Anda di halaman 1dari 13

Higiene Ocupacional

Medidor de Stress Trmico

Funo dos Sensores


O primeiro sensor, o Bulbo mido, um termmetro que contm um pavio de algodo umedecido em gua destilada ou desmineralizada . A evaporao da gua no

algodo resfria o sensor do mesmo modo que a


evaporao do suor resfria o corpo humano, portanto, a funo deste sensor determinar o resfriamento do ser humano devido evaporao.

Essa evaporao a funo entre a velocidade do ar e a umidade. A temperatura do bulbo mido , portanto, uma funo entre a temperatura do ar, umidade e velocidade do ar. A temperatura deste sensor chega a 70% do ndice.

Funo dos Sensores


O segundo sensor o de Bulbo Seco ou padro de temperatura do ar, compreende 10% do IBUTG. Este mede

o efeito do aquecimento ou resfriamento em um ser humano.


O Bulbo Seco geralmente protegido do calor radiante. O ltimo o sensor, o Termmetro de Globo, um termmetro contido no centro de uma esfera negra de 6 polegadas (NHO-06) . Este sensor mede a temperatura mdia radiante do ambiente. O sol, a radiao vinda de dutos quentes e fornalhas so exemplos destas fontes de radiao.

Parmetros da NR-15 Anexo 3


A exposio ao calor deve ser avaliada atravs do "ndice de Bulbo mido Termmetro de Globo" - IBUTG definido pelas equaes que se seguem: Ambientes internos ou externos sem carga solar: IBUTG = 0,7 tbn + 0,3 tg Ambientes externos com carga solar: IBUTG = 0,7 tbn + 0,1 tbs + 0,2 tg onde: tbn = temperatura de bulbo mido natural tg = temperatura de globo tbs = temperatura de bulbo seco.

Caracterizao do Tipo de Atividade


Quadro 3 NR-15 ANEXO 3

Determinao de Pausas e Aes a Serem Tomadas


Quadro 2 NR-15 ANEXO 3

Abordagem do Local
A avaliao do calor dever ser feita de modo a caracterizar a exposio de todos os trabalhadores considerados no estudo. Identificando-se grupos de trabalhadores que apresentam iguais caractersticas de exposioGHEGrupo

Homogneo de Exposio, nem todos os trabalhadores

precisam ser avaliados. (Fonte: NHO-06 Fundacentro)

Posicionamento do Equipamento Para Efetuar a Leitura


A altura de montagem do equipamento deve coincidir
com a regio mais atingida do corpo. Quando esta no for definida, o conjunto deve ser montado altura do trax do trabalhador exposto.

Efetuar a Leitura
Realizar avaliao aps a estabilizao do equipamento, escolhendo o horrio de maior incidncia do calor.

Montar o Equipamento

Calibrao do Equipamento

Medida de Controle em Funo do Fator Alterado


MEDIDA ADOTADA
Insuflao de ar fresco no local onde permanece o trabalhador e revestimento adequado das tubulaes condutoras de fludo trmico

FATOR ALTERADO
Temperatura

Maior circulao de ar no local de trabalho


Exausto dos vapores de gua emanados de um processo.

Velocidade do Ar
Umidade Relativa do Ar

Utilizao de barreiras refletoras Calor Radiante (aluminio polido, ao inoxidvel), ou absorventes (ferro ou ao) de radiao infravermelha colocados entre a fonte e o trabalhador. Automatizao do Processo Calor produzido pelo metabolismo.

Anda mungkin juga menyukai