Anda di halaman 1dari 32

Norberto Bobbio Estado, Governo, Sociedade

Parte III Estado, poder e governo Caps 5, 6, 7 e 8

III Estado, poder e governo


5. Estado e direito 6. As formas de governo 7. As formas de Estado 8. O fim do Estado

Estado e direito
O Estado constitudo por trs elementos: o povo, o territrio e a soberania.

Definio ... um ordenamento jurdico destinado a exercer o poder soberano sobre um dado territrio, ao qual esto necessariamente subordinados os sujeitos a ele pertencentes

Estado e direito
Utilizao da coero como tcnica de organizao social, como tcnica ou conjunto de meios para atingir um determinado objetivo.

Estado e direito
Exemplos de objetivos nacionais: Roma expanso; Esparta guerra; Fencia comrcio; e Brasil - ?

Estado e direito
Condio de existncia

- formao de um poder sobre determinado territrio, que seja cumprido pelos habitantes ali circunscritos. Sejam quais forem os comandos. Isso no quer dizer que no haja um limite.

Estado e direito
Limites - territrio (validade espacial) e povo (validade pessoal); - estamentos (clero, nobreza), a fim de distinguir a monarquia do despotismo; e - leis naturais, superiores s positivas, pois so derivadas da prpria natureza do homem em sociedade.

Estado e direito
Limites - soberania com duas faces, interior (sditos) e exterior (Estados); - reflexo histrico da repblica universal de Kant, contraposta ao imprio universal = Sociedade das Naes (ps II GM) e ONU (ps II GM);

Estado e direito
Limites - processo contnuo de decomposio e recomposio de Estados; e - processo de descolonizao, decomposio de estados maiores e recomposio de estados menores.

Estado e direito
Governo da lei, fundamento do Estado de direito onde a lei sdita dos governantes e privada de autoridade, vejo pronta runa da cidade [do Estado]; e onde, ao contrrio, a lei senhora dos governantes e os governantes seus escravos, vejo a salvao da cidade e a acumulao bela de todos os bens que os deuses costumam dar s cidades Plato, distinguindo o bom e mau governos

As formas de governo
Tipologias clssicas:
- Aristteles; - Maquiavel; e - Montesquieu.

As formas de governo
Classificao de Aristteles:
- Monarquia (governo de um), que pode se degenerar em tirania; - Aristocracia (governo de poucos), em oligarquia ; e - Democracia (boa forma do governo de muitos).

As formas de governo
Classificao de Maquiavel
- Monarquia; e - Repblica.

As formas de governo
Classificao de Montesquieu
- Monarquia; - Repblica; e - Despotismo (governo de um s, sem leis nem freios, forma degenerada de monarquia)

As formas de governo
Princpio de Montesquieu
- Molas (ressorts) que induzem os sujeitos a obedecer; - honra nas monarquias; - virt nas repblicas; e - medo no despotismo.

As formas de governo
Tipologia de Maquiavel - unificao aristocracia e democracia na forma de repblica.
Tipologia de Kelsen - unificao monarquia e aristocracia na forma de autocracia.

As formas de governo
Tipologia de Maquiavel - unificao aristocracia e democracia na forma de repblica.
Tipologia de Kelsen - unificao monarquia e aristocracia na forma de autocracia.

As formas de governo
Despotismo (forma de governo concentrada nas mos de apenas um governante, sistema monopartidrio, oposto de democracia); Ditadura (regime poltico no qual o governante ou grupo no responde lei, alm de no possuir legitimidade pela escolha popular, muitas vezes justificada para trazer ordem);

As formas de governo
Autoritarismo (forma de governo com nfase na autoridade do Estado, caracterizado pelo abuso de poder); Totalitarismo (diferencia-se por reeducar seus cidados compulsoriamente, ao invs de somente alienar, Estado onipotente e onipresente).

As formas de governo
Autocracia (um nico homem com poder supremo, sem o consentimento de seus subalternos, aplicvel em repblicas e monarquias); e Monarquia parlamentar (evoluo da constitucional, em que o peso do poder deslocou-se do rei para o parlamento, forma mista entre monarquia e repblica).

As formas de governo
Definio Kantiana - forma republicana a que regida sob a separao de poderes, mesmo na monarquia. Influenciou a distino entre governo presidencial (presidente chefe do governo e Estado) e governo parlamentarista (1 ministro chefe do governo, presidente chefe do Estado).

As formas de governo
Tericos do absolutismo (Bodin e Hobbes)

- criticam o governo misto por sua distribuio de poder, que pode gerar instabilidade

As formas de Estado
Formas histricas - Estado Feudal (acmulo de funes); - Estado Estamental (rgos colegiados se contrapondo ao poder real); - Estado Absoluto (concentrao e centralizao de poder); e - Estado Representativo (compromisso do poder do soberano com os representantes do povo).

As formas de Estado
Mecanismos de defesa - desobedincia civil e resistncia (utilizados quando os direitos naturais do indivduo no so respeitados). o indivduo no pelo Estado mas o Estado pelo indivduo. As partes so anteriores ao todo e no o todo anterior s partes

As formas de Estado
Idia Weberiana - onde h o confrontos de interesse, a regra para o alcance de decises coletivas o compromisso entre as partes, e no a regra da maioria; e - decises coletivas como frutos de acordos entre grupos que representam as foras sociais (sindicatos) e as foras polticas (partidos), mais do que as votaes em assemblia (formalidade).

As formas de Estado

Estado democrtico (multipartidarismo) Estado socialista (monopartidarismo)

As formas de Estado
Estado intervencionista (esfera econmica); Estado abstencionista (neutralidade); Estado confessional (credo especfico); Estado eudemonolgico (bem estar dos sditos); Estado Liberal (laissez faire); e Estado de direito (pretende realizar a justia social).

O fim do Estado
Idia de Engels

- assim como teve uma origem, ter um fim, e acabar quando desaparecerem as causas que o criaram.

O fim do Estado
Crise do Estado

- crise do Estado democrtico, ao no fazer frente s demandas sociais; e - os marxistas defendem que o Estado capitalista no consegue mais dominar o poder dos grandes grupos.

O fim do Estado
Idia positiva Sob a tica racional de Hobbes, Spinoza, Rousseau e Hegel, fora do Estado h o mundo de paixes desenfreadas/ interesses antagnicos e irreconciliveis, e somente a proteo do Estado o homem pode realizar a vida racionalmente. O Estado est em constante aperfeioamento.

O fim do Estado
Idia negativa O Estado um mal necessrio, pois a massa perversa e deve ser contida atravs do medo

O fim do Estado
Idia negativa O Estado no um mal necessrio. De acordo com Engels, aps a vitria e a ditadura do proletariado o Estado morrer de morte natural; Sociedade tecnocrata de cientistas, conforme Saint-Simon; e Anarquismo: libertao do homem de toda forma de autoridade.

Anda mungkin juga menyukai