Anda di halaman 1dari 30

O Assdio Moral nas relaes do trabalho

Ricardo Jos Silva Reis Natal - 2010

O assdio moral nas relaes do trabalho

Introduo
Necessidade do convvio social Diferenas Conflitos (quebra do contrato social) Papel do Estado (regras gerais e abstratas) Revoluo Industrial

(novas relaes de trabalho) Sculo XVIII Produo em massa

O assdio moral nas relaes do trabalho

Taylorismo/Fordismo Toyotismo

Taylorismo e Fordismo

Fbricas (manufatureiras): o arteso como trabalhador principal, aquele que acompanhava e participava de todo o processo de produo. Novas tecnologias: Teoria de organizao baseada na diviso do trabalho mediante linhas de montagem.

Toyotismo (Japo)

Perfil de trabalhador desejado: capacidade de trabalhar em equipe e em vrias mquinas ( mdia de cinco mquinas rompendo a relao vista no fordismo: um homem para uma mquina), facilidade de assimilao de novos procedimentos e velocidade de absoro de novas tecnologias, competitivo e flexvel.

O assdio moral nas relaes do trabalho

Sociedade Contempornea agilidade nas mudanas


(nova dinmica social: maior gradao de valor produo e ao lucro em detrimento do prprio ser humano)

Condies de trabalho hostis, subempregos, mercado informal e precrio,e desemprego estrutural Assdio Moral Aumento: Auxlio-doena Aposentadorias Temporrias.

O assdio moral nas relaes do trabalho

Primeiros Estudos:

Konrad Lorent (etnologista biologia)


Animais Mobbing (turba / multido desordeira)

Peter-Paul Heinemann (mdico Sueco)


Crianas colgio 1960

Heinz Leymann (psiclogo)


Ambiente de trabalho (psicoterror) 1980

Marie-France Hirigoyen (vitimloga e psicloga)


Frana - 1990

Margarida Barreto (mdica do trabalho e ginecologista) - 2000


Cenrio nacional

O assdio moral nas relaes do trabalho

o assdio moral um fenmeno portador de um risco invisvel, porm e infelizmente com conseqncias extremamente concretas

O assdio moral nas relaes do trabalho

Em entrevistas realizadas com 870 pessoas vtimas de opresso no ambiente profissional revelam como cada sexo reage a essa situao (valores percentuais).
Sintomas Mulheres Homens Crises de choro 100,0 Dores generalizadas 80,0 80,0 Palpitaes, tremores 80,0 40,0 Sentimento de inutilidade 72,0 40,0 Insnia ou sonolncia excessiva 69,6 63,6 Depresso 60,0 70,0 Diminuio da libido 60,0 15,0 Sede de vingana 50,0 100,0 Aumento da presso arterial 40,0 51,6 Dor de cabea 40,0 33,2 Distrbios digestivos 40,0 15,0 Tonturas 22,3 3,2 Idia de suicdio 16,2 100,0 Falta de apetite 13,6 2,1 Falta de ar 10,0 30,0 Passa a beber 5,0 63,0 Tentativa de suicdio 18,3 (Fonte: Barreto, Margarida. Uma Jornada de Humilhaes. 2000 PUC/SP)

O que o assdio moral nas relaes do trabalho?


O assdio moral no trabalho definido como qualquer conduta abusiva ( gesto, palavra, comportamento, atitude...) que atente, por sua repetio ou sistematizao (certa durao no tempo), contra a dignidade ou integridade psquica ou fsica de uma pessoa, ameaando seu emprego ou degradando seu clima de trabalho. (grifos nossos).
(Hirigoyen, Marie-France. Mal-estar no trabalho: redefinindo o assdio moral)

O assdio moral nas relaes do trabalho

Outras denominaes do assdio moral nas legislaes aliengenas:

Inglaterra mobbing e bullyin E.U.A. harassment Japo Ijime

O assdio moral nas relaes do trabalho

Condutas do agente assediador:


Utiliza-se de procedimentos perversos: a recusa de estabelecer a comunicao (58%); a mentira; a linguagem deformada; o manejar atravs do sarcasmo; a humilhao atravs da desqualificao ou do isolamento da vtima; dentre outros, para alcanar seus objetivos.

O assdio moral nas relaes do trabalho

O que no assdio moral:

- O estresse
- Os conflitos velados - A gesto por injria - As agresses pontuais - As ms condies de trabalho (periculosidade e insalubridade) - As imposies profissionais (transferncias, mudana funo etc.) - Posies vitimarias

O assdio moral nas relaes do trabalho

O assdio moral e suas formas


Descendente ou Assimtrica

Horizontal ou Simtrica
Ascendente

Mista (Descendente + Horizontal)

O assdio moral nas relaes do trabalho

Pesquisas francesas apontam: 58% dos casos 29% dos casos 12% dos casos 1% dos casos o assdio descendente o assdio misto o assdio horizontal o assdio ascendente

O assdio moral nas relaes do trabalho

O Direito comparado

Frana - Lei de Modernizao Social (2001) Cdigo do Trabalho - No define expressamente o assdio moral. - Atos nulos de pleno direito - Inverso do nus da prova (fumus boni iuris) - Medidas de preveno - Mediao (semelhana s Comisses de Conciliao Prvia) - Sano alternativa: priso ou multa ( Cdigo Penal )

O assdio moral nas relaes do trabalho

Portugal - Anulabilidade dos atos e efeitos - Sano alternativa (priso ou multa) - Hiptese de agravamento Chile (Projeto de Lei) - Benefcios fiscais queles que implantarem planos de preveno - Prazo prescricional diminuto (60 dias) - Sano: multa

O assdio moral e o direito ptrio

No existncia de uma lei federal especfica Questo de ordem constitucional CF, Art. 1o. A Repblica Federativa do Brasil (...) constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos:
(...) III a dignidade da pessoa humana IV os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa (...)

O assdio moral nas relaes do trabalho

CF/88 preconiza a dignidade da pessoa humana como

fundamento da Repblica brasileira e finalidade da ordem econmica (art. 170).

Dignidade da pessoa humana um valor supremo que atrai contedo de todos os direitos fundamentais do homem, desde o direito vida (...) Da decorre que a ordem econmica h de ter por fim assegurar a todos existncia digna (art. 170), a ordem social visar a realizao da justia social (art. 193), a educao, o desenvolvimento da pessoa e seu preparo para o exerccio da cidadania (art. 205) etc,
(Silva, Jos Afonso da. Curso de direito constitucional)

O assdio moral nas relaes do trabalho

O Dano Moral

O assdio moral nas relaes do trabalho

A eliso do dano moral:


-

Caso fortuito (imprevisvel e inevitvel); Fora maior (previsvel e inevitvel); Culpa exclusiva da vtima; Fato de terceiro (imprevisto e inevitvel).

O assdio moral nas relaes do trabalho

Quantum Debeatum (critrios para definio)


-

Possibilidade do devedor (capacidade econmica) Intensidade do dolo; Grau culpa de agente causador do dano; Intensidade do sofrimento do ofendido; No existncia de enriquecimento sem justa causa; Vedada a inexpressividade do quantum.

O assdio moral nas relaes do trabalho

Dano Moral
CF/88, art 5o.
V assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm de indenizao por dano material, moral ou imagem; (...) X So inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito de indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao.

O dano moral no mais se restringe dor, a tristeza e sofrimento; estendendo-se a sua tutela a todos os bens personalssimos os complexos de ordem tica.

O assdio moral nas relaes do trabalho

Dano Moral (
Cdigo Civil

continuao

Art. 186 aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito.
Art. 187 tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede de manifestadamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, ou boa-f ou pelos bons costumes.

Mesmo no havendo prejuzos de ordem material poder ocorrer o dano moral.

Smula 341 STF: responsabilidade objetiva do empregador. presumida a culpa do patro ou comitente pelo ato culposo do empregado ou preposto

O enquadramento na CLT do Assdio Moral ?


Art. 483: O empregado poder considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenizao quando: a) Forem exigidos servios superiores s suas foras, defesos por lei, contrrios aos bons costumes ou alheios ao contrato; b) For tratado pelo empregador ou por seus superiores hierrquicos com rigor excessivo; c) omissis; d) No cumprir o empregador as obrigaes do contrato; e) Praticar o empregador ou seus prepostos, contra ele ou pessoas de sua famlia, ato lesivo da honra ou da boa fama; f) omissis; g) O empregador reduzir o seu trabalho, sendo este por pea ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importncia dos salrios.

Art. 484-A: se a resciso do contrato de trabalho foi motivada pela prtica de coao moral do moral do empregador ou de seus prepostos contra o trabalhador, o juiz aumentar, pelo dobro, a indenizao devida em caso de culpa exclusiva do empregador.
Enquadramento das formas de assdio ascendente e mista ??? Aplicvel apenas na conduta ativa do superior hierrquico. No cabe na hiptese de omisso.

O assdio moral nas relaes de trabalho

Projeto de Lei n. 5.970/01 (alterao da CLT) Art. 483 (h) praticar o empregador ou seus prepostos, contra ele, coao moral, atravs de atos ou expresses que tenham por objetivo sua dignidade e/ou criar condies de trabalho humilhantes ou degradantes, abusando da autoridade que lhe conferem suas funes. Art. 484-A: Se a resciso do contrato de trabalho foi motivada pela prtica de coao moral do empregador ou de seus prepostos contra o trabalhador, o juiz aumentar, pelo dobro, a indenizao devida em caso de culpa exclusiva do empregador.

A legislao esparsa em nosso ordenamento

Leis municipais e estaduais

(Administrao Pblica)

Medidas: curso aprimoramento, multa, advertncia, suspenso e demisso.

Projeto de n. 4.742/01 e 5.971/01 incluso do assdio moral como crime?


Pena cumulativa: deteno e multa ??? Apenas a forma descendente de assdio ???

O assdio moral nas relaes do trabalho

Atuao dos sindicatos

Acordo e Convenes Coletivas de Trabalho

Competncia da Justia do Trabalho


Smula 392 (TST) 20.04.05
Dano Moral . Competncia da Justia do Trabalho.
Nos termos do art. 114 da CF/1988, a Justia do Trabalho competente para dirimir controvrsias referentes indenizao por dano moral, quando decorrente quando decorrente da relao de trabalho.

CF Art. 114: Compete Justia do Trabalho processar e julgar:


VI as aes de indenizao por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relao de trabalho;

O assdio moral nas relaes do trabalho

A indenizao (quantum debeatur) O dano no pode ser fonte de lucro. No Ordenamento Jurdico brasileiro veda-se o enriquecimento sem justa causa. A responsabilidade objetiva No se discuti a culpa

O assdio moral nas relaes do trabalho

Prescrio indenizao por dano moral na seara laboral

Civil (art. 206, 3o, V, CC 2002) versus Trabalhista (art. 7o, XXIX, CF e art. 11, CLT)
TST-SDI-I: (Min. Llio Bentes Corra)prescrio civil. TST (3. e 5. Turmas) prescrio trabalhista. Obs: Cdigo Civil 1.916 (art. 177) versus Cdigo Civil 2002 Sero os da lei anterior os prazos, quando reduzidos por este Cdigo, e e se, na data de sua entrada em vigor, j houver transcorrido mais da metade do tempo estabelecido na lei revogada (art. 2.028 NCC)

Fim

Cabral & Reis Advogados Associados


Endereo: Av. Capito Mor Gouveia, 3005 Shopping Ceasa Loja 15 Telefones: 3232-3274 - Escritrio 9171-0219 Ricardo Reis 9984-9539 Breno Cabral E-mail: ricardoreis@cabralereis.com.br brenocabral@cabralereis.com.br

Anda mungkin juga menyukai