Anda di halaman 1dari 74

MTODOS DE ALFABETIZAO

Professora Raquel Usevicius Hahn Pedagoga Supervisora Escolar Mestre em Educao

A mais bsica de todas as necessidades de aprendizagem continua sendo a alfabetizao?


Emilia Ferreiro

De todos os grupos populacionais as crianas so as mais facilmente alfabetizveis. ...


Emilia Ferreiro

ALFABETIZAR

Ensinar a ler e escrever. Tornar o indivduo capaz de ler e escrever

alfabet

izar

Alfa(primeira letra do alfabeto grego) + Beta(segunda letra do alfabeto grego)

Sufixo indica: tornar, fazer com que.

ALFABETIZAO

Ao de alfabetizar, de tornar alfabeto.

alfabet + izar + o

-o: sufixo que forma substantivos indica: ao. Ex.: traio: ao de trair.

ALFABETIZAO:
Ao

de ensinar/ aprender a ler e a escrever.

LETRAMENTO:
Estado

ou condio de quem no apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as prticas sociais que usam a escrita.

LETRAMENTO
Ter-se

apropriado da escrita diferente de ter aprendido a ler e escrever; Aprender a ler e escrever significa adquirir uma tecnologia, a de codificar em lngua escrita e de decodificar a lngua escrita; Apropriar-se da escrita tornar a escrita prpria ou seja , assumi-la como sua propriedade.

LETRAMENTO
Resultado

da ao de ensinar e aprender as prticas sociais de leitura e escrita. O estado ou condio que adquire um grupo social ou um indivduo como consequncia de ter-se apropriado da escrita e de suas prticas sociais.

APRENDER A LER E A ESCREVER

Quando comeam as primeiras experincias da criana com a lngua escrita? Quais so essas experincias?

TEORIA CONDUTISTA X PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA

Teoria Condutista
A melhor idade para se comear a instruo da leitura e da escrita seria aos 7 anos. (no se poderia alfabetizar antes) Seria necessrio preparar a criana para a aprendizagem, exercitando-a em prrequisitos. A aprendizagem era vista como um subproduto ou um resultado do mtodo instrucional.

Perspectiva Construtivista
Apresenta uma nova viso da aprendizagem, entendendo-a como um processo contnuo de desenvolvimento. As aprendizagens dadas durante o perodo dos trs aos seis anos fazem parte do processo de alfabetizao.

Perspectiva Construtivista
A escrita, a leitura e a linguagem oral no se desenvolvem separadamente, mas atuam de maneira interdependente desde a mais tenra idade. A alfabetizao inicial no um processo abstrato, mas ocorre em contextos culturais e sociais determinados.

Perspectiva Construtivista

Dois tipos de conhecimento interativo fazem parte das primeiras experincias com a linguagem escrita por natureza: Os conhecimentos elaborados pela criana a partir da interao com os leitores e o material escrito. Os conhecimentos socialmente transmitidos pelos adultos e assimilados pela criana.

MTODOS SINTTICOS
Existem

dois tipos fundamentais de mtodos: os mtodos sntticos e os mtodos analticos

MTODOS SINTTICOS
Partem

de elementos menores que a palavra. Insistem na correspondncia entre o oral e o escrito. Entre o som e a grafia. Estabelecem correspondncia a partir dos elementos mnimos, num processo que consiste ir das partes para o todo. 1 Passo: a mecnica da leitura (decifrado do texto) Estratgia perceptiva utilizada: Audio

MTODOS SINTTICOS
Exemplos:
Juntando

as letras: Soletrao Carta

do ABC Ba-be-bi-bo-bu: Silabao Cartilha da Infncia Mtodos Fnicos: A Abelhinha; A Casinha Feliz

Mtodo Castilho - 1853

1876

1890 1 ed.; Este exemplar de 1924

1895 1 ed. 1945- 48 ed.

1911- 1. ed
1938 49 ed

1905 1 ed. 1956 107 ed. Representam o mtodo mais tradicional e antigo de alfabetizao conhecido como mtodo sinttico. Apresenta primeiro as letras do Alfabeto (maisculas e minsculas ); (de imprensa e manuscritas). Depois apresenta segmentos de um, dois e trs caracteres em ordem alfabtica:

-a,e,i,o,u
-ba,be,bi,bo,bu, ai,ei oi,ui, -- bai,bei,boi,bui.

MTODOS ANALTICOS
Partem

da palavra para unidades menores; A leitura um ato global e ideovisual (Decroly) Reconhecimento global das palavras e das frases. Estratgia perceptiva utilizada: viso

MTODOS ANALTICOS
Exemplos:

Mtodo

de Contos: O livro de Lili

Mtodo

ideovisual de Decroly: ensino por centros de interesse

1909 1 ed. 1955 63 ed.

1916 1 ed. 1955 185 ed.

1917 1 ed. 1955 196 ed. 1996 2230 ed.

1908 1 ed. 1919 - 9 ed.

1924 2 ed. Primeira cartilha dirigida para adultos

1926 1 ed.

1928 1 ed. 1939 116 ed.

1922 1 ed. 1928 10 ed.

1932 1 ed. 1957 40 ed.

1935 1 ed. 1958

1936 1 ed. 1957 40 ed.

1939 1 ed. 1978 39 ed.

1940 1 ed. 1989 273 ed

1948 1 ed. 1965 68 ed. 1980 foi modificada Fenmeno de vendas no Brasil 40 milhes de exemplares

MTODOS GLOBAIS OU MISTOS


Utilizam

princpios dos dois mtodos sinttico e analtico. Ex. Mtodo Natural de Freinet Mtodo da Palavra-chave

ORIENTA AS AES DA CRIANA

FORMAO DO SUJEITO

LINGUAGEM EIXO BSICO DA EDUCAO


CONSTRUO DE MUITOS CONHECIMEN TOS

INTEGRA O COM AS OUTRAS PESSOAS

DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO

trabalho com a linguagem oral e escrita se constitui em um dos espaos de ampliao das capacidades de comunicao e expresso e de acesso ao mundo letrado pelas crianas.

educao deve promover experincias significativas de aprendizagem da lngua.

COMPETNCIAS LINGUSTICAS
FALAR

ESCUTAR
LER ESCREVER

UNIDADES LINGUSTICAS
TEXTO

FRASE
PALAVRAS LETRAS

As primeiras experincias das crianas com a Linguagem Escrita


A prtica de ler histrias. A interao com o material impresso de tipo urbano e domstico. A leitura do jornal. A leitura e a escrita em ambientes informatizados.

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO SOBRE A ESCRITA

LINGUAGEM ESCRITA
Para

aprender a escrever a criana ter de lidar com dois processos de aprendizagem paralelos: o da natureza do sistema de escrita da lngua o que a escrita representa e como e o das caractersticas da linguagem que se usa para escrever.

LINGUAGEM ESCRITA
A

aprendizagem da linguagem escrita est intrinsecamente associada ao contato com textos diversos, para que as crianas possam construir sua capacidade de ler, e s prticas de escrita, para que se possam desenvolver a capacidade de escrever autonomamente.

LINGUAGEM ESCRITA
Desde

muito pequenas, as crianas podem usar o lpis e o papel para imprimir marcas, imitando a escrita dos mais velhos, assim como utilizam-se de livros, revista, jornais, gibis, rtulos, etc. para ler o que est escrito.

LINGUAGEM ESCRITA
Erros

construtivos: o processo de construo da escrita as crianas cometem erros, que no so vistos como faltas ou equvocos, eles so esperados, pois se referem a um momento evolutivo no processo de aprendizagem das crianas.

LINGUAGEM ESCRITA
As

crianas aprendem a produzir textos antes mesmo de saber graflos de maneira convencional, como quando uma criana utiliza o professor como escriba, ditando-lhe sua histria .

AMBIENTE ALFABETIZADOR
Um

ambiente alfabetizador quando promove um conjunto de situaes de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianas tm a oportunidade de participar de diversos atos de leitura e de escrita, elas podem desde cedo, pensar sobre a lngua e seus usos, construindo ideias sobre como se l e como se escreve.

ATIVIDADES PERMANENTES
LEITURA So organizados de forma atraente, num ambiente aconchegante, livros de diversos gneros, de diferentes autores, revistas, histrias em quadrinhos, jornais, suplementos, trabalhos de outras crianas, etc.

ATIVIDADES PERMANENTES
JOGOS DE ESCRITA No ambiente criado para os jogos de mesa, podem se oferecer jogos grficos, como caa palavras, forca, cruzadinhas, etc. Nesses casos convm deixar a disposio das crianas cartelas com letras, letras movis, etc.

ATIVIDADES PERMANENTES
FAZ-DE-CONTA A criao de ambientes para brincar no interior ou fora da sala possibilita a ampliao contextualizada do universo discursivo,trazendo para o cotidiano da instituio novas formas de interao com a linguagem. Esse espao pode conter vrias caixas previamente organizadas pelo professor nas quais tenham diversos materiais grficos como embalagens, livros de receitas, blocos para escrever, tales com impressos diversos, etc.

Anda mungkin juga menyukai