetria de igual: anlises e resultados


100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0%

Conectores Modificadores

Tabela 1: Frequncia type/token de igual nos corpora de anlise

A trajetria de igual: anlises e resultados


Fundamentando-se em diversos estudos funcionalistas e no que se conferiu nos dados analisados, questionou-se:
1) que categoria permite a substituio de IGUAL pelo termo como? 2) em que categoria IGUAL comporta-se como introdutor de oraes? 3) em que categoria IGUAL um modificador (de sintagmas nominais)?

4) em que categoria no s IGUAL, mas tambm a orao apresentam maior mobilidade?


5) em que categoria IGUAL exige a presena da preposio a? 6) que categoria exige reciprocidade, ou seja, detm o trao (+)mtuo?

A trajetria de igual: anlises e resultados


Estabeleceram-se, ento, os critrios distintivos para o(s) uso(s) igual, em uma trajetria que se estende dos seu comportamento como MODIFICADOR e chegam ao seu comportamento como CONECTOR:

CRITRIOS Substituio Encabeamento Modificao Mobilidade Neutralizao

MODIFICADOR

CONECTOR

Mutualidade

+ + -

+ + + +

A trajetria de igual: anlises e resultados


Observa-se a necessidade de inserir outras categorias que integrem o continuum, traando a seguinte trajetria:

LXICO

GRAMTICA

MODIFICADORES
ADJETIVO ADVRBIO

CONECTORES
CONJUNES PREPOSIES

A trajetria de igual: anlises e resultados


Critrio de substituio:
possibilidade de substituir o IGUAL pelo conectivo COMO garante o trao (+) conector e (-) adjetivo.
EXEMPLOS (1) E (1): (-) ADJETIVO (1) Um dia, no existiro mais diferenas de classes, todos vivero como irmos, em torno do mesmo Pai... Haver igual partilha de comida e de bebida, como aqui nesta mesa eucarstica. (Corpus Roteiro de Cinema) EXEMPLOS (2) E (2): (+) CONECTOR (2) MARJ Mas voc tinha que vir, Jaqueline. Afinal, ele seu pai. JAQUELINE Ah, Marj, voc diz isso, porque seu pai nunca foi [igual a ele]. Se fosse... (Corpus Roteiro de Cinema)

(1) Um dia, no existiro mais diferenas de classes, todos vivero como irmos, em torno do mesmo Pai... Haver *como partilha de comida e de bebida, como aqui nesta mesa eucarstica.

(2) MARJ Mas voc tinha que vir, Jaqueline. Afinal, ele seu pai. JAQUELINE Ah, Marj, voc diz isso, porque seu pai nunca foi [como ele]. Se fosse...

Hopper e Traugott (1993): A associao metonmica d-se por contiguidade, na metonmia, um termo do mesmo campo semntico elencado na associao. A mudana metonmica est associada a um processo de reanlise.

A trajetria de igual: anlises e resultados


Critrio de encabeamento:
conjunes tm como funo principal encabear (ou introduzir) clusulas hipotticas, papel que no desempenhado por adjetivos.
Segundo Decat (2010): a) relaes hipotticas no so estabelecidas apenas pela presena de conectores que introduzam as oraes, mas sim da proposio relacional emergente entre elas;

b) os conectores CODIFICAM as relaes hipotticas;


c) clusulas hipotticas exercem funes textual-discursivas.

EXEMPLO (3) : CONECTOR (3) ento... bom... o banheiro pequeno... estreito... um corredor... [ igual ao da Fabiana ()...] tem um armrio de vidro... um armrio enorme... tem::... a privada... o box... cheio de perfume na... na bancada/ na pia... n? (Corpus D&G, lngua oral)

A trajetria de igual: anlises e resultados


Critrio de neutralizao:
EXEMPLO (4): CONECTOR (4) D. ALICE (firme): Eu gosto dela, ela tem um astral pra cima... SEU LVARO Se voc gosta porque tem vontade de ser [igual ela]. (Corpus Roteiro de Cinema) EXEMPLO (4): CONECTOR (4) D. ALICE (firme): Eu gosto dela, ela tem um astral pra cima... SEU LVARO Se voc gosta porque tem vontade de ser [igual (a) ela]. (Corpus Roteiro de Cinema)

quanto mais neutros forem os aspectos morfofonolgicos das estruturas, mais gramaticais elas sero.

Consideraes finais
O estudo da lngua em uso entende que categorias

gramaticais no so estanques. O item igual torna-se, portanto, uma evidncia dessa teoria, visto que passa por um processo de gramaticalizao. evidencia relaes hipotticas.

Igual d conta de proposies relacionais diversas e A frequncia de tipo (type) decorre da diferena entre

gneros textuais, no somente das prticas de fala e escrita,

Admitir o(s) uso(s) de igual como conector alcanar uma

perspectiva de anlise que auxiliar a repensar certas questes relativas ao ensino de lngua portuguesa.

Bibliografia:
AZEREDO, J.C. 2001. Iniciao Sintaxe do Portugus. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. BARRETO, Therezinha Maria Mello. Gramaticalizao das conjunes na histria do portugus. Salvador: UFBa, 1999. Tese de Doutorado. 2 vol. BECHARA, Evanildo. Moderna Gramtica Portuguesa. 37 ed., Rio de Janeiro: Lucerna, 2003. CARONE, Flvia de Barros. Subordinao e coordenao: confrontos e contrastes. So Paulo: tica, 2008. CHAFE, Wallace. 1988. Linking intonation units in spoken English. In: Clause Combining in Grammar and Discourse. HAIMAN, John and Sandra A. THOMPSON (eds.), 1 ff. CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley F. Nova gramtica do portugus contemporneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. CUNHA, Maria Anglica Furtado da; Mariangela Rios de Oliveira & Mrio Eduardo Martelotta (orgs.). Lingstica funcional: teoria e prtica. Rio de Janeiro: DP&A/ Faperj, 2003. DECAT, Maria Beatriz do Nascimento. Leite com manga morre: da hipotaxe adverbial do portugus em uso.Tese de Doutorado da PUC/SP, 1993. -------. A articulao hipottica adverbial no portugus em uso. In: M.B.N. DECAT; M.E.F. SARAIVA; V.O. BITTENCOURT;Y.G. LIBERATO (eds.), Aspectos da gramtica do portugus: uma abordagem funcionalista. Campinas, Mercado de Letras, p. 103-166. (Coleo Idias sobre Linguagem), 2001 -------. Por uma abordagem da (in)dependncia de clusulas luz da noo de unidade informacional . In: Scripta (Lingstica e Filologia), v. 2 n. 4, Belo Horizonte: PUC Minas, 2. sem, p. 23-38, 1999. -------. Relaes retricas e funes textual-discursivas na articulao de oraes no portugus brasileiro em uso. In: Revista Calidoscpio, vol. 8, n. 3, p.167-173. Rio Grande do Sul: Unisinos, 2010.

Bibliografia: GIVN, T. (2002) Bio-Linguistics. The Santa Barbara Lectures. Amsterdam/Philadelphia, John Benjamins. -------. (1979) From discourse to syntax: grammar as a processing strategy. In: Syntax and Semantics v. 12. New York, Academic Press. -------. (1995) Functionalism and Grammar. Amsterdam/Philadelphia, John Benjamins. GONALVES, Sebastio Carlos Leite; LIMA-HERNANDES, Maria Clia; CASSEB-GALVO, Vnia Cristina (org.). Introduo gramaticalizao: princpios tericos e aplicao. So Paulo: Parbola Editorial, 2007. GUTIERREZ ORDONEZ, Salvador - Estructuras pseudocomparativas. Madrid : Arco/Libros, 1994. 79 p.(Cuadernos de Lengua Espaola). ISBN 8476351623 HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. Londres: Edward Arnold Publishers Ltd., 1985. HOPPER, P. J. On Some Principles of Grammaticalization. In: E. TRAUGOTT and B.HEINE (eds.) Approaches to Grammaticalization I, Amsterdam: John Benjamins, 1991. HOUAISS, Antnio. Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa (Verso Eletrnica: CD - ROM). Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. KURY, Adriano da Gama. Novas lies de anlise sinttica. 3. ed., So Paulo: tica,1987.

Bibliografia: LUFT, Celso Pedro (1978). Gramtica Resumida. Porto Alegre: Editora Globo, 1978. MATEUS, Maria Helena Mira et alii. Gramtica da Lngua Portuguesa. Lisboa: Caminho, 2003. MARTELOTTA, Mrio Eduardo; VOTRE, Sebastio Josu; CEZRIO, Maria Maura. Gramaticalizao no portugus do Brasil: uma abordagem funcional. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996. MATTHIESSEN, C. E THOMPSON, S. The structure of discourse and subordination. In: _____ HAIMAN, J., THOMPSON, S. (eds.) Clause combining in grammar and discourse. Amsterdam/Philadelphia: J. Benjamins, 1988. NEVES, M. H. M. A extenso da anlise dos elementos adverbiais para alm da orao Revista da ANPOLL, So Paulo, v. 14, p. 125 -137, 2003. -------. A gramtica funcional. So Paulo. Martins Fontes, 1997. NOBRE, M. Relaes do sintagma preposicionado dentro do sintagma nominal. Tese de doutorado. Fac. De Letras, UFRJ, 1999. ROCHA LIMA, C. H. 1983. Gramtica Normativa da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1983.

Bibliografia: RODRIGUES, Violeta Virgnia (org.) Articulao de Oraes: pesquisa e ensino. Rio de Janeiro, UFRJ, Faculdade de Letras, 2010. ---------. Construes comparativas: estruturas oracionais? Rio de Janeiro, Faculdade de Letras/UFRJ, 2001. p., mimeo. Tese de Doutorado em Lngua Portuguesa. SALES, Suelen. A ordem dos adjetivos no discurso miditico: sculos XIX e XX. Dissertao de Mestrado em Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: UFRJ, Faculdade de Letras, 2006, 202 fls. Mimeo. TOTA, Felippe de Oliveira. Uso(s) de igual como conjuno. Rio de Janeiro, UFRJ/Faculdade de Letras, 2009/2. Trabalho apresentado na XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciao Cientfica Artstica e Cultural. ------. A taxionomia de igual em uma perspectiva funcional-discursiva: adjetivo ou conectivo?. Rio de Janeiro, UFRJ/Faculdade de Letras, 2010/2. Trabalho apresentado na XXXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciao Cientfica Artstica e Cultural.

Anda mungkin juga menyukai